As ferramentas de gestão para restaurante são grandes aliadas na hora de administrar os processos operacionais de um food service.
Gerenciar um restaurante não é uma tarefa simples, visto que a rotina diária exige muita atenção e dedicação.
Diante da grande quantidade de informações, torna-se necessário pensar em estratégias que possam otimizar a vida do empreendedor.
Felizmente, existem ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão dos processos, desde a organização interna do negócio, passando pelo controle de pedidos até o atendimento.
Para garantir a boa administração do seu negócio, listamos algumas ferramentas de gestão que não podem faltar no seu restaurante.
E, já que estamos falando em gestão para restaurantes, confira diversas dicas para tornar as operações mais eficientes! Aperte no banner e baixe o e-book exclusivo da Saipos gratuitamente.
As ferramentas de gestão são softwares e aplicativos desenvolvidos para auxiliar áreas administrativas, como financeira e logística, dentro das empresas.
Essas ferramentas oferecem maior controle sobre o estoque e o caixa, permitindo uma gestão mais eficaz das entradas e saídas. Além disso, contribuem para a geração de relatórios mais precisos e de alta qualidade, abrangendo áreas como vendas, produtividade e dinâmica operacional.
Para avaliar a eficácia dessas ferramentas, é importante observar se houve um aumento no rendimento da equipe e uma melhoria na qualidade do atendimento ao cliente.
Ferramentas de gestão são úteis até na hora de fazer a auditoria operacional do seu restaurante!
O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica utilizada em diversos restaurantes no Brasil e no mundo.
Para além do cardápio tradicional, ele possibilita que o cliente acesse o cardápio do restaurante no próprio smartphone, ele inova em um meio tão competitivo que pede isso.
Através da ferramenta os pedidos podem ser realizados com mais autonomia e flexibilidade, sem precisar do atendimento físico.
São inúmeras as vantagens do cardápio digital, dentre as principais estão:
Atualmente, existem diversos formatos e modelos de cardápios digitais que podem ser criados para melhor atender às necessidades do restaurante.
Fizemos uma tabela com três tipos de cardápios para você entender tudo sobre cada um deles, confira:
Tipo de cardápio |
Características |
Cardápio digital QR Code |
O QR Code menu é um cardápio que pode ser acessado com o código de barras que é disponibilizado na mesa do estabelecimento. Basta o cliente utilizar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code para visualizar o cardápio completo. |
Cardápio integrado ao sistema de gestão |
Esse é um cardápio que pode funcionar via tablet, no qual o garçom pega o pedido na mesa e envia diretamente à cozinha. Todos os sistemas do restaurante se tornam conectados, fazendo com que o fluxo de processo em produção se torne mais eficiente. |
Cardápio virtual |
O cardápio virtual é a versão digitalizada do tradicional menu impresso disponibilizado no restaurante. O cliente terá as mesmas opções que em um cardápio físico, mas em uma versão que pode ser consultada via redes sociais, WhatsApp ou no site do estabelecimento. |
Agora que você sabe as características de cada tipo de cardápio digital, pode escolher o ideal para o seu negócio!
A comanda eletrônica é uma tecnologia que substitui o uso das comandas de papel, geralmente utilizadas para anotar os pedidos dos clientes.
Assim como o uso de cardápios digitais, essa ferramenta de gestão estratégica, também é uma forma de modernizar e otimizar todo o fluxo de produção de restaurantes.
Ao usar a comanda eletrônica, você consegue ter maior controle de todos os pedidos e acompanhar o status de preparo.
Além de estabelecer uma ordem lógica de preparo para priorizar todos os clientes, a ferramenta diminui erros operacionais.
O sistema está disponível em aplicativo para tablet ou smartphone ou para uso em qualquer navegador do computador do restaurante.
O Monitor KDS é um sistema de display para restaurantes que agiliza todas as produções dentro da cozinha.
A ferramenta substitui as impressoras e comandas de papel por telas, garantindo maior eficiência aos processos operacionais.
Através do monitor KDS é possível receber todos os pedidos e encaminhá-los para cada um dos seus destinos de preparo.
Um sistema de automação comercial para restaurantes pode ser personalizado para atender às necessidades do restaurante, desde o layout das comandas ao esquema de priorização.
Entre suas principais funcionalidade, estão:
Entretanto, para garantir os benefícios do sistema KDS, é preciso padronizar os processos do restaurante.
Assim, é possível otimizar e reforçar todos os processos operacionais para que haja facilidade e organização na hora da equipe atender as demandas.
O PDV é um sistema que auxilia na integração dos setores do restaurante, reunindo a maioria das ferramentas de gestão para restaurante.
Com o objetivo de agilizar e automatizar os processos, o sistema permite que você controle toda a jornada do consumidor e otimize o fluxo de trabalho.
Através do PDV também é possível gerenciar ações que contribuem para o controle financeiro do restaurante, como:
Uma das vantagens é que ao utilizar o sistema PDV é possível ter uma visão mais ampla sobre o estoque do seu negócio.
Assim como em qualquer tipo de empreendimento, contratar um software de gestão para restaurante é fundamental para gerir com eficiência todos os processos operacionais.
Afinal, não é tarefa fácil cuidar dos detalhes do negócio que envolvem desde estoque, fluxo de caixa, atendimento, pedidos, contratações, limpeza até fornecedores.
Com a ajuda da tecnologia é possível automatizar processos e qualificar o atendimento do restaurante.
Para isso, você deve escolher um sistema de gestão que se enquadre na realidade do seu negócio e disponibilize um mix de melhorias e funcionalidades.
Com o controle de estoque a organização dos insumos será feita de forma mais eficiente.
Isso porque os processos estarão centralizados, padronizados e com acesso facilitado para a equipe.
A funcionalidade faz o controle automático através do recurso da ficha técnica, que alerta sobre os a rotatividade dos produtos.
Logo, você terá a precisão necessária sobre as mercadorias que estão saindo, quais estão demorando e a frequência de reposição.
Com a gestão financeira, é possível acompanhar o controle de fluxo de caixa e estoque, além de emitir relatórios completos.
Através das informações são mensurados dados sobre as formas de pagamento, ticket médio, taxas de entrega e produtos mais vendidos.
Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada em diversas modalidades de atendimento como delivery, balcão, senhas e mesas.
Desta forma, é possível qualificar as análises para estabelecer um controle financeiro inteligente.
Alguns sistemas de gestão oferecem o Site Delivery para pedido online exclusivo do seu restaurante.
Uma ferramenta importante para quem deseja qualificar o atendimento e aumentar sua credibilidade diante dos clientes.
O melhor é que não há cobrança de taxas referente a criação da plataforma, que é a ferramenta certa para aumentar o lucro do seu restaurante.
Usando um software de gestão para restaurante, você evita erros de pedidos, ganha tempo e economiza com a integração dos principais aplicativos delivery do mercado.
Através do software, o restaurante recebe pedidos de clientes que buscam o seu tipo de cardápio via app.
Além de garantir mais agilidade e qualidade no atendimento delivery, você também pode realizar a integração com aplicativos de logística e garantir uma entrega rápida e eficiente.
O sistema de gestão de restaurantes da Saipos tem todas essas ferramentas que mencionamos acima e muito mais, confira!
Não perca mais tempo e agende agora mesmo uma demonstração grátis com nossos consultores.