Como planejar a inauguração de hamburgueria?

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Como planejar a inauguração de hamburgueria?

A inauguração de hamburgueria deve ser pensada e planejada com cuidado para dar o pontapé inicial em grande estilo.

Os primeiros passos de qualquer empreendimento são importantíssimos para ter bons resultados a curto prazo

Não dá para fazer feio! É necessário estar com todo staff preparado e equipado para servir todos os novos clientes com excelência.

Antes de tudo, você deve marcar uma data, convidar autoridades e a mídia local e investir em publicidade.

Afinal, você é uma nova marca abrindo um novo negócio e tentando se inserir em um ambiente bastante competitivo e que se renova todos os dias. 

Mas, para que você possa divulgar sua inauguração intensamente, é necessário que a gestão do restaurante consiga dar conta de todas as demandas que surgirão. 

Eventuais erros e problemas que ocorrerem no dia de inauguração dificilmente serão esquecidos

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para sugerir ações e dicas do que você pode fazer para a sua inauguração de hamburgueria ser um sucesso

E se você já está pensando em como atrair mais pessoas para sua inauguração, comece utilizando a internet a seu favor! 

Com o nosso conteúdo gratuito, aprenda a cadastrar o seu site no Google e ampliar as visualizações do seu site! É bem fácil, só clicar no banner aqui embaixo!

11 ações para você inaugurar sua hamburgueria com excelência

Se você chegou até aqui, com certeza precisa de alguma ajudinha para o dia de inauguração de hamburgueria do seu novo negócio!

De modo que, a primeira noite de trabalho do empreendimento precisa ser sublime. Sem erros e proporcionando um produto diferenciado que vai fazer os clientes retornarem.

Colocar tudo em ordem precisa de planejamento, atenção e paciência. Então, este artigo especial sobre a temática vai te dar um “empurrãozinho” na hora de colocar a mão na massa! 

1. Antes de tudo, prepare o emocional

É isso, mesmo! Antes de fazer qualquer planejamento, contratação ou compra de insumos, você precisa estar com o seu emocional extremamente preparado.

Isso porque no seu dia de inauguração de hamburgueria, você precisará estar atento a todos os detalhes. 

Irá caminhar de um lado para o outro. Vai auxiliar a cozinha, organizar o salão, enviar os convites, recepcionar os convidados. Poderá precisar atacar em todas as frentes.

Mas como trabalhar com um restaurante é a sua paixão, temos certeza que você vai tirar de letra!

2. Esteja com sua infraestrutura totalmente pronta

Chegou o dia de inauguração e ainda faltam alguns móveis ou equipamentos da cozinha? Isso não pode acontecer!

O start da sua hamburgueria precisa estar com tudo ajustado e funcionando. Principalmente na identidade visual.

O nome da sua hamburgueria também precisa estar estampado em placas, materiais gráficos, embalagens e nas paredes do estabelecimento. 

Isso vai contribuir para que sua marca seja lembrada com mais facilidade e que você se popularize mais rápido

3. Agrade o seu público alvo

Qual é o tipo de público que você quer que esteja presente na noite de inauguração de hamburgueria que você está empreendendo? 

A nossa dica é que o grupo de pessoas seja formado por clientes em potencial. São eles quem vão ajudar, principalmente, na divulgação boca a boca do estabelecimento. 

Se você não sabe ainda qual é o principal público da sua nova hamburgueria, vale a pena conferir nosso artigo sobre Plano de Negócios para Hamburgueria.

4. Recrute todos os seus funcionários

A sua inauguração de hamburgueria deve mostrar força total. Portanto, escale todo o time de funcionários.

  • Garçons;
  • Cozinheiros;
  • Assessores de Marketing;
  • Responsáveis pela limpeza.

Recrute até mesmo aqueles que são “freelancers”, principalmente os que são considerados “polivalentes” e conseguem atuar em diversas funções. 

5. Treine os funcionários

Depois de recrutá-los, você precisa treiná-los. Todos devem estar familiarizados com cardápio, linhas de servir, opções de bebidas e com o fluxo da cozinha.

Além disso, os funcionários precisam estar preparados para, durante o atendimento na hamburgueria, responder todas as dúvidas e problemas que os clientes possam enfrentar. 

Se necessário, faça uma “test-drive” do ritmo da sua equipe. Simule pedidos e organize todo o fluxo de trabalho. 

Por mais que haja tensão e ansiedade pela noite de inauguração, tente sempre manter a unidade e motivação da equipe. 

[Aproveite e já faça o download GRÁTIS das nossas “11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante”. É só clicar no banner aqui embaixo!] 

6. Faça um cálculo do estoque

Ter um estoque de insumos abastecido é imprescindível para qualquer inauguração de hamburgueria. 

Então, entre em contato com os fornecedores, peça quantidades consideráveis de pães, carnes, vegetais e condimentos. Tudo que você vai precisar para servir os convidados.

Utilizar planilhas de controle de estoque poderá ser uma boa opção para detalhar todos os itens que você tem armazenado e o que precisa ser comprado

7. Faça parcerias para divulgação

Você já deve ter ouvido falar do ditado: quem não é visto, não é lembrado? E isso é uma das grandes verdades do mercado de divulgação.

Já que você vai fazer um evento de inauguração de hamburgueria, invista em meios de comunicação que conseguem levar sua marca para longe, como:

  • Estações de rádio;
  • Emissoras de TV;
  • Jornal online;
  • Anúncios em redes sociais;
  • Influencers digitais;
  • Chef’s renomados da cidade.

Se a hamburgueria estiver em uma região comercial, uma boa ideia é propor convênios no qual os colaboradores das empresas locais ganhem descontos ao frequentarem a casa.

O velho e bom “flyer” também tem grande valia, principalmente, para os arredores do restaurante. 

Portanto, contrate alguém para distribuir os panfletos pelas redondezas e nos semáforos mais próximos. 

8. Faça promoções de inauguração

Cerca de 80% dos consumidores acabam escolhendo um estabelecimento que eles nunca visitaram antes com base na recomendação de algum parente ou amigo. 

E qual é a melhor alternativa para chamar a atenção dos clientes durante a sua inauguração de hamburgueria? Descontos promocionais!

Se você já tem um sistema de atendimento para Delivery, divulgue cupons de desconto por lá. Também dá para fazer ações nas próprias redes sociais. 

Escolha um produto que é o seu “carro-chefe” e que com certeza muita gente vai gostar de provar. 

Montar combos com lanches e bebidas é uma boa opção. Isso fará com que as recomendações dos seus clientes sejam intensas! 

9. A escolha da data e do horário

Essa pode ser uma das ações mais difíceis do planejamento de inauguração de hamburgueria. 

Qual será o horário de pico de atendimento do seu negócio? É ao meio-dia ou
à noite? 

No caso de hamburguerias, geralmente é após às 18h, quando a população deseja jantar “algo diferente”. 

Como você deseja que a sua inauguração seja leve e para descontração, priorize escolher as quintas ou sextas-feiras. São dias que as pessoas estão com mais vontade de se divertir.

Procure não marcar em feriados ou dias festivos do seu município. A sua inauguração de hamburgueria deve ser o fato principal daquela data!

Por conta da pandemia do coronavírus que estamos vivendo, você poderá necessitar de adequações no seu planejamento, como:

  • limitação da capacidade de público;
  • higienização constantes dos locais de uso;
  • cumprimento dos decretos estaduais e municipais a respeito do horário de funcionamento.

Se mesmo assim você não quiser perder o prestígio dos clientes e convidados, uma dica é dividir a inauguração de hamburgueria em 2 dias. 

Assim, você estará promovendo uma maior segurança sanitária a quem irá ao seu evento, sem comprometer o número de pessoas presentes

10 - Tenha tudo registrado

A noite de inauguração é um marco histórico para sua empresa. Pensando nisso, contrate os melhores fotógrafos e videomakers.

Tenha todo material registrado, já que as imagens poderão ser aproveitadas para divulgar o sucesso do evento e promover o negócio em ações de marketing.

11 - Exceda as expectativas 

O principal objetivo da sua inauguração de hamburgueria é ir além do esperado! Mostrar um serviço nota 10 para os clientes e convidados.

As pessoas sempre esperam algo especial nas grandes inaugurações dos restaurantes. Se tiver sucesso, estará bem encaminhado para construir uma boa base de clientes

E para ter mais eficiência ainda, você vai precisar utilizar a tecnologia a seu favor com um ótimo Sistema para Hamburgueria.

Conheça o Sistema para Hamburgueria Saipos 

Usando o software da Saipos, seu restaurante pode realizar diversas funções que só vão alavancar a venda de seus hambúrgueres!

Isso porque permite fazer o lançamento de pedidos, possibilitando a inclusão de adicionais de forma clara na comanda. 

Com a Saipos, também é possível a fácil criação de combos com bebidas, ou mais de uma opção de lanche.

Além disso, você tem os recursos para montar planilhas de custos dos alimentos, ficha técnica e consegue ter o controle total do seu estoque, podendo:

  • Otimizar os processos;
  • Reduzir perdas de alimentos;
  • Reduzir despesas;
  • Aumentar lucros;
  • Trabalhar mais tranquilo!

O que está esperando? Não perca mais tempo, fale com algum dos nossos consultores, agora mesmo, e veja sua hamburgueria ser mais eficiente e próspera!