O iFood é um serviço de Delivery online. O cliente pode pedir uma refeição sem sair de casa através do app no Smartphone.
Aqui você vai entender melhor sobre o iFood como funciona, o que ele é e algumas estratégias de sucesso.
Para aproveitar a plataforma no seu negócio, você só precisa acessar o site e se cadastrar.
O aplicativo é gratuito e já virou hábito dos brasileiros, pois possibilita uma filtragem de acordo com o local, valores de entrega e categoria dos produtos.
Atualmente, o iFood para restaurantes e para o cliente, é considerado uma das marcas mais inovadoras do mercado e líder absoluta em delivery online de comida.
Criada em 2011, atingiu números recordes em pouco tempo. Em 2016, ele já alcançava mais de 1 milhão de pedidos por mês.
Hoje, os pedidos mensais superam 8 milhões.
Para se cadastrar no iFood é muito fácil e tudo é feito online. Você só precisa atender a alguns requisitos simples e aguardar o contato da equipe da plataforma.
Estar cadastrado no iFood é uma boa maneira de alcançar o sucesso nas vendas, já que o aplicativo facilita a busca dos clientes e aumenta bruscamente o número de pedidos.
O que não dá pra negar é que para fazer parte do app você precisa estar em constante evolução, sempre buscando aprimorar o seu atendimento.
Antes de qualquer coisa, você deve ter noção de que as suas vendas aumentarão em torno de 50% ao mês, então você precisa estar preparado para isso.
Certifique-se de que conseguirá dar conta da demanda diária do seu restaurante, e faça um planejamento sólido antes de se cadastrar.
Sem dúvidas, o iFood só traz bônus ao seu negócio, mas para isso, você precisa se enquadrar no padrão estabelecido por eles.
Existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para que você possa aproveitar o grande sucesso da plataforma:
Para se cadastrar, você precisa preencher um formulário no site oficial do iFood e aguardar um retorno da equipe.
O cadastro é tão simples que até o contrato é assinado online, e ele pode ser cancelado a qualquer momento sem pagar nada.
Inclusive, outra vantagem é que você só paga o que vender, ou seja, o valor cobrado é retirado por percentual do que você vende por ali, assim, a cobrança é justa para todos.
Após ser aprovado, você precisa definir a sua estratégia de negócio. Saber aproveitar a chance de crescimento que a plataforma oferece com certeza vai fazer o seu número de pedidos bombar.
Na verdade, o ideal é que antes mesmo de fazer o cadastro, você já tenha ideias em mente.
O iFood reúne muitos restaurantes, por isso, você precisa ter um diferencial que chame a atenção do consumidor.
Apesar do app impulsionar muito as suas vendas, você precisa dedicar tempo a outras maneiras de divulgar o seu negócio.
Algumas coisas precisam ser feitas para garantir o seu sucesso. Abaixo, vamos te mostrar atitudes que você precisa inserir na sua estratégia coisas que você precisa fazer.
As pessoas passam cada vez mais tempo na internet, por isso, utilizar as redes sociais é indispensável.
Quando você passa a vender pelo iFood, é interessante que informe o público através das suas redes sociais.
Isso com certeza fará com que os seus clientes já ativos comprem ainda mais.
Sem dúvidas! Oferecer promoções te coloca na frente dos seus concorrentes.
O iFood possui uma categoria específica para filtrar as promoções, e o melhor de tudo é que é muito fácil cadastrá-las.
As pessoas que recorrem ao delivery geralmente estão procurando facilidades, por isso, o ideal é que você tenha sempre promoções, além de opções com entrega grátis e brindes.
Tudo isso faz com que o seu cliente lembre de você quando bater a fome.
Assim como as promoções, outra tática inteligente é oferecer combos para o cliente. O cadastro deles também pode ser feito rapidamente através do próprio aplicativo.
Se você não via vantagem em colocar combos no cardápio do seu restaurante, precisa repensar isso.
Imagine que um cliente está procurando comprar apenas um hambúrguer.
mas ao acessar o seu espaço no iFood, se depara com uma promoção que tem inclusa batatas fritas e refrigerante.
Se o produto estiver um pouco abaixo do que comprando cada item individualmente, o cliente tem muito mais chances de comprar aquele pacote.
Pois ali, vê mais opções do que poderia consumir, por um custo benefício melhor.
Esse tipo de estratégia faz com que o consumidor compre mais, o que aumenta o ticket médio do seu restaurante.
O cardápio faz toda a diferença na hora de escolher o pedido, e isso não é só por conta dos produtos que o seu negócio oferece.
Se dois locais oferecem o mesmo prato com o mesmo preço, mas um deles não mostra nenhuma imagem daquela comida, qual você escolheria?
Certamente, qualquer cliente se sente mais seguro comprando um alimento que possa ver antes, ainda mais se for a primeira compra alil.
Portanto, você tem que caprichar na hora de montar o seu cardápio. Ele precisa ter fotos de boa qualidade, que sejam atrativas ao que está vendendo, mas atenção:
Não adianta mostrar uma imagem incrível se ela não condiz com o que o cliente recebe. Isso é propaganda enganosa, e geralmente o tiro sai pela culatra.
Para tornar a venda ainda mais confiável para o cliente, não deixe de incluir informações como os ingredientes, quantidades e rendimento do prato.
Além de acompanhar os resultados das vendas após o uso do iFood, você deve estar atento a opinião dos clientes sobre a comida que consumiu.
Essa é a melhor maneira de corrigir erros e potencializar questões que o seu cliente valorizou.
Quando tiver uma reclamação, demonstre interesse em resolver e dê atenção a situação que o seu cliente teve. Humildade é a melhor maneira de evitar que se perca clientela.
Pesquisas mostram que por segundo, cerca de 50 pedidos são feitos através do iFood. Para aproveitar todo esse sucesso, você só precisa estar cadastrado.
O gasto que você terá com essa inclusão ao app, rapidamente será compensada com o lucro das vendas que aumentarão muito.
Portanto, isso quer dizer que vale muito a pena aderir essa nova modalidade de venda, mas além disso, essa adesão te dá outras vantagens, como por exemplo:
O iFood cobra uma taxa sobre o valor do produto vendido somado ao valor da entrega.Além da mensalidade, que você pode optar por pagar através de boleto.
Para quem opta por entrar para o app, existem duas modalidades diferentes, o Básico e o Entrega.
Apesar de alguns estados não aderirem ao Entrega ainda, é interessante conhecer os dois planos e ver o que é melhor para você:
Nessa opção de plano você paga uma mensalidade de R$100 mais 12% sobre cada item vendido dentro do app.
Pagamentos feitos dentro da plataforma liberam descontos de 3,5% para o restaurante, já que o valor de transação dos cartões não é utilizado.
Apesar dos valores serem maiores, esse plano é bom para que os restaurantes que não podem formar uma equipe de entregadores participem das vendas pelo iFood.
Nessa opção de plano você paga uma mensalidade de R$ 130 mais 27% sobre cada item vendido dentro do app.
Apesar do percentual pesar no orçamento, vale a pena, pois o número de vendas aumentará muito.
lembrando que você tem os 3 primeiros meses grátis em qualquer uma das modalidades.
Essa é uma ótima maneira de testar a plataforma e ver se é o momento ideal para apostar as suas fichas no app.
Todo o serviço de Delivery precisa de agilidade na entrega. Atrasos comprometem a boa imagem do negócio, e fazem sua marca dentro do app cair muito.
Não adianta fazer uma ótima comida e conseguir um número enorme de pedidos se não conseguir entregá-los.
Apesar de parecer difícil de acontecer, é típico que os restaurantes não consigam entregar os pedidos recebidos.
Isso acontece porque os vendedores não se planejam antes de começar a usar o iFood como funciona corretamente, por isso, não conseguem dar conta da nova demanda.
Você precisa respeitar o tempo estipulado para levar a comida até o cliente, porque isso é crucial. Então, certifique-se de que tem como administrar bem tudo que envolve o crescimento de pedidos.
A maneira mais fácil de perder clientes é atrasando a entrega. Por vezes isso consegue ser ainda mais grave do que problemas no próprio produto.
Cliente que não recebe o pedido ou precisa esperar uma eternidade para recebê-lo, geralmente deixará de comprar do local.
Muitas pessoas ignoram o fato do iFood ser um grande meio de conseguir novos clientes, assim, deixam de alcançar um número infinitamente maior de pessoas por dia.
Um dos motivos disso acontecer é o fato de que esses donos de restaurantes e lanchonetes tem medo de como funciona o recebimento dos valores após as vendas.
No geral, o dinheiro é repassado em até 30 dias via conta bancária.
Portanto, diferente de outras plataformas, o iFood não tem burocracias para repassar os valores. Isso pode ser escolhido no momento de fazer o cadastro.
Com certeza vale a pena! Usando esta plataforma de Delivery online você só tem a ganhar, pois os lucros costumam aumentar muito.
E melhor é que você não precisa ter um espaço físico para começar vender por lá.
Focar na venda de comida via Delivery é muito positivo, pois elimina vários custos existentes em estabelecimentos fixos.
Mas não esqueça de dar atenção a todos os requisitos estabelecidos, e se você já tem condições de arcar com a responsabilidade de entregar tudo no prazo.
Por isso, estar consciente é fundamental para o seu sucesso nessa nova fase, então, planeje-se!