Escolher as melhores carnes para hambúrguer é o segredo para um prato saboroso, suculento e com boa textura. Saber qual corte escolher para o blend é muito importante para o sucesso da sua hamburgueria.
O segredo da escolha está na blend, uma mistura de diferentes cortes de carnes moída, que juntas devem ter uma proporção ideal de 20% a 30% de gordura. Essa característica, aliada a combinações diversas, cria sabores únicos que podem ser um diferencial no seu negócio.
Segundo dados do iFood, estima-se que no Brasil 250 milhões de hambúrgueres foram pedidos pela plataforma em 2024 - ou seja, um salto de 207% em relação ao ano anterior!
É inegável que o mercado de hamburguerias próspera, afinal, é um dos lanches mais adorados no mundo e um dos mais pedidos.
Para te ajudar a caprichar na qualidade do seu produto, vamos te mostrar algumas informações valiosas sobre a melhor carne para fazer hambúrguer. Neste texto, você vai saber:
Para escolher a melhor carne para o hambúrguer para a sua hamburgueria, algumas combinações devem ser feitas na modelagem do blend para garantir a qualidade do lanche.
Mais do que sabor e um tempero marcante, suculência e textura são importantes para garantir que o seu hambúrguer vai se tornar o preferido pela clientela.
Para montar uma combinação, antes você deve saber que as melhores carnes para hambúrguer usadas são:
Alguns restaurantes fazem a adição de carne suína para oferecer um toque a mais de gordura, sendo os cortes mais utilizados pernil, panceta e paleta.
Para te ajudar a montar a melhor carne de hambúrguer para vender, lhe mostraremos algumas combinações perfeitas para ter na sua hamburgueria.
A combinação entre acém e peito é uma das mais clássicas do mercado na hora de fazer um hambúrguer, utilizando a proporção 80% de acém e 20% de gordura de peito. Sua combinação caracteriza o blend como a mais barata, relativamente magra e suculenta.
O corte do acém é considerado bastante versátil e saboroso, pois configura maciez ao prato devido ao bom marmoreio, a gordura entremeada, e sua alta concentração de colágeno.
Já o peito, também conhecido como brisket, é uma carne conhecida por ser mais rígida quando cozida inteira, mas muito prática e suculenta se moída.
Em conjunto os dois cortes são perfeitos para equilibrar a quantidade de gordura e de carne. Alguns restaurantes aumentam a proporção entre uma e outra, para dar ainda mais sabor e maciez - mas tenha cuidado para não tornar a carne muito pesada.
Outro mix indicado para blend é de 50% fraldinha, 25% costela e 25% picanha, para equilibrar perfeitamente a proporção de gordura e carne, além de trazer um toque mais sofisticado.
A fraldinha vem em maior proporção devido a sua capacidade de dar liga ao hambúrguer, pois possui boa quantidade de gordura e fibras que ajudam a unir as carnes moídas.
A costela possui um sabor robusto e profundo que carameliza unicamente na chapa e ainda mantém a umidade da carne durante o cozimento. Já a picanha se destaca como parte chave da experiência gustativa e textura macia.
Juntos, a combinação se torna cheia de gosto e personalidade, configurando uma variedade única de sabores e texturas, realçando o melhor de cada corte.
A carne mais tradicional para hambúrguer é a vermelha, porém existem muitas outras opções interessantes para experimentar e inovar.
Você pode considerar trazer, por exemplo, carne de porco, linguiças, peixes e frango. Saiba quais são os outros tipos e cortes de carnes boas para hamburguer na tabela:
Carne |
Tipo |
Porco |
Pernil, paleta, copa de lombo, panceta e costelinha |
Linguiça |
Toscana, mista e de frango |
Peixe |
Salmão, atum, merluza e pescada branca |
Frango |
Sobrecoxa e peito |
Com essas diferentes opções, você pode fugir do esperado de um cardápio de hamburgueria e proporcionar experiências diferentes para seus clientes.
Você também pode investir em combinações que reflitam os pratos tradicionais da sua região, como, por exemplo, um hambúrguer mineiro de frango com molho pardo.
Vale lembrar que as carnes vegetais também são uma ótima aposta para atender um público mais diverso. Afinal, pessoas com restrições alimentares também merecem um lanche gostoso e de qualidade.
Os tipos mais comuns de blend para hambúrguer vegano são os de lentilha, feijão, grão de bico e shimeji, que combinados com temperos marcantes podem cair no gosto dos seus clientes.
Pois, além de um prato muito nutritivo, ele pode ser considerado mais saudável, por não possuir gordura animal, o que atrai veganos, vegetarianos e pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.
Agora que você já sabe quais as melhores carnes para hambúrguer, que tal descobrir como montar um cardápio perfeito para atrair seus clientes? Clique no banner abaixo e saiba mais!
Para fazer o melhor hambúrguer do mundo é necessário ter cuidado com todos os processos de produção do seu prato, desde o momento de moer a carne até a hora de montar.
A primeira etapa é escolher a melhor carne moída para hambúrguer, que como mostramos anteriormente, depende das combinações do blend e a porcentagem de gordura e carne.
Outro fator que garante um blend perfeito é ela ser moída na hora, sendo preferível a compra diária no açougue do que estocar carnes industrializadas congeladas.
Outros ingredientes também devem ser priorizados para garantir a qualidade, como o pão, o queijo, as saladas, o molho e outros complementos. Confira a seguir algumas dicas!
Existe uma variedade de opções para escolher, como brioche, australiano e americano. Porém, como saber qual o melhor pão para hamburguer? Confira algumas opções mais usadas:
Além desses, é interessante trazer opções inclusivas, como pães veganos, integrais e sem glúten para atender a outros públicos e oferecer alternativas mais saudáveis.
Para escolher qual pão usar nos seus hambúrgueres, leve em conta as características de cada um e os ingredientes que irá utilizar, para criar uma combinação harmoniosa e saborosa.
Dica da Saipos: independentemente da escolha, dê preferência a pães frescos, com textura firme e macios por dentro, para evitar que esfarelem na hora de o cliente comer.
Os principais recheios para o seu hambúrguer são: queijo, salada, molhos e outros adicionais, como bacon e cebola caramelizada.
Para a escolha dos queijos, busque opções macias e com fácil derretimento, como mussarela, prato e cheddar, ou os mais finos, como brie, provolone, gorgonzola e gouda.
Além do cuidado com os queijos, sempre garanta que as saladas estejam frescas e bem higienizadas. Opte por folhas de alface, rúcula e agrião, e também faça combinações com tomate, abobrinha e outros vegetais grelhados que combinem com o prato.
Já nos molhos, capriche na inovação de sabores: busque ir além dos clássicos mostarda, ketchup e maionese e crie versões elaboradas e únicas para a sua hamburgueria.
Agora que você já sabe quais são as melhores carnes para hambúrguer, que tal dar uma passo a mais nos negócios do seu restaurante?
Com o sistema da Saipos para hamburgueria, o fluxo de trabalho e a gestão do seu negócio fica muito mais fácil e automatizada. São mais de 70 funcionalidades para auxiliar no dia a dia! Conheça algumas:
Funcionalidade |
Aplicação no dia a dia |
💰Relatório de fluxo de caixa |
Entregando em suas mãos todas as movimentações do seu caixa no período que você pedir. |
📄Relatório DRE gerado de forma eficiente |
O relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é essencial para avaliar a saúde financeira de um restaurante, e com nosso módulo, ele é gerado de maneira ágil e precisa. |
🍜Ficha técnica automatizada |
Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato. |
📦Estoque mínimo por produto |
Ele te avisa quando um dos produtos que você cadastrou precisa ser comprado novamente. |
❌Chance minimizada de erros em relatórios e cálculos financeiros |
Com a automatização dos processos financeiros, a chance de erros é reduzida drasticamente. Isso traz maior segurança e precisão nas análises e cálculos financeiros, evitando problemas futuros. |
Não perca mais tempo! Junte-se aos mais de 15 mil restaurantes de todo o Brasil que confiam no sistema da Saipos e dê este passo para tornar a gestão do seu restaurante mais simples, ágil e inteligente!
Contate agora um dos nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita! Clique no banner abaixo e alcance o sucesso da sua hamburgueria!
Saiba mais sobre esse assunto!
Não existe uma carne específica, mas sim uma junção de 2 ou mais cortes moídos que devem equilibrar a quantidade de carne e gordura. Algumas combinações indicadas, por exemplo, são acém e peito, fraldinha, costela e picanha.
A combinação mais popular é acém e peito, pois configura sabor e suculência o blend e ainda é considerada mais econômica.
Para fazer uma boa liga nas carnes moídas para o hambúrguer é preciso misturar até 30% do blend com gordura. Outra opção é adicionar farinha, ovo ou vegetais.