O passo a passo para montar um delivery de sopa

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Montar um delivery de sopa é fácil, pois requer baixo investimento e possibilita diversas maneiras de vender o produto.

Caso essa ideia tenha surgido nas suas possibilidades de abrir um negócio no setor alimentício, ainda mais no inverno, vamos imaginar alguns cenários promissores.

Você pode vender seu delivery perto de hospitais, empresas ou praças, onde há uma rotatividade de pessoas.

E, até mesmo, em um condomínio grande, podendo anunciar suas sopas e caldos no grupo de WhatsApp dos moradores.

Sopa é um tipo de comida aconchegante, que conquista o coração, e paladar, do consumidor se for feita e apresentada da maneira correta.

Portanto, é preciso pensar de forma profissional em relação a delivery de caldos e sopas, pois é necessário saber como divulgar para poder lucrar.

É raro encontrar um negócio lucrativo e com investimento baixíssimo, contudo, esse empreendimento requer, também, um cuidado com embalagem, cardápio e propaganda.

Então, para esse inverno, se você quer abrir um delivery de sopa, fique atento às 5 dicas que a Saipos trouxe neste artigo!

Mas antes, baixe grátis o e-book “Tudo Sobre Delivery”, feito pela Saipos. Ele, com certeza, vai ajudar nesse início de empreendimento. Aperte no banner e faça download!

1.Tenha cuidado com a embalagem para delivery de sopa

Podemos dizer que o primeiro passo é comprar embalagens para delivery. Portanto, é importante pensar nos tamanhos.

Os recipientes costumam ter medidas P, M e G, sendo que cada letra indica uma quantidade em ml. Por exemplo, o P pode representar 250ml, o M 500ml e o G 1kg.

Uma dica importante é tomar cuidado para não encher muito na hora de preencher a embalagem. A tampa do recipiente não deve apenas fechá-lo, mas vedá-lo.

Assim, utilize potes que se encaixam perfeitamente, não dando chance para aberturas espontâneas.

Vale lembrar que, durante a entrega, existe o risco da sopa virar. Então, para que ela chegue intacta, invista em embalagens em que a tampa tenha uma trava de segurança.

Outro ponto considerável a se analisar é a questão da deformação, pois, dependendo do material do recipiente, é possível que ele mude de formato ao entrar em contato com o líquido quente.

E é claro que você não quer que seu cliente receba algo amassado e feio, não é? Então, vale a pena usar embalagens mais resistentes para vender seu delivery de sopa.

Dica da saipos

Use embalagens com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa! Ela assegura se os recipientes para delivery de sopa são adequados ou não.

A organização realiza testes para saber, por exemplo, se os potes são resistentes e se não soltam algum componente quando entram em contato com o calor.

Atualmente, as embalagens não precisam ser obrigatoriamente registradas na Anvisa. Mesmo assim, as empresas devem seguir as normas técnicas. 

Então, se tiver dúvida sobre qual fornecedor escolher, prefira aquele que segue as regras corretamente. Confira também as opções biodegradáveis, pois, além da qualidade, prezam pelo respeito à natureza.

2. Ofereça um cardápio atrativo

Pense de forma simples no seu cardápio de delivery de caldos e sopas, ou seja, ofereça uma variedade de sabores para aumentar as chances de agradar um número maior de clientes.

Sopa é uma das comidas de inverno que mais atraem. Sendo assim, na hora de montar seu menu, aposte em gostos como:

  • Caldinho de feijão;
  • Vaca atolada;
  • Angu baiano;
  • Caldo de abóbora com carne seca;
  • Caldo de abóbora com frango;
  • Caldo de mandioca com camarão;
  • Creme de cebola;
  • Canjiquinha;
  • Canjicão;
  • Caldo de mandioquinha com carne;
  • Sopa de legumes;
  • Sopa de macarrão com carne.

Vale colocar também algumas sugestões que fogem das tradicionais, podendo diversificar seu cardápio e criar um diferencial, como:

  • Sopa francesa de cebola;
  • Caldo de peixe;
  • Missoshiro (sopa de missô é um prato da culinária japonesa).

Invista nos acompanhamentos

É uma opinião mundial que toda sopa ou caldo ficam mais saborosos, e super combinam, com acompanhamentos, não é?

Então, seu delivery de sopa pode oferecer uma variedade de pães, como italiano, francês, torradinhas, ou aquele feito com massa de pizza. Hummm… é uma delícia!

Ah, não esqueça de colocar a opção de adicionar cheirinho verde (cebolinha, salsinha e coentro), já no caldo ou separado.

Vale apostar também em queijos e embutidos, bastante muçarela ralada e parmesão fresco para quem gosta de um queijinho derretido no caldo quentinho.

Ofereça sobremesas e bebidas

Para fechar seu cardápio de delivery de caldos e sopas, que tal oferecer sobremesas e bebidas?

Sendo assim, boas opções doces são: canjica, arroz-doce, mousse quente de chocolate, frutas flambadas, fondues e petit gâteau. Tudo isso combina perfeitamente com o resto do menu.

Já na parte das bebidas, você pode apresentar alguns rótulos de delivery de vinho que harmonizam com as sopas e caldos oferecidos, além de, claro, água, sucos e refrigerantes.

Aliás, usando da criatividade, você pode criar combos diferentes com um caldo, uma bebida e uma sobremesa, oferecendo uma experiência completa. Interessante, não é?

Dica da saipos

Ofereça a opção de degustação! É a mesma coisa que experimentar sabores de sorvete antes de comprar, pois, provavelmente, seus clientes vão querer provar suas sopas antes de escolherem uma. 

Por isso, oferecer essa possibilidade de degustação é um ótimo atrativo! Você pode pedir que o cliente escolha um sabor e enviar junto com a primeira entrega em um copinho descartável de café. 

Bacana essa forma de atrair clientes, não é? Mas, antes de partirmos para esse tópico, baixe o e-book que a Saipos criou sobre “Como montar um cardápio”.

Esse material vai ajudar você a organizar seu menu antes de partir para a divulgação! Aperte no banner e faça download grátis!

3. A propaganda é a alma do negócio

Com o cardápio pronto, chegou a hora de divulgar seu delivery de sopa. Para começar, faça alguns flyers e distribua na sua vizinhança, informando telefone, WhatsApp, redes sociais e se está presente nos apps de delivery.

Além disso, apresente promoções e os sabores do seu cardápio. Isso, com certeza, chamará atenção.

Não se esqueça de usar e abusar na divulgação nas redes sociais. As páginas oficiais do seu delivery de sopa têm de estar repletas de novidades, promoções e bastidores da preparação.

Portanto, sempre interaja com seus seguidores e capriche nas fotos de seus caldos e sopas, pois elas é que vão aguçar a vontade de seus consumidores.

Uma boa dica na hora da inauguração do seu delivery é fazer uma promoção de estreia, ou até mesmo presentear algum seguidor. 

Por exemplo, peça para que os clientes marquem os amigos e compartilhem as postagens. Assim, o alcance será maior e mais gente ficará sabendo da deliciosa novidade.

4. Invista em aplicativos de delivery ou site próprio

No geral, os apps mais famosos são iFood, Uber Eats e Rappi. Eles trabalham cobrando uma porcentagem sobre o valor do pedido e, alguns, uma taxa mensal independentemente do faturamento.

A vantagem de fazer o cadastro com eles é que você não precisa contratar um motoboy, preocupar-se em pagar salário ou assinar carteira, já que todo o serviço de entrega fica por conta do aplicativo.

Outra vantagem é a divulgação. Muitos empreendedores afirmam que o faturamento aumentou consideravelmente depois de passarem a usar os apps.

Porém, você também pode apostar em ter um site próprio, economizando com os marketplaces, pois, diferentemente deles, ele não cobra taxas sobre os pedidos.

Então, quando você constrói um site próprio para seu delivery de sopa, pode personalizá-lo totalmente, tendo o próprio domínio configurado com a sua marca, colocando sua delivery logo, cores e redes sociais.

Além disso, seu cliente não precisará baixar um aplicativo que ocupa espaço de memória no smartphone ou tablet, pois ele acessa a página diretamente.

Ah! Você também pode colocar o link do site na bio do Instagram, um dos métodos de divulgação mais utilizados atualmente.

Site delivery da Saipos

O Site Delivery da Saipos é a sua chance de ter seu site próprio. Ele faz parte do Sistema de Gestão para Restaurante da Saipos. São diversas vantagens disponíveis que ajudam a desenvolver seu delivery e tornar o atendimento mais ágil.

Com a plataforma, você tem benefícios como: 

  • Fidelização de clientes; 
  • Economia com marketplaces, como iFood, Uber Eats e Rappi;
  • Aumento do número de vendas;
  • Maior organização na operação por delivery;
  • Melhora no atendimento do seu restaurante.

Um dos grandes diferenciais do Site Delivery da Saipos é a funcionalidade do Pagamento Online.  

Após a finalização da escolha do pedido, o seu cliente pode optar por pagar de forma online, no cartão de crédito, ou ao entregador quando receber o pedido! Uma maneira simples e segura para seu delivery de sopa receber as transações financeiras. 

Aperte no banner abaixo para saber mais funcionalidades dessa solução exclusiva da Saipos!

5. Tenha um sistema de gestão para delivery

Em um delivery de sopa, a otimização de tempo é o ponto que mais importa para a eficiência e qualidade dos processos. Para isso, a melhor opção é um Sistema para Delivery.

A Saipos é o software de gestão para restaurantes mais completo e que mais cresce no mercado. Com ele, você terá benefícios em todas as etapas do seu dia a dia, como:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

O que você está esperando para otimizar seu negócio? Use Saipos! Aperte no banner e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores para conhecer mais vantagens.