Como fazer propaganda de pizzaria? Crie estratégias e atraia clientes!

Melhores estratégias de como fazer propaganda de pizzaria 

Para empreendedores do food service, saber como fazer propaganda de pizzaria é essencial para atrair público e vender mais. 

Como diz o ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”. Quando estamos falando de restaurantes, no geral, essa frase é verdadeira. Com pizzarias, não é diferente.

Não adianta você produzir uma excelente pizza, ter uma ótima gestão, um bom 

atendimento ou uma embalagem para pizza legal se você não possui clientes. É aí que entra a importância de fazer uma propaganda criativa de pizza.

Para conseguir isso, primeiro você precisa entender que cada local de divulgação necessita de uma estratégia diferente. Você não vai postar o mesmo conteúdo no TikTok e no Facebook, por exemplo.

Pensando nisso, montamos esse artigo, onde vamos apresentar as melhores estratégias para as plataformas de divulgação mais indicadas para a sua pizzaria!

No entanto, antes de começarmos com o conteúdo, você sabe o que fazer se sua pizzaria passar por um momento de crise? 

Baixe, gratuitamente, o nosso ebook 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise e saiba exatamente como superar esse momento difícil!

Basta apertar no banner abaixo.

Propaganda por WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, estando presente em 54% dos celulares, segundo a pesquisa Panorama realizada pelo site Mobile Time e a empresa Opinion Box, referente ao ano de 2021. 

Dessa forma, é muito importante que sua pizzaria esteja presente no aplicativo. Para isso, é necessário criar um WhatsApp Business

É importante ressaltar que essa plataforma de divulgação é voltada para fazer propaganda para pessoas que já tiveram algum contato com o seu negócio. 

Por isso, utilize o WhatsApp para divulgar promoções e mudanças na sua pizzaria. O ponto positivo dessa rede é que é possível que consumidores realizem os pedidos diretamente por lá.

Assim, caso um dos seus clientes se interesse por uma promoção, por exemplo, não terá muito trabalho para entrar em contato com seus atendentes. Basta mandar uma mensagem.

Porém, para que isso aconteça, é necessário que você trabalhe com delivery, o que é essencial para as pizzarias atualmente. 

Nessa plataforma, é importante que você divulgue o conteúdo nos status e através das listas de transmissão. Confira mais sobre os recursos da plataforma:

Status

O status é um recurso do WhatsApp que permite que você compartilhe fotos, vídeos e textos para que todos que tenham o seu contato salvo possam ver.

Listas de transmissão

As listas de transmissão são listas de contatos que você seleciona. Você pode enviar uma mesma mensagem para todos os contatos dessa lista de uma vez só. Só recebe a mensagem quem tiver o seu contato salvo no celular. 

Propaganda pelo Instagram

Se você que quer saber como fazer uma boa propaganda de pizza ainda não possui uma conta para sua pizzaria no Instagram, não perca tempo! Crie sua conta agora. 

Ainda segundo a pesquisa Panorama, o Instagram é o segundo aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, estando em 15% dos celulares. Portanto, seu negócio precisa estar presente nesta rede!

Primeiro, você precisa entender que o Instagram é prioritariamente, uma rede social de fotos e vídeos. Assim, é necessário que seu conteúdo seja de qualidade e que traga ao seu cliente a vontade de fazer o pedido.

Por isso, busque sempre utilizar o equipamento com a melhor qualidade possível para tirar as fotos e gravar os vídeos. Caso seja possível, contrate um profissional para realizar esse trabalho para você. 

Além disso, existe uma técnica chamada food porn que vai ajudar muito na qualidade das suas imagens. Ela consiste em conquistar o público com imagens atraentes da sua pizza!

No entanto, suas publicações não serão apenas de fotos dos seus pratos. É importante também postar artes criativas para divulgar informações, como promoções, datas especiais e até mesmo eventos que você irá realizar. 

Ainda falando sobre as publicações, é necessário que você saiba os melhores horários para realizá-las. Afinal, não adianta nada publicar algo que deixe seu cliente com fome quando sua pizzaria está fechada e nem perto do horário de abrir, não é?

Publicações no Instagram

Por isso, nossa dica é que você poste seu conteúdo no máximo 10 minutos antes de começar a receber os pedidos. Dessa forma, o cliente, assim que sentir fome, poderá realizar o pedido na sua pizzaria, sem se frustrar.

No entanto, é importante também que você não publique perto do horário de fechar a pizzaria. Afinal, nem todos os seus seguidores vão ver a postagem imediatamente. 

Saindo um pouco das publicações, você também precisa prestar atenção na sua conta. Antes de tudo, ela deve ser comercial e não pessoal

Isso porque na primeira opção, você pode inserir as informações de contato da sua pizzaria, como website, email e mensagem direta.

Além disso, na descrição da sua página você deve colocar as informações essenciais da sua loja, tais como horário de funcionamento, local de atendimento e contato

Por fim, é importante que você publique em todas as categorias do Instagram: feed, reels, stories e IGTV. Confira mais sobre os recursos da plataforma:

Feed

As publicações no feed devem ser chamativas e atraentes para o cliente. Por isso, publique várias fotos e vídeos legais das suas pizzas, além de todas as artes. 

Reels

O reels é a principal ferramenta de viralização do Instagram. Lá, seus vídeos curtos são entregues para qualquer usuário. Portanto, é importante que seus posts nessa categoria sejam criativos e chamativos, com temas que estão na moda. Assim, sua chance de viralizar aumenta.

Stories

Os stories são uma excelente forma de vender. Afinal, é possível adicionar links em cada post, que levam direto a sua plataforma de venda. Portanto, sempre publique as promoções lá. Além disso, é interessante criar posts com interação no stories, o que aumenta o engajamento da sua conta. 

IGTV

No IGTV é possível publicar vídeos mais longos, com mais de 1 minuto. Então, é interessante pensar em um conteúdo único para esta categoria. Um exemplo é fazer o tutorial de alguma receita que você queira compartilhar. 

Agora que você já sabe como fazer uma propaganda de pizza no Instagram, te oferecemos nosso material gratuito com 58 artes editáveis para redes sociais!

Basta apertar no banner abaixo!

Propaganda no Facebook

O Facebook é o terceiro aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, com 7%, segundo a pesquisa Panorama. Dessa forma, é mais uma rede que você precisa estar conectado.

O lado bom dessa plataforma é que pertence à empresa META. Essa empresa também gerencia o Instagram. Dessa forma, você pode conectar as contas nas duas redes sociais.

Assim, sempre que você publicar algo no feed ou no stories do Instagram, também publicará automaticamente no Facebook. Então, lembre-se: as estratégias de feed e stories para o Instagram são as mesmas para esta rede. 

No entanto, o Facebook possui algumas funcionalidades que não estão disponíveis na sua rede social irmã. Neste artigo, vamos destacar duas delas: os grupos e a ferramenta compartilhar.

Grupos de Facebook

O Facebook possui uma infinidade de grupos de diversos assuntos. Nesses grupos, estão apenas os usuários interessados naquele tema. 


Portanto, você pode compartilhar os posts da sua pizzaria em um grupo de divulgação de pizzas da sua cidade, por exemplo. Isso é muito interessante, pois todos os presentes fazem parte do seu público-alvo.


Assim, não deixe de pesquisar os melhores grupos para você fazer parte.

Ferramenta compartilhar

Outro ponto muito positivo dessa plataforma é a ferramenta compartilhar. O Instagram também permite que o usuário compartilhe publicações que goste, mas apenas para os stories ou por mensagem direta.


No Facebook, é possível compartilhar diretamente na sua linha do tempo, além de também poder postar nos stories. 


E o melhor de tudo: o compartilhamento também pode ser feito dentro dos grupos que acabamos de citar! Assim, uma pessoa que gosta da sua pizza pode compartilhar suas publicações diretamente para o seu público-alvo, sem que você faça nada.

No Facebook, assim como no Instagram, é essencial que você possua uma conta comercial e não pessoal

Além disso, nessa rede é necessário que você monte uma arte de capa. Nela, você deve colocar as informações que colocou na descrição do Instagram: horário de funcionamento, local de atendimento e contato.

Seguindo esses passos sua estratégia de como fazer propaganda de pizzaria no Facebook será um sucesso.

Propaganda no TikTok

Se para o Facebook e para o Instagram as estratégias são praticamente as mesmas, para o TikTok as táticas começam a mudar.

No entanto, assim como nas outras duas redes, é necessário criar uma conta profissional, com o TikTok Business. Com ela, você poderá acompanhar as métricas do seu perfil.

Agora, falando sobre o conteúdo, é necessário que você seja muito criativo. Isso porque o TikTok é uma rede social muito fácil de viralizar, mas somente se seu conteúdo for interessante.

Portanto, vamos deixar três sugestões de conteúdo para sua pizzaria, porém, fique a vontade para explorar além disso. Confira abaixo como usar recursos da plataforma:

Tipo de conteúdo

Como fazer

Frequência

Montagem de pizza

Filme todo o preparo de uma de suas pizzas, desde o preparo da massa até o momento de embalar. Lembre-se que é uma plataforma de vídeos rápidos, então não precisa ser muito detalhado. Uma ideia é realizar cortes rápidos nas imagens. 

Depende do seu cardápio. Não vale gastar o conteúdo todo em pouco tempo produzindo o conteúdo todo dia, mas também não é legal demorar muito de um vídeo para outro. Pense em algo a cada 3 ou 4 dias. 

Perguntas e respostas

No TikTok é possível responder comentários com vídeos. Assim, peça para os usuários comentarem alguma pergunta nos seus vídeos e a responda em outro. Utilize sua criatividade na hora de gravar. Por exemplo, caso perguntem como fazer uma pizza no cone, você pode fazer uma brincadeira com um cone de trânsito. Isso aumenta a chance de viralização, por ser uma rede social mais descontraída. 

É um quadro legal para se fazer diariamente. 

Lives de receitas

Nessa rede social é possível realizar lives. Portanto, uma alternativa legal é realizar lives onde você ensina algumas receitas a seus seguidores. 

Semanalmente ou bimensalmente. 

Por fim, para viralizar no TikTok, é extremamente necessário o uso de hashtags. É por meio delas que o algoritmo do aplicativo entrega os vídeos.

Pesquise as hashtags mais relevantes do seu ramo e utilize-as nos seus vídeos. Lembre-se que a relevância pode mudar, então faça esse processo mais de uma vez

Propaganda no Google

Não tem como fazer propaganda de pizzaria sem estar visível no Google

O site de buscas é o segundo site mais acessado do Brasil em 2022, atrás apenas do YouTube. Quando a amostragem é apenas de buscadores, o Google lidera com vantagem, de acordo com pesquisa da Semrush. 

Dessa forma, é essencial que você registre sua pizzaria no Google Meu Negócio. Com isso, ao pesquisarem o nome da sua pizzaria, aparecerá todas as informações que você adicionar.

Como horário de funcionamento, local de atendimento, inclusive com a localização no Google Maps. Além das informações de contato.

Google Ads

Além disso, você também deve utilizar o Google Ads. Essa ferramenta funciona a partir de PPC (Pagamento-Por-Clique). Isso significa que o valor que será pago por você só será cobrado a partir da quantidade de pessoas que clicam no seu link.

Vale destacar que, ao criar um ad, o link aparece nos primeiros resultados da pesquisa. No entanto, não é qualquer pesquisa.

Ao criar o ad, você escolhe as palavras-chave que direcionaram o seu link para os primeiros resultados. Um exemplo: você é dono de uma pizzaria em Belo Horizonte. Então você marcaria as palavras-chave pizza BH

Assim, quando alguém pesquisar estas palavras no Google, o seu link aparecerá logo no início. 

E não para por aí. É possível direcionar os assuntos para outras páginas além do próprio Google. Confira algumas outras opções:

  • Resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave;
  • Banners em sites específicos direcionados;
  • Banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • Banners em aplicativos;
  • Banners no YouTube;
  • Anúncios em vídeos no YouTube.

Se você quer aprender ainda mais sobre como registrar seu restaurante no Google, baixe nosso ebook gratuito!

Basta apertar no banner abaixo!

Propaganda via Site próprio

Ter um site próprio é muito importante para a propaganda de pizzaria. No entanto, é por um motivo diferente dos outros aqui citados.

Com exceção do WhatsApp, todos os outros anúncios de pizza direcionam o cliente para um site, que será sua plataforma de vendas.

Com um site de pizzaria delivery, é possível criar uma identidade visual igual a da sua pizzaria, sem ser algo genérico de outros sites de venda. 

Além disso, é possível realizar tudo por lá, desde a escolha do pedido até o pagamento

Também é interessante que você produza um blog, onde possa escrever sobre receitas ou qualquer coisa relacionada a pizzarias! Claro, não é essencial, mas pode fazer com que você se torne uma autoridade sobre o assunto. 

Como fazer propaganda de pizzaria?

Agora você já sabe como fazer propaganda de pizza. No entanto, vamos recapitular tudo que falamos aqui nesse texto com essa tabela. 

Sempre que tiver alguma dúvida, volte aqui e confira esse resumo!

Plataforma

Estilo de postagem

Onde publicar

WhatsApp

Divulgação de promoções, mudanças na pizzaria.

Status e distribuição nas listas de transmissão.

Instagram

Divulgação de promoções, mudanças na pizzaria, conteúdos criativos, imagens atrativas.

Todas as categorias: stories, feed, reels e IGTV.

Facebook

Divulgação de promoções, mudanças na pizzaria, imagens atrativas.

Feed e stories.

TikTok

Conteúdos criativos, postagens interativas e lives. 

Feed. 

Google

Anúncios

Diversas plataformas disponibilizadas pelo Google

Site próprio

Cardápio e textos para o blog.

No site. 

Automatize sua pizzaria com o sistema de gestão da Saipos

Para melhorar a gestão da sua pizzaria, aumentando a eficiência e agilidade, é necessário automatizar seu negócio com um bom sistema para pizzaria.

E para você que chegou até aqui, temos uma ótima notícia! O melhor software de gestão do Brasil é o sistema da Saipos!

Confira algumas das nossas funcionalidades:

  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer garantir uma gestão de qualidade para a sua pizzaria? Se torne um parceiro da Saipos! Para saber mais, basta apertar no banner abaixo.

O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
A sua pizzaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça mais sobre o melhor sistema para pizzaria do mercado!