ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Google Ads para restaurante: crie anúncios e divulgue seu negócio

Use o Google Ads para restaurante e divulgue seu negócio

Google Ads para restaurante é a maneira mais fácil e completa de conseguir mais clientes. 

Isso porque a plataforma de anúncios do maior buscador do mundo faz a ponte entre quem busca determinado negócio e os donos desses negócios. 

Pense na seguinte situação: você está em uma cidade nova e quer comer uma pizza. Sua primeira reação certamente vai ser pesquisar no Google restaurantes italianos mais próximos de você. 

Os primeiros resultados dessa pesquisa, sinalizados como anúncios, são de negócios que pagaram para estar entre eles, por meio do Google Ads.  

Essa situação hipotética é reafirmada pelos números. Segundo o Google, 97% dos consumidores pesquisam empresas locais na internet antes de contratar um serviço ou comprar um produto. 

Com isso, se você quer alcançar cada vez mais clientes, não pode deixar o Google Ads para restaurante de fora da sua estratégia de marketing para restaurante

Se você não está familiarizado com o Google Ads ou até com outras plataformas de anúncio, fique tranquilo porque nas próximas linhas vamos explicar tudo. 

Mas antes, se você quer ter uma presença mais efetiva na plataforma, clique agora mesmo no banner abaixo e descubra gratuitamente Como cadastrar seu restaurante no Google:

Google Ads para Restaurante

Em resumo, a plataforma permite a criação de campanhas e anúncios que serão entregues ao seu público-alvo por meio dos algoritmos e palavras-chave. 

O resultado é justamente ter a sua marca no topo dos resultados de pesquisa do Google para o seu segmento.

Por outro lado, cabe destacar que no marketing digital para restaurante, o trabalho para ter anúncios mais efetivos e que tenham uma boa conversão começa no offline. 

Para fazer conteúdos personalizados e que chamem atenção, você vai precisar conhecer muito bem o perfil das pessoas que acompanham o seu restaurante

Idade, região de moradia, o que gosta de fazer, com o que trabalha, pelo que se interessa, entre muitos outros aspectos. Esses pontos serão a sua bússola na hora de criar os anúncios e campanhas dentro do Google Ads.

Como funciona Google Ads para meu restaurante?

Depois de cadastrar seu restaurante no Google, basta seguir um simples passo a passo para começar a anunciar. Acesse o site do Google Ads e, depois das definições iniciais, você deve partir para o orçamento. 

Nesse ponto, cabe destacar que a plataforma funciona com PPC (Pay-Per-Click) ou ‘Pagamento Por Clique’. 

Ou seja, o valor que você determina para suas campanhas só é gasto a partir do momento em que alguém clica no seu anúncio por meio da busca por determinada palavra-chave

Sobre a definição dessas palavras, se você é dono de um restaurante italiano, pode definir que as pessoas que busquem por ‘pizza’ no Google, encontrem o seu site como um dos primeiros resultados. 

Por outro lado, não existe somente uma palavra que as pessoas vão buscar e que podem encontrar o seu negócio. 

Então, mapeie referências e aproveite as palavras-chave que a própria plataforma vai te sugerir. 

Sobre os formatos de anúncios para Google Ads, as possibilidades são diversas:

  • Resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave;
  • Banners em sites específicos direcionados;
  • Banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • Banners em aplicativos;
  • Banners no YouTube;
  • Anúncios em vídeos no YouTube.

Você certamente já deve ter esbarrado com um deles por aí:

Exemplo 1

 

Exemplo 2:

 

Exemplo 3:

Regras para utilização do Google Ads

Ainda no momento de configuração dos seus anúncios, existem algumas regras que você deverá cumprir. 

A principal delas diz respeito justamente ao conteúdo. Com isso, é proibido fazer anúncios com os seguintes direcionamentos:

  • Produtos falsificados;
  • Produtos ou serviços perigosos;
  • Conteúdo chocante ou que promova ódio, intolerância, discriminação ou violência;
  • Declarações falsas;
  • Conteúdo sexual explícito. 

Entre alguns outros com regras específicas que podem ser checadas dentro da própria plataforma

Além disso, o site para o qual seu anúncio irá direcionar deverá ter total relação com o conteúdo do anúncio

Ou seja, não dá para você anunciar seu restaurante e a página de destino do anúncio levar o usuário para o site de um escritório de advocacia. 

O Google reconhece esse tipo de prática e pode bloquear a distribuição do seu anúncio. Sua página de destino também deverá ter clareza nas informações,  de forma visual e textual.

Por que devo investir em Google Ads para meu restaurante?

Ter o seu restaurante no Google vai te colocar na frente dos seus concorrentes. 

Afinal, quando seu potencial cliente buscar algo sobre seu nicho de mercado, você será o primeiro resultado. 

Além disso, nessa modalidade você tem maior controle de quanto está investindo e quanto está voltando para a empresa. 

Isso porque a própria plataforma te informa como estão as buscas pelo seu negócio. Assim, você pode ir fazendo melhorias nos anúncios para ter um alcance cada vez maior. 

O mesmo não acontece com outras modalidades, como a produção de conteúdo orgânico nas redes sociais ou até mesmo a distribuição de panfletos. 

Você pode até ter resultado com essas ações, mas não consegue mensurá-las com certeza. 

Por fim, destacamos que, o resultado de investir no Google é o aumento dos seus clientes e, por consequência, o aumento do seu lucro.

Vídeo - Saipos

Quanto investir em Google Ads para restaurante?  

Ao contrário do que se pensa, não é preciso investir muito para ter bons resultados com o Google Ads para restaurante. Por outro lado, vale dizer que quanto mais dinheiro você investir, mais destaque terá e mais clientes terá. 

Nesse ponto, além da possibilidade de aumento do lucro, vale considerar sua capacidade física e de equipe para atender novos clientes. Então, não invista mais do que o seu estabelecimento pode suportar. 

Por isso, é importante ter em mente a sua meta de potenciais clientes e a partir dela você deve definir o seu orçamento. 

Depois de ter o orçamento definido, Estabeleça as metas do Google nas quais você quer focar. 

Se você está começando agora, recomendamos que foque na meta de cliques. Ela determina que, as pessoas que verem o seu anúncio, cliquem no seu site para conhecer melhor o produto, serviço, etc.

Além disso, cabe destacar que quanto mais pessoas estiverem anunciando com determinada palavra-chave, mais caro você irá pagar para ter destaque com ela. 

Agora sobre os valores, no Google você pode investir a partir de um orçamento de 5 reais por dia. 

Os valores por clique podem variar de acordo com cada nicho. Dessa forma, R$0,50 por clique pode ser muito para determinados nichos e pouquíssimo para outros. 

No ramo de restaurantes, podemos considerar que a concorrência é baixa para uma grande variedade de palavras-chave. Então faça sua pesquisa e mapeie as palavras que podem ser vantajosas para o seu negócio. 

Diversifique sua forma de obter clientes 

A regra no marketing é que você nunca tenha somente uma fonte de clientes. Por isso, além do Google Ads para restaurante é importante que você tenha outras ideias de marketing para restaurante

Para isso, entenda onde seu público está e do que ele gosta. Assim, você conseguirá entender os melhores canais para divulgação. 

Tendo isso em mente, considere o investimento tanto em mídias offline, como panfletos e outdoors, quanto em mídias online, como a produção de conteúdo nas redes sociais. 

Para obter um maior alcance de clientes nas redes, você pode considerar uma ação que envolva influencers de gastronomia, por exemplo. 

Além de te render bons clientes, estratégias como essa contribuem para que cada vez mais pessoas conheçam e se identifiquem com o seu negócio. 

Afinal, é mais fácil confiar na indicação de outras pessoas do que na palavra de muitas empresas. 

Alcance resultados ainda mais efetivos 

Depois de mapear suas estratégias, conforme citado no tópico anterior, comece pelas mais efetivas. 

Como já falamos aqui, o Google Ads para restaurante é uma boa alternativa para quem busca um alcance de clientes de forma mais efetiva e previsível. 

Mas para comportar a demanda de novos clientes e fidelizar os antigos, você precisa de um bom sistema para restaurantes, como o da Saipos

O Sistema faz com que você automatize a sua operação, ganhe tempo e economize com processos. Com ele você pode fazer:

  • Controle de estoque e gestão de pedidos;
  • Controle de comandas e cupons fiscais;
  • Gestão de clientes; 
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons; 
  • Gestão financeira;
  • Adaptabilidade para diferentes modelos de negócios (balcão, senha, mesas, etc).

Todas essas funcionalidades valem para o sistema de delivery, mesa, senha ou balcão

Para aproveitar isso tudo e evoluir seu negócio, basta clicar no banner abaixo e conferir uma demonstração:

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Carolina Morais - Jornalista, pós-graduanda em marketing pela ESPM, especialista em copywriting e apaixonada por todas as formas de comunicação.
Escrito porCarolina Morais

Jornalista, pós-graduanda em marketing pela ESPM, especialista em copywriting e apaixonada por todas as formas de comunicação.

Cadastrar seu restaurante no Google