Facebook para Restaurantes: como ter um?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Facebook para Restaurantes: como ter um?

O Facebook para restaurantes é uma ferramenta de marketing digital que pode ser usada para alavancar as vendas.

Contudo, conseguir participação do público nas redes sociais é uma tarefa árdua, mas dá ótimos resultados de marketing para restaurante.

Portanto, utilizar aplicativos que normalmente as pessoas usam para lazer, é uma forma de interagir sutilmente e conquistar novos clientes.

A plataforma tem diversos recursos voltados para o gerenciamento de páginas, anúncios e métricas.

Igualmente, o app possibilita que seu restaurante faça vendas pela rede social e que o cliente faça avaliações do seu estabelecimento.

Entenda um pouco sobre a ferramenta neste artigo, mantenha seus clientes perto e conquiste novos.

Quer arrasar nas redes sociais com imagens modernas e cheias de estilo? Aperte no banner e baixe + de 50 artes editáveis para restaurante!

Como criar uma página de restaurante no Facebook?  

Para criar uma página de restaurante no Facebook você terá que fazer uma conta na plataforma com o e-mail do seu restaurante e criar o perfil.

Então você irá clicar na engrenagem, e em seguida selecionar a opção “criar uma página”.

Feito isso, você irá preencher os campos necessários como: nome, descrição, foto de perfil, foto de capa, e pronto! Sua página está disponível para uso.

É importante lembrar que você pode alterar informações normalmente, e é possível acompanhar pelas métricas o alcance das publicações.

O Facebook disponibiliza na Play Store e na App Store, um aplicativo próprio para o gerenciamento de páginas.

Certamente esta ferramenta é uma forma de segmentar e aumentar o desempenho e a propagação das suas postagens.

Dessa forma, o Facebook também disponibiliza o serviço de anúncios. Essa ferramenta é paga e você contrata a utilização do serviço quando desejar.

Portanto, ao optar pelo anúncio, você escolhe o plano que mais se encaixa às suas necessidades. Quanto maior o alcance, maior o investimento.

Mas lembre-se o facebook é apenas uma das redes sociais, e você precisa conquistar seu espaço em cada uma delas. Inclusive, isso ajuda a manter as informações do seu restaurante no google.

O que postar em um Facebook para Restaurantes?         

É interessante que quem esteja fazendo o controle do Facebook do seu restaurante, entenda e use recursos à favor do estabelecimento.

Por isso, separamos alguns tópicos indispensáveis para que o seu facebook para restaurante dê um bom resultado nas suas vendas e popularidade da sua marca, confira!

1. Fotos atrativas

Em primeiro lugar, cuide das suas fotos, elas são o atrativo que fará os clientes interagirem com a sua página.

Portanto é importante que suas imagens chamem atenção. Procure postar fotos focadas, bem iluminadas e que caracterizem bem o seu pedido.

Lembre-se que o consumidor espera que o lanche seja igual ao das fotos, então é preciso que elas sejam realmente dos seus lanches e não fotos genéricas da internet.

2. O conceito do restaurante

Poste também informações sobre seu restaurante. A equipe, os pratos e a história como um todo podem gerar um sentimento de familiaridade no cliente.

Lembre-se que é importante demonstrar o senso de organização. O cliente percebe facilmente se você criou o perfil no facebook de qualquer jeito, ou se colocou dedicação sobre a plataforma.

Por isso, tente transmitir ao máximo a essência do seu negócio, com o objetivo de construir vínculo com seu público alvo.

Só para ilustrar,  faça posts do tipo “Neste dia 10 de julho, dia da pizza, traga seus amigos e sua família para experimentarem a melhor pizza da região”.

Essas postagens são um convite para pessoas que querem comer alguma coisa, mas que ainda não decidiram o que.

Pense no Facebook para restaurantes como uma vitrine, e exponha sempre aquilo que é mais vendável.

Como vender pelo Facebook para restaurantes?

Como método de venda, existem diversos meios que  você pode utilizar, veja mais sobre os principais:

 

1. Grupos de venda Existem milhares de grupos de venda no facebook, e sempre há um mais popular em cada cidade. Desse modo, é interessante compartilhar neles os posts de promoção da sua página, ou até mesmo criar sorteios para obter mais seguidores, e como consequência, mais visibilidade.
2. Marketplace O Marketplace é a loja online do facebook. Nessa aba, você pode colocar a imagem de um produto em promoção, por exemplo, e preencher os dados padrão que a plataforma determina, com preço, localização e opção de entrega. 
3. Redirecionamento Tendo o seu facebook para restaurante, uma opção para que o cliente faça contato com você mais facilmente, é colocar o link do facebook ou messenger como botão, logo no topo da página. Fazendo isso, você pode direcionar o cliente para uma conversa com resposta automática, inclusive contendo o cardápio.

 

Venda através de delivery!

As pessoas na maioria das vezes, preferem contatar os estabelecimentos sem ter que, de fato, falar ao telefone por ligação.

Como resultado, as vendas por aplicativos como o Facebook, Instagram e WhatsApp Business aumentaram muito desde a chegada dos smartphones.

Sabendo disso, é interessante que seu estabelecimento também ofereça serviços de delivery. Não se esqueça de disponibilizar online uma foto do cardápio.

Falando em delivery, é impossível não citar que com o uso do facebook e das plataformas específicas para entrega de comida, as vendas costumam crescer de forma significativa.

Para conseguir dar conta das vendas, um sistema para restaurante é indispensável, por isso, conheça o software da Saipos, que atua em todos os processos do restaurante, desde o atendimento até a entrega.

Clique no banner e conheça o sistema para restaurante mais completo, com o melhor custo benefício do mercado! 

Dicas de marketing digital para restaurantes    

Se você quer aumentar a popularidade da sua marca e vender mais, não deixe de colocar essas 6 dicas em prática, veja!

1. Use referências conhecidas 

Use, por exemplo, filmes, séries, ações que causem comoção e que faça com que as pessoas se interessem não só pelos produtos, mas pelas publicações.

Estar sempre antenado ao que acontece no mundo virtual, permite que você relacione seus posts com o que as pessoas mais tem visto. Isso inclui até mesmo os famosos memes.

Fazer isso é o caminho para conquistar um espaço e ter os posts compartilhados, o que gera maior visibilidade para o seu restaurante. Sem dúvida, esse é uma dica importante para vender mais!

2. Tenha posts bem humorados

Posts bem humorados também costumam causar um bom impacto. As informações podem ser passadas de forma mais descontraída e leve.

Um estudo recente mostrou que os seguidores ficam felizes quando o estabelecimento ou marca responde de forma amigável e rápida.

Trate seu cliente bem virtualmente e isso despertará nele uma sensação de “amizade” e de parceria.

Um bom marketing vai impactar muito no seu negócio, então use sim esta dica para restaurante.

Quer uma ajudinha nisso? Baixe nosso material com mais de 50 artes para as redes sociais. São vários modelos super modernos e editáveis! Clique e baixe grátis!

3. Aproveite as datas comemorativas

Com o intuito de conseguir atenção nas redes sociais para restaurante, aderir datas comemorativas pode ser uma boa alternativa .

Então faça promoções temáticas que levem um grande número de pessoas até a página do seu restaurante.

Um exemplo são essas promoções de dia dos namorados em que a foto de casal mais curtida dá aos ganhadores uma refeição gratuita.

Essas são algumas datas possíveis:

  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

Além disso, os participantes pedem para os amigos curtirem e divulgarem o post para mais pessoas, e essas ações são muito boas para divulgar o restaurante.

4. Libere cupons de desconto

Disponibilize cupons de desconto quando seu cliente interagir com a página do seu restaurante no Facebook.

Poste uma foto promocional e peça ao cliente para que ele mostre o print no caixa para obter o desconto.

Da mesma forma, pedir para o cliente fazer check-in no Facebook no seu estabelecimento e bonificá-lo por isso.

5. De descontos nos para aniversariantes

Pode ser uma boa sacada postar que seu restaurante oferece desconto ou que presenteia o cliente que está de aniversário de alguma forma, isso lhe motiva a pedir comida pelo facebook.

Seja dando uma sobremesa, um refrigerante, alguma coisa que faça a pessoa se sentir especial. Isso é um diferencial que pode fazer o cliente retornar.

Lembre-se de pedir para ver um documento (RG, CNH) que comprove que a pessoa está mesmo de aniversário no dia.

6. Compartilhe fotos e vídeos de eventos 

Se seu restaurante oferecer música ao vivo, faça publicações divulgando o dia e a hora que as atrações forem se apresentar.

Entretanto, talvez seja interessante fazer noites temáticas. Uma noite sertaneja, uma de música pop, uma com os clássicos do rock.

Sendo assim uma boa possibilidade de atrair grupos de amigos para se divertir no seu restaurante.