Certificado A1 e A3: quais são as diferenças e como ter um?

Qual a diferença entre certificado A1 e certificado A3?

Os certificados A1 e A3 são documentos eletrônicos que cumprem a função de identificação do seu negócio e dão validade jurídica às movimentações digitais que são feitas pela empresa ou pessoa física.

Você, como empreendedor, já deve ter ouvido falar da importância de ter um certificado eletrônico para o restaurante. E pode estar com dúvidas em relação a qual dos dois tipos deve ser escolhido para o seu modelo de negócio.

Mas também pode ser que você ainda não tenha muito conhecimento sobre os motivos básicos pelos quais a sua empresa precisa de um certificado digital, e muito menos qual é o processo para adquirir um.

Para ambos os casos, neste artigo nós abordaremos:

  • O que é um certificado digital;
  • Para que serve um certificado digital;
  • Diferenças entre certificado A1 e certificado A3;
  • Como escolher entre o certificado A1 e o certificado A3;
  • Passo a passo para tirar o certificado A1;
  • Passo a passo para tirar o certificado A2.

Podemos adiantar que o maior benefício de ter um certificado, seja ele A1 ou A3, é o aumento da produtividade e a redução de custos para o seu restaurante.

Outra ferramenta que também vai proporcionar muito mais agilidade e eficiência na sua gestão é a Planilha de Cadastro de Produtos que a Saipos disponibiliza gratuitamente para os empreendedores.

Para ter acesso a este material, aperte no banner abaixo e faça o download de graça!

BAIXE PLANILHA DE CADASTRO DE PRODUTOS
BAIXE PLANILHA DE CADASTRO DE PRODUTOS
Faça o cadastro de todos os seus produtos e tenha controle total do seu estoque.
BAIXAR AGORA

O que é um certificado digital?

Resumidamente, um certificado digital é a identidade virtual da sua empresa, que funciona por meio de sistemas de validação. Com ele, você pode assinar documentos e resolver pendências jurídicas virtualmente, por exemplo.

Existem, pelo menos, 12 tipos de destes documentos disponíveis para solicitação nas Autoridades Certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), como a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal.

Destes 12 certificados, 4 são relacionados ao sigilo da empresa, enquanto os outros 8 são relacionados à assinatura digital. Os certificados A1 e A3 são os dois tipos de certificados de assinatura digital mais comuns hoje em dia. 

Para que serve um certificado digital?

Provavelmente, você conhece só uma das utilidades dos certificados A1 e A3 que é a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (e-NF) e Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) que todo restaurante precisa realizar.

E, de fato, essa é a funcionalidade mais explorada pelos empreendedores. No entanto, tendo um certificado digital, seja ela do tipo A1 ou A3, você poderá:

  • Fazer assinaturas digitais com validade jurídica;
  • Acessar sistemas públicos, como a Receita Federal;
  • Consultar questões fiscais relacionadas à empresa;
  • Enviar declarações de Imposto de Renda;
  • Regularizar documentos fiscais.

Tudo isso de forma virtual, o que economiza tempo e agiliza a gestão do seu negócio. Você não vai mais precisar enfrentar filas no cartório e em outras repartições públicas para resolver as pendências do seu restaurante.

Mas, afinal, qual é a diferença entre o certificado A1 e o A3?

Quais são as diferenças entre certificado A1 e certificado A3?

A principal diferença entre os dois certificados é a forma de armazenamento (na nuvem ou token), validade e acesso (com ou sem senha).

O certificado A1 é um documento eletrônico que deve ser inserido em um servidor e com extensão P12 ou PFX, por exemplo, com validade de 12 meses.

Além disso, ele não necessita de senha e nem de inserção no sistema operacional, podendo ser usado em computadores diferentes de forma simultânea.

Já o certificado A3 não exige instalação no computador ou sistema operacional e tem validade de até 36 meses.

Para ser validado, é preciso ter apenas um dispositivo físico, como token, pendrive ou cartão com leitor digital, e usar uma senha de acesso.

No entanto, ele não é tão versátil quanto o A1, e pode ser utilizado somente em um programa ou computador de cada vez.

Em geral, ele é recomendado para empresas que estão precisando declarar operações imobiliárias, escrituração contábil online ou realizar serviços de integração com comércio exterior.

Para simplificar a comparação, a Saipos preparou uma tabela com as principais características técnicas dos certificados A1 e A3. Confira:

Característica

Certificado A1

Certificado A3

Armazenamento

Em nuvem, com extensão P12 ou PFX

Dispositivo físico, como pen drive, token ou cartão

Validade

Máxima de 1 ano

Pacotes de 12, 24 e 36 meses

Uso de senha para acesso

Não precisa

Obrigatório

 

Mesmo que você não entenda o que os termos técnicos significam na prática, é nosso papel te mostrar as diferenças operacionais de cada certificado. 

Mas, para te ajudar ainda mais, vamos falar sobre a escolha entre os dois tipos!

Como escolher entre o certificado A1 e o certificado A3?

A verdade é que ambos os documentos são ótimos e possuem finalidades bastante semelhantes. A maior questão a ser considerada na escolha é que a performance de cada um vai variar de acordo com o porte da sua empresa. 

Certificado A1

A principal função do certificado A1 é assinar as Notas Fiscais Eletrônicas, Cupons Fiscais Eletrônicos e Comprovantes de Transporte Eletrônicos.

Além disso, o documento permite assinar e enviar outros registros online, como petições, por exemplo.

Por fim, o uso deste certificado digital permite fazer login em ambientes seguros, possibilitando que você navegue pela sua conta bancária ou envie declarações de imposto de renda.

A maioria dos sistemas ERP é programada para funcionar com acesso de certificado A1, o que diminui drasticamente a demanda por novas configurações.

No entanto, vale lembrar que o investimento com um certificado A1 é maior, se comparado ao custo de um A3, que tem um prazo de validade estendido.

Certificado A3

O certificado A3 é um pouco diferente e funciona como uma chave que é gerada por um cartão ou token.

Isso quer dizer que a geração dele é feita via hardware e precisa ser protegida pela empresa para a utilização em qualquer computador. 

Ele permite maior mobilidade, já que é armazenado em um dispositivo interno que pode ser usado em qualquer lugar que tenha as configurações necessárias.

Esta opção é considerada bem segura e mais barata, por isso vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas. No entanto, é mais comum entre advogados e profissionais de saúde, por exemplo.

O mais importante é conhecer bem as necessidades do seu modelo de negócios e o potencial de investimento nestes documentos.

Passo a passo para tirar o certificado digital A1

Por ser um arquivo com assinatura digital, o certificado A1 deve ser instalado.

O processo é bem simples e o primeiro passo é fazer o download em um dos sites que oferecem o serviço, como: Certisign, Correios, Serasa e Sindilojas.

Abaixo iremos mostrar a instalação por meio dos Correios. O processo é parecido em outros sites homologados, então pode seguir o mesmo passo a passo. Confira:

Para ter mais êxito na instalação, é indicado que você use o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox e que tenha Java - versão 7 ou superior.

 

  • Acessar o endereço http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb;
  • Selecione as opções Meu Certificado e Instalar;
  • Informe o Número de Referência (Termo de Titularidade); Código de acesso (código gerado automaticamente pelo sistema e enviado no e-mail de Solicitação do Certificado) e Senha (Criada pelo usuário no momento da solicitação);
  • Clique no botão Continuar;
  • Será apresentada a tela “Instalação de Certificado – Geração do Par de Chaves/Certificado”, com as informações do Pedido do Certificado;
  • A aplicação sugere um local em seu computador para gravar o certificado, que pode ser alterado (guarde o endereço desse local, será nele que o seu certificado será criado);
  • Se o caminho não for alterado o sistema irá gravar o certificado no local sugerido e criará um nome para o certificado, tudo de forma automática. Se o usuário alterar o local da gravação do arquivo, deverá ser criado um nome para o certificado digital, lembrando de informar a extensão .p12;
  • Defina uma senha para o certificado com 6 caracteres e clique em Salvar Certificado;
  • Ao final do processo o sistema exibirá a mensagem “Seu Certificado foi instalado com sucesso”;
  • Após essa mensagem o certificado deverá ser instalado no navegador. Localize o certificado e dê um duplo clique para iniciar a instalação no browser. Avance até a conclusão do processo.

Observações:

Você só conseguirá instalar o A1 depois da autorização na agência dos Correios e do recebimento de e-mail de confirmação.

Além disso, ele é protegido por uma senha definida no momento de sua instalação. Sendo assim, faça uma cópia deste arquivo e guarde-o em local seguro.

O certificado poderá ser usado em outro equipamento, bastando apenas copiá-lo para outro computador e importá-lo para ser reconhecido pelo navegador.

Se necessário instale as “cadeias de certificados”, disponíveis em http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb na aba Repositório à Cadeia de Certificados.

Passo a passo para tirar o certificado A3

O processo para instalar e baixar o certificado A3 é um pouco diferente se for comparado ao A1.

Todavia, você também vai precisar ter o Java - versão 7 ou superior e, além disso, um driver instalado do token ou smart card.

O recomendado é que faça toda a operação pelo Chrome, versão 33 ou superior; Firefox, versão 17 ou superior ou Internet Explorer (IE), versão 7 ou superior.

Novamente iremos mostrar o passo a passo de instalação fornecido pelos Correios. Veja abaixo:

  • Depois da autorização e recebimento do e-mail de confirmação enviado pelo órgão, você está liberado para instalar o A3;
  • Após isso, conecte o seu token ou smart card no computador;
  • Defina um PIN para o token ou smart card de acordo com as orientações do fabricante;
  • Acesse o endereço: http://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb;
  • Selecione as opções Meu Certificado e Instalar;
  • Informe o Número de Referência (Termo de Titularidade), o Código de acesso (gerado automaticamente pelo sistema e enviado no e-mail de Solicitação do Certificado) e a Senha (criada pelo usuário no momento da solicitação).
  • Clique em Continuar;
  • Será apresentada a tela “Instalação de Certificado – Geração do Par de Chaves/Certificado”, com as informações do Pedido do Certificado e mídia inserida no computador;
  • Informe o PIN do dispositivo criptográfico e clique no botão Instalar Certificado;
  • O certificado será emitido e este procedimento poderá demorar cerca de quatro minutos;
  • Ao final do processo o sistema exibirá a mensagem “Seu Certificado foi instalado com sucesso”.

Observações:

Você deve instalar o certificado A3 em um computador diferente do que foi usado na solicitação.

Como este documento não é possível gerar cópia de segurança, para utilizá-lo em outro computador, é preciso fazer a instalação do software gerenciador do dispositivo (driver).

Automatize a emissão de cupom fiscal do seu restaurante

Como você deve ter percebido, ter um certificado digital é fundamental para emitir as Notas Fiscais Eletrônicas do seu negócio. Isso pode acabar sendo uma tarefa demorada, se você tiver pouco conhecimento.

A boa notícia é que implementar um sistema para restaurantes vai te ajudar a otimizar essa etapa do atendimento e impactar positivamente o controle financeiro completo do seu empreendimento. 

Com o software da Saipos, os cupons fiscais são gerados automaticamente e armazenados em nuvem, para gerar relatórios inteligentes relacionados às vendas do seu negócio. 

Nosso sistema ainda oferece outras facilidades para a administração do seu restaurante, confira:

  • Fluxo de Caixa;
  • Controle de estoque;
  • Organização de produtos;
  • Lista de itens vendidos;
  • Sistema para controle de caixa (PDV)
  • Relatórios de desempenho e produtos vendidos;
  • Relatório de vendas por período e por valor.

Aperte no banner e solicite uma DEMONSTRAÇÃO GRATUITA das funcionalidades do sistema para restaurantes com o melhor custo benefício do mercado!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Baixe e use nossa Planilha de Cadastro de Produto gratuita!