Aprenda como definir o preço do seu produto ou serviço

A precificação envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio

Conteúdo Revista PEGN.- Uma das grandes dúvidas dos donos de micro e pequenos empreendimentos é como precificar corretamente os seus produtos.

O preço tem um peso estratégico em qualquer negócio e pode ser a diferença entre o sucesso e a falência de uma empresa.

A definição de um valor adequado de venda de um produto/serviço depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado em função dos custos e despesas da empresa.

Assim, a precificação envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividadepara o negócio.

Nesse cálculo, o empresário deve considerar dois aspectos básicos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).

1 – Fique atento ao giro do seu produto

Quanto maior o giro do produto, menor tende a ser a sua margem de lucro. O giro do seu produto precisa ser suficiente para cobrir os gastos fixos da sua empresa, superando o “ponto de equilíbrio” a cada mês.

Para isso, a sua margem de lucro, multiplicada pelo giro, deve ser igual ou superior às suas despesas fixas.

2- Observe o preço da concorrência

Procure se diferenciar dos concorrentes, seja na apresentação do produto, processo de venda, ponto comercial, ou na venda de kits, que podem reduzir a sua margem de lucro, mas aumentam o ticket médio do cliente.

Preço dos produtos

3- Saiba identificar seu público-alvo

A depender do seu público e das expectativas, o preço de venda dos seus produtos e serviços pode ser alterado e/ou ajustado.

Se o seu cliente busca agilidade, conforto ou exclusividade, ele é menos sensível ao preço e você pode melhorar a sua margem com um maior valor de venda.

Ou, se a sua margem permitir, como forma de se diferenciar dos seus concorrentes, entregue agilidade e/ou conforto mesmo em uma disputa pelo menor preço.

4- Comprar bem é o segredo que todo mundo conhece

Como o preço de venda é definido pelo mercado, sua melhor chance de aumentar os lucros é reduzindo o preço de aquisição dos seus produtos.

Negocie com fornecedores, planeje suas compras para otimizar os custos com frete e/ou embalagem e, assim, melhorar a sua margem de venda.

Quando possível, faça compras em conjunto com parceiros para aumentar o poder de barganha pelo sensível aumento na quantidade.

5- Evite promoções a todo momento

Se você fizer promoções continuadamente, o cliente vai se acostumar com o preço promocional e deixar de adquirir pelo preço regular.

Tenha datas especiais de promoção e, nestas datas, incentive a compra em maiores valores.

Por exemplo, em uma feira, se na última hora você liquida os produtos, seus clientes deixarão para te visitar apenas nessa última hora para aproveitar o seu desconto.

Independente de você estar querendo abrir um restaurante, empresa ou loja, por exemplo, é sempre bom seguir as dicas acima para ter um norte.

 

Planilha para Calcular Preço dos Pratos