Festival Gastronômico: 8 melhores eventos para restaurantes participarem

Festival Gastronômico: esteja entre os melhores negócios food service do Brasil

Os festivais gastronômicos são uma opção para seu negócio ser visto pelo público-alvo e estar ao lado de grandes nomes, além de divulgar a sua marca. 

Sabemos que não é fácil descobrir com antecedência quando e onde um desses eventos vai acontecer, nem o que é preciso para se preparar para participar das escolhas de melhores pratos ou melhores restaurantes.

E um dos muitos benefícios em participar de festivais, é contar com a divulgação de maneira orgânica, porque há uma forte tendência de que o público que está experimentando o produto divulgue a experiência em tempo real nas redes sociais.

Pensando nisso, fizemos um levantamento dos principais eventos do Brasil, mas antes de você continuar, aproveite para baixar GRÁTIS, o e-Book “5 dicas para ajudar seu restaurante na crise”. 

O que são os festivais gastronômicos e como posso me beneficiar?

Basicamente, os festivais gastronômicos são ótimos para quem deseja conhecer novos sabores, temperos, relacionamentos e, principalmente, novos profissionais no mercado

Também, resultam em movimentações no setor em que são realizados, gerando crescimento econômico, oportunidade de empregos, trocas de conhecimento e networking para o seu próprio marketing para restaurante.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre os meses de janeiro e fevereiro, a projeção é para a geração de mais de 60 mil vagas no setor, o que poderá movimentar cerca de R$ 80 bilhões em 2022.

Confira os principais festivais gastronômicos brasileiros

Apesar de não serem muito divulgados, o Brasil conta com inúmeros festivais gastronômicos que podem trazer benefícios para o seu negócio, desde o ganho de conhecimento até a visibilidade.

Conheça agora os 8 principais:

  • Festival Comida di Buteco;
  • Festival Gastronômico de Tiradentes;
  • Festival Gastronômico Joinville;
  • Festival Gastronômico CEAGESP;
  • Festival Gastronômico de Gramado;
  • Festival Gastronômico de Atibaia;
  • Festival Gastronômico de Búzios;
  • Festival Gastronômico de Pomerode.

1. Festival Comida di Buteco

O “Comida di Buteco” é um dos concursos gastronômicos mais populares do país, em que o público elege o melhor boteco da cidade. 

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os pré-selecionados apresentam os petiscos criados para a competição.

O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. 

Cada campeão recebe três jurados. Elege-se, aí, o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de outubro.

Onde: São Paulo, Ceará, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás

Quando acontece: abril e maio

Como se inscrever: acesse o site

2. Festival Gastronômico de Tiradentes

Tiradentes, cidade histórica do interior de Minas Gerais, é palco de diferentes festivais, e um deles com foco na gastronomia

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes já existe há quase duas décadas e faz parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil. Também é parte fixa do calendário de eventos do município.

Onde: Tiradentes, Minas Gerais

Quando acontece: setembro

Como se inscrever: acesse o site

3. Festival Gastronômico Joinville

Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, a cidade encanta seus habitantes e visitantes com o Festival Gastronômico de Joinville, que tornou-se sucesso ao oferecer entrada, prato principal e sobremesa pelo valor único de R$ 69,00. 

Onde: Joinville - Santa Catarina

Quando acontece: janeiro a fevereiro

Como se inscrever: https://www.gastronomiajoinville.com.br/

4. Festival Gastronômico Ceagesp

O Festival de Sopas Ceagesp foi criado em 2009 pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. 

O evento mais conhecido do inverno paulistano deu origem a todos os demais Festivais Gastronômicos Ceagesp. Entre eles estão:

  • Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição de Verão 

Essa é a edição de verão do festival de pescados e frutos do mar, que vai de janeiro a fevereiro. O tacho de 1,20 de diâmetro, onde é preparada a Paella à marinera, é o carro chefe, acompanhado dos tradicionais camarões assados servidos à vontade nas mesas.

  • Festival de Camarão e Massas Ceagesp

Dando continuidade aos festivais, o de camarão e massas acontece de março a abril. São oferecidas aproximadamente 40 opções de pratos com camarões e diversas opções de massas.

  • Festival de Sopas Ceagesp

A atração principal dos festivais do Ceagesp acontece em maio e vai até agosto para esquentar o inverno paulista. Além da sopa de cebola nas versões sem gratinar e gratinada, o cardápio inclui outros sete sabores variados.

  • Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp 

De agosto a dezembro, acontece o festival onde é servido à vontade mais de 50 itens que levam à base de peixes e frutos do mar, além da Paella gigante, preparada em um tacho de 1,20 m de diâmetro, onde também é servida.

Onde: Vila Leopoldina, São Paulo

Quando acontece: o ano todo

Como se inscrever: https://festivaisceagesp.com.br/

5. Festival Gastronômico de Gramado

O festival de comida surgiu em 2007 com o objetivo de destacar ainda mais o potencial gastronômico da região da Serra Gaúcha. 

Em cada ano é explorada a culinária de um país, além de promover para os visitantes a oportunidade de degustar os vinhos e as cervejas artesanais.

Onde: Gramado, Rio Grande do Sul

Quando acontece: setembro

Como se inscrever: acesse o site

6. Festival Gastronômico de Atibaia

Realizado pela Secretaria de Turismo para promover e valorizar os produtores de morango do município, o Festival de Gastronomia de Atibaia elege, por meio de votação popular, os melhores pratos desenvolvidos com a fruta. 

As iguarias são classificadas de acordo com a pontuação recebida e os vencedores são revelados na cerimônia de premiação.

Onde: Atibaia, São Paulo

Quando acontece: setembro

Como se inscrever: acesse o site

7. Festival Gastronômico de Búzios

Ao redor da famosa orla eternizada pela presença da atriz Brigitte Bardot, Búzios se mostra versátil para atrair e encantar os turistas com o festival de gastronomia.

O evento tem a característica de mostrar diversidade cultural com sabores do mundo. 

É um evento que é preparado em parceria com o comércio local, além das secretarias de Turismo, de Cultura e do Gabinete da cidade. 

Onde: Búzios, Rio de Janeiro

Quando acontece: outubro

Como se inscrever: acesse o site

8. Festival Gastronômico de Pomerode

Pomerode, localizada na região do Médio Vale do Itajaí catarinense, esta é considerada a cidade mais alemã do Brasil que preserva a cultura como lema e, é claro muita gastronomia. 

Tradicional e muito querido por quem passa pela região, o evento reúne diversos restaurantes e amantes da culinária germânica, que proporcionam várias experiências para os frequentadores. 

Onde: Pomerode, Santa Catarina

Quando acontece: julho 

Como se inscrever: acesse o site

Como eu encontro feiras gastronômicas?

Agora que você já conhece alguns dos principais festivais de comida do Brasil, ficar atento ao calendário de eventos mais conhecidos da sua cidade é o primeiro passo. 

Olhar o site da prefeitura e buscar informações sobre esses eventos em editais disponibilizados também é uma ótima alternativa. 

Depois de encontrar o que você busca, é necessário fazer algumas perguntas para entender se é o momento ideal para investir em um festival

Para começar, faça a seguinte reflexão: o público-alvo desse evento está relacionado ao meu estabelecimento? 

Caso a resposta for sim, então já temos um bom indício para os próximos passos.  

É o momento ideal para participar? Há condições para investir dinheiro, tempo e mão de obra

O terceiro ponto é definir seu objetivo e se a feira gastronômica poderá lhe ajudar a alcançá-lo. 

Agora, se houver uma comissão avaliadora, é importante saber quem são os profissionais responsáveis e também seus critérios de escolha para participação da feira. 

Por último, mas não menos importante, verifique a reputação do evento. Investir em algo com um histórico de insatisfação do público ou dos expositores da feira pode ser ruim. Para isso, observe números e feedbacks das edições anteriores.

E já que estamos falando de objetivos com o seu estabelecimento em uma feira gastronômica, temos um e-Book totalmente GRÁTIS com 5 dicas para divulgar seu restaurante! Aperte no banner abaixo e faça o download!

 

E se eu não encontrar nenhum evento que se encaixe para o meu estabelecimento?

Caso isso aconteça, uma boa alternativa é procurar outro tipo de atração, como feiras etílicas de vinho ou cerveja, que aceitam expositores de restaurantes. Você pode oferecer opções que facilitem a harmonização, por exemplo.

Outros eventos que não são relacionados diretamente com comida, como feiras culturais e shows, também são uma excelente opção. 

Não tenha vergonha de perguntar aos organizadores se há interesse em seu produto!

Como posso me inscrever?

Como já destacamos, estar sempre de olho no calendário da cidade, além das instruções e condições que permitem a participação, é crucial para se organizar com antecedência. 

Perceba que cada festival de gastronomia tem um processo diferente para as participações. 

Em alguns casos, só é necessário uma inscrição simples, enquanto em outros é necessário o pagamento de taxas. 

eventos que usam comissões de profissionais que julgam quais estabelecimentos podem ou não participar. 

Nesse último caso, geralmente é exigido que os candidatos exponham um determinado produto ou amostragem do que será oferecido no evento. Os critérios em geral são qualidade e compatibilidade com o tema da feira.

Também há aqueles que, para fazer parte, dependerão da ordem de inscrição do candidato. Ou seja, nessa opção, quanto antes você souber do evento, mais chances terá de participar. 

Eventos gastronômicos online são uma opção 

Com a chegada da pandemia de Coronavírus e o impacto no food service, o novo modelo de negócio foi uma das melhores opções para contornar as baixas financeiras.

Pessoas ainda puderam degustar de iguarias e diversos pratos oferecidos em festivais, ao fazer pedidos de delivery por meio de smartphone.

Alguns eventos ainda ofereceram programações online, em que era possível interagir com os expositores e adquirir os produtos, além das dicas dos chefs para enfrentar o dia a dia desafiador na cozinha.

Ao que tudo indica, a presença dos festivais no meio virtual será permanente, já que o “online” se fortaleceu muito durante a pandemia. Por isso, vale ficar atento para não deixar que boas oportunidades passem despercebidas.

Conheça o Sistema para Restaurantes da Saipos

Agora que você já está por dentro dos festivais gastronômicos, que tal conhecer um sistema de gestão para o seu restaurante que pode aumentar a eficiência da sua equipe e economizar tempo?

Com o Sistema Saipos, você pode melhorar e otimizar sua rotina, além de focar naquilo que, realmente, precisa da atenção do chef ou do dono da empresa. 

Conheça algumas funcionalidades:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque;
  • Cardápio digital.

Os benefícios não param por aí! Converse agora mesmo com um dos nossos consultores e tenha acesso a uma demonstração da Saipos. Apaixone-se por uma plataforma que irá trazer muitos resultados para o seu negócio!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Jessyca Dias - Publicitária, Social Media e Brand Content Creator freelancer.
Escrito porJessyca Dias

Publicitária, Social Media e Brand Content Creator freelancer.

Conheça o Sistema para Restaurantes da Saipos!