🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

Fotos de pratos de comida: Como ter um resultado profissional?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Fotos de pratos de comida: como divulgar melhor seu restaurante

Uma coisa é fato: as pessoas nas redes sociais adoram tirar fotos de pratos de comida que irão consumir, e esse é o principal pilar para o marketing de um restaurante.

E em um ambiente digital cada vez mais integrado ao cotidiano, uma boa apresentação do seu produto contribuirá para atrair mais clientes, aumentando o poder de engajamento dos seus canais e fazendo deles mais eficientes.

Alguns podem pensar que esses detalhes são triviais, mas caprichar nas fotos das suas redes, sites e cardápio pode ser a diferença entre você e o seu concorrente.

Uma imagem que capta perfeitamente a essência de um prato e tem o poder de ativar os sentidos de quem a observa é capaz de promover um produto, um artigo de blog ou a própria estratégia de marketing para mídias sociais de um negócio de alimentação, podendo representar a diferença entre o sucesso nas vendas e o fracasso total. 

E com o aumento da qualidade da tecnologia à nossa mão, não é necessário a contratação de profissionais especializados ou equipamentos caros para que as fotos fiquem à altura do que você quer transmitir. 

Um celular com uma boa câmera e prática é o suficiente! Por isso, neste artigo nós abordaremos as 7 principais dicas para fazer as melhores fotos de pratos de comida.

Mas antes de continuar lendo, aperte no banner e baixe agora o e-book sobre divulgação de restaurantes preparado pela Saipos! É grátis!

7 Dicas para tirar boas fotos de pratos de comida

Mesmo sem ser um profissional da fotografia, há algumas dicas que podem tornar as fotos dos pratos do seu restaurante mais atraentes.

Separamos os 7 passos principais para te ajudar a tirar boas fotos e fazer uma boa divulgação do restaurante, confira!

1. Fotos de pratos de comida precisam ser atraentes

As pessoas são seres visuais. Quando sua empresa se apresenta de maneira profissional, seus clientes e potenciais consumidores começarão a percebê-la com um olhar privilegiado.

Você não deixa nada ao acaso. Seja no Instagram, menu ou em seu site, belas fotos podem criar um foco mais nítido e demonstrar credibilidade e profissionalismo. 

Se os visitantes do seu site podem ler o seu menu, mas não conseguem ver a aparência de qualquer um dos pratos, como eles saberão que encontraram o lugar certo para a próxima refeição? 

Embora nem sempre seja sugerido ter fotos diretamente ao lado de cada item do cardápio, uma bela fotografia faz a diferença em toda a experiência do site. 

Mas se as fotos aguçarem seu apetite e tudo parecer delicioso, eles não apenas vão querer visitar o seu restaurante, mas também o tamanho do pedido pode ser maior do que seria de outra forma.

Outro motivo é que boas fotos são essenciais para sua presença online. Quando você usa imagens em seu conteúdo, é mais provável que as pessoas se lembrem do que leram, ouviram ou viram. 

Lembre-se que a tentação de usar fotos de bancos de imagens pode ser grande às vezes, mas essas fotos possuem direitos autorais muitas vezes caros e não refletem a realidade do que você tem a oferecer.

2. Use luz natural 

Sua comida precisa parecer o mais fresca possível para ser atraente para o cliente. Para isso, a luz natural é o caminho certo. 

Os fotógrafos profissionais usam luzes e flashes grandes e caros para imitar a luz natural difusa.

Mas como você pode tirar fotos de pratos de comida em casa, sem equipamentos caros? Basta trazer seu prato para uma janela com luz natural ou fotografar na sombra.

Fique longe do sol forte, pois ele cria sombras em sua cena. Se não puder evitá-lo, proteja seu prato com um pequeno disco de difusão ou painel. Funciona como uma janela para suavizar a luz.

3. Use fundos neutros para destacar a comida

Na fotografia de alimentos é aconselhável que o pano de fundo seja neutro. A comida é a estrela, e qualquer outra coisa na imagem precisa apoiá-la e não prejudicá-la. 

Um fundo muito colorido ou texturizado desvia a atenção do prato principal. E se você acha que seguir essa dica te deixa sem opção, está muito enganado.

É possível criar fundos para os pratos de forma elegante e suave utilizando extremidades da sua cozinha, jardim ou outro objeto.

O segredo é usar a criatividade para aproveitar espaços e objetos do ambiente para criar o local ideal para embelezar a imagem.

Detalhes sutis na composição podem tornar a fotografia mais elegante, delicada e atraente, porque o cliente percebe quando há cuidado para registrar o alimento da melhor maneira.

4. Fique de olho na composição da foto

Muitas fotos de comida no Instagram parecem bagunçadas. E nem sempre é necessariamente a comida em si, mas o redor. Frequentemente, há muitos ornamentos que distraem o espectador.

Uma das melhores dicas de fotografia de comida é fazer uma foto fechada. Fotos em close-up e macro de comida podem ficar ótimas. 

Apenas certifique-se de que você não está tão perto que o espectador não consiga dizer para que comida ele está olhando.

5. Estilize seus pratos

O estilo é essencial na fotografia de alimentos. Você pode ter o ângulo certo, exposição perfeita e um assunto excelente. Mas se o prato parecer descuidado, o resultado será desagradável.

Se você está fotografando em casa, use ervas e guarnições para elevar a estética de sua imagem. 

Você também pode usar outros elementos, como pedaços de pão ou algum molho extra. 

Às vezes, até um pouco de sal ou pimenta grossa para espalhar na superfície já dão algum contexto para a imagem. 

Entenda que, mesmo um prato que acaba de ser finalizado na cozinha e aparentemente está perfeito, precisa de alguns ajustes antes de ser fotografado.

Os adereços, quando bem colocados, também dão personalidade às suas fotos.

Bons fotógrafos também podem se utilizar de itens que estão dentro do contexto do negócio como, por exemplo, talheres vintage ou quadrados de linho para fotos em restaurantes.

6. Não deixe de editar os resultados

É melhor não usar filtros em fotografia de alimentos, ainda mais nos posts para restaurante. Mas suas fotos ainda precisarão de alguma edição para ficarem ótimas.

Certifique-se de ajustar suas imagens para exposição e brilho, equilíbrio de branco e saturação. Se necessário, você também pode adicionar um pouco de clareza para o contraste.

E se você precisar de ajuda nessa tarefa, saiba que nós separamos 58 artes editáveis para as suas redes sociais.

Esse pacote foi criado para ajudar você no marketing do seu restaurante. Nele você vai encontrar layouts pré prontos para deixar suas redes sociais mais bonitas do que nunca! Aperte no banner e baixe agora!

7. Tenha um padrão

O sucesso nas redes sociais hoje em dia significa ter uma marca consistente. Suas imagens não precisam ser iguais. Mas deve conter elementos que são totalmente coesos.

Pode ser uma paleta composta de duas ou três cores iguais ou planos de fundo em tons semelhantes em todas as suas imagens. Também pode significar que todas as suas fotos são escuras e sombrias ou, ao contrário, claras e arejadas.

Se você observar as contas de maior sucesso no Instagram, verá que a maioria delas tem elementos repetitivos. Todas as imagens têm um estilo e aparência específicos.

Dê uma boa olhada em suas imagens e descubra as consistências que você vê. 

Com isso, você desenvolverá um estilo ao longo do tempo. Quanto mais específico você puder ser em sua abordagem, mais restrito será o seu feed, que irá atrair um público alinhado com ele.

Tenha um sistema para delivery e otimize o dia a dia

Se ter uma plataforma que organiza suas vendas online já representa um crescimento significativo, imagina só poder automatizar suas tarefas diárias?

A Saipos possui soluções tecnológicas que revolucionam todos os dias os processos de milhares de restaurantes. 

O Sistema para Delivery da Saipos em uma única noite processa mais de 190 mil vendas, chegando a 30 pedidos por segundo.

São mais de 200 milhões de reais transacionados, a partir dos restaurantes, em apenas um mês!

Os números surpreendem, não é à toa que a Saipos tem o melhor sistema para delivery do mercado! Confira alguns dos benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo-benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!

 

BAIXE: e-Book Como Divulgar Restaurante