Furto de funcionários: como evitar (ou reduzir) no seu negócio

Furto de funcionários: o que fazer?

Casos de furto de funcionários em restaurantes podem causar muito prejuízo, mesmo que em pequenas doses, ao longo dos meses.

Existem, então, formas de minimizar os riscos para o seu negócio e otimizar a gestão, evitando sair no prejuízo.

É importante saber como lidar com furtos e fraudes internas, seja em flagrante ou por meio de denúncias de outros funcionários.

Isso porque saber seus direitos e como colocá-los em prática em horas como essas, pode fazer toda a diferença no andar dos processos.

Assim, confira o que você verá ao longo do artigo:

Antes de continuarmos, a Saipos desenvolveu um material gratuito exclusivo para te ajudar a deixar o seu restaurante mais eficiente!

Aperte no banner abaixo e confira as dicas:

Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente
Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente
Baixe de forma gratuita o e-book com as melhores dicas para otimizar sua gestão e tornar o seu restaurante ainda mais eficiente!
BAIXE AGORA

Como identificar uma fraude ou furto de funcionários?

Na maioria das vezes, o empreendedor acaba por não considerar essa possibilidade de rastrear os seus empregados.

E com isso foca apenas na questão do estoque, treinamento de funcionários, qualidade dos produtos utilizados, deixando de lado a segurança do seu restaurante e colocando em risco suas finanças.

Dessa forma, a oportunidade, associada à falta de controles, cria um ambiente fértil para roubos e outras fraudes.

O pequeno e médio varejista sofrem mais para controlar a ação de funcionários que agem de má fé, pois costumam ser mais flexíveis com os profissionais e também nos processos.

Para evitar problemas desse tipo, o ideal é contar com formas de verificar e mapear as ações dos funcionários dentro da empresa.

Por exemplo, ter registrado quais atendimentos foram feitos por quem diariamente. Isso facilitará ao bater os dados dos pedidos com o caixa.

Como identificar uma fraude na prática?

Considere o seguinte cenário: o garçom atendeu uma mesa e registrou dois hambúrgueres e duas cervejas long neck.

Em seguida, enviou o pedido para a cozinha e para a copa e cobrou o valor de todo pedido.

No entanto, depois de mostrar a conta para o cliente e receber o pagamento em dinheiro, ele exclui do pedido as duas cervejas e fica com o dinheiro para ele. Essa e outras situações são muito mais comuns do que você imagina.

Dessa forma, se você é dono de um restaurante e quer evitar o furto de funcionários continue acompanhando esse artigo e veja todas as dicas que são essenciais para garantir a integridade do seu negócio.

3 dicas para donos de restaurante evitarem roubos de funcionários

Atualmente, os dados acabam revelando uma realidade alarmante sobre o furto de funcionários em restaurantes, de forma que o prejuízo acumula em milhões todos os anos.

Além disso, o desperdício também é responsável pelas estatísticas negativas a respeito dos resíduos gerados por uso incorreto.

Então, vale a pena estar ciente desse tipo de situação se você é um empreendedor de um restaurante.

Para isso, é preciso ter atitudes e ferramentas que auxiliem no combate desse tipo de comportamento.

Em geral, parte dessa atitude pode ser por insatisfação, desespero, acidentes ou outros motivos pessoais.

Se o furto, cortesias sem autorização, irresponsabilidades na gestão das finanças e outros tipos de ações ilegais acontecem em seu ambiente de trabalho, existem dicas que podem te ajudar a evitá-los.

Em função disso, é fundamental buscar o bloqueio ou redução de brechas para que esse tipo de ato ilícito seja cometido.

Confira 3 dicas para te ajudar a otimizar o controle e reduzir furto de funcionários:

  1. Se atente ao inventário;
  2. Câmeras e sistemas de vídeo;
  3. Software para restaurante.

1. Se atente ao inventário (contagem de estoque)

Se o seu restaurante apresenta alta rotatividade, ao adotar a prática de fazer regularmente o controle de estoque do negócio,você poderá identificar, com mais facilidade, os furtos, desperdícios e prejuízos.

Isso auxiliará e facilitará para que sejam evitados. O simples fato de ter esse controle e os funcionários souberem desse processo, já fica como um claro empecilho para tentativas.

Dessa maneira, você terá controle, de forma que todas suas movimentações fiquem todas registradas, seja em papel ou sistema.

2. Câmeras e sistemas de vídeo

Um sistema de câmeras pode compensar, em poucos meses, o valor investido, dependendo do quanto é furtado do seu restaurante mensalmente.

Antes de investir em equipamentos assim, procure estimar quanto é desviado mensalmente do seu restaurante. E se vale a pena adotar essa política para esta e demais questões.

Isso porque além de ajudar com o flagrante, pode ter efeito preventivo. Sem dúvida, câmeras ajudam a inibir a ação de funcionários que agem de má fé.

3. Software para restaurante

Um dos fatores que mais contribui para garantir a segurança nos restaurantes é o uso de softwares que fazem o controle de processos quantitativos, como:

Controle

O que faz

Controle de caixa

Entrada e saída de todos os tipos de pagamentos (recebidos ou enviados) do restaurante.

Controle de estoque

Aqui, estará anotado ingredientes e insumos no seu estoque, considerando quantidade, valor de compra, data de validade, entre outros.

Vendas por período

Relatório que mostra dados de vendas por período estabelecido, como forma de pagamento, valor do pagamento, item vendido, entre outras coisas.


Assim, por meio de relatórios e controles como esses, é possível gerenciar com mais precisão o âmbito financeiro do estabelecimento.

Podendo, dessa maneira, precaver ou impedir situações indesejáveis, como o furto de funcionários.

Como é o funcionamento do sistema para evitar o furto de funcionários em restaurante

Quando se está aberto à possibilidade de introduzir a automatização no seu negócio, há maiores chances de reduzir o furto de funcionários.

Dessa maneira, é possível ter um mapeamento geral de todo o processo e identificar as falhas e fraquezas na gestão.

Porém, ao utilizar um sistema é preciso verificar sua funcionalidade e se o programa é adequado para cobrir as necessidades diárias.

Além disso, o gerenciamento de usuários e permissões deve ser feito por pessoas confiáveis, pois estas serão responsáveis pelos descontos ou exclusão de itens da conta.

Use relatórios eficientes para evitar furto de funcionários

Infelizmente, a luta contra o furto é uma realidade presente, mas que deve ser combatida diariamente e pode ser facilitada com um sistema eficiente para gestão de restaurante.

É por isso que contar com um software que garanta a segurança em relação a suas transações e finanças, como o da Saipos, é fundamental para a saúde do negócio.

Com isso, repare que um software completo, deverá oferecer uma maior confiança e forma de controle de comandas para donos de restaurantes. Podendo ter acesso rápido e prático a:

  • Relatórios de pedidos cancelados;
  • Quantos descontos foram realizados durante o dia;
  • Quantidade de itens que foram cancelados. Jamais um sistema deve permitir a exclusão de um produto em uma conta tendo em vista o propósito de evitar fraudes no pagamento;
  • O responsável por realizar cada um dos pedidos (inclusões/alterações/cancelamentos).

Funcionalidades, como a comanda eletrônica integrada ao software para restaurante da Saipos, facilitam o controle do desempenho de cada garçom.

E, caso trabalhe com o benefício dos 10% para cada membro da equipe, saberá quando pagar, baseado nos atendimentos.

Com o sistema Saipos, é possível, ainda,  estipular e configurar os funcionários com permissões específicas para cada função.

Assim, o empreendedor consegue ter uma maior supervisão e garantir que o dinheiro adquirido no restaurante seja direcionado corretamente.

Quer saber mais sobre as funcionalidades e segurança do sistema Saipos? Aperte no banner abaixo e peça agora mesmo sua demonstração gratuita!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

BAIXE GRÁTIS: 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise