Para saber como calcular custos fixos do seu restaurante, você precisa listar quais são eles e usar uma pequena fórmula. Veja o que é necessário fazer:
Quando você inicia um empreendimento, terá dois tipos de despesas: os custos fixos e os custo variáveis. Para diferenciá-los, pense assim: os custos fixos não mudam com o volume de vendas, mas os custos variáveis, sim.
A Saipos vai explicar melhor ao longo do texto. Confira!
Os custos fixos são as contas e despesas que você tem todos os meses. Eles podem ser compreendidos como tudo que está diretamente atrelado à produção.
Confira o que geralmente entra nesta parte dos custos:
Portanto, os custos fixos do seu restaurante são as despesas que precisam ser pagas independente de qualquer coisa. Isso quer dizer que, mesmo que você não tenha lucro, elas precisam ser quitadas.
No caso de quem tem restaurante ou lanchonete, custos fixos são o que incluirão o aluguel, contas de água, luz, telefone, gastos com limpeza, segurança e afins.
Eles são chamados de fixos porque se mantêm estáveis por todos os meses.
Já a sua matéria-prima não se encaixa, pois ela varia. Neste caso, ela recebe a nomenclatura de fixo variável.
Esse é um dos itens que compõe o seu controle financeiro, então, ignorá-lo não é uma opção.
Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis têm uma constância. Eles sempre irão variar de acordo com a produção do seu restaurante.
Assim, caso o nível de produção do mês seja alto, os custos variáveis irão aumentar também. E, se ele for baixo, obviamente, os custos variáveis irão diminuir.
Algumas pessoas podem se perder um pouco com essa parte. Veja os três itens fundamentais para conseguir calcular os calores de custos variáveis.
É fundamental você conhecer a fundo a diferença entre o controle de custos fixos e os custos variáveis do seu restaurante.
Desta forma, você pode ver com clareza a somatória de todos os valores gastos na produção.
E lembre-se de ter muito cuidado com isso. Faça com bastante atenção, pois qualquer erro pode impactar no preço das vendas.
Saber reconhecer a diferença desses custos também influencia na parte financeira, contábil, de vendas e de produção.
Essas informações contribuem para um planejamento conjunto e, assim, evitar surpresas no orçamento para os custos variáveis.
Como já falamos, os custos fixos são aqueles com pouca probabilidade de variação em relação à produção.
Mas, isso não quer dizer que ele não tem variações, apenas que é menos suscetível a mudanças de valores. Mas também podem ser dependentes da produção.
Por exemplo, se a sua empresa tem um custo fixo com o aluguel de um prédio que comporta uma certa capacidade de produção, a sua produção na vai impactar no valor do aluguel.
Entretanto, se sua empresa crescer a ponto de exceder essa capacidade, você terá que trocar de prédio, dessa forma, provavelmente, seu aluguel ficará maior.
Outros exemplos de custos fixos são:
É importante que, além de ter bons pratos e um bom atendimento, para que seu restaurante funcione bem, ele deve ter a saúde financeira do negócio bem e organizada.
Ter conhecimento de quais sãos os custos fixos e custos variáveis da sua empresa é fundamental para deixar as finanças do seu restaurante organizada.
Então, vamos falar sobre os principais custos fixos e variáveis de um restaurante, são eles:
Custos fixos:
Essa despesa pode ser muito relevante no seu orçamento.
Pois ter um espaço físico, com boa localização, com toda a estrutura de um restaurante, pode não ser barato.
Então para tentar reduzir gastos com esse custo fixo, é necessário que você faça uma boa escolha do local.
Tentando, dessa forma, conciliar preço bom com boa estrutura.
Apesar destes valores terem a possibilidade de variar, são custos fixos.
São contas como água, luz, telefone, internet, etc.
É importante que o pagamento dessas faturas sejam feitas na data correta, para não arcar com juros.
São todos os gastos com insumos para o seu restaurante como frigoríficos, hortifrutis, granjas e também com produtos de limpeza e higienização.
Mas é importante alertar que esse gasto pode variar dependendo da quantidade de pessoas que frequentarem o seu estabelecimento.
A folha de pagamento é uma das despesas mais relevantes do seu restaurante.
Pois, um funcionário motivado, pode te render muitas coisas boas.
Sendo assim, não é possível fazer economia com os salários pagos aos funcionários.
Para fazer o cálculo do custo médio fixo da sua empresa, que é o custo total dividido pela quantidade de produtos feitos, há duas maneiras.
Confira como fazer o cálculo do custo fixo médio a partir do primeiro método:
No primeiro método, é possível utilizar a divisão para realizar o cálculo. Siga os passos para obter o resultado com as informações da sua empresa.
O melhor sistema para cuidar da gestão financeira e de qualquer ação que envolva finanças dos eu restaurante é, sem dúvidas, o da Saipos.
E ele é tão eficiente assim, porque consegue agrupar diversas áreas da operação em um único software, que entende que cada etapa é parte de um único núcleo.
Com isso, você terá otimizações em todas as áreas dos processos, independentemente do modelo de atendimento.
Mais de 3 mil negócios no segmento de alimentação utilizam o sistema, que revolucionou a forma de atender, entregar, controlar as finanças e tantos outros momentos do dia a dia.
Utilizando o Sistema Saipos, você poderá acompanhar o desenvolvimento dos seus resultados de forma significativa.
Confira alguns dos benefícios:
Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner, assista uma demonstração e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!