A matriz de competitividade é uma forma de analisar os pontos da gestão do seu restaurante entre “forte” e “fraco”, se comparado com a concorrência.
Assim, você poderá direcionar com mais confiança os seus investimentos e sair na frente no mercado.
Digamos que seu empreendimento não esteja lucrando da melhor forma. É responsabilidade da gestão financeira entender e criar estratégias para sanar isso.
Uma boa maneira de iniciar essa observação é categorizar o que o seu negócio tem como vantagem competitiva e o que pode ser considerado uma vulnerabilidade.
Usando a matriz de competitividade como uma ferramenta para essa análise, você saberá com mais precisão onde poderá reajustar os recursos investidos para mais ou para menos.
Em outras palavras, matriz de competitividade é um meio para que você saiba onde investir no seu restaurante para superar a concorrência usando os seus pontos fortes.
Com isso em mente, você verá neste conteúdo:
Mas, antes de continuarmos com o conteúdo, confira 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise!
Clique no banner abaixo e faça o download desse material exclusivo da Saipos gratuitamente:
O primeiro passo para aplicar a matriz de competitividade é observar. Identifique, nos principais estabelecimentos concorrentes, quais são os atrativos e falhas.
Além disso, entenda realmente quais empreendimentos competem direta ou indiretamente com o seu negócio. Questione o seguinte:
Considere |
O que é |
Quem é seu público? |
Busque entender em qual o segmento do mercado gastronômico seu restaurante se enquadra e qual o perfil dos seus consumidores. É a partir disso que você conseguirá definir quais estabelecimentos são, de fato, seus competidores. |
Compare preços |
Digamos que o seu restaurante é de comida japonesa. Busque, na sua região, outros restaurantes desse nicho e analise a precificação dos produtos similares aos seus. |
Marketing e redes sociais |
Como você e seus concorrentes anunciam? Como o público sabe o que está acontecendo no restaurante ou quais pratos serão servidos naquele dia? As redes sociais são movimentadas? É possível encontrar informações ricas e coerentes sobre o estabelecimento de forma online? |
Avaliação dos clientes |
Por meio das avaliações de empresas no Google e outros tipos de plataformas, é possível que o cliente deixe uma avaliação. Verifique o que o público está falando sobre o restaurante. |
A partir das considerações acima, faça uma lista de cada um dos tópicos para montar e entender a matriz de perfil competitivo, tanto do seu restaurante quanto da concorrência.
Isso servirá para que você tenha uma visão clara do que buscar e do que está sendo avaliado.
Existem diferentes formas de montar uma matriz de competitividade. Foque, agora, no que você analisou sobre o seu restaurante.
Em cada um dos itens que você colocou nos tópicos da tabela acima, você poderá avaliar quais são os pontos competitivos e não competitivos usando o seguinte critério:
De 0 a 10, sendo 0 ponto muito fraco e 10, ponto muito forte, qual nota você daria para cada item de acordo com o que você avaliou na concorrência e aceitação do público.
Para cada questão avaliada, marque-a em uma matriz da seguinte forma:
Estabeleça uma linha vertical marcada de 0 a 10 no lado esquerdo de uma folha de papel. No número 5, trace uma linha horizontal até o lado direito da folha.
Você deve ter algo parecido com isso:
A partir daqui já é bem mais fácil de visualizar. Posicione cada item que você avaliou (comparando com a concorrência) de acordo com a nota dada.
Todos os itens que receberam nota acima de 5 podem ser considerados os pontos competitivos do seu restaurante. Abaixo de 5, pode-se considerar como não-competitivo.
Dependendo do posicionamento de cada item na matriz, você poderá avaliar o que está fluindo bem, o que precisa ser melhorado e o que vale a pena investir.
É indicado que esse tipo de análise da competitividade seja feito periodicamente. Ou seja, você poderá analisar semestralmente, trimestralmente, ou até bimestralmente.
A frequência vai depender do que entender que funcionará melhor com a rotina e a gestão do seu restaurante.
Existem, todavia, momentos chaves, além do periódico, indicados para aplicar a matriz de competitividade:
Observe que usar a ferramenta, por exemplo, trimestralmente e nas três ocasiões citadas acima, é uma forma de manutenção dos objetivos estratégicos da gestão financeira.
Ao analisar onde cada ponto se encaixa na matriz, fica claro o que está funcionando ou não, e consequentemente, o que vale a pena aumentar o investimento.
Ter essa constância bem desenhada e estudada, é a chave para um restaurante de sucesso e para evitar cometer grandes erros que podem te deixar no vermelho.
A matriz de competitividade é uma ferramenta fundamental para gerar estratégias que servirão para impulsionar as vendas do seu restaurante.
É por meio dela e dos seus indicadores de desempenho que você conseguirá entender o que o seu negócio tem de melhor a oferecer e quais pontos você precisará dar uma atenção especial para não ser prejudicado.
Além disso, você poderá usar o formato dessa matriz para outros tipos de análises, como as mais específicas dentro de cada tópico.
Por exemplo, você conseguirá montar uma comparando os principais pontos de matriz de competitividade marketing e redes sociais. Como:
Esse “desmembramento” de cada ponto pode ser uma forma de desenvolver métodos mais exatos para remediar situações em que esteja saindo no prejuízo.
Além da matriz de atratividade e competitividade, existem outras ferramentas de gestão que podem ser utilizadas para otimizar o dia a dia do seu negócio.
Para restaurantes, principalmente, ter um controle bem detalhado sobre suas forças e fraquezas para sempre prever melhorias, é fundamental faezr uma análise swot, não só dele como dos concorrentes também!
É importante, por exemplo, contar com um fluxo de caixa diário bem preciso. Além disso, é indispensável contar com um controle de estoque meticulosamente organizado.
E, claro, para facilitar o cotidiano do seu restaurante e agilizar os processos internos, um software para restaurantes é fundamental.
Não é segredo que o digital está tomando conta da humanidade. Mas uma das grandes estratégias de negócio é simplificar e inovar.
Para isso, vale a pena investir em um software de gestão para centralizar toda burocracia e gestão da sua marmitaria em um só lugar!
O sistema para restaurante da Saipos é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.
Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a Integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e também controle de estoque!
Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:
Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!