As placas de sinalização restaurante são itens obrigatórios em estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes e demais locais onde há consumo de alimentos e bebidas.
São responsáveis por identificar ambientes em geral e áreas de risco, além de oferecerem informações para um bom funcionamento do espaço. Para que se tenha uma melhor visualização das placas, seu posicionamento deve ser na altura dos olhos e de fácil acesso para os consumidores do local.
Além disso, para a utilização da sinalização adequada no seu estabelecimento, todas as placas obrigatórias para restaurante devem ser padronizadas de acordo com as regras da ABNT.
Para que você possa administrar seu negócio seguindo o padrão de normas estabelecidas para manter o funcionamento do seu restaurante, acompanhe o conteúdo e confira quais placas obrigatórias seu estabelecimento deve ter:
Para que o seu restaurante atue de forma ativa recebendo pessoas e fornecendo seus serviços, é necessário seguir padrões e normas obrigatórias com o objetivo de manter a segurança no ambiente.
As placas de sinalização de restaurantes são parte deste conjunto de normas a serem seguidas. Com o uso correto, os clientes podem identificar com maior facilidade informações essenciais sobre o local.
O não uso desse item em estabelecimentos comerciais pode resultar em uma multa de até R$ 5.000,00 para o proprietário. Também pode causar confusão em momentos e situações de emergência, risco de acidentes e dificuldade de orientação para os clientes.
Além das placas de sinalização, para que o restaurante mantenha suas operações, deve-se prestar atenção nas seguintes exigências: documentação, registros, acessibilidade, rotina de limpeza, treinamentos da equipe, normas exigidas pela vigilância sanitária, entre outros.
Existem diferentes tipos e modelos de placas obrigatórias bares e restaurantes para ter no seu estabelecimento. Todas com significado próprio e objetivo de melhorar a organização e segurança do estabelecimento.
Se você está com dúvida sobre qual placa colocar no ambiente do seu restaurante ou ainda não tem conhecimento de quais são os tipos existentes, separamos uma lista com 5 placas de sinalização para você:
Para escolher a placa de sinalização restaurante que combine com o seu estabelecimento, há pontos que devem ter a devida atenção e prioridade, são eles: qual o material apropriado para o local, personalização e a durabilidade do produto. |
A placa de saída de emergência é utilizada em situações de risco e perigo de incêndio. Sua instalação deve ser feita acima das portas regulares e outras rotas de evacuação.
Junto das sinalizações de emergência, é indicado o uso de placas de fuga direcionadas ou uso de luminárias LED que acendem em momentos de interrupção de energia, auxiliando os clientes a encontrarem a porta.
Sobre a disposição dentro do espaço, os locais ideais para a melhor visualização dos clientes são:
Com as placas de sinalização restaurante posicionadas corretamente, todos podem ter acesso às informações e orientações essenciais dentro do local.
Estas placas são essenciais para estabelecimentos com risco de incêndio ou uso de materiais inflamáveis. Em casos de emergências, o extintor deve estar visivelmente posicionado em locais estratégicos e de fácil acesso.
Sua aplicação é feita pela norma NR 23, que se refere à proteção contra incêndios. Além desta, há também a norma ABNT NBR 13434 que trata sobre as especificações dos requisitos de sinalização de combate a incêndios e a norma de segurança contra incêndios, a NBR 9077.
Para o posicionamento do seu restaurante, a utilização das placas para extintor de incêndio, ajuda a transmitir uma cultura de confiança e segurança dentro do estabelecimento, educando todos sobre o uso correto dos equipamentos.
Utilizada como placa informativa, as sinalizações para sanitários são de extrema importância para locais onde há um fluxo intenso de pessoas. Neste tipo de cenário, sua principal função é localizar os banheiros.
Atualmente, existem diferentes tipos de placas, desde as convencionais até as criativas. Para realizar a escolha da placa ideal para seu restaurante, você deve ter conhecimento sobre o tipo de banheiro, o estilo do ambiente e quem são seus clientes.
O alvará de funcionamento é o principal documento que os restaurantes devem ter para realizar as operações de forma legal e segura.
Este documento trata-se de uma licença emitida pelas prefeituras, onde autorizam o estabelecimento a exercer seu funcionamento de modo legal, seguindo a legislação e as normas de segurança.
No ambiente do seu restaurante, o alvará deve estar posicionado de forma estratégica para que os clientes consigam enxergar. Sua presença nas paredes do local é obrigatória.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a venda de bebidas alcoólicas para crianças menores de 18 anos.
O uso das placas de sinalização restaurante ‘’Alcool proibido para menores’’ é obrigatório em estabelecimentos como bares, restaurantes, casas noturnas e boates. Sua utilização cumpre com a Lei n° 14.592.
Para uma melhor visualização da placa dentro do espaço, é ideal que posicione o cartaz em lugares de fácil acesso e visibilidade para os consumidores.
Além das placas citadas acima, há uma grande lista de tipos e variações de placas existentes. Sua composição muda desde o tipo de material utilizado, até o design usado.
O posicionamento das placas pode mudar de acordo com a especificação de cada uma. Sua localização varia entre balcão de atendimento, portas e ambientes estratégicos.
Placa de exija nota fiscal |
Utilizada para incentivar o consumidor a solicitar a nota fiscal, garantindo seus direitos. |
Placa de local proibido para fumar |
Aplicada nos locais, conforme Lei, informando que o local é inapropriado para fumar. |
Placa de código de defesa do consumidor |
Placa obrigatória em todos os locais comerciais conforme Lei n° 12.291/2010. Garantindo aos clientes seus direitos. |
Placa de atendimento preferencial |
Utilizada para indicar o atendimento preferencial obrigatório a idosos, gestantes, portadores de deficiência e pessoas com crianças. |
Placas de acessibilidade |
Usada para indicar que o espaço tem acesso especial e/ou estrutura adequada para pessoas com deficiência física. |
Todo estabelecimento que presta serviço de alimentação e bebidas, para operar conforme as normas e leis, deve se atentar às boas práticas e utilização de equipamentos, placas, sistemas, entre outras ferramentas.
E para você fazer a gestão do seu restaurante de forma simples, ágil e inteligente, o Sistema de Gestão para Restaurantes da Saipos pode ajudar! Com um software que oferece diferentes funcionalidades para o atendimento e fluxo do seu negócio.
O sistema mais completo para a gestão do seu restaurante! Veja algumas vantagens que nossa plataforma oferece:
Caso queira saber mais, clique no banner e descubra tudo o que o melhor Sistema de Gestão para restaurantes oferece!
Tire suas dúvidas sobre placas de sinalização aqui!
Existe sete tipos de placas, sendo elas: proibição, advertência, obrigação, emergência, combate a incêndios, identificação e informativas.
A placa que indica a existência de restaurantes e lanchonetes é a SAU-12.
Para que a idenficação das mesas do seu restaurante sigam o padrão correto, seu tamanho deve ser 4x9cm.
Para o funcionamento regular do restaurante, a vigilância sanitária exige os seguintes documentos: licença sanitária, manual de boas práticas de manipulação de alimento, POPs, entre outros.