Para entender como fazer cardápio digital para WhatsApp, o primeiro passo é conhecer as funcionalidades deste aplicativo e, claro, ter um menu bem estruturado e atraente.
Redes sociais são uma ótima ferramenta de vendas e divulgação. Se usadas corretamente, aumentam o alcance das publicações, alcançando um público maior.
O WhatsApp, por si só, é uma forma de contatar clientes frequentes e abrir uma porta de entrada para uma nova freguesia.
Assim, pode ser um dos melhores aplicativos de cardápio digital desse tipo de plataforma, se souber usar corretamente.
Confira tudo que você vai ver neste conteúdo:
Antes de continuarmos, confira tudo sobre o cardápio digital! Conheça mais sobre essa ferramenta de autoatendimento clicando no banner abaixo:
Agora que você já sabe como funciona o cardápio automático WhatsApp, vamos te ensinar como adicionar cardapio no whatsapp em 3 passos para saber como criar menu no whatsapp business. Confira:
Abra a parte de configurações no WhatsApp Business e clique em ‘Ferramentas comerciais’ (logo abaixo da opção ‘Anunciar’).
Na sua tela, você encontrará várias ferramentas úteis para configurar o seu perfil. Clique em ‘Catálogo’ para visualizar como colocar menu no whatsapp business.
Para começar a adicionar os itens do seu cardápio, aperte no ‘+’ (‘Adicionar item’), como exemplificado na imagem abaixo:
Após clicar em ‘Adicionar item’, será possível começar o cadastro do prato no catálogo do WhatsApp.
Preencha da melhor forma possível, lembrando de manter a clareza no detalhamento do prato e adicionar imagens atraentes do produto, conforme o tutorial abaixo:
Após inserir todas as informações do seu produto, clique em ‘Salvar’ no canto superior direito da tela do seu smartphone.
Você será direcionado para a página do catálogo agora com um produto cadastrado. Repare que um reloginho aparecerá logo ao lado do produto.
Clique no item para conferir as informações. E logo entenderá que o ícone de relógio indica apenas que o seu produto cadastrado está em análise pela equipe do WhatsApp Business.
Isso nada mais é do que um protocolo para garantir a segurança do que está sendo comercializado por meio do aplicativo.
Assim que aprovado, o item aparecerá normalmente no seu catálogo de produtos para o cliente que acessar.
Não é tão difícil quanto parece, viu? Seguindo esses passos simples, você vai conseguir montar de forma super fácil o seu cardápio digital WhatsApp grátis!
Caso o catálogo não seja interessante para você em relação a como fazer um cardápio digital para WhatsApp, você poderá criar um menu PDF e divulgá-lo na plataforma.
O cardápio em PDF no WhatsApp pode ser colocado por meio de mensagens automáticas com o documento para clientes, como respostas rápidas.
Outra opção é colocar o link para o PDF na sua bio ou ter o arquivo sempre disponível com poucos cliques para enviá-lo manualmente durante o atendimento.
Da mesma forma que o cardápio convencional, esse também tem o objetivo de atrair o público com os pratos e bebidas que seu restaurante oferece.
Por isso, você deve investir em fotos reais que despertem no cliente vontade de consumir seus produtos.
Divulgar fotos mal feitas de pratos pode causar no público um efeito contrário, tirando o apetite dele e prejudicando a reputação da sua empresa.
Uma boa ideia é contratar um profissional com experiência em fotos gastronômicas para que seu cardápio digital fique chamativo.
Além das fotos, seu cardápio precisa ter descrições informativas e atraentes dos produtos. Não esqueça disso!
Para entender como colocar cardápio no WhatsApp, note que é importante que seja a versão Business do aplicativo.
Isso porque esse modelo permite que você tenha acesso gratuito a ferramentas exclusivas da plataforma para a venda e atendimento.
No WhatsApp Business, você insere os produtos comercializados no catálogo do aplicativo. Por isso, cada produto oferecido deverá ser cadastrado individualmente.
Um ponto interessante é que cada item adicionado no cardápio digital conta com espaço para informar:
Coloque o máximo de informações possíveis e não esqueça de adicionar uma foto atraente do prato. Isso é fundamental para entender como fazer cardápio para WhatsApp.
Saber agradar os fregueses visualmente também faz parte de como criar um cardapio digital para whatsapp!
Então, para cativar e até contar com a fidelidade do cliente, adicione fotos reais dos seus produtos.
Aposte em padronizar o fundo e deixe os pedidos empratados da melhor forma possível!
Uma imagem real do que está sendo vendido evita que o cliente crie uma expectativa diferente do que irá receber.
Além disso, imagens coletadas da internet muitas vezes são facilmente reconhecidas pelo público e, por isso, podem atrapalhar a venda.
Com as possibilidades de informações a serem preenchidas para cada produto, percebemos, então, que o WhatsApp permite redirecionamento para concluir a venda.
Ou seja, ao colocar o link para compra online, você estará direcionando o freguês para, por exemplo, o seu site delivery.
Então ele poderá ser atendido por meio do WhatsApp Business, tirando dúvidas ou recebendo divulgações, e concluindo a compra ao clicar no link do item no catálogo.
É possível, para o cliente, efetuar o pagamento dentro do WhatsApp. A transação pode ser feita via chave pix ou integrando um parceiro de pagamento aceito pelo app.
Para configurar as formas de pagamento e entender como fazer cardapio digital para WhatsApp, siga as instruções listadas abaixo:
Você terá duas possíveis escolhas para designar os tipos de transações aceitas pelo seu estabelecimento:
Tipo |
Descrição |
Adicionar parceiro de pagamento |
Para pagamentos em cartão (crédito ou débito). |
Adicione forma de pagamento |
Para instruir como proceder em outras formas de pagamento, como dinheiro ou pix. |
Ao selecionar a primeira escolha, será necessário vincular uma plataforma de pagamentos aceita pelo aplicativo. Por exemplo, o Mercado Pago.
Para isso, clique em:
Aqui, é possível que você envie o pedido para o cliente, para que ele possa efetuar o pagamento. E você será notificado quando o pagamento for concluído.
Para a segunda opção, ao clicar em ‘Adicionar forma de pagamento’, terá um espaço livre para inserir instruções. É útil para colocar chave pix, por exemplo.
Ou caso opte por direcionar o cliente para outra plataforma de pagamento, coloque o link de direcionamento nessa área disponibilizada.
Atenção! Seguindo esse caminho, é aconselhável que peça um comprovante de pagamento ou fique de olho na compra efetuada na plataforma linkada.
Confira um exemplo de como um pedido será realizado usando as formas de pagamento do WhatsApp Business em uma venda do cardápio digital para delivery:
3. Selecione o item do seu catálogo e a quantidade;
4. Clique em ‘Adicionar pedido’;
5. Envie o pedido para o cliente.
O cliente receberá a mensagem e poderá visualizar o pedido e a forma de pagamento. Confira como procederá o pagamento na perspectiva do cliente, na imagem a seguir:
E pronto! Pedido efetuado, pago e pronto para ir ao preparo na cozinha.
Além da forma de pagamento e cadastro de produtos, um outro ponto interessante de se atentar é a criação de coleções!
Essa função serve para que você agrupe diferentes itens cadastrados no cardápio digital WhatsApp em categorias. Por exemplo, um grupo apenas de massas ou carnes.
Para criar uma coleção:
Para finalizar clique em Adicionar e pronto! Você poderá visualizar e gerenciar sua coleção por meio do catálogo normalmente.
Lembrando que, assim como o cadastro de cada item, as coleções também passam por uma análise da plataforma.
Divulgar o seu menu online é um passo importante para saber como fazer cardápio digital para WhatsApp.
O próprio aplicativo disponibiliza ferramentas que podem ser usadas de várias formas como um instrumento de divulgação. Uma ideia é apostar no disparo de promoções via listas.
Aqui, você poderá criar uma oferta ou combo especial para clientes que já compraram no seu estabelecimento via WhatsApp. E usar a função Lista para enviar para esses contatos.
Você também pode gerar um link para seu catálogo e produtos. Desenvolvendo, assim, uma forma de acesso por meio de outras plataformas para seu cardápio digital para WhatsApp.
Ou até mesmo enviar os itens promocionais cadastrados diretamente para os clientes, por meio da lista de transmissão ou para clientes novos que entrarem em contato.
Contar com um cardápio digital vai muito além de apenas apresentar os pratos e valores. É fundamental que o cliente receba uma quantidade rica de informações sobre os produtos.
Isso porque otimiza a experiência do cliente e garante que ele tenha acesso a todos os detalhes para realizar uma compra, independente dos tipos de cardápio para restaurante que escolher.
Ter um sistema de gestão para restaurante que possibilita a criação e integração de cardápio digital e conta com controle automatizado de estoque, é, por isso, fundamental.
Não somente visando reunir todas as informações em um só lugar, como também ter o controle prático dos pedidos feitos por mesa, senha, comanda, entre outros.
O cadastro de produtos do sistema de gestão da Saipos é inteligente e fácil, já que permite um preenchimento detalhado e prático para a organização do menu.
Esse tipo de ferramenta permite que você detalhe da melhor forma cada item do cardápio, considerando diferentes aspectos para a melhor visualização do cliente, como:
O que poderá considerar |
Descrição |
Categoria |
Agrupe itens em diferentes categorias. |
Sabor |
Adicione quais são as possibilidades de sabores dentro das categorias. |
Acréscimos |
Coloque quantos acréscimos quiser para cada item do menu. |
Valores |
Precifique cada item e cada acréscimo, com a soma feita automaticamente pelo sistema. |
Como mencionado na tabela acima, você pode inserir opções de adicionais e contar com relatórios gerados a partir da venda dos produtos, categorias e valores cadastrados.
Uma das vantagens de contar com um cardápio digital no sistema Saipos, é realizar alterações a qualquer momento com atualização em tempo real, como:
Praticidade no cadastro de produtos e gestão financeira inteligente é com a Saipos!
Clique no banner abaixo e confira tudo sobre a integração com cardápio digital da Saipos!