🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

iFood caiu: entenda como não ter prejuízo nesse momento

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

7 ações para não se prejudicar com a instabilidade da plataforma 

O iFood caiu, e agora? Essa pergunta é constante na vida de quem trabalha com delivery e depende da plataforma, que é a mais famosa da categoria.

Problemas com o aplicativo já aconteceram várias vezes e é impossível afirmar que as falhas terão fim. 

Quando os “bugs” do sistema ocorrem, aceitar pedidos vindos pelo app se torna uma tarefa dificílima, e em alguns casos não é possível dar seguimento às vendas durante o período de instabilidade.

Porém, embora a queda do sistema iFood represente um risco recorrente, há maneiras de contornar o problema e lidar bem com as falhas do app, sem prejudicar o faturamento.

Pensando nisso, a Saipos preparou esse artigo com 7 ações que você precisa implementar na sua operação para não ser prejudicado nos momentos que o iFood caiu.

Mas antes de seguir a leitura, aproveite para fazer parte da Pesquisa de Mercado Food Service 2021. 

A Saipos reuniu as principais tendências do mercado pós-pandemia para ajudar a criar as melhores estratégias no seu negócio. Aperte no banner, responda as perguntas e receba o levantamento em primeira mão.

O melhor Sistema para Restaurante nas suas mãos
O melhor Sistema para Restaurante nas suas mãos
Faça a aquisição do Sistema Saipos e tenha o gerenciamento completo das suas operações, além de integração com todos os apps de que você precisa.
QUERO CONHECER

iFood caiu: saiba como falar com o suporte

Antes de falarmos sobre estratégias que contornam os problemas de instabilidade do iFood para restaurantes, é importante saber a quem recorrer quando esse tipo de conflito acontece.

O recomendado é falar com o iFood suporte para entender o que está ocasionando a situação, e também a perspectiva de retorno.

A previsão de normalidade da plataforma é importante, não apenas para a sua operação, mas também para que você possa informar seus clientes sobre a solução.

O iFood telefone é uma das maneiras que os restaurantes e usuários encontram para entrar em contato com a plataforma. Há dois números para você fazer a ligação:  

  • iFood telefone: (011) 4003-0706
  • iFood telefone Financeiro: (011) 4003-0200

O atendimento via telefone funciona em horário comercial. Portanto, das 8h às 18h. Se precisar, entre em contato dentro desse período. 

Mas, caso prefira, também é possível se comunicar por e-mail. O endereço eletrônico é suporte@ifood.com.br.

Caso você não queira ligar ou tenha problemas para ser atendido, o indicado é buscar os meios de comunicação para se informar.

Geralmente, quando as falhas são nacionais, todos os veículos de imprensa noticiam o fato, inclusive com declarações oficiais do iFood. 

iFood caiu? Veja 7 passos para não sair no prejuízo

É impossível se blindar contra problemas no sistema do iFood e de outros aplicativos de delivery. 

No entanto, há uma série de medidas que auxiliam na sua autonomia, dando respaldo para soluções na hora de conflitos.

Confira as 7 estratégias mais assertivas que vão te ajudar nos momentos em que o iFood cair.

1. Crie uma rede de contatos

A dependência total de um aplicativo de delivery faz com que você não tenha domínio sobre os dados de seus clientes.

Isso porque a base de dados fica sob responsabilidade das plataformas, sem acesso ao restaurante.

Nesse sentido, imagine como uma queda de um app pode ser drástica caso não haja uma segunda via para contato com os compradores.

Por isso, crie estratégias para capturar os contatos de seus clientes, como o número de telefone e e-mail. 

Dica da Saipos

Mesmo com a venda finalizada pela plataforma, uma ideia que garante o acesso ao contato do cliente é inserir folders na embalagem com o número do seu WhatsApp.

O conteúdo precisa ser atrativo e dar motivos para que o cliente lhe mande mensagem. 

Para isso, você pode ofertar um brinde que precisa ser validado pelo WhatsApp, como uma porção de batatas,refrigerante grátis ou cupons de desconto.

2. Trabalhe seu marketing

O marketing é um setor fundamental para qualquer empresa, mas, no caso de um restaurante, ele é responsável por manter o relacionamento com seus clientes e esclarecer qualquer problema na operação.

Caso o iFood caiu e o cliente não recebeu o pedido que gostaria, ele certamente irá culpar o seu delivery, e não a plataforma.

Por isso, mais do que saber agir tecnicamente, é necessário ter ações destinadas ao público, que esclareçam o ocorrido e evitem que seu empreendimento tenha a credibilidade prejudicada.

O iFood caiu: como eu lido com as reclamações?

Caso o iFood tenha caído e você começou a notar os problemas com os pedidos que já estavam em andamento, não perca tempo e use suas redes sociais para alertar seus clientes, principalmente se as reclamações já estiverem começado.

Um story no Instagram, explicando que o conflito está na plataforma do iFood e não no seu restaurante, já deixará o público informado e sem “ranço” do seu delivery.

Mais que isso, uma ação assim evita que os clientes migrem para as suas redes sociais para reclamar dos atrasos ou da dificuldade em fazer uma compra.

Agora, se a instabilidade ainda permitir a solicitação dos pratos pelo app, é recomendado utilizar o chat para comunicar quem está do outro lado sobre a inconsistência do app naquele dia.

3. Incentive o cliente a realizar o pagamento na entrega

Grande parte das reclamações que chegam dos usuários em dias de queda do sistema iFood são sobre problemas na confirmação do pagamento.

Inúmeras vezes o cliente faz o pagamento online, tem o valor descontado, mas o pedido não é continuado. Uma falha do sistema, mas que dá a impressão de que o problema aconteceu no seu estabelecimento.

Para evitar esse tipo de problema, uma boa escapatória é incentivar o cliente a realizar o pagamento junto ao entregador.

Assim, não há erro no pagamento, além da garantia de que o cliente só pagará depois de ter a refeição em mãos.

4. Considere fazer as entregas com frota própria

As vendas por meio do iFood são divididas em duas partes. A primeira é referente ao processo de escolha no cardápio e pedido, que precisa ser aceito pelo restaurante e preparado.

A segunda parte é responsável pela logística dos iFood entregadores e essa etapa também pode sofrer interferência quando há problemas na plataforma.

Quando isso acontece, o atraso na entrega é considerável, e o bug pode, inclusive, não repassar o pedido para a equipe de entregadores.

Evitar esse tipo de problema só é possível com uma logística de entrega própria, sendo possível optar por motoboys terceirizados (a partir de plataformas de entrega) ou de profissionais liberais.

A Saipos é o sistema para restaurantes que mais integra com outras plataformas de delivery, incluindo apps de logística de entrega como a Foody Delivery e a SODE. Com elas, você pode realizar essa etapa sem depender do iFood.

Aperte no banner e conheça todas as opções de integração da Saipos!

Conheça as integrações do Sistema Saipos
Conheça as integrações do Sistema Saipos
Temos a plataforma com maior número de integrações no Brasil - entre aplicativos de delivery, logística, cardápio digital ou site delivery. Aperte no botão abaixo e amplie as possibilidades do seu restaurante.
SAIBA MAIS

5. Esteja em outras plataformas

Trabalhar com apenas uma plataforma de delivery oferece riscos, e o principal é justamente esse. Caso aconteça um problema com a plataforma, o seu restaurante fica no limbo.

Sem chances de vender por outro canal, o prejuízo é certo e o faturamento do período pode ser praticamente zerado.

Sendo assim, a dica é marcar presença em pelo menos um segundo app, possibilitando que as vendas sejam feitas, mesmo que em menor quantidade.

Como escolher o melhor aplicativo para meu delivery?

Sim, é importante não apostar todas as fichas em uma única plataforma, mas, para trabalhar com mais de uma, também é necessário ter atenção.

O vínculo entre restaurante e aplicativo gera uma despesa significativa para o estabelecimento, incluindo a taxa de implantação, mensalidade e outros custos que podem aparecer.

Por isso, o ideal é saber comparar as opções do mercado e escolher aquele app que representa maiores ganhos para o seu negócio.

6. Tenha um site próprio

Complementando a dica anterior, ter um site próprio garante 100% de independência no seu delivery. Assim, você se vê longe dos problemas recorrentes nas plataformas.

Um site próprio pode ser desenvolvido especialmente para o seu restaurante, com um layout que combine com sua identidade visual e permita uma navegação simples até a finalização da compra.

O problema é que esse tipo de serviço costuma ter um custo muito alto, mesmo que o valor investido compense a longo prazo (já que não há taxas).

Para ter mais rapidez na implantação do seu site ou aplicativo próprio, é possível contar com plataformas que já possuem essa finalidade, como por exemplo:

  • Delivery Direto;
  • Neemo;
  • CCM;
  • Accon;
  • JotaJá

Site Delivery: uma opção para vender sem taxas

O Site Delivery da Saipos é um site próprio exclusivo para seu restaurante, a forma mais econômica de vender, já que não cobra taxas como os grandes aplicativos de entrega de comida.

Com ele ,você tem auxílio para organizar todo o processo de preparo e entrega dos pratos. 

O cardápio também fica disponível no site, e o cliente pode fazer o pagamento online – mais prático para ele e para o seu negócio.

A Saipos desenvolveu a melhor opção em Site Delivery para quem já é cliente. Aperte no banner abaixo e conheça essa solução fundamental para deixar de ser refém dos aplicativos de delivery!

7. Utilize um sistema para delivery

Para vender com eficiência e reduzir os riscos de administrar manualmente o seu negócio, é necessário contar com um sistema para restaurante, e se o iFood caiu, essa ferramenta também te ajuda!

Por meio do Sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio, aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito.

Além disso, você evita e reduz prejuízos consequentes de desvios ou perda de validade dos produtos. Acredite, ter uma gestão é o segredo para um empreendimento competitivo. 

Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer saber mais sobre a Saipos? Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração:

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Conheça todas as Integrações da Saipos!