Ideias inovadoras para lanchonete: confira 9 dicas para usar em seu negócio

Liandra Cordeiro - Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.
Escrito porLiandra Cordeiro

Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.

Como aplicar as melhores ideias inovadoras para lanchonete?

Investir em ideias inovadoras para lanchonete é essencial para se destacar no mercado e atrair mais clientes. 

Decoração, cardápio diferenciado, recursos digitais e espaços instagramáveis são algumas das inovações que você pode implementar para melhorar a visibilidade do seu estabelecimento e, consequentemente, aumentar o seu faturamento. 

Muito mais que produtos e atendimento de qualidade, você também deve pensar na experiência do cliente com o seu negócio, seja pessoalmente, seja por delivery. 

Pense sobre o seguinte: existem várias lanchonetes na sua cidade, então, porque o seu cliente escolherá a sua e não o seu concorrente? O que você tem que o seu concorrente não tem? 

Inovar é explorar novas ideias e não tem relação apenas com criar algo totalmente novo e do zero. Melhorar algo que você já oferece também é inovar. A chave para inovar é explorar a criatividade e testar essas ideias para ver o que funciona.

Para te ajudar, a seguir você vai conhecer 9 ideias inovadoras para lanchonete e entender como aplicá-las ao seu negócio. São elas:

  • Crie lugares para tirar fotos e selfies; 
  • Invista em decoração temática;
  • Elabore um cardápio diferenciado ou temático;  
  • Ofereça algo único e diferente;
  • Disponibilize cardápio digital;
  • Seja Pet Friendly; 
  • Crie novos produtos periodicamente; 
  • Participe de causas sociais ou ambientais; 
  • Utilize recursos digitais para organização do negócio. 

Antes de prosseguir, você também pode gostar de ideias para melhorar o seu atendimento. 

Confira nosso e-book gratuito com 11 Dicas para Melhorar o Atendimento da sua Lanchonete. Clique no banner abaixo:

9 ideias inovadoras para lanchonete 

Selecionamos 9 dicas de ideias inovadoras para lanchonete para você implementar no seu negócio e começar a atrair mais clientes. São elas:

  1. Crie lugares para tirar fotos e selfies; 
  2. Invista em decoração temática;
  3. Elabore um cardápio diferenciado ou temático;
  4. Ofereça algo único e diferente;
  5. Disponibilize cardápio digital;
  6. Seja Pet Friendly; 
  7. Crie novos produtos periodicamente; 
  8. Participe de causas sociais ou ambientais; 
  9. Utilize recursos digitais para organização do negócio. 

Continue a leitura para entender cada um dos tópicos. 

1. Crie lugares para tirar fotos e selfies

Você já ouviu falar no termo “lugares instagramáveis”? Ele se refere a locais que, por seu cenário e iluminação, rendem boas fotos e vídeos para as redes sociais. 

Existem dois motivos para você investir em lugares instagramáveis no seu estabelecimento:

  • Publicidade gratuita 
  • Atração de clientes 

Publicidade gratuita: ao criar espaços instagramáveis, você aumenta as chances das pessoas tirarem fotos na sua lanchonete e postarem em seus perfis. 

Há a possibilidade de incentivá-las a citar o seu estabelecimento e depois compartilhar a publicação nas redes sociais do seu negócio.

Tudo isso vai gerar uma publicidade espontânea e gratuita, o que é ótimo para atrair novos clientes. 

Atração de clientes: dependendo do seu público e do que você proporcionar, novos clientes podem começar a ir ao seu estabelecimento não apenas para consumir, mas também para tirar as fotos no cenário que viram no Instagram. 

E essas fotos podem ser feitas com bebidas diferenciadas, uma escada com frases escritas, uma parede cheia de frases, uma ilustração bacana ou a própria decoração do espaço. Use a criatividade!

6 ideias para criar lugares instagramáveis para o seu negócio: 

  1. Faça uma decoração diferente em algum cantinho da sua lanchonete;
  2. Ofereça fantasias ou acessórios para os clientes tirarem fotos em um determinado lugar;
  3. Contrate um artista para pintar uma parede com algo que possa atrair as pessoas para tirar fotos ali; 
  4. Crie um cenário com repetição de objetos, como vários discos de vinil colados na parede ou vários guarda-chuvas pendurados, ou ainda, colagens e quadros temáticos, por exemplo;
  5. Se você tiver escada no seu estabelecimento, que tal decorá-la de forma diferente? Você pode adicionar frases nos degraus ou simplesmente colorir para ficar um cenário bonito para tirar foto; 
  6. Aproveite a própria estrutura do lugar. Exemplo: na cidade de Maringá, no Paraná, uma hamburgueria resolveu não retirar a banheira antiga do banheiro. Ao invés disso, fez do espaço o banheiro feminino, adicionou uma iluminação diferenciada e criou um lugar totalmente instagramável.

Atenção: ILUMINAÇÃO! Tão importante quanto o cenário é a iluminação para tirar a foto. Então, fique atento para que o espaço criado tenha uma boa iluminação natural ou artificial.

2. Invista em decoração temática

Uma ideia para inovar em lanchonete é adotar um tema para a sua decoração. Ou até um conceito todo inspirado em uma determinada temática. 

Um exemplo que provavelmente você já viu: hamburgueria com tema de rock’n’roll, em que tanto o ambiente, a música e o nome dos produtos têm essa temática. 

Lanchonetes também podem apostar em algo semelhante. Você pode se inspirar em algum filme famoso, ou algum filme clássico. Já pensou em reproduzir elementos da cafeteria dos Friends no seu negócio? 

Também é possível se inspirar em uma época, como a década de 1980 ou 1960. Que tal uma lanchonete vintage, como aquelas que vemos em filmes de Hollywood da década de 80? 

O seu tema pode ser algo menos específico também. Por exemplo, seu objetivo pode ser um ambiente praiano e jovem, ou mais no estilo cafeteria de negócios e a decoração remeter a esta temática, mas sem tanta estereotipização. 

3. Elabore um cardápio diferenciado ou temático  

Para elaborar um cardápio diferente, você vai precisar de estudo e criatividade. O seu cardápio também é a inovação na sua lanchonete. 

Todas as lanchonetes da cidade oferecem lanches como salgados, hambúrguer, sucos e bolos. Que tal você ir além do básico? 

Isso não significa que você não vai oferecer os lanches mais pedidos, mas que é possível adicionar elementos que os tornem mais atrativos. Você pode incluir opções vegetarianas, veganas, saudáveis e naturais. 

Existem lanches que não são tão facilmente encontrados e podem ser o seu diferencial, por exemplo, os baguetes, as tapiocas e as panquecas. Já pensou uma opção de café da manhã americano no seu cardápio?

Oferecer opções de omeletes recheadas também pode agradar o público fitness e vegetariano. 

Outra ideia é oferecer sobremesas, como tortas e bolos, mas também brigadeiros, churros e donuts.

É claro que essas são apenas algumas ideias e devem ser adaptadas conforme o seu público e horário de funcionamento. 

Outra ideia é definir um tema para seu cardápio que pode ser baseado em uma culinária específica (americana, árabe, italiana) ou no próprio tema da lanchonete.  

Para definir o que funciona ou não, faça testes e pesquisas. Pergunte ao público o que eles acham, convide-os a experimentar como cortesia pelo feedback deles. As redes sociais são uma excelente ferramenta para pesquisa junto ao público. 

Quer dicas para elaborar seu cardápio de uma forma muito mais atrativa e interessante? Confira nosso e-book gratuito sobre como montar um cardápio. É só clicar no banner abaixo.

4. Ofereça algo único e diferente 

Pense sobre o que você pode oferecer de único e especial para seus clientes. Ter um diferencial que não seja possível sua concorrência copiar é algo que tende a agregar muito para o seu estabelecimento. 

Esse diferencial pode ser algo no cardápio, como um lanche com combinação diferente e inusitada (mas que seja delicioso), ou ainda uma maionese especial ou uma bebida diferente. 

Uma lanchonete localizada em Paraty, no Rio de Janeiro oferece um lanche chamado Dobrado, que é uma espécie de wrap recheado, muito leve e saboroso. 

Para completar, todos os cafés são servidos com um pequeno cookies para acompanhar. São diferenciais que você só encontra neste lugar. 

Seu diferencial também pode ser um determinado posicionamento, como ser uma lanchonete sustentável, com temática LGBTQI+ ou contratar apenas colaboradoras do sexo feminino, por exemplo. 

5. Disponibilize cardápio Digital 

Falando de tecnologia, é possível adicionar recursos e ideias inovadoras para lanchonete relacionados a esse aspecto. 

O cardápio digital é uma forma de inovar no atendimento e diminuir a dependência de garçons. 

Para isso, você pode disponibilizar um tablet em cada mesa, como também um QR Code para o cliente acessar o menu digital pelo celular. 

Seria ainda mais interessante se a pessoa pudesse fazer o pedido por esse cardápio. Ou seja: ela mesma navega pelo menu, escolhe o que vai consumir e faz o pedido, sem precisar esperar um garçom vir atendê-la. 

As vantagens do cardápio digital são: 

  • Diminui a necessidade de ter muitos garçons na lanchonete;
  • O cliente tem maior acesso ao cardápio e pode solicitar com mais frequência;
  • Por não esperar garçom, ele tende a fazer os pedidos mais rápido. 

A desvantagem é que o público menos conectado, como os idosos, pode ter dificuldade de usar a ferramenta, além de que o cliente pode sentir falta de tirar dúvidas ou pedir sugestão para o garçom. 

Por isso, mesmo nesses casos, tenha pessoas que sejam capazes de tirar as dúvidas de seus clientes.

6. Seja Pet Friendly 

Os pets são praticamente parte da família das pessoas, não é mesmo? Então, que tal oferecer um ambiente pet friendly, ou seja, que aceita pets? 

Muitas pessoas podem aproveitar o passeio com o cachorro para fazer um lanche, além daqueles que gostam de levar o cachorro para todo lugar. 

E você pode ir além disso, oferecendo espaço pet, petiscos e lanches especiais para os pets. 

Um exemplo: uma lanchonete localizada no interior do Paraná criou todo seu conceito baseado no cachorro caramelo, que é o vira-lata mais comum que temos no Brasil e que é um meme da internet.

Toda a comunicação remete ao animalzinho, mas o diferencial é que além de ser pet friendly, o estabelecimento oferece biscoitos aos cachorros, tanto para quem faz pedido no local, quanto para quem pede delivery. 

Ou seja: eles vão além do básico, eles ainda agradam os pets dos clientes. 

7. Crie novos produtos periodicamente 

Novidades também são sempre bem-vindas. O público gosta e você consegue novos argumentos para chamar sua clientela para a lanchonete. 

Portanto, que tal criar o costume de lançar algo novo todos os meses? Ou a cada dois meses? Não precisa ser algo super especial, talvez um recheio especial, um suco com a fruta da época ou algum doce diferente.

Aqui, o argumento de venda pode ser “Especial do mês” ou “Quantidade limitada”. As pessoas podem sentir vontade de comer para não perder a oportunidade. 

Além disso, essa pode ser uma excelente forma de testar novos produtos para incluir no cardápio, chamar pessoas para experimentar algo novo e se posicionar como uma lanchonete que tem ideias inovadoras. 

8. Participe de causas sociais ou ambientais

A ideia aqui é associar a sua marca a alguma causa e assim atrair atenção para seu negócio. 

Mas, atenção: não descuide do principal. Mais importante que defender uma causa, é continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade para seus clientes. 

Sua lanchonete pode: 

  • Associar-se a causa animal, promovendo campanhas, eventos ou doando uma parcela dos lucros para instituições de proteção;
  • Defender a causa ambiental, diminuindo o lixo produzido e utilizando produtos que não causam algum tipo de impacto ambiental;
  • Participar de causas sociais em campanhas, eventos, ou apoiando determinadas instituições;
  • Defender a causa de minorias, como comunidade LGBTQI+ ou deficientes físicos. 

9. Recursos digitais para a organização do negócio 

E quem disse que inovação precisa ser apenas do ponto de vista do cliente? Inovar também é encontrar formas de fazer as mesmas coisas, mas de diferentes formas. 

Então, implementar mudanças positivas na parte administrativa do seu negócio também deve ser um dos focos entre as ideias inovadoras para lanchonetes. 

Você utiliza algum sistema de controle de estoque? E de controle financeiro? Você sabia que um sistema, ou seja, um software para computador pode ajudar muito a sua gestão, automatizar uma série de processos e evitar problemas? 

Para oferecer uma boa experiência para seus clientes é essencial que a sua lanchonete funcione bem, para que disponha de excelentes produtos e serviços. 

É possível utilizar um sistema para delivery e integração com aplicativos, além de criar uma base de dados sobre os clientes, potencializando o relacionamento com eles. 

Ainda, com um sistema, você pode garantir também o controle de estoque e financeiro em tempo real, tendo certeza de como está o seu negócio a cada fechamento de caixa e tomando decisões melhores.

SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
Sistema integrado aos principais apps de delivery do mercado, com funcionalidades que vão otimizar a gestão e o atendimento do seu negócio.
QUERO CONHECER

O que fazer para uma lanchonete bombar?

Você quer implantar uma inovação, mas quer aprender a aumentar seu movimento e fazer a sua ação atingir mais pessoas? As dicas para alcançar este resultado são: 

  • Faça uma boa divulgação; 
  • Garanta qualidade nos produtos e serviços; 
  • Tenha organização e eficiência. 

Faça uma boa divulgação 

Fazer uma boa divulgação para a sua lanchonete é essencial para atrair clientes e aumentar seu faturamento. Você pode fazer isso utilizando as redes sociais, contratando influencers, criando promoções para os clientes participarem e também investindo em outras mídias, como a rádio. 

Qualidade dos produtos e serviços

Garantir a qualidade dos seus produtos e atendimento é outro fator essencial para fazer a sua lanchonete atrair mais clientes. Não adianta ter uma ideia super inovadora, se o atendimento aos clientes não estiver alinhado ou se os produtos perderem a qualidade. Por isso, fique atento a este tópico e lembre-se: além de inovar, é preciso garantir que o básico esteja bem feito. 

Organização e eficiência

E para que a sua lanchonete ofereça bons produtos e serviços e se destaque é preciso que tudo esteja organizado e funcionando. Para isso, você pode utilizar algumas práticas de gestão como a criação de checklist, pesquisas e controle de qualidade.


Além disso, também é possível contar com o suporte e apoio de um sistema para lanchonete. Esse sistema pode unificar diversas atividades e facilitar muito o seu dia a dia. 

 

Por que usar o Sistema para Lanchonete da Saipos?

O sistema Saipos para lanchonetes oferece diversos serviços importantes para o bom funcionamento do seu estabelecimento, tais como: 

  • Controle de estoque;
  • Sistema de delivery sem taxas; 
  • Integração com aplicativos de entrega;
  • Controle de comandas e cupons fiscais;
  • Gestão de clientes; 
  • Gestão de pedido e controle de motoboys;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons; 
  • Gestão financeira;
  • Adaptabilidade para diferentes modelos de negócios (balcão, senha, mesas, etc).

Percebeu quantas vantagens você pode obter se investir em inovação com um sistema de gestão?

Clique no banner e confira uma demonstração do software que pode ser um divisor de água no seu negócio:

Sistema para Lanchonete
Sistema para Lanchonete
Invista no seu negócio com o melhor software para restaurantes!
SAIBA MAIS SOBRE SISTEMA PARA LANCHONETE
11 Dicas para Melhorar o Atendimento em sua Lanchonete