Gestão financeira para restaurante: aprenda tudo sobre!

A importância de uma boa gestão financeira para restaurante

A importância de manter uma boa gestão financeira para restaurante está em manter a sustentabilidade do seu negócio, tendo previsibilidade e estando apto para enfrentar imprevistos. 

Ter uma gestão financeira significa realizar ações e técnicas administrativas que incluem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do seu restaurante.

Dessa forma, ela engloba despesas fixas e variáveis, investimentos, lucros, financiamentos, empréstimos e valor patrimonial do seu estabelecimento.

Portanto, se você quer resultados positivos para seu restaurante, esses métodos são essenciais para projetar o crescimento da empresa.

Com um controle financeiro, você consegue estabelecer metas, estipular prazos e monitorar se os efeitos estão de acordo com o esperado pelo seu negócio.

Dessa forma, ao contrário do que se imagina, o setor alimentício requer planejamento e uma gestão atenta, pois exige inúmeros desafios. 

Neste conteúdo você irá encontrar várias dicas que explicam tudo sobre essa área tão importante do seu negócio, confira:  

E lembre-se que, para manter a sua gestão em dia, você precisará de algumas planilhas de controle. Para ajudar nisso, a Saipos preparou diversos materiais gratuitos.

Abaixo está a Planilha de para controle de estoque. Clique no banner e baixe agora mesmo!

Por que a gestão financeira para restaurante é essencial?

Com uma gestão financeira você consegue estabelecer metas, estipular prazos e monitorar se os efeitos estão de acordo com o esperado pelo seu negócio.

Há muitas ações desse segmento que são difíceis, como controle de estoque de perecíveis e as margens estreitas de lucro.

Dessa maneira, também é comum os gestores do ramo gastronômico atuarem próximos aos clientes e acabam tomando decisões com base na intuição.

Exemplos disso são a formação dos preços de venda, a criação de um cardápio que combine um bom sabor com as limitações financeiras do restaurante, etc.

Sendo assim, o prejuízo é evidente e acaba prejudicando a gestão de custos da empresa.

Uma boa gestão financeira para restaurante deve abrir mão de liquidez, ou seja, da garantia de que o valor no caixa será suficiente para pagar todos os débitos.

Portanto, siga estas três dicas essenciais para realizar uma boa gestão financeira:

  • Utilize um software de controle de estoque para reduzir produtos em excesso e diminuir as taxas de perdas;
  • Tenha contas bancárias separadas entre pessoa física (dono) e pessoa jurídica (restaurante);
  • Elabore seu cardápio sempre pensando no melhor aproveitamento da sazonalidade dos produtos.
Gestão financeira para restaurante 3 dicas

Como administrar financeiramente um restaurante?

Já é possível compreender que aplicar uma gestão financeira no seu restaurante é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Dessa maneira, com conhecimento, organização e disciplina você poderá aperfeiçoar seu serviço para que ele se destaque no mercado, apesar de toda concorrência.

Afinal, o segmento alimentício é muito concorrido, independentemente do tipo de comida fornecida.

Bons gestores não se preocupam somente com o cardápio de seus restaurantes, mas também com a saúde financeira do negócio.

Além disso, também aprimoram as técnicas para mantê-lo funcionando da melhor maneira possível.

Então, não fique para trás! Adote essas estratégias para que sua gestão esteja à frente de seus concorrentes. A Saipos vai te mostrar como!

Use um software de controle 

Não tenha medo de utilizar tecnologia para ajudar a gerir melhor o seu negócio. Com ela, seu restaurante trabalhará com mais otimização.

Dessa forma, rapidez e eficiência também são um plus no uso de um sistema de gestão para restaurantes como o da Saipos.

Estar online é essencial para não cair no esquecimento e se destacar no mercado.

Algumas das nossas ferramentas podem ser usadas para calibrar seu restaurante, como automação de sistemas, cardápio online e comanda eletrônica.

Nós podemos facilitar o dia a dia da sua operação com essas e muitas outras funções!

Tenha um planejamento regular

Para entender o que é gestão financeira para restaurante, é preciso saber que um planejamento é a chave de tudo.

Isso porque é necessário definir estratégias para que seu negócio atraia uma boa clientela, se destaque entre a concorrência e tenha resultados positivos de lucros.

Então, saber administrar um restaurante é muito importante, sempre se capacitando em áreas como gestão, marketing e no segmento do seu negócio.

Por isso, para sua empresa ir no caminho certo, faça pesquisas, escolha uma localização boa para seu restaurante e fidelize seu público-alvo com o seu serviço.

Saiba escolher seus fornecedores

Sempre verifique toda a documentação e as licenças necessárias do fornecedor nas primeiras negociações, antes de fechar contratos.

Examine o modo como contrata a equipe e colaboradores, a situação fiscal e financeira e, também, a existência de processos ou problemas legais.

Isso é muito importante. Portanto, caso tenha algo errado, busque outro fornecedor.

Porém, as primeiras medidas começam antes mesmo da primeira compra. Você precisa conferir a origem e procedência da matéria-prima dos produtos.

Assim como o cadastramento, adequação, inscrições e laudos a respeito das mercadorias e alimentos.

E lembre-se: a maioria das legislações municipais concede ao próprio restaurante a obrigação de tal fiscalização.

Sendo assim, depois que finalizar os contratos, as responsabilidades continuam. Conferir todo o novo lote de produtos, como se fosse a primeira vez. Principalmente:

  • As notas fiscais de entrega e transporte;
  • A integridade e legibilidade dos rótulos;
  • As embalagens e seus estados em geral;
  • Os números e registros em órgãos de vigilância sanitária e saúde (mesmo quando não houver registro, o certificado de dispensa);
  • Para alimentos importados, toda a documentação de origem;
  • Para alimentos congelados, indícios de descongelamento e recongelamento (amolecimento, deformações, líquido ou cristais, umidade em excesso, camadas de gelo).

Com a funcionalidade de lista de compras da Saipos, você tem seu estoque no sistema, então ele pode te mostrar os produtos que precisam ser comprados quando estão chegando a 15% do estoque mínimo. 

Então o restaurante tem a possibilidade de negociar melhor com os fornecedores.

Terceirizar a gestão financeira e contábil

Uma boa gestão financeira é fundamental para que seu restaurante tenha sucesso.

Então, caso você não domine bem essa área, procure capacitações para se especializar ou contrate alguma empresa de contabilidade para realizar esse trabalho.

O importante é que a saúde financeira do seu negócio esteja fluindo, pois a concorrência é forte. Por isso, ter habilidades administrativas é uma mão na roda para ter uma boa gestão financeira no seu restaurante.

Dessa forma, use a criatividade para especializar-se e, também, se informe para tocar seu negócio com organização e foco. Acompanhe tudo de perto e faça da sua equipe um time confiável e comprometido.

4 dicas de como planejar a gestão financeira para restaurante

Criar estratégias para que seu negócio esteja em constante crescimento é uma necessidade, não é?

Sendo assim, com a gestão financeira para restaurante o objetivo dela é aumentar o patrimônio e obter mais lucro.

Dessa maneira, é possível atingir as metas desejadas com mais facilidade.

Por isso, a Saipos preparou quatro dicas interessantes para planejar a gestão financeira do seu restaurante, tornando-o mais eficiente. Confira!

  • Controle o fluxo de caixa;
  • Calcule o preço de venda dos produtos;
  • Crie ações para reduzir os desperdícios; 
  • Altere o cardápio sempre que for necessário. 

Entenda detalhes de cada uma dessas quatro dicas: 

Dica

Definição

Controle o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa do seu restaurante é uma ação que deve ser priorizada para ter uma gestão financeira eficaz, pois é com ele que você consegue ver as entradas e saídas financeiras do seu negócio.

Dessa maneira, você analisa efetivamente e entende se ele está positivo ou negativo.

Calcule o preço de venda dos produtos

Às vezes você pode ter motivos para ajustar os preços do seu estabelecimento para que estejam de acordo com a atual demanda do mercado, oferecendo o lucro necessário. 

Dessa maneira, uma dica é sempre conferir o preço da concorrência, pois você poderá gerenciar as diferenças que vão impactar as suas vendas diretamente.

Crie ações para reduzir os desperdícios

Reduzir desperdícios é uma preocupação constante para um empreendedor de restaurante, pois afeta diretamente a gestão financeira.


Então, o gestor pode criar fichas técnicas para cada prato servido no seu restaurante, para que tenha conhecimento sobre o que é consumido em seus produtos.

Altere o cardápio sempre que for necessário

Cardápios são a porta de entrada para seu restaurante, pois é com ele que o cliente decide se vai comprar ou não.

Então é possível aprimorar sempre que possível os pratos oferecidos e conseguir uma fidelização do público por meio dessa conquista.

Por isso, fazer modificações pontuais é uma boa sugestão, pois o cliente pode cansar de ver sempre as mesmas alternativas no cardápio.

 

Com essas dicas você vai atingir todas as suas metas e garantir o sucesso do seu negócio!

Como tornar eficiente a gestão financeira para restaurante?

Um sistema de gestão vai tornar eficiente a gestão financeira para restaurante. O sistema da Saipos é a solução perfeita para impulsionar o seu negócio!

Com ele você tem vantagens como economia de tempo, diminuição de problemas financeiros, relatórios para análise de dados e muito mais!

Entenda um pouco sobre as facilidades proporcionadas no dia a dia do seu restaurante:

  • Fluxo de caixa: te oferece de forma simples e rápida todas as movimentações do seu caixa no período que você pedir
  • Ficha técnica automatizada: evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato.
  • Chance minimizada de erros em relatórios e cálculos financeiros: Com a automatização dos processos financeiros, a chance de erros é reduzida drasticamente. Isso traz maior segurança e precisão nas análises e cálculos financeiros, evitando problemas futuros.
  • Estoque mínimo por produto: Estoque mínimo é cadastrado em cada produto padrão do estoque e serve como referência para saber quando é necessário comprar novamente.
  • Movimentações do estoque: Te mostra todas as movimentações do estoque e do por quê elas aconteceram. Com ele é possível ver todas as movimentações de entrada e saída.

Agora que você conhece algumas das facilidades do nosso software, não perca a oportunidade de elevar a gestão do seu restaurante a um novo patamar. 

Não perca tempo, clique agora no link abaixo e agende uma conversa com nossa equipe!

Planilha Controle de Estoque grátis