ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Checklist para restaurante: confira o teste e descubra onde sua gestão pode melhorar

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

7 princípios fundamentais para o checklist do seu restaurante

Você sabia que ter um checklist para restaurante pode te ajudar a conseguir manter uma cozinha eficiente e em pleno funcionamento?

Com todos os processos divididos, planejamento realizado e profissionais distribuídos em áreas de trabalho, temos certeza que você conseguirá notar uma operação muito bem encaminhada no seu estabelecimento.

Contudo, nem sempre as diferenciações são realizadas, afinal, alguns empreendedores são novos no ramo e têm dificuldades para fazer a gestão de restaurante adequadamente. 

É nesse momento em que se torna necessário um checklist, ou seja, um guia prático para assinalar como está o andamento do seu negócio e o que fazer para melhorar o rendimento. 

Por isso, preparamos 7 princípios fundamentais para o funcionamento do seu restaurante, que são:

( ) - Verifique e atualize seu controle de estoque diariamente;
( ) - Cheque os últimos registros de vendas e analise quais foram os pratos mais pedidos;
( ) - Realize o pedido de compras do dia;
( ) - Escolha algum prato do dia e aplique promoções em alguns itens do cardápio;
( ) - Faça um controle rigoroso da higiene do restaurante;
( ) - Cheque contas em aberto, boletos e dívidas;
( ) - Divida as funções da equipe de acordo com as necessidades do dia.

Fácil ou difícil? Entenda mais sobre os tópicos no decorrer do texto. No final, volte e assinale com um “x” os passos que você já pratica. 

Antes disso, aproveite e faça o download da nossa planilha de Fluxo de Caixa. É um ótimo recurso para que você possa visualizar suas contas e realizar um balanço financeiro.

Aperte no banner abaixo e aproveite!

Como funciona a gestão de restaurante e por que ela é importante para o seu negócio?

A gestão de restaurante é um conceito dado a todo tipo de organização, ordenamento, automação e planejamento de um negócio do ramo da gastronomia. 

Com processos bem definidos, ela abrange desde o controle financeiro, até a mensuração do desempenho de funcionários, por exemplo.

Geralmente, quem está procurando estratégias de como administrar um restaurante acaba definindo ações futuras que serão colocadas em práticas para atingir determinados objetivos.

Imagine que você tenha uma pizzaria e daqui a 5 anos queira abrir algumas franquias, pela primeira vez. 

Serão necessários diversos encaminhamentos para poder atingir esta meta, como:

  • Ampliação do capital de giro;
  • Análise do fluxo de caixa;
  • Redução de despesas com controle de estoque;
  • Fidelização de mais clientes;
  • Divulgação do seu perfil de restaurante no Facebook e em outras plataformas midiáticas;
  • Estratégia de vendas e escalonamento de lucro.

Entretanto, não é da noite para o dia que será possível cumprir todos esses passos. Tudo faz parte de um processo de gestão que é realizado durante o dia a dia.

Além disso, existem duas formas de você fazer a gestão de um restaurante: manualmente, com agendas e planilhas, ou de forma automatizada, com softwares, como o da Saipos.

A nossa plataforma permite que a tecnologia trabalhe para você, com relatórios financeiros diários, controle de vendas e também a possibilidade de saber quais são os produtos que mais são vendidos e qual é a margem de lucro em cada um deles.

Dessa maneira, fica muito mais fácil investir e planejar ações a longo prazo, não é mesmo? Aperte no banner abaixo e saiba mais.

Como fazer um bom checklist para restaurante?

Essa é uma ferramenta estratégica e essencial para o cumprimento de tarefas. Ela também pode ser conhecida como lista de verificação ou checagem. 

Em um ambiente com maior número de funcionários, as informações podem ser perdidas ou feitas por outras pessoas. Por isso, assinalar o “x” pode fazer a diferença de quem está em busca de um cotidiano mais eficiente e produtivo. 

Para que seu negócio tenha um bom checklist para restaurante, siga os 6 passos abaixo:

1° passo:

Defina o que vai checar;

2° passo

Liste todos os itens que devem ser cumpridos;

3° passo

Faça uma ordem de acordo com o contexto;

4° passo

Utilize apenas uma pergunta por item;

5º passo

Avalie as opções de resposta (listas, textos, imagens);

6º passo

Guarde o registro dos dados coletados ao decorrer do tempo.

7 ações que precisam estar presentes no seu checklist para restaurante

Até agora, já conseguimos entender qual é a importância de uma gestão de restaurante consolidada, além dos motivos que favorecem você ter um checklist dentro de uma cozinha.

Pensando nisso, portanto, preparamos 7 itens que precisam estar presentes na sua lista de checagens, todos os dias. 

Ao ler cada tópico, marque com um “x” aquilo que você já cumpre. No final, iremos revelar qual a porcentagem adequada para ter sucesso no mercado de food service, confira:

1 - Verifique e atualize seu controle de estoque diariamente ( ) 

Com um controle de estoque bem executado, seu restaurante conseguirá garantir que haja o equilíbrio de todos os produtos nas prateleiras.

Dessa forma, haverá menos desperdícios e mais organização na hora de realizar a gestão de compras de um restaurante, por exemplo. 

A nossa dica é todos os dias você ir até o local onde estão armazenadas as informações e verificar possíveis atualizações, entrada ou saída de mercadorias e registrar os novos números, principalmente após um dia de funcionamento do estabelecimento.

O controle pode ser feito por qualquer funcionário do restaurante. Entretanto, para quem ainda utiliza papel, caneta e planilhas do Excel, tudo pode acabar sendo trabalhoso e entediante. 

Aliás, ninguém mais tem tempo a perder preenchendo inúmeros campos manualmente, não é mesmo? 

Portanto, pare de perder tempo e otimize seu Sistema de Controle de Estoque com a Saipos. Nossa plataforma é 100% digital e eficiente.

Ao retirar qualquer produto do estoque, basta acessar o software e assinalar o item que todos os computadores atualizam automaticamente. 

Aperte no banner abaixo para saber mais e conservar com um de nossos consultores!

2 - Cheque os últimos registros de vendas e analise quais foram os pratos mais pedidos ( )

Ao iniciar o expediente administrativo do seu estabelecimento, não deixe de fora do checklist para restaurante a checagem dos últimos registros de vendas e quais foram os pratos mais pedidos.

Essas informações vão possibilitar que o empresário visualize aquilo que vem dando certo no negócio e o que não funciona.

Assim, ele poderá investir mais recursos ou até melhorar alguns pratos para atrair novos clientes.

Ao receber todas as suas vendas no Sistema de Caixa da Saipos, você tem acesso a relatórios instantâneos dentro do nosso software. 

Então, chega de perder e seja parceiro da Saipos! Aperte no banner abaixo e automatize o caixa do seu restaurante.

3 - Realize o pedido de compras do dia ( )

Você já foi em algum restaurante cheio de vontade e quando chegou lá viu que alguns itens do cardápio estavam em falta?

Para quem é consumidor, essa é uma das piores experiências possíveis. Por isso, a nossa dica é que você veja seu controle de estoque, anote o que está faltando e entre em contato com os seus fornecedores para restaurante.

Ao ter essa ação no checklist para restaurante da sua empresa, você nunca irá precisar passar a vergonha de ter algum alimento em falta na hora do funcionamento da cozinha.

4 - Escolha algum prato do dia e aplique promoções em alguns itens do cardápio ( )

A pessoa que vai até um restaurante ou pede delivery em casa só deseja uma coisa: pagar barato e comer bem. Parece até uma lei universal, não é mesmo? 

O desconto pode até não ser muito expressivo, mas o gatilho de o cliente entender que está pagando menos por algo é incrível. 

As frases anunciando promoções promovem gatilhos mentais nas pessoas e - praticamente - controlam os interesses de cada uma.

Então, sabe aquele prato que vendeu mal a semana inteira? Experimente aplicar uma promoção nele.

Não se esqueça de realizar uma boa divulgação na internet para chegar ao maior número de possíveis clientes.

Dúvidas em como montar um cardápio eficiente para o seu restaurante? Aperte no banner abaixo e aproveite o e-book que a Saipos preparou para você!

5 - Faça um controle rigoroso da higiene do restaurante ( ) 

A higienização da cozinha e do salão é um item primordial no checklist para restaurante. Afinal, todos os dias, centenas de pessoas circulam pelo ambiente e, ninguém gosta de frequentar um estabelecimento sujo, não é mesmo?

Por isso, sempre cheque se a equipe da faxina já realizou a limpeza total da área e se ela está adequada para receber mais clientes quando o restaurante estiver aberto.

Além de ser uma questão de capricho, também é uma obrigatoriedade da vigilância sanitária. 

Seja criterioso e exigente neste tópico!

6 - Verifique contas em aberto, boletos e dívidas ( ) 

A gente sabe que a vida de empreendedor não é das mais fáceis de ser administrada. São investimentos, contas e novos boletos todos os dias.

Como um restaurante precisa estar sempre comprando mercadoria e renovando o estoque, frequentemente será necessário realizar pagamentos de notas fiscais de fornecedores. 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes esse detalhe pode acabar sendo esquecido, o que gera multa e mais a cobrança de juros.

Portanto, no seu checklist para restaurante só assinale este item ao verificar todas as pendências financeiras existentes.

7 - Divida as funções da equipe de acordo com as necessidades do dia ( )

Muitos restaurantes possuem expediente diferente, dependendo do dia da semana. Às vezes é rodízio, em outras à la carte e em alguns casos, até buffet.

Cada estilo exige uma modificação da estrutura da equipe de funcionários que você dispõe.

Então, sempre ao iniciar o expediente, comunique seu time de qual será a formatação para aquele dia e atribua o cargo do respectivo trabalho.

Ao realizar isso, você verá mais eficiência da equipe e o restaurante conseguirá ter muito mais pedidos em menor tempo.

Resultado do checklist para restaurante

O que você achou do checklist para restaurante que separamos para você? São funções que você já realiza ou são novas informações? 

Faça a soma de quantos “x” você assinalou e veja seu resultado na tabela abaixo:

Quantidade de “x”

Descrição do que fazer

1 ou 2:

Caso você só tenha assinado 1 ou 2, está na hora de procurar ajuda profissional! Nossa indicação é a leitura de alguns artigos aqui da Saipos, além de conversar com empresários mais experientes.

3 ou 4:

3 ou 4 acertos já é um caminho mais favorável, porém, ainda preocupante. Mostra que você tem um pouco de conhecimento do mercado, mas que ainda precisa de uma ajudinha na hora de ter mais eficiência no dia a dia.

5 ou 6:

Quem está com 5 ou 6 “x” já podemos afirmar que segue o caminho correto da perfeição. Até agora você já entendeu a importância da gestão de restaurante e colhe alguns frutos de apostar em estudos e ações técnicas.

7:

Parabéns! Aqueles que assinalaram todos os tópicos são vencedores. Além disso, temos a certeza de que você já deve estar no período de expansão do seu restaurante, recebe clientes todos os dias e é parceiro do Sistema Saipos para Restaurante!

Amplie a eficiência do seu restaurante com a Saipos!

A tecnologia é fundamental para o bom funcionamento de qualquer restaurante. Seja na cozinha, no caixa ou nas mesas, ela sempre tem muitas melhorias para oferecer.

Por isso, a dica mais produtiva que você pode ter é optar por um sistema de gestão para o seu restaurante.

A Saipos é, atualmente, o sistema mais completo do mercado, com preço justo e soluções em todas as etapas dos seus processos diários.

Ao ser nosso parceiro, temos a certeza de que em breve você irá gabaritar o checklist de restaurante na sua cidade!

Confira mais alguns benefícios do Sistema Saipos:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!

Baixe: E-book como tornar o seu restaurante mais eficiente