O mercado de hamburguerias tem crescido com notoriedade, e isso se construiu porque as hamburguerias têm se adaptado às necessidades do seu principal público
Não é à toa que cerca de 250 milhões de hambúrgueres foram consumidos em 2024, contando somente com dados de dentro da plataforma iFood e esse número expressivo impulsiona ainda mais o mercado!
Neste conteúdo, vamos te mostrar algumas dicas de como montar o seu blend para hambúrguer, para ter aquele resultado único na sua hamburgueria.
Quer aprender a fazer um blend para hambúrguer delicioso? Então, este é o texto para você, principalmente se for um dono de hamburgueria ou estiver querendo abrir uma! Vem conosco!
O hambúrguer é um dos alimentos favoritos dos brasileiros, por isso lidera a lista de pratos mais pedidos dos deliveries, pelo 3° ano consecutivo.
Dessa forma, a concorrência no quesito hamburgueria é bem grande. Porém, com o blend ideal, sua loja certamente terá sucesso! E olha, mesmo com a alta no preço da carne, tem excelentes opções de blend barato, viu?!
Mas, afinal, o que é um blend, exatamente? Vamos te ajudar com as seguintes questões:
Mas, afinal, o que é um blend, exatamente? Antes de sabermos como fazer um blend de hamburguer, nós temos uma planilha gratuita para calcular o preço dos seus pratos! Para fazer o download, clique no botão abaixo!

Como fazer um blend de hamburguer não é nada mais que a mistura entre cortes diferentes de carne. Ao combinar corretamente, o resultado obtido é um hambúrguer extremamente saboroso!
Existem diversas combinações possíveis, cada uma com sua característica que casa perfeitamente com um cardápio hamburgueria específico. Pensando nisso, montamos esta tabela elencando os melhores blends para hamburguer!
|
Carnes |
Porcentagem de cada |
|
Peito de boi e acém |
50% peito e 50% acém |
|
Costela de boi e acém |
70% costela e 30% acém |
|
Fraldinha e maminha |
60% fraldinha e 40% maminha |
|
Peito de boi, acém e fraldinha |
50% peito, 25% acém e 25% fraldinha |
|
Fraldinha e costela de boi |
80% fraldinha e 20% costela |
Agora que você já sabe quais as quantidades certas para fazer o blend perfeito, que tal aprender mais sobre as peculiaridades de cada tipo de corte de carnes para hambúrguer?
|
Corte da carne |
Características |
|
Fraldinha |
Apesar de ser classificada como uma carne de segunda, a fraldinha é muito usada nos blends devido ao seu ótimo custo benefício. Por ser da parte traseira do boi, é naturalmente macia, trazendo uma textura agradável ao hambúrguer. |
|
Peito bovino |
O peito bovino é um dos melhores cortes para blend de carne para a preparação do hambúrguer, pois é considerado um corte econômico, porém de qualidade. A carne do peito bovino pode ser o ingrediente principal, uma vez que é uma carne gordurosa mas pode ter a gordura separada para a mistura. |
|
Miolo de acém |
Outra opção de corte muito popular devido ao seu sabor marcante. Além disso, a parte central do acém também se harmoniza perfeitamente com diferentes tipos de carne, resultando em uma combinação equilibrada no mix de sabores. |
|
Coxão duro |
Por se tratar de um corte próximo à picanha, apresenta diversas semelhanças com essa carne mais nobre. No entanto, é mais acessível, proporcionando um excelente custo-benefício para a elaboração do blend do hambúrguer. |
Claro que além dessas, existem outros possíveis tipos de carne para se fazer um blend hambúrguer, mas com essas opções você já tem um hambúrguer perfeito para seus clientes!

Agora que você já conhece algumas opções de blend para hamburguer, é hora de aprender a preparar.
Afinal esse é o passo principal para que seu hambúrguer fique perfeito desde a hora do preparo até a hora que chega no cliente!
Confira o passo a passo abaixo:
O primeiro passo é separar e limpar a carne, retirando a gordura. Imagine que você vai preparar cinco hambúrgueres de 200g utilizando o blend de fraldinha e maminha. Assim, você precisaria de 600g de fraldinha e 400g de maminha, correto? Errado!
É errado porque não é indicado moer poucas quantidades de carne. O ideal é fazer a moagem com, no mínimo, 1,5k. A explicação para isso é que a força utilizada pelo moedor altera a consistência do hambúrguer.
Assim, o ideal para esses cinco hambúrgueres é moer 900g da fraldinha e 600g de maminha. Além disso, adicione também a gordura do boi. Vale destacar que a melhor gordura para o blend é a da costela, mas não é a única indicada.
É importante que o blend contenha entre 20 e 25% de gordura. Ela é extremamente importante tanto para o sabor quanto para a liga do hambúrguer. No nosso exemplo, você adicionaria entre 300 e 375 g de gordura de boi.
Ela é adicionada de forma separada, pois dessa forma é mais fácil de controlar a quantidade.
Separadas as carnes, é hora de moer. Utilizando um moedor industrial, insira os cortes e a gordura juntos. Isso é indicado, pois a carne moída já sairá misturada. Após moer uma vez, realize a moagem mais uma vez, para ficar mais harmonizado.
Agora é o momento de montar o disco. Você pode utilizar tanto um modelador de blend para hambúrguer quanto as próprias mãos. Vale destacar que é importante considerar onde os hambúrgueres serão preparados.
Pois, há normas da Vigilância Sanitária sobre a conservação e preparação dos alimentos, principalmente a carne bovina.
Falando nisso, aproveite e baixe gratuitamente o nosso Ebook sobre conservação de alimentos!
Caso vá utilizar uma chapa ou queira fazer o blend numa churrasqueira para defumar seu hamburguer, em que você tem controle maior do ponto do centro da carne, você pode formar discos mais grossos. Porém, os feitos em frigideiras devem ser mais finos, para evitar que o centro fique cru.
Agora é só colocar o disco na chapa, e adicionar o seu tempero para hambúrguer e está pronto o seu hambúrguer!
Antes de irmos ao próximo tópico, vai uma dica da Saipos: pincele seu hambúrguer com azeite ou manteiga antes de colocar na chapa! Isso vai evitar que a carne fique grudada.
Para garantir sucesso na sua hamburgueria há a possibilidade de criar outros tipos de blend, isso fará com o seu negócio consiga se diferenciar, então confira aqui outras opções de blend.
Lembra que dissemos que tem como montar um blend delicioso e barato? Então, vamos falar agora de uma excelente opção, misturando peito de boi, fraldinha e acém!
Entendemos que hoje há pouquíssimos cortes que podemos considerar baratos. Porém, o custo-benefício desse blend é sensacional.
A fraldinha é muito utilizada em blend hambúrguer e é bem macia. Além dela, temos o peito de boi, que é barato e de muita qualidade! É também uma carne um pouco mais gordurosa, então dá para utilizar a gordura de forma separada, evitando um gasto a mais.
Por fim, o acém é outra opção já conhecida por ser mais em conta. Assim, ao juntar as três, temos um hambúrguer saboroso, de qualidade e barato! E repare, utilizando apenas carnes consideradas de segunda!
Além desse blend utilizando carne de boi e carne de porco, indicamos também um utilizando frango! Os cortes que você vai precisar são sobrecoxa, já desossada, e peito de frango.
O modo de preparo desse blend para hambúrguer é idêntico ao do bovino e combina muito com o pão ideal, exceto a adição de gordura, que vem direto da sobrecoxa. Sobre as quantidades, indicamos 60% de sobrecoxa e 40% de peito.
A diferença entre os dois vem na hora da montagem do disco. Aqui, você vai precisar adicionar farinha de rosca, que vai ser responsável pela liga. Cerca de 10% em relação à quantidade de carne é o ideal.
Disco pronto, agora é só colocar na chapa. Fique atento ao ponto do hambúrguer: os de frango são sempre servidos bem passados, mas não podem estar secos, ok?
Uma das formas de entregar um resultado diferente e atrair uma clientela diferente é criar um hambúrguer vegano.
O plant based, é uma técnica que traz a versão vegana e vegetariana de um prato, além de fazer sucesso no Brasil garante que nenhum dos seus clientes perca a experiência de consumir pratos deliciosos na sua hamburgueria.
Teste fazer hambúrgueres de soja, ou até mesmo de tofu e envergar como ficará o resultado deles e além dessas há outras opções veganas para adotar em sua hamburgueria
Agora que você já sabe quais blends de carne você deve utilizar no seu hambúrguer, vamos falar um pouco sobre os acompanhamentos! Quem não gosta de um combo de hambúrguer, não é?
Nossas indicações aqui vão fugir um pouco da tradicional batata frita, mas serão igualmente deliciosas!
Caso você esteja com pressa, temos um vídeo perfeito para você, clique no botão vermelho e veja o que vender na sua hamburgueria além do hambúrguer! Dá o Play.
A batata rústica combina muito com um hambúrguer! Pode ser feita de duas maneiras: frita ou assada.
A versão frita pode ser temperada com sal, páprica e pimenta-do-reino. Tome bastante cuidado para não ficar muito oleosa! Não queremos que o acompanhamento se torne enjoativo, o que atrapalha até na hora de comer o próprio hambúrguer.
Já a versão assada é temperada com sal, páprica e alecrim. Feita dessa maneira, fica mais suave e com menos chance de ficar enjoativa, porém leva um pouco mais de tempo.


A cebola, assim como a batata, combina muito com hambúrguer, tanto crua, no sanduíche, como frita, servida como acompanhamento. E é dessa segunda opção que falaremos agora.
A onion ring, ou anel de cebola, é servida empanada e frita e tem um sabor único! O cuidado que deve tomar é o mesmo da batata rústica frita: não deixe muito oleosa. A dica para isso não acontecer é fritar poucos anéis ao mesmo tempo.
Falando em dica, toma mais uma: dá para colocar esses anéis dentro do sanduíche! Fica muito crocante e saboroso.
Bom, agora você já tem opções de blend para hambúrguer, já sabe quais acompanhamentos oferecer. Porém, nada disso adianta se sua hamburgueria não tiver uma boa administração.
Gerenciar uma hamburgueria é um trabalho que deveria ser divido por dez pessoas, não é mesmo? Há muitas tarefas, como controlar estoque, gestão financeira, logística de entregas e entre outras.
Por isso, é extremamente importante um sistema para a sua hamburgueria.
Com um bom sistema você pode fazer lançamentos de pedidos, criar combos, controlar o estoque através de fichas técnicas. E temos uma ótima notícia para você! O sistema de hamburgueria da Saipos oferece tudo isso!
São +70 funcionalidades pensadas para tornar seu dia a dia muito mais simples, ágil e inteligente.
Confira um pouco mais sobre as facilidades proporcionadas pela Saipos:
Não perca mais tempo: te ajudamos a transformar a maneira que você gere seu negócio!
Saiba mais sobre esse assunto!
O blend é a mistura de diferentes cortes de carne, feita para equilibrar sabor, textura e suculência. A combinação correta dos cortes resulta em um hambúrguer mais saboroso e de qualidade.
Alguns acompanhamentos indicados são a batata rústica, que pode ser frita ou assada, e as onion rings (anéis de cebola empanados), ambas opções muito saborosas e que combinam bem com hambúrgueres.
Separe e limpe as carnes, mantendo entre 20% e 25% de gordura. Moa os cortes juntos duas vezes, modele os discos e asse conforme o tipo de preparo, temperando apenas com sal na chapa.