Acompanhamento para hamburguer: veja 7 opções lucrativas

Aumente suas vendas com 7 opções inovadoras de acompanhamento para hamburguer

A melhor forma de impulsionar as vendas é inovar no tipo de acompanhamento para hamburguer que vão compor o cardápio de uma hamburgueria.

O hambúrguer é o segundo alimento mais consumido no Brasil, como mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest. Portanto, o mercado segue como oportunidade para empreendedores do mercado de food service.

Mas, para conquistar novos clientes e aumentar a margem de lucro de uma hamburgueria, é necessário oferecer mais que os tradicionais sanduíches de pão, carne e queijo guarnecidos de uma porção de fritas. 

A análise de mercado hamburgueria aponta que os consumidores buscam, cada vez mais, experiências gastronômicas inovadoras.

Por isso, definir um menu com diferentes tipos de acompanhamento para hamburguer pode dar destaque ao seu negócio frente à concorrência ampla no nicho de hamburguerias.

Neste artigo, você vai descobrir as 7 opções de acompanhamento para hamburguer e muito mais. Confira:

  1. Batatas como acompanhamento para hamburguer;
  2. Cebola como acompanhamento para hamburguer;
  3. Nachos como acompanhamento para hamburguer;
  4. Sticks de queijo como acompanhamento para hamburguer;
  5. Legumes como acompanhamento para hamburguer;
  6. Salada como acompanhamento para hamburguer;
  7. Sobremesas como acompanhamento para hamburguer.

Deu para perceber que o conteúdo vai te mostrar uma infinidade de possibilidades para incrementar os pratos da sua hamburgueria, não é mesmo? 

Por isso, a Saipos também preparou um material gratuito sobre como montar um cardápio atrativo. Com ele, você não vai ter dúvidas na hora de definir os acompanhamentos para hamburguer para o seu negócio.

Aperte no banner e faça o download gratuito agora mesmo!

1. Como usar as batatas de acompanhamento para hamburguer?

Mesmo que as batatas sejam acompanhamentos clássicos para os hambúrgueres, é possível dar uma cara nova às tradicionais porções de fritas. O comum é cortá-las no formato palito e temperar apenas com sal.

Para inovar, você pode oferecê-las no formato canoa ou ainda no estilo rústico, cortadas irregularmente e com as cascas bem higienizadas. Esse é um acompanhamento para hamburguer caseiro que faz o maior sucesso.

Também é possível inovar na forma de preparo para transformar as batatas. Experimente levá-las ao forno, em vez de fritá-las por imersão, e invista em condimentos especiais para temperar, como a páprica e o tomilho.

Outra opção de preparo, que pode combinar muito bem como acompanhamento para hamburguer gourmet, é o empanamento. 

Neste caso, vale a pena mergulhar as batatas em uma mistura, como um creme de alho, e empanar em farinha panko ou outra de sua preferência para garantir a crocância e o sabor do aperitivo.

A mandioca (ou aipim, ou macaxeira) também pode ser utilizada como substituta das porções de batatas. Nesse caso, é preciso ter atenção à quantidade vendida por combo para não deixar a refeição indigesta, já que a raiz é um alimento mais denso.

2. Como preparar a cebola de acompanhamento para hamburguer?

Impossível começar falando de cebola como acompanhamento para hamburguer sem citar as tradicionais onion rings que combinam com todos os tipos de hamburguer.


O costume de fritar anéis de cebola é tão americano quanto a origem dos sanduíches que hoje fazem parte da preferência dos brasileiros. Incluir os aperitivos no cardápio é garantir o aumento do faturamento da hamburgueria.

O modo de preparo é bem simples e consiste em cortar as cabeças de cebola em rodelas, de aproximadamente um centímetro de largura, empanar na farinha de trigo temperada, mergulhar no leite e passar na farinha novamente. Depois, é só fritar por imersão em óleo e servir ainda quente aos clientes como acompanhamento para hamburguer.

 

Para incrementar ainda mais o preparo, vale a pena rechear os anéis com fatias de queijo mussarela. No entanto, a cebola também pode ser preparada de outras formas para inovar nas guarnições, como:

  • Cebola crispy;
  • Cebola caramelizada.

Você pode tanto servir em porções, como um acompanhamento à parte, ou então dar aos clientes a possibilidade de consumi-las como um recheio adicional dos hambúrgueres.

A cebola, independente do preparo, é uma opção que combina muito como acompanhamento para hamburguer de frango, mas também é um dos melhores acompanhamentos para hamburguer artesanal.

3. Como combinar nachos de acompanhamento para hamburguer?

Por mais inusitado que pareça, as tortilhas já fazem parte de combos de hambúrgueres em alguns lugares. O segredo para utilizar os nachos como acompanhamento para hamburguer é oferecê-los em porções com molhos.

A melhor parte é que o custo de investimento com essa guarnição não é tão elevado, uma vez que os nachos são fáceis de encontrar em qualquer lugar e já vêm prontos.

O esforço maior será em preparar alguns molhos que combinam com o acompanhamento, como o guacamole (feito à base de abacate) e o sour cream.

Saipos explica: O sour cream, em tradução literal, significa creme azedo. O molho, muito presente em pratos da culinária mexicana, é feito com cream cheese, limão, creme de leite e sal.

 

Mas também é possível servi-los apenas com uma porção de cheddar. Os nachos são um ótimo acompanhamento para hamburguer no prato e também para smash burger, que tem uma essência de Tex-Mex bastante interessante.

4. Como fazer sticks de queijo de acompanhamento para hamburguer?

Se tem um ingrediente que não pode faltar em nenhum hambúrguer de qualidade, sem dúvidas, é o queijo, não é mesmo? Existem diversos tipos que combinam com todos os blends, desde a muçarela ao gorgonzola.

Geralmente, eles são oferecidos como parte do recheio, seja em fatias derretidas ou em cremes especiais. Que tal inovar na sua hamburgueria e servi-los como acompanhamento para hamburguer na forma de sticks de queijo? 

Confira o modo de preparo dos palitos de muçarela na tabela a seguir:

Receita de sticks de queijo muçarela

Ingredientes

Modo de preparo

  • Tiras de queijo muçarela;
  • Ovos;
  • Farinha de trigo;
  • Farinha de rosca (ou farinha panko);
  • Óleo para fritar por imersão.
  • Bata os ovos até ficarem homogêneos, mas não deixe criar espuma;
  • Separe as farinhas em dois recipientes diferentes;
  • Passe a tira de queijo no ovo;
  • Depois na farinha de trigo;
  • Passe novamente no ovo;
  • Empane na farinha de rosca;
  • Para ter mais crocância e garantir que o queijo não vai vazar na fritura, passe mais uma vez no ovo e em seguida na farinha de rosca;
  • Frite por imersão no óleo bem quente até ficar dourado.

 

Ofereça porções de 6 a 8 palitos de queijo bem recheados e combine a guarnição com molhos para acompanhar hamburguer gourmet, como o barbecue e a maionese verde.

O investimento é um pouco mais alto que as outras opções de acompanhamento para hamburguer, por conta dos preços dos queijos, elevados atualmente, mas a combinação com sanduíches é tão saborosa que, sem dúvidas, valerá a pena.

Para que a precificação dos pratos acompanhados dos sticks de queijo não seja um problema na sua hamburgueria, acesse gratuitamente a planilha de custos de pratos que a Saipos desenvolveu e evite prejuízos com o seu cardápio.

Aperte no banner e inicie o download agora mesmo!

5. Como preparar legumes de acompanhamento para hamburguer?

Uma hamburgueria de sucesso precisa dedicar um espaço do cardápio para agradar ao público vegano e vegetariano, além das tradicionais batatas fritas. 

Com o crescimento da alimentação plant-based, as receitas com legumes estão cada vez mais versáteis e saborosas

Saipos explica: o conceito de plant-based consiste em uma dieta restrita a alimentos de origem vegetal, aproveitando todas as partes comestíveis das hortaliças, desde o fruto até as folhas e talos.

 

Além de cumprir o papel de acompanhamento para hamburguer vegano, os legumes também são ótimas opções de acompanhamento para hamburguer fit e podem ser preparados de diversas maneiras. 

Algumas franquias, como o McDonald's, já usam a cenoura como um acompanhamento de combos infantis. Mas, também é possível usar outros legumes na combinação com os hambúrgueres, como o brócolis, a berinjela e a abobrinha.

O jeito mais fácil e nutritivo de fazer as hortaliças é levando ao forno para assar com temperos especiais. Construa camadas de sabor com especiarias, ervas, alho e azeite.

No entanto, a fritura não precisa ser descartada. A berinjela empanada frita por imersão é outra possibilidade de acompanhamento saboroso para os hambúrgueres.

6. Quais saladas servem de acompanhamento para hamburguer?

Inserir salada para acompanhar hamburguer também é uma boa pedida para agradar aqueles clientes que preferem alimentos mais saudáveis. Mas, é claro que para inovar, não dá para ficar limitado ao alface com tomate.

As variedades de sabores que podem ser criadas com os diferentes tipos de legumes e verduras permite modernizar o cardápio com muita qualidade. Algumas opções de saladas para acompanhar os hambúrgueres são:

  • Salada de grão de bico;
  • Coleslaw (salada de repolho com molho);
  • Salada de espinafre com bacon;
  • Vinagrete de abacaxi para hambúrgueres apimentados;
  • Salada alemã de batata (batata calabresa com bacon e cebola caramelizada).

As possibilidades são muitas! Faça testes e diferentes harmonizações com os blends e recheios dos hambúrgueres, e entenda o que os seus clientes preferem consumir

7. Quais são as melhores sobremesas de acompanhamento para hamburguer?

Nada melhor do que comer um doce logo após um delicioso hambúrguer, não é mesmo? Por isso, investir em um cardápio de sobremesa para acompanhar hamburguer é fundamental para aumentar o ticket médio do seu consumidor.

Proporcione uma experiência gastronômica completa com sobremesas que harmonizam com o sabor dos seus pratos. 

Como sugestão, use doces cítricos, como mousse de limão ou maracujá, para acompanhar sanduíches mais gordurosos, com bastante queijo e bacon. Assim, você estará facilitando a digestão do cliente, além de agradá-lo com a sobremesa.

Para aqueles que preferem sobremesas mais doces, algumas opções são:

  • Brownie com sorvete;
  • Petit gateau;
  • Cheesecake;
  • Sorvetes e milk shake.

Também vale a pena criar um sabor exclusivo de mini hambúrguer doce, recheado com creme de avelã e morango, por exemplo. Dessa forma, você conquista clientes com um produto que só existe na sua hamburgueria!

O mais importante, neste caso, é ter alternativas doces para o consumidor ter a experiência completa e sair bastante satisfeito de sua hamburgueria.

Controle o estoque da sua hamburgueria com um sistema de gestão!

Com tantos caminhos e opções de acompanhamento para hamburguer, aumentar o cardápio exige um controle rigoroso do estoque para que não faltem insumos para o preparo dos combos.

Com o sistema para hamburgueria da Saipos, você automatiza a gestão de estoque, tem um controle de vendas preciso para entender a preferência dos clientes e ainda faz toda a administração financeira do seu negócio.

Além disso, nosso software oferece outras facilidades como:

  • Monitor KDS para a gestão de pedidos;
  • Relatórios inteligentes;
  • Maior integração com aplicativos de delivery do mercado;
  • Organização de produtos;
  • Possibilidade de venda por Site Delivery.

Aperte no banner e conheça gratuitamente o sistema que vai revolucionar a sua hamburgueria agora mesmo!

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o sistema para hamburgueria da Saipos