Estabelecimentos buscam alternativas para sobremesas no inverno

Sem os doces gelados, o jeito é buscar outras opções para o menu

O menu de sobremesas é um dos mais populares dos restaurantes, principalmente em datas comemorativas. Porém, no inverno há dificuldades para deixá-las atrativas aos consumidores, sendo preciso investir em doces inovadores.

O mercado de doces no Brasil é bem equilibrado. De acordo com a pesquisa “Consumo Equilibrado”, o setor arrecada cerca de R$ 12 bilhões anualmente no Brasil.

Outro estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou um crescimento do consumo de doces no Brasil durante a pandemia do Covid-19. Dos 44.602 brasileiros entrevistados, 63%, entre 18 e 29 anos, passaram a comer mais sobremesas por semana durante o isolamento social.

Seja pela facilidade do delivery ou mais opções do mercado, até hoje as sobremesas são populares para os brasileiros. Mas, como se trata de um país tropical, no inverno, os estabelecimentos precisam inovar no cardápio para chamar a atenção dos clientes.

Chocolates

chocolate

O queridinho do inverno é, sem dúvidas, o chocolate, sendo a terceira data com maior consumo no país, perdendo apenas para Páscoa e Natal. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o período entre junho e setembro representa um terço da produção e das vendas anual. 

Há muitas razões para isso,  mas a principal se baseia no gasto energético do corpo durante o inverno. Como o organismo precisa de mais energia, um alimento energético (como cacau) ajuda a suprir a necessidade. 

É  com esses dados que restaurantes se inspiraram para criar sobremesas de chocolate para o cardápio. Como chocolate quente, bolo de brigadeiro e mousse de chocolate. 

Chocolate é uma sobremesa que pode ser servida quente e por isso, faz tanto sucesso no inverno!.

Canjica

canjica

Um doce originário brasileiro e muito procurado nas épocas frias do ano é a canjica. A sobremesa é feita com grãos de milho braco cozidos em  um caldo de leite, leite condensado e leite de coco.

O creme doce, quente e delicioso é uma tradição das festas juninas, mas pode ser consumida em qualquer época do ano. Por explorar aquele gosto de casa e conforto, é uma opção interessante no cardápio que pode fazer muito sucesso.

Morango

morango

Morango. Em algumas cidades, a colheita da fruta vermelha chegou a movimentar R$ 50 milhões na economia.

O que a torna ideal para complementar o cardápio de sobremesas. Além de ser versátil, doces feitos com morangos costumam ser baratos e populares. Bolo de morango, gelatina e até pavê são destaques no inverno. Com a fruta, é possível inventar qualquer coisa.

Tortas

tortas

A boa e velha torta não sai de moda. Os estabelecimentos costumam deixar ao menos uma opção de torta no cardápio.

Além do popular sabor morango e chocolate, a torta de maçã também ganhou destaque no menu durante esse inverno. Com origem inglesa, o doce com misturas de salgado tomou conta dos pedidos em dias frios, sendo um ótimo investimento para os restaurantes.

Seja com morangos, chocolates ou canjica, o que importa é não deixar o menu de sobremesas parado! É importante que as vendas de doces sejam sucesso até mesmo no inverno, por isso, é ideal inovar.

ASSINE A SAIPOS NEWS