Consumo fora do lar cresce e atinge números pré-pandêmicos

No Brasil, alimentos e bebidas tiveram alta de 26% em relação ao ano passado

Que o setor de food service vem enfrentando problemas para se recuperar após o isolamento social não é mais uma novidade. Mas, nos últimos meses, a alimentação fora do lar voltou a conquistar os consumidores e atingiu números não vistos desde 2019.

Segundo estudo Barômetro Out-of-home (OOH) 2023, da Kantar, no primeiro semestre de 2023 houve crescimento de 10% do consumo fora do lar. Uma consequência de oito semestres alcançando números elevados de vendas.

Ou seja, houve uma recuperação do mercado ao redor do mundo em níveis pré-pandêmicos. O Brasil é o país de maior posição com alta 26% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o deste ano. 

Outros que se destacam são o Reino Unido, com 23% e o México, com 14%. No geral, o crescimento atingiu 11% ao redor do mundo.

Com o consumo fora de casa em alta, a possibilidade de bares e restaurantes atingirem grandes números nos próximos anos é a maior desde a pandemia do Covid-19.

Se trata de uma recuperação lenta e instável do mercado, mas que pode significar uma esperança de mais lucros e mais consumidores.

Mercado de bebidas

consumo fora do lar

Já os números do mercado de bebidas não se pode dizer o mesmo. Dados da pesquisa realizada pelo Kantar, o consumo está bem longe dos níveis pré-pandêmicos.

O refrigerante, por exemplo, que sofreu  grande queda na época, ainda está longe de se recuperar. Nos primeiros três meses de 2020, a bebida tinha 53% do valor do mercado mundial, que caiu para 39% no mesmo período em 2021.

Em 2022 houve um aumento para 49% mas no primeiro trimestre de 2023 permaneceu nessa posição. Mas, apesar dos números não serem dos melhores para o setor, há uma chance do jogo virar.

Algumas marcas estão crescendo graças ao consumo fora de casa, como é o caso da Coca Cola e Fanta. Além disso, as bebidas alcoólicas também ganham destaque com aumento de vendas.

Como aumentar o consumo no restaurante?

Mesmo com o Brasil em primeiro lugar como país que mais consome fora do lar, alguns restaurantes possuem dificuldades para aumentar as vendas.

A questão que fica: é possível fazer clientes consumirem mais no estabelecimento? A resposta é sim, é possível! Veja algumas estratégias usadas por bares e restaurantes:

E se as dicas derem certo, como administrar tantas vendas? Experimente o sistema para restaurante da Saipos e deixe seu negócio mais rápido e inteligente. Clique aqui!

consumo

1. Aplicar técnicas de precificação 

Na hora de precificar os produtos no cardápio, é necessário estar atento a detalhes como números quebrados. 

A estratégia de 0,99 centavos ou 0,95 no final dos preços faz o cliente acreditar que o produto seja mais barato e assim, comprá-lo. 

Não colocar cifrões também é uma forma inteligente de vender mais. De acordo com uma pesquisa da Universidade Americana de Cornell, consumidores com o menu sem cifrões gastam mais.

Outra dica: pratos caros podem induzir a compra de produtos mais baratos. Colocar opção de produtos acima de R$100 faz parecer outros pratos mais acessíveis.

2. O cardápio é aliado

Lembre-se de detalhar sempre o prato no cardápio. Falar sobre as marcas e as formas de preparo da comida transmite mais confiança para o consumidor.

Mas não exagere, limitar as opções também é uma técnica de venda muito utilizada por restaurantes. Quanto mais opções mais indeciso o cliente fica.O recomendado é 6 itens por categoria.

3. Ambiente único e de qualidade

Uma música ambiente ou nomear os pratos com outras nacionalidades é uma estratégia para aumentar as vendas que funcionam bem com restaurantes.

Vender pratos francês ou italiano desperta curiosidade, além de ser único na opção da clientela. O mesmo com a música, que inspira as pessoas a gastarem mais.

Clique aqui e veja mais detalhes de como fazer para consumirem mais no restaurante!

ASSINE A SAIPOS NEWS