9 truques de como alavancar Redes Sociais para Restaurantes

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Como alavancar Redes Sociais para Restaurantes?

Para alavancar redes sociais para restaurantes você deve caprichar nas divulgações, pois elas atraem clientes e, consequentemente, aumentam suas vendas.

Uma boa propaganda é a chave certa para a lucratividade, pois quem não é visto, não é lembrado.

Portanto, é necessário entender que o marketing digital é uma estratégia fundamental para que seu restaurante seja conhecido no mercado, ganhando confiança na marca e tornando-se referência.

Quanto mais pessoas conhecerem seu negócio, seus produtos, seu diferencial, tudo o que você tem a oferecer,  mais interesse e fidelidade elas terão.

Além disso, o marketing boca a boca também é uma ótima ferramenta para divulgar redes sociais para restaurantes, pois as imagens podem falar por sua marca.

Então, investir em fotos e vídeos de qualidade, engajar-se no mundo digital e dedicar um tempo para que suas redes bombem na internet é um serviço que trará resultados.

Por isso, preparamos esse artigo com 9 truques para alavancar redes sociais para restaurantes, para você aprender a administrá-las e aumentar suas vendas!

Mas, antes, aproveite e baixe grátis o pacote com “58 Artes para Redes Sociais” que a Saipos criou para te ajudar. Aperte no banner e faça download agora mesmo!

1. Conheça bem o seu público-alvo

Antes de começar a postar adoidado, a dica mais preciosa é que você precisa entender quem é o seu público-alvo, ou seja, com quem deseja se comunicar.

Qual é o perfil do seu cliente ideal? É jovem, estilo fast-food? Um adulto executivo, que almoça e janta fora? Um trabalhador que come marmita todos os dias?

Esses questionamentos são fundamentais em um planejamento de marketing digital para redes sociais para restaurantes, pois são uma base para você investir suas estratégias.

Portanto, observe seus clientes, pesquise, converse, faça questionários e entenda o que eles querem, precisam e quem eles são.

Esses dados vão nortear o que você vai postar, seus conteúdos, linguagem, identidade e outros fatores que farão suas redes se movimentarem.

2. Preencha a bio do Instagram com links estratégicos

Instagram é a melhor rede para apostar no ramo da alimentação, pois oferece imagens e contato direto entre restaurante e cliente.

Então, é importante que todas as informações necessárias estejam na bio do seu perfil, com foto, descrição, endereço, telefone e link.

Você pode destacar os horários de atendimento (uma questão na qual os consumidores se interessam), endereço completo e atendimento por WhatsApp.

Em relação ao link, você pode colocar seu site próprio ou app de delivery, ou inserir posts que foram citados com o “link na bio”. Caso você tenha muitos links, pode usar o agregador Linktree, que é bastante conhecido na área.

Crie stories em destaque 

Ainda no topo do perfil, uma dica para Instagram de restaurante é adicionar stories em destaque, ou seja, você pode fixar os posts que deseja, ali. 

É costume as contas comerciais usarem esse recurso como uma forma de apresentação do empreendimento.

Você pode incluir o cardápio, fotos do estabelecimento, eventos e stories de seguidores, tudo separadamente, com banners indicando o que cada destaque traz.

Interessante, não é? Aperte no banner abaixo para saber mais sobre essa funcionalidade exclusiva da Saipos!

3. Escolha os melhores dias e horários para publicação

Agora que você já sabe qual é o seu público-alvo, também deve analisar os dias e horários em que ele está online, seja no Instagram ou no Facebook.

Dessa forma, as chances de visualizarem, curtirem, compartilharem e comentarem seus posts são maiores.

Porém, as publicações de redes sociais para restaurantes também precisam considerar os dias e horários de operação. Caso queira atrair os clientes para o almoço, por exemplo, não adianta publicar no início da tarde. 

A lógica é publicar no horário em que eles possam ver o post, ir até o estabelecimento e encontrá-lo aberto.

É uma maneira de fisgá-los para que seu restaurante seja a primeira opção que eles considerem para ir comer. Então, fique atento a isso!

4. Crie uma conta no Google Meu Negócio

Não é só nas redes sociais para restaurantes que seu negócio pode investir, pois ele também deve marcar presença no Google, e nada melhor do que usar o Google Meu Negócio para isso.

Não se preocupe, você não precisa pagar nada para usar e, além disso, ele impulsiona seu restaurante nas buscas pela internet.

Lá, seu cliente terá acesso às avaliações, fotos (você mesmo pode subir fotos ou pedir para os seus clientes), horários de funcionamento e o melhor: o botão de ligação com o número do seu estabelecimento!

Para entrar no Google Meu Negócio, basta seguir esses passos:

  • Criar uma conta e ter o selo de verificação do Google;
  • Completar a descrição do seu restaurante com endereço, telefone, site e se aceita pedidos pelo iFood e Uber Eats, por exemplo;
  • Fazer download de fotos e vídeos da área interna;
  • Fazer o Google 360º com uma agência ou profissional qualificado;
  • Solicitar aos clientes que deixem suas avaliações e comentários;
  • Responder as avaliações dos clientes, tanto as positivas quanto as negativas;
  • Publicar conteúdo semanalmente.
  • [Baixe grátis o e-book sobre “Como Cadastrar seu Restaurante no Google”!]

Dica da Saipos

Cadastre-se no TripAdvisor também! Para quem está viajando, o site sempre oferece bons locais para comer.

Ele divulga avaliações de outras pessoas, além de fotos e a própria classificação por segmento do seu restaurante (pizzaria, comida japonesa, fast-food).

Quanto mais avaliações e recomendações o seu negócio tiver, maiores são as chances de você aparecer primeiro nas buscas.

Mas lembre-se de SEMPRE responder às avaliações, sejam elas positivas ou negativas. 

5. Contrate profissionais para fotos e vídeos

Vamos supor que você seja dono de uma hamburgueria. O seu produto precisa ser vendido como saboroso, suculento e de dar água na boca.

Para isso, nada melhor do que uma foto com boa resolução, ou um vídeo que mostra o preparo do prato, exibindo de uma forma profissional o que seu restaurante tem a oferecer.

Portanto, é válido investir em profissionais que tirem fotos dos seus pratos e produtos para que sejam postados nas redes sociais para restaurantes.

Não só nas redes, mas no seu site próprio Google Meu Negócio e TripAdvisor, como já falamos acima no texto.

Não publique fotos tiradas apressadamente com o celular, isso dá um sinal de descuido e não é visualmente agradável, além de demonstrar amadorismo.

Você também pode treinar e fotografar com um celular cuja câmera seja de boa qualidade, ou uma máquina mesmo. Nada impede que você se especialize nisso.

6. Peça para o cliente avaliar seu atendimento e a comida

Um restaurante com boas avaliações atrai novos clientes, isso é fato. Então, peça para que seus consumidores avaliem seu atendimento e sua comida.

Insista nessa tarefa, coloque displays nas mesas, adesivos nos banheiros e até na hora de entregar a conta, peça para que eles avaliem o seu negócio no Google, TripAdvisor e as mídias.

Colecione boas avaliações nas redes sociais para restaurantes e use isso a seu favor!No seu estabelecimento, você pode fazer questionários com perguntas como:

  • “Você foi bem atendido?”
  • “O tempo de preparo foi ok?”
  • “A comida estava boa?”
  • “Você gostou da casa?”
  • “O que podemos melhorar?”

Já nas redes e outras plataformas, lembre-se SEMPRE de responder às avaliações, pois esses feedbacks são formas de você entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado no seu restaurante.

A Saipos criou um material gratuito com “11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante”. Ele, com certeza, vai te ajudar a otimizar seu desempenho! Aperte no banner e baixe agora mesmo!

7. Use hashtags em suas publicações 

O uso de hashtags é essencial para suas redes sociais para restaurantes, só não pode abusar e colocar umas 20, hein!

Mas, sim, use-as elas nas descrições dos posts, nos comentários e nos stories. Você pode criar a própria, que lembre o nome do seu restaurante, por exemplo “#PizzaDaLu”.

Peça para que seus clientes usem a hashtag nas publicações que fizerem no seu restaurante ou envie por delivery um cartãozinho com a mensagem de  “Nos marque no Insta!”.

Essa ação demonstra um cuidado e que você se importa com a opinião do consumidor, além de ser uma comunicação direta com ele.

Outra dica é sempre marcar o seu restaurante na opção de localização, ou então em um ponto turístico. 

Essa é uma ótima sacada, pois seu negócio será visto por pessoas que estão naquele local e serão encontradas por ela.

Para saber qual a melhor hashtag para usar, você pode mexer na ferramenta Ingramer, que analisa as suas e também as dos seus concorrentes.

 

8. Analise as métricas do Instagram para tomar decisões assertivas

O Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para você tomar decisões assertivas, baseadas nos dados que ele traz, aumentando as vendas no seu restaurante.

Acompanhando esses números, você analisa, além das curtidas, comentários e visitas ao perfil. 

É possível ver  os cliques no site, ou seja, pessoas que apertaram no link que está na bio. Não precisa, necessariamente, ser o seu site, pode ser o seu link do WhatsApp ou canal do YouTube, por exemplo.

Também analise a descoberta (contas alcançadas e o percentual de pessoas que não estavam te seguindo), o alcance (número de contas únicas que viram a sua publicação) e impressões (número total de vezes que a sua publicação foi vista).

Com esses dados, você cria estratégias de marketing digital para alcançar ainda mais clientes para seguirem sua página e conhecerem seu restaurante!

9. Use a Saipos e tenha relatórios completos!

Um dos primeiros benefícios da Saipos é a emissão de relatórios que podem ajudar nas decisões estratégicas do seu restaurante.

Algumas perguntas podem ser respondidas, como: qual o melhor horário para abrir? Oferecer delivery é uma solução? Quais produtos devo olhar na hora da engenharia de cardápios?

Tudo isso são estratégias que influenciam sobre o funcionamento e faturamento do seu negócio.

Portanto, não basta usar o instinto ou observações baseadas em experiências. Os dados são fundamentais, e um sistema para restaurante, como o da Saipos, vai ajudar nessa questão.

Somos um software capaz de reunir muitas informações estratégicas para seu restaurante. Quer um exemplo? Imagine que você está tentando decidir se abre seu restaurante no horário do almoço. 

Com os relatórios você pode analisar os custos operacionais de cada período e as receitas que o seu negócio obteve com cada um deles.

Portanto, estratégias com dados concretos têm muito mais chances de serem assertivas do que achismos e tentativas em vão.

O top 3 relatórios do Sistema Saipos que os clientes mais utilizam são:

  • Vendas por período;
  • Itens mais vendidos;
  • Vendas por área de entrega.

Interessante, não é? Mas a Saipos tem essa e diversas outras funcionalidades que só vão alavancar as vendas do seu restaurante! 

Aperte no banner abaixo e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores e conheça mais do nosso sistema!