🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

8 Dicas para Instagram de restaurante: saiba como se destacar nas redes sociais!

Aprenda a como fazer seu restaurante bombar nas redes sociais

Está procurando dicas para Instagram de restaurante? Esse é o artigo ideal para você. Ao longo do conteúdo, você vai conferir 8 dicas que vão te ajudar a entender como se destacar com essa eficiente estratégia de marketing para restaurante. Confira:

  1. Crie um perfil comercial para o seu restaurante;
  2. Escolha um nome de usuário fácil de encontrar;
  3. Saiba o que postar em um Instagram de Restaurante;
  4. Tenha uma frequência de postagens;
  5. Considere impulsionar suas publicações com o Instagram Ads;
  6. Saiba como interagir diretamente com os clientes pelo Instagram
  7. Saiba lidar com os feedbacks positivos e negativos;
  8. Conheça o melhor Software para Restaurantes.

Mas antes de começar a leitura, baixe gratuitamente nosso e-book e aprenda sobre qual a melhor forma de divulgar um restaurante. 

1. Crie um perfil comercial para o seu restaurante

É muito importante que você crie um perfil comercial para o seu restaurante nas redes sociais. 

Afinal, esse tipo de conta oferece uma série de funcionalidades que o “perfil comum”, também conhecido como “modo usuário”, não possui. 

No Instagram, essa conta comercial recebe o nome de Instagram for Business, que em tradução livre significa “Instagram para negócios”. 

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a possibilidade de verificar algumas métricas como, por exemplo, o horário em que as interações acontecem com maior intensidade.

Isso pode ser crucial para determinar a melhor hora do dia para realizar os posts, de forma com que o mesmo tenha mais interações. 

Outra vantagem da conta comercial em relação ao modo usuário, é a possibilidade de analisar o alcance das publicações e ter acesso à quantidade de perfis que visitaram a sua página. 

Além disso, no perfil de empresa Instagram, é possível adicionar opções como o “comprar agora” em um link que leva direto para a página no iFood, Rappi, Uber Eats ou site próprio.

Também é possível adicionar a opção “contato” que fica ao lado da foto de perfil. Com essa função, o cliente pode selecionar se quer fazer uma ligação, mandar um e-mail ou ter acesso à localização do restaurante. 

Caso seu restaurante possua um site próprio, você pode inserir um link na Bio que leve os usuários direto para a sua página. 

Existem ainda, diversas outras métricas, que você pode acompanhar com um perfil comercial como, por exemplo:

  • Média de engajamento por post;
  • Média de curtidas por post;
  • Visitas ao perfil;
  • Cliques no site;
  • Taxas de saída, toques para avançar e voltar (stories);
  • Entre outras. 

Mas lembre-se que para utilizar o Instagram for Business é necessário vincular a conta à página do seu estabelecimento no seu Facebook. 

Caso você ainda não possua uma conta, acesse nosso conteúdo sobre como criar um Facebook para restaurantes.

É possível mudar minha conta comum para uma conta comercial no Instagram?

Sim, é possível transformar uma conta comum em uma conta comercial. Mas cuidado!

Pode até parecer uma dica óbvia, mas é extremamente importante que você não misture a sua conta pessoal com a profissional. 

Afinal, os seguidores da página do seu restaurante vão estar ali para ver promoções, cardápio, fotos de comidas e demais informações relacionadas a seu comércio e não para ver fotos de você viajando com a família ou curtindo uma festa com os amigos. 

Por isso, caso opte por transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial, lembre-se de apagar todas essas fotos antigas e deixar o seu perfil com uma cara profissional. 

 

Como alterar uma conta comum para uma conta comercial?

Para fazer a alteração, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  • Acesse o seu perfil e clique no ícone das configurações;
  • Em seguida, selecione a opção “Mudar para o perfil comercial”;
  • Nesta etapa você será direcionado para uma página onde receberá instruções e informará o número de telefone para seguir para o próximo passo.
  • Logo após você precisará vincular a conta à página do seu negócio no Facebook. 
  • Por último, clique em analisar informações de contato e sua conta estará pronta.

É possível voltar a ter uma conta comum no Instagram depois?

É possível e é bem simples! 

Basta ir até às configurações, clicar na opção “reverter para conta pessoal” e confirmar a escolha. Você pode alterar essa configuração de conta a hora que quiser. 

2. Escolha um nome de usuário fácil de encontrar

Uma boa estratégia de marketing para restaurante é adotar um nome simples para o seu Instagram de Restaurante

Afinal, os seus clientes precisam achar o usuário do seu estabelecimento com facilidade. 

Lembre-se que o cliente quer rapidez e, por isso, dificilmente buscará mais que três vezes o nome do estabelecimento.

A nossa dica é que o usuário tenha o mesmo nome do seu restaurante e não possua caracteres especiais, números ou demais elementos que possam dificultar a busca. 

Também é importante que você insira na bio do seu perfil, algumas palavras-chave relevantes para o segmento do seu restaurante. 

Assim, você aumenta a possibilidade do seu perfil aparecer nas buscas realizadas no aplicativo e até mesmo, as chances de ser sugerido na aba de pesquisas.  

3. Saiba o que postar em um Instagram de Restaurante

O Instagram é uma rede social que te permite trabalhar com diversas possibilidades. Por isso, não se limite apenas aos posts convencionais, como, por exemplo, fotos do seu cardápio ou pratos que oferece no seu restaurante. 

Uma maneira de fugir do convencional e ainda fortalecer o relacionamento com os clientes, é gravar stories sobre eventos, promoções, processo de preparação dos alimentos, ou até mesmo uma espécie de tour mostrando como funciona o dia a dia da sua cozinha. 

Você ainda pode fazer lives, conteúdos respondendo as principais dúvidas dos seus clientes, enquetes relacionadas a rotina do seu restaurante e produções voltadas para Reels ou IGTV. 

Lembre-se que você está buscando criar conteúdo para um Instagram de comida. 

Por isso, independente do formato, o mais importante é que as fotos/vídeos dos seus pratos estejam bonitas, bem elaboradas e, principalmente, consigam despertar o interesse e o apetite dos clientes. 

Uma estratégia que está em alta no mercado e é muito eficiente para aumentar a atratividade das suas fotos é o Food Porn

Essa técnica é muito utilizada em comerciais de pizzarias e hamburguerias e pode ser utilizada até mesmo para aumentar o faturamento do seu restaurante. 

A partir dessas dicas para usar no seu restaurante, é possível impulsionar muito melhor as suas redes e conquistar mais clientes.

 

4. Tenha uma frequência de postagens

Você precisa entender que o Instagram, assim como diversas outras redes sociais, limita a entrega do seu conteúdo. 

Por isso, para que o algoritmo entenda que seu perfil é relevante e passe a exibi-lo para cada vez mais pessoas, é necessário ter uma frequência de postagens. 

Não é recomendado, por exemplo, que você faça 1 post por mês. Afinal, além de correr o risco de não ter uma entrega alta, os próprios seguidores podem acabar perdendo o interesse no seu perfil ou até mesmo achar que ele não está mais sendo utilizado. 

O ideal é que você faça, ao menos, 1 post por dia. Você pode revezar entre fotos dos seus pratos, cardápio, processo de preparação dos alimentos, entre outros. 

Dica da Saipos: Os stories costumam entregar melhor do que posts comuns, por isso busque produzir o máximo de stories possíveis. Mas certifique-se que o conteúdo postado esteja de acordo com aquilo que o seu cliente busca consumir. 

5. Impulsione suas publicações com o Instagram Ads

Caso queira que os seus posts atinjam um número maior de pessoas, você pode impulsionar as publicações com o Instagram Ads. 

Essa ferramenta pode ser utilizada para:

  • Atingir um público mais qualificado e propício a consumir o seu produto;
  • Gerar cliques;
  • Aumentar o número de conversões e vendas;
  • Gerar mais cliques para o seu site;
  • Tornar o seu perfil mais reconhecido;
  • Aumentar o número de downloads do seu aplicativo próprio;
  • Entre outros. 

E o melhor é que você escolhe o valor que deseja gastar com os anúncios. Com o investimento de um real ao dia, já é possível começar a impulsionar os seus posts.

No entanto, o Instagram sugere como valor mínimo de investimento, dez reais ao dia, por 3 dias seguidos, para começar a impulsionar os seus conteúdos. 

Resumidamente, quanto maior o investimento, maior tende a ser o retorno obtido com o impulsionamento. 

Dica da Saipos: Não recomendamos que você saia fazendo altos investimentos com impulsionamento de publicação. 

Afinal, o mais importante é fazer um impulsionamento acertado, que atinja o seu público-alvo ideal.  E não pagar muito para aparecer para um público que provavelmente nem se interessa pelo seu negócio.

Por isso, antes de gastar seu orçamento com essa ferramenta, aprenda a utiliza-lá corretamente.

6. Interaja diretamente com os clientes pelo Instagram

Interagir com os seguidores do Instagram do seu restaurante é uma excelente estratégia de fidelização e fortalecimento de marca. 

Por isso, faça posts convidativos para que os seus clientes sintam-se à vontade para frequentar seu ambiente, experimentar seus pratos, e principalmente, retornar ao seu estabelecimento. 

Além disso, você também pode apostar em posts promocionais, onde o usuário tenha que marcar o restaurante para concorrer a uma refeição ou um cupom de desconto. 

Essa é uma ótima maneira de promover uma interação direta com os clientes e ainda divulgar o seu negócio. 

Utilize as ferramentas da plataforma (Instagram Live, IGTV, Insta stories) para apresentar o restaurante, os funcionários e a proposta do seu negócio.

Isso aproxima o cliente e ele se sente parte, amigo dos funcionários e a probabilidade de virar seu restaurante favorito é grande.

Além disso, lembre-se de convidar esse público para interagir nas demais redes sociais que você o seu restaurante possuir, como, por exemplo: Twitter, Facebook, LinkedIn e outros.

7. Saiba lidar com os feedbacks positivos e negativos

Com a crescente procura por Instagram de restaurantes, a rede se tornou uma porta para a conquista de novos clientes.

No entanto, o contato direto com o público precisa ser administrado com cautela. Afinal, as redes sociais também são palco para muitas críticas e elogios, que precisam ser levadas em consideração e respeitadas. 

Por isso, é essencial que você e toda a sua equipe estejam preparados para lidar com essas situações. 

Jamais, em hipótese alguma e independente de você estar certo ou errado, discuta com os seus clientes nas redes sociais. Essas discussões geralmente não levam a lugar algum e ainda mancham a reputação do seu estabelecimento.

Ao invés de questionar ou discutir com o cliente, responda agradecendo pelo feedback e diga que o seu restaurante levará em conta aquelas sugestões para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços. 

Dessa forma, você conseguirá mostrar para as pessoas que o seu restaurante é uma empresa séria e que sabe ouvir os clientes. 

8. Conheça o melhor Software para Restaurantes

Tão importante quanto saber como fazer bombar um restaurante nas redes sociais, é fazer uma gestão qualificada do seu negócio. 

O Sistema para Restaurante da Saipos foi criado para tornar esse processo mais simples, ágil e inteligente. Além disso, o nosso software permite automatizar e melhorar o desempenho do seu restaurante. Confira outros benefícios de utilizar o sistema da Saipos:

  • Criar um Site Delivery para pedido online exclusivo do seu restaurante!;
  • Criar uma comanda eletrônica para atendimento de qualidade, com agilidade, a partir da praticidade de usar tablets ou smartphones para tirar pedidos. 
  • Integrar com os principais apps delivery do mercado;
  • E muito mais!

E você ainda pode ter acesso a uma demonstração gratuita dessas e de todas as nossas outras funcionalidades!

Clique no banner abaixo para conhecer mais sobre o sistema e falar com um de nossos consultores.

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Baixe: e-book 5 dicas para divulgar o seu restaurante