Saiba como acabar com moscas em seu restaurante

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Entenda como acabar com moscas em seu restaurante

Além de deixar o ambiente desconfortável, é sinal de que alguma coisa está errada no seu estabelecimento.

Diversos fatores podem causar moscas e outros insetos no seu negócio. E, mesmo que seja em pouca quantidade, é preciso acabar com este mal o mais rápido possível.

Na gestão de restaurante, nem sempre esta tarefa é fácil se livrar de pragas, mas é imperdoável que elas permaneçam no local, seja no lado de dentro ou de fora.

Confira algumas dicas para acabar com moscas em seu restaurante e acabe com esse pesadelo!

Cuidados com o lixo

O primeiro a se fazer acabar com moscas, e qualquer outro inseto, no seu restaurante é manter tudo muito limpo e ter bastante cuidado como lixo.

Cuidado com os resíduos, em especial os restos de alimentos, eles chamam muita atenção das pragas, inclusive das moscas.

O lixo, em especial o orgânico, serve como abrigo para moscas. Além disso, ele solta chorume– líquido resultante do apodrecimento de matéria orgânica–, que pode chamar atenção para insetos transmissores de doenças.

O primeiro passo para evitar tudo isso, é deixar o lixo do lado de fora do restaurante, bar ou lanchonete. Cuida também da reciclagem correta dele.

Também é importante treinar sua equipe para que saiba sobre os riscos de cada ação.

Higiene dentro da cozinha

A cozinha do seu restaurante é um ambiente muito propício para a proliferação de moscas e demais insetos.

Isso se deve pela grande quantidade de alimentos e água que passam por ela durante o dia inteiro. Os insetos amam circular por locais assim.

Então, proteja seu restaurante de pragas com uma boa limpeza. Além de não dar brecha para insetos, torna a experiência do cliente muito melhor.

Dê uma olha nas normas de vigilância sanitária e sabia mais detalhes sobre o que fazer para manter tudo muito bem higienizado.

Armadilha Luminosa

Como a armadilha luminosa fica no teto, os insetos são atraídos por uma luz e ficam presos no interior do aparelho. Eles basicamente ficam grudados, impedindo que sejam eletrocutados.

Isso impede que qualquer tipo de mosca ou resíduos atinjam a comida do local. E atenção para a manutenção do equipamento. Limpe frequentemente.

Vela de citronela

Além de bonita, a vela de citronela pode ajudar no combate às moscas do seu restaurante. Ela é bastante popular em churrascarias e comércios desse tipo.

As moscas não gostam de aromas muito fortes, por isso esse tipo de vela é muito bem-vinda.

Você, inclusive, deixar algumas delas acesas pelo restaurante. Apenas tome cuidado com a proporção, pois alguns clientes podem ficar incomodados.

Cortinas de ar

Cortinas de ar na entrada podem impedir o acesso de moscas no seu restaurante, bar ou lanchonete.

Ela funciona como uma espécie de muro, já que as moscas não conseguem passar por um fluxo constante.

Telas Mosquiteiros

As telas contra mosquitos funcionam como uma barreira física para evitar a entrada de moscas. Normalmente, as telas mosquiteiros também vão em janelas, por isso são fabricadas sob medida.

A estrutura do mosquiteiro é fabricada com materiais resistentes, já a tela é feita de fibra de vidro com PVC, que é resistente ao sol e chuva.

Use estas dicas para restaurante para prevenir que mais insetos invadam o seu estabelecimento, afinal de contas, nenhum cliente gosta disso.

Confira qual a legislação para acabar com as moscas no seu restaurante

Como já falamos, é preciso cuidar não apenas o ambiente interno do seu restaurante, mas também os arredores do estabelecimento.

Muitas pragas podem estar no lado de fora do seu negócio e podem acabar entrando na sua cozinha ou salão apenas para se alimentar.

Portanto, é importante que você cuide da limpeza a sua rede de esgoto, rede de água pluvial, a vegetação em torno do prédio, depósitos, enfim, áreas externas.

Dedetização

Em relação a dedetização dos ambientes do seu restaurante, a ANVISA tem uma norma que permite essa ação nos estabelecimentos.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados, como se certificar de que os alimentos e os utensílios não serão contaminados pelos produtos.

Além disso, é preciso fazer a limpeza desses objetos após a aplicação do produto para ter certeza de que não restaram resíduos do veneno.