O que mais vende no iFood: confira as 5 categorias de 2025

Liberada no dia 2 de dezembro de 2025, a retrospectiva iFood traz um apanhado de informações sobre o consumo dos clientes ao longo deste ano. 

Dentre seus mais de 60 milhões de clientes, destacaram-se as categorias de lanches, culinária brasileira, pizza, marmitas e comida japonesa. 

Para entender como ser referência entre os mais de 400 mil estabelecimentos que integram a plataforma, é importante notar o comportamento de consumo dos mesmos. 

Veja o que vender dentro das 5 categorias mais populares!

Para te ajudar a lucrar mais no seu negócio com o iFood, a Saipos preparou um artigo completo sobre as 5 categorias mais pedidas na retrospectiva da plataforma. Confira:

o que mais vende no iFood?

Quais as 10 melhores comidas salgadas para vender no iFood?

A categoria de lanches da plataforma bombou em pedidos neste ano, seguida pelas mais amadas pelo público, que inspiram a vender ainda mais pela plataforma.

Ana Gabriela Lopes, Vice-Presidente de Marketing do iFood, em afirmativa ao portal institucional, explica sobre a retrospectiva 2025.

“Escolhemos a brasilidade como tema central deste ano, celebrando uma verdade que nos define: do Brasil, o iFood entende”, afirma. 

Confira o ranking completo com os números:

Categoria 

Números 

Lanches 

253 milhões de pedidos;

Culinária brasileira

118 milhões de pedidos;

Pizza

92 milhões;

Marmitas

52 milhões em todo o país;

Comida japonesa

Categoria que gerou mais de 50 milhões;

 

Neste ano, os clientes passam a poder ver, assim como é desde 2019, quais foram seus principais pedidos. Além disso, a experiência personalizada disponível no aplicativo também reforça laços entre a plataforma e os brasileiros!

 

imagem que reúne todas as categorias e suas respectivas vendas, como já incluído no texto, com o logo da Saipos e iFood

 

Inspirando-se nesses números, a Saipos catalogou 10 inspirações salgadas para manter seu negócio dentro dos hits dos restaurantes. 

  1. Comida japonesa;
  2. Pizza;
  3. Porções;
  4. Sanduíches;
  5. Marmitas;
  6. Salgados;
  7. Churrasco;
  8. Hambúrguer;
  9. Frutos do mar;
  10. Pratos locais;

Confira!

1. Comida Japonesa

Categoria que conta com mais de 50 milhões de pedidos caiu no gosto dos brasileiros há algum tempo e conquistou o quinto lugar da retrospectiva.

A comida japonesa, famosa aqui por suas peças que vão do hot ao harumaki, do onigiri ao joe, do missoshiro ao temaki.

Ainda há quem compre barca, ou um rodízio japonês para compartilhar entre família ou amigos (ou até mesmo um date de casal, por que não?). 

O setor de sushi tem conquistado cada vez mais espaço, mas a concorrência tem crescido e muitos restaurantes são idênticos um com o outro, necessitando inovar.

2. Pizza

A categoria que conquistou o terceiro lugar é uma das queridinhas do público.  Afinal, 92 milhões de pedidos não são pouca coisa. 

Caso você deseje abrir um negócio nessa área, precisa entender que há muita especulação sobre como alavancar no ramo.

Segundo a Apubra (Associação de pizzarias unidas do Brasil), quase 2 milhões de unidades são vendidas todos os dias no Brasil. 

Sendo o segundo país que mais consome esse produto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, o mercado que movimenta mais de R$24 milhões ainda é um ótimo investimento.

Para melhorar seu negócio, baixe grátis o conteúdo que a Saipos criou com dicas para aumentar a produtividade da sua pizzaria. Aperte aqui para baixar!

3. Porções

O foco total em lanches, traz também os acompanhamentos. Porções com esse fim, ou destinadas para um grande grupo de pessoas são uma aposta certeira para esse momento. 

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Porções de batata frita;
  • Anéis de cebola;
  • Frango frito;
  • Tábua de frios;
  • Peixes e frutos do mar empanados;
  • Porções de carnes e queijos;
  • Petiscos como azeitonas, ovos de codorna, palmito e picles são populares;
  • Polenta frita;

Investir nesse tipo de item aumenta seu ticket médio e proporciona também maior permanência no salão ou incidência de retorno de pedidos e entrega. Lembre-se: o pico de pedidos é entre quinta-feira e domingo!

4. Sanduíches

Os sanduíches e wraps vem ganhando espaço no prato, no estômago e na preferência do brasileiro.

Além de ser um lanche prático, o que chama a atenção é a versatilidade de sabores diferenciados.

Além disso, a demanda de alimentos saudáveis, com a popularização de medicamentos para emagrecer pode favorecer a busca por esses alimentos que costumam ter adaptações para esse público.

E é uma ótima ideia de negócio que pode começar na cozinha de casa, mas com um bom marketing e planejamento, pode crescer e virar um restaurante de sucesso.

5. Marmitas 

 Aqui citamos a queridinha do trabalhador brasileiro: a marmita/marmitex. No ano de 2025, conquistando o quarto lugar, mostra que é uma opção aquecida no mercado. 

Entender como ter um cardápio variado e trazer novos itens para sua marmitaria é o segredo para fidelizar clientes.

Essa pode ser a oportunidade que você estava procurando para ter um negócio lucrativo e com pouco investimento inicial. 

6. Salgados

Quem nunca pensou em um pastel no meio da tarde? Ou numa coxinha para acompanhar o café ou refrigerante? 

Os salgados populares brasileiros são uma aposta certeira: eles já têm o carinho e a fidelidade do público. Para não perder essa oportunidade, atente-se:

  • Os salgados fritos, como risólis e similares, devem ser sequinhos e com bastante recheio;
  • Tenha opções assadas e folheadas para agradar mais pessoas;
  • Invista em sabores vegetarianos como brócolis e palmito;
  • Foque nos sabores populares para iniciar seu negócio!

Fidelize seus clientes e pense em opções criativas. Salgados de festa, em kits ou porções menores estão em alta e podem ser uma ótima opção.  

7. Churrasco

Ele é uma paixão nacional. Comida típica brasileira que acompanha gerações, o churrasco agrada os mais diversos públicos. 

Suas versões com carne, frango, acompanhamentos e legumes são uma grande chance de lucrar de forma rápida. Existem muitas formas criativas de comercializar esse item:

  • Kit churrasco;
  • Churrasco grego;
  • Espetinhos;
  • Porções para almoço;
  • Peças inteiras para almoço de família;

Veja qual se encaixa mais com seu público alvo e trace seu plano de negócio. 

8. Hambúrguer 

Esse tipo de fast food já conquistou um espaço no coração de muitos brasileiros, com sua versatilidade, praticidade e, claro, suculência.

Segundo o iFood, os brasileiros pediram cerca de 250 milhões de hambúrgueres em 2024, um salto de 207% em relação a 2023

Já em 2025, apenas nos três primeiros meses os registros foram de 72 milhões de unidades entregues, ou seja, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. 

Então, deu para ver que baseado nesses números é uma boa investir nesse segmento, não é?

Ainda bem que a Saipos pode ajudar você a montar uma hamburgueria delivery, com várias dicas para fazer seu novo negócio bombar. Confira no vídeo abaixo:

9. Frutos do mar 

Os pratos com frutos do mar são populares em diversos locais do país. Eles contam com uma grande variedade de opções e apresentações. 

Algumas pessoas ainda têm preconceito, pois se não forem bem cuidados, os itens podem estragar facilmente. 

Por isso, cuidar com a qualidade dos frutos e peixes que irá servir é fundamental para obter um bom resultado final. Não se esqueça: esses são alimentos sensíveis que exigem bons fornecedores e armazenamento correto. 

10. Pratos locais

Existem pratos típicos da culinária brasileira que conquistam o gosto dos clientes, muito além do arroz com feijão. Confira alguns exemplos:

  • Virado à paulista: composto de arroz branco, feijão preto, linguiça calabresa, bacon, couve refogada, ovo frito e banana à milanesa;
  • Acarajé: quitute que reúne feijão-fradinho, cebola, sal, azeite de dendê e recheio, que pode ser o tradicional vatapá, caruru ou camarão com pimenta.
  • Carreteiro: prato que incluí ingredientes simples, arroz branco, carne de charque, cebola, alho, tomate, e o que mais ornar. 
  • Baião de dois: combina arroz, feijão, carne de sol, queijo coalho e temperos diversos;
  • Moqueca: peixe fresco, pimentões, cebola, tomates e azeite de dendê com leite de coco.  

Esses são apenas alguns dos muitos pratos da culinária brasileira que é repleta de sabores marcantes!

Quais as 10 principais sobremesas que conquistaram clientes em 2025?

Entre os itens tradicionais e as muitas tendências do mercado de food service brasileiro, os doces são sempre uma boa aposta! 

Populares entre os brasileiros, eles ocupam um espaço no coração dos clientes e são requisitados em momentos diversos. Confira 10 sobremesas que são populares no delivery:

  1. Açaí: diferente da sua forma original, vinda do Pará, que consiste em um creme não adocicado, o açaí se popularizou como uma polpa doce com diversos acompanhamentos. O copo costuma ter uma porção do “sorvete”, intercalada com adicionais como leite em pó, granola e frutas;

  2. Brigadeiro: o doce mais amado dos brasileiros ganha versões para todos os gostos. Brigadeiros gourmet, tradicionais, com sabores diversos, em potes e taças e o que mais você imaginar. Se tem brigadeiro, tem o coração ( e o estômago) do país;

  3. Bolos e tortas: cobiçados para um lanche, café da tarde ou sobremesa, essas são apostas que trazem diversas possibilidades. Sabores como paçoca, red velvet, chocolate e leite em pó costumam ser os mais pedidos;

  4. Cookies e brownies: caíram no gosto do público como docinhos práticos e com recheios personalizados. Cremes de cookies, avelã, leite em pó e similares têm preferência na compra desses docinhos que podem ser servidos quentinhos ou em temperatura ambiente. 

  5. Pistache: o sabor do ano que fez sucesso em todos os produtos. Sorvetes, tortas, chocolates, bebidas e até mesmo produtos fitness garantiram vendas com o pistache. 

  6. Morango do amor: o grande sucesso do ano, o doce viral, que segundo o iFood,  teve mais de  524 mil unidades vendidas em julho; crescimento de 2.300% nos pedidos em um mês; 

  7. Donuts: as amadas rosquinhas seguem com vendas disparadas, sempre entre as favoritas do público. Além disso, elas se adaptam às tendências, como o pistache já citado anteriormente. 

  8. Pudim: o doce brasileiro que causa o dilema “com furinhos ou sem?”. Não importa, têm para todos os gostos e isso impulsiona as vendas. Em formato mini, acompanhando bolos, adaptados para brigadeiros, utilizados em milkshakes, esse é um prato que não perde a popularidade. 

  9. Pastéis e pizzas: já citados aqui, é preciso enfatizar que os sabores gourmet desses itens tem impulsionado buscas por locais que sirvam sabores diversos e com ingredientes de qualidade. Aposte nessas doçuras para aumentar seu ticket médio! 

  10.  Doces veganos e fitness: os veganos consomem itens que não são de origem animal (leite, ovos e afins). Já os itens fitness, tendem a ser sem açúcar e com grande quantidade de proteínas.  
matriz de imagens que ilustram os doces mais pedidos, incluindo bolos, pudins e cremes com a frase "doces que conquistam"

Dicas para ser um super restaurante no iFood e lucrar ainda mais

Um restaurante convencional pode entregar bons pratos, mas um super restaurante iFood precisa se atentar a alguns detalhes. 

  • Precisa ter uma média de avaliação acima de 4,7;
  • Taxas de cancelamento igual ou inferior a 1%;
  • Taxa de erros igual ou inferior a 2,5%;
  • Número de pedidos mínimo de 45;
  • Mínimo de 10 avaliações em 3 meses;

O selo super restaurante iFood é atualizado mensalmente, no dia 10 de cada mês, e leva em consideração o desempenho do restaurante nos últimos 90 dias. 

O selo não pode ser comprado. A única forma de conquistá-lo é seguindo as exigências listadas.

Por isso, foque em marketing, atendimento excelente, evite erros e priorize pontualidade! 

Dica da Saipos: para acompanhar sua evolução, acesse o Portal do Parceiro. O selo é atualizado no dia 10 de cada mês.

Como o horário de funcionamento pode afetar meu restaurante?

O iFood também traz em sua retrospectiva os horários favoritos dos brasileiros para pedir delivery! Utilize esses dados para aumentar suas vendas e entender o que vender no ifood durante a noite.

O jantar é o horário mais popular no país, totalizando em 2025 cerca de 487,7 milhões de pedidos, quase o dobro do período de almoço, que ficou na faixa de 278 milhões de entregas. Confira a tabela:

Horário

Pedidos

Fatores que impulsionam

Jantar

487,7 milhões

Cupons, fidelidade, Clube iFood, campanhas promocionais e similares

Almoço

278 milhões 

Cupons, fidelidade, Clube iFood, campanhas promocionais e similares

Café da manhã

23,5 milhões

Cupons, fidelidade, Clube iFood, campanhas promocionais e similares

Tarde

71,7 milhões

Cupons, fidelidade, Clube iFood, campanhas promocionais e similares

Madrugada

22,3 milhões

Cupons, fidelidade, Clube iFood, campanhas promocionais e similares

 

Outro setor que é impulsionado independente do horário são os pertencentes ao iFood shopping, como farmácias (78% em relação a 2024) e mercados (165% em relação ao ano anterior).

Saipos e iFood: parceria para o sucesso

A Saipos traz a melhor integração com o iFood do mercado! Com ela, você centraliza todas as informações em uma única tela, assim como todas as funcionalidades da Saipos! É simples, ágil e inteligente! 

Com o selo de Super Integradora iFood, o software da Saipos veio para transformar a forma que você gere o seu estabelecimento. 

As informações são sincronizadas entre as duas plataformas, garantindo consistência nos dados compartilhados. 

O sistema da Saipos já é utilizado por mais de 15 mil restaurantes em todo Brasil, os quais decidiram levar a gestão do seu negócio a um novo patamar!

Confira algumas funcionalidades da Saipos que irão tornar sua rotina mais simples, ágil e inteligente:

Benefício

Aplicação no dia a dia

🛵Roteirização automática

Determine parâmetros e tenha os roteiros de entrega dos motoboys na palma da sua mão, criados de maneira automática! 

👥Cadastro e histórico de clientes

Cadastre seus clientes e mantenha o histórico dos pedidos para melhorar as suas vendas!

📝Ficha técnica automatizada 

Evite desperdícios e garanta o fornecimento dos ingredientes necessários para cada prato!

🖥️Concentração dos pedidos em uma única tela

Tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela e facilite a comunicação com a cozinha!

📃Relatório DRE 

Gere o relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), essencial para avaliar a saúde financeira do seu restaurante, de maneira ágil e precisa!

 

São +70 funcionalidades que irão transformar a maneira que você gere seu restaurante! 

Clique agora no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores!

FAQ

Saiba mais sobre este assunto!

Qual é o produto mais vendido no iFood em 2025?

O primeiro lugar da retrospectiva iFood deste ano é dos lanches, que totalizaram mais de 253 milhões de pedidos.

Qual o tipo de comida que mais sai no iFood?

Os tipos de comida que mais saem no iFood são: lanches, culinária brasileira, pizza, culinária japonesa e marmita.

Qual o horário de maior venda no iFood?

Os pedidos feitos na janta são os mais numerosos, batendo 487,7 milhões em 2025!