Restaurante precisa de contador! Compreenda!

Um restaurante precisa de contador?

Quando se fala em abrir um negócio muitas dúvidas podem aparecer e, uma delas, é se um restaurante precisa de contador.

Nenhuma lei brasileira determina este profissional em um estabelecimento desse tipo, mas o CRCs aconselha a contratação de uma pessoa para a contabilidade.

Inclusive, os Conselhos Regionais de Contabilidade, responsáveis pela fiscalização dos contadores, indicam que todo o tipo de comércio tenha um contabilista.

A contratação de alguém especializado nisso ajuda a fazer o acompanhamento de toda a sua movimentação financeira e a gestão de restaurante.

Não é preciso, necessariamente, chamar um profissional para ficar dentro do seu restaurante de segunda a sábado.

Você pode optar por uma assessoria contábil, ela será eficiente da mesma forma, porém, oferecendo serviços de forma terceirizada.

Como fazer a contabilidade de um restaurante?

Fazer a contabilidade de um restaurante pode ser um diferente se for comparado com uma empresa. É preciso ficar de olho em alguns processos específicos, mas não é nada que exija muito tempo.

Confira abaixo algumas dicas para levar em consideração na hora de fazer os acertos contábeis do seu restaurante.

Cálculo dos custos de alimento e mão de obra

Todo o restaurante precisa fazer o cálculo dos seus custo com alimentos e mão de obra, até porque, sem isso, o seu contador pode ter dificuldades de fechar a conta.

Mas não se assuste se conforme os meses os valores não forem sempre o mesmos. A forma do cálculo vai depender do quanto você vendeu.

Há meses mais fartos e outros mais pobres, então, é preciso levar isso em consideração. Claro que se caso a diferença seja gritando, algo está errado.

De qualquer maneira, é indicado que anote tudo que for comprado dos seus fornecedores, o que foi vendido e a taxa de desperdício.

Já em relação a mão-de-obra, pode haver uma certa diferença, já que depende de como funciona o regime de contratação do local.

Além de todos esses detalhes, é também é necessário saber quanto é gasto com a folha de pagamentoTodas essas informações ajudam a controlar melhor um restaurante que precisa de contador.

Custos básicos

Toda a vez que você se perguntar se um restaurante precisa de contador, pense em todas as vezes que você não conseguiu organizar nem os seus custos básicos.

A contabilidade serve para ajudar a parte financeira e estrutural de um negócio. Seguindo esse passo, você consegue fazer seu restaurante crescer ainda mais. Mas só será possível se houver com cuidado com os custos básicos.

Procure não ultrapassar as suas margens normais. Gastar sem ser necessário pode ocasionar em problemas. Todos os seus custos devem trabalhar em harmonia, principalmente com comida e mão de obra.

Caso alguma coisa estiver muito elevada, é preciso baixar o percentual de alguma coisa.

Tenha um livro caixa

Ter um livro caixa atualizado pode ser um grande aliado na hora de fazer a contabilidade de um restaurante. Esse é o segredo para uma boa gestão e que pode elevar ainda mais a qualidade do seu negócio.

Por meio dele, é possível registrar todas as suas entradas e saídas de uma forma segura. E quem preferir, pode fazer o mesmo com as tabelas do Excel.

Não importa qual seja o seu método, anote todos os gastos com serviços, fornecedores, pagamentos e demais gastos. Além do seu contador, é importante você também monitore seus percentuais. Não despreze nada!

Como a contabilidade pode ser boa para um restaurante?

Tome como ponto de partida que todo o restaurante precisa de contador para ter uma saúde financeira em dia.

A contabilidade para negócios desse tipo oferece ferramentas de planejamento mais objetivas. Elas circulam por todo o processo de identificação do seu público-alvo e o que ele mais consome, por exemplo.

Sem contar que o proprietário, ou responsável pelo local, recebe relatórios contábeis que podem ajudar a especificar o percentual de lucro necessário.

Vantagens de um restaurante com contabilidade

Além dos benefícios já citados, um restaurante com a presença de um contador garante a possibilidade de uma previsão mais clara do crescimento do local.

E tudo isso acontece graças aos dados e informações geradas pelo controle financeiro, podendo, assim, montar uma estratégia mais eficiente. Além disso, essa prática permite ter um conhecimento melhor sobre as reservas de capital de giro.

E, então, ainda tem dúvida e um restaurante precisa de contador?

Quais são as funções de um contador?

Antes de se preocupar se o seu estabelecimento precisa de um contador, você precisa entender o que esse profissional faz. O contador é a pessoa responsável por cuidar de toda a parte financeira, econômica e patrimonial de uma empresa ou restaurante. 

A partir dele, é possível realizar a abertura de estabelecimentos em geral, aderir um regime tributário adequado e fazer a famosa apuração de impostos.

Sem contar que ele ainda toma conta de toda questão trabalhista e vigilância sanitária, que são partes fundamentais de um restaurante.  

Deixar a contabilidade do seu restaurante para um contador garante até mais tempo para cuidar de outras tarefas que precisam da sua real atenção.

Não descarte esse membro da sua equipe! Busque sempre o melhor para o seu negócio.

Tenha um Sistema para Restaurante

Um Sistema para Restaurante garante controle e gerenciamento do seu empreendimento. E o melhor sistema do mercado é da Saipos! Confira abaixo algumas vantagens:

  • Comanda Eletrônica;
  • Atendimento de mesa, balcão, senha e delivery;
  • Sistema PDV;
  • Controle de estoque;
  • Site delivery exclusivo;
  • Monitor KDS;
  • Gestão de entregas;
  • Dashboard de Franquias;
  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • DRE;
  • Relatórios de produtividade;
  • E muito mais!

Para ter uma demonstração gratuita, aperte no banner abaixo!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

BAIXE GRÁTIS: Planilha de Fluxo de Caixa