Mestre hamburgueiro: o caminho para o sucesso profissional

Tudo que você precisa saber para se tornar um mestre hamburgueiro

As hamburguerias têm se aperfeiçoado cada vez mais e se tornado referência nacional, graças ao surgimento do mestre hamburgueiro

O profissional que detém esse título domina todas as principais técnicas e segredos para o preparo do melhor hamburguer do mundo.

A iguaria de origem norte-americana conquistou o paladar dos consumidores brasileiros e o hambúrguer continua sendo o alimento mais vendido em todo o país.

E, para se destacar na corrida rumo ao topo do ranking das melhores hamburguerias, é necessário ter o máximo de atributos de um mestre hamburgueiro.

Por isso, este artigo é um guia com tudo o que você precisa saber para se tornar um mestre hamburgueiro e aumentar as vendas do seu negócio! Confira:

Antes de seguir a leitura, conheça o sistema para hamburgueria que vai colocar o seu negócio à frente de toda a concorrência pela praticidade e inteligência na gestão.

Aperte no banner e dê o primeiro passo para se tornar um mestre hamburgueiro agora mesmo!

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER

O que faz um mestre hamburgueiro?

O mestre hamburgueiro é responsável por criar as receitas de uma hamburgueria, usando conhecimentos e técnicas da alta gastronomia, para transformar os lanches em pratos refinados.

O chef que tem o certificado mestre hamburgueiro deve se preocupar com os processos da produção de um hambúrguer e a organização das praças, além da procedência dos insumos utilizados.

Não necessariamente o mestre hamburgueiro é apenas dono do próprio negócio ou um funcionário antigo da casa, ele pode atuar também como um consultor para hamburguerias premium ao redor do país.

Não basta saber preparar um sanduíche como ninguém, é necessário também que o profissional consiga dar o seu toque especial aos hambúrgueres, seja pelo tempero, pelo ponto dos blends ou até mesmo pelas harmonizações. 

Afinal, o que faz um mestre hamburgueiro ser reconhecido dessa forma é a capacidade de construir uma personalidade característica e inconfundível no paladar dos clientes.

O que eu preciso saber para ser um mestre hamburgueiro?

O hambúrguer se consagrou no Brasil pela praticidade e, principalmente, pelo sabor. 

A iguaria pode ser preparada de tantas maneiras que o mercado nunca esteve tão aquecido quanto agora, mesmo depois de anos da chegada do alimento no país.

A lucratividade das hamburguerias está em alta, revelam os dados. Entre 2020 e 2022, as vendas de hambúrgueres aumentaram em mais de 140% em uma única plataforma delivery, o iFood. 

Por isso, um dos principais requisitos para se tornar um mestre hamburgueiro é saber criar cardápios de hamburguer artesanal e gourmet com nuances de sabor, textura e muita suculência que se destaquem da concorrência.

Confira a seguir técnicas e conhecimentos que alguém precisa saber para ser um mestre hamburgueiro.

1. Cuidados com o blend

A carne é a estrela principal dos hambúrgueres tradicionais, afinal, é ela que deve brilhar na montagem dos sanduíches.

Por isso, um mestre hamburgueiro deve ter cuidados especiais em relação aos blends, como a escolha dos cortes bovinos, a porcentagem de gordura em cada porção e a técnica utilizada para atingir diferentes pontos de cocção.

Saipos indica: investir em curso de mestre hamburgueiro especializado no cozimento das carnes é uma ótima alternativa para se destacar no mercado. Além de fazer um hambúrguer com ponto perfeito, você poderá se especializar em preparos diferentes, como smash burguer e ultra smash.

 

Um diferencial que tem sido cada vez mais valorizado no mercado é a capacidade de adaptação às versões para as hamburguerias veganas. 

Criar receitas de blends saborosos de hambúrguer de origem vegetal é algo que deve ser explorado por todos que querem ter o diploma mestre hamburgueiro.

2. Harmonização de hambúrguer

Embora a carne seja a grande protagonista do prato, a harmonia com outros ingredientes é essencial para a experiência de comer um hambúrguer preparado por um mestre hamburgueiro.

Além dos acompanhamentos e molhos de um combo, o profissional precisa elaborar um conjunto de elementos que conversam entre si dentro do pão. 

Construir camadas equilibradas de acidez, picância, doçura e crocância é fundamental para conquistar o paladar do cliente a cada mordida. 

Dessa forma, um simples hambúrguer pode se transformar em uma comida de alta gastronomia!

Para incrementar ainda mais a experiência, você pode buscar formas de harmonizar hambúrguer com cerveja artesanal. 

Além de compor o sabor do lanche, essa estratégia ainda aumenta o ticket médio do consumidor.

3. Técnicas de cocção e conservação

Um bom mestre hamburgueiro precisa saber como atingir o ponto perfeito de uma carne, mas também as diferentes formas de preparar um molho equilibrado e de ter frituras crocantes.

Confira, na tabela abaixo, algumas técnicas importantes para se tornar um mestre hamburgueiro

Técnicas para ser mestre hamburgueiro

Reação de Maillard

Utilizada para preparar smash burger, consiste em prensar os discos de carne em uma chapa bem quente. Assim, criando uma superfície crocante, sem perder a suculência do interior dos blends.

Confitar

Para confitar um alimento, basta fazer o cozimento lentamente com ervas, especiarias e uma fonte de gordura. Pode ser utilizada tanto para vegetais, tomate e cebola confit por exemplo, como também para carnes e aves.

Marinar

A marinada é bem simples, mas exige uma certa precisão em relação à quantidade de líquidos e temperos, para garantir que os sabores sejam realmente acrescentados à carne.

 

A etapa de preservação dos insumos é fundamental para evitar desperdícios e contaminação cruzada dentro da cozinha.

Cada ingrediente exige um cuidado específico, seja pela embalagem utilizada ou temperatura de refrigeração.

Para descomplicar esse processo, preparamos um material completo com dicas de conservação de alimentos para a sua hamburgueria. 

Aperte no banner para baixar gratuitamente e dar mais um passo no título de mestre hamburgueiro!

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

Cursos para se tornar um mestre hamburgueiro

Como você já percebeu, é impossível se tornar um profissional renomado no segmento de hamburguerias sem conhecimento.

Por isso, invista em curso mestre hamburgueiro que tenha módulos relacionados aos principais temas da gastronomia, como a seleção dos ingredientes e montagem dos pratos.

Existem diversos cursos de hamburguer artesanal presenciais e online que atendem a essas demandas. As opções são tantas que também é possível encontrar formações gratuitas para iniciantes.

Vale ressaltar: um curso de mestre hamburgueiro costuma ter um preço elevado, afinal ele promete entregar conteúdos exclusivos para te fazer ser o melhor profissional do setor. Por isso, antes de finalizar a matrícula, ou fazer a compra, analise as avaliações de ex-alunos e pesquise sobre a reputação do chef que estará lecionando.

 

As plataformas online mais conhecidas para esse tipo de formação são a Hotmart e Eduzz. Para quem prefere aulas virtuais e se adapta bem ao conteúdo digital, recomendamos fazer a busca por certificado mestre hamburgueiro nelas.

Aos empreendedores que não abrem mão da experiência prática, várias empresas ao redor do Brasil, como o Senac, costumam abrir frequentemente inscrições para cursos no ramo da gastronomia.

Cardápio ideal de um mestre hamburgueiro

Como adiantamos no começo deste artigo, o mestre hamburgueiro é responsável por conceber o cardápio de uma hamburgueria, e o que se espera desse profissional é a combinação de diferentes produtos em um menu.

Para ser um bom mestre hamburgueiro, você deve conseguir uma harmonização entre prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa.

Essa linearidade, como é conhecida a prática entre os grandes chefs, é um fator muito importante para proporcionar uma jornada de consumo inesquecível para o cliente.

Por exemplo, a sobremesa ideal para um hambúrguer com ingredientes picantes deve ser cítrica. A acidez, além de neutralizar o paladar, também ajuda na digestão do prato.

São a esses pequenos detalhes que um bom mestre hamburgueiro deve se atentar na construção de um cardápio.

Reunimos no vídeo a seguir algumas sugestões de produtos para se vender além do hambúrguer no seu negócio. Aperte o play para conferir as dicas e se inspirar!

Vídeo - Saipos

Top 10 melhores hamburguerias do Brasil

Experimentar hambúrgueres nas maiores hamburguerias do país é uma maneira de identificar os pontos fortes e fracos do empreendimento, além de dar vários insights de inovações para serem adotadas no seu negócio.

Um mestre hamburgueiro precisa conhecer muito bem a concorrência para estar sempre em busca de aperfeiçoamento para os próprios pratos.

Por isso, trouxemos um ranking das 10 melhores hamburguerias do Brasil, de acordo com o blog Beard, e onde elas estão situadas:

  1. Le grand burger (Porto Alegre);
  2. Cadillac burger (São Paulo);
  3. Reserva T.T burger (Rio de Janeiro);
  4. Zé do hamburguer (São Paulo);
  5. Guiolla hamburgueria (Curitiba);
  6. Gourmet Burger Market (Florianópolis);
  7. Burger Table (São Paulo);
  8. Hamburgueria do Zé (Tiradentes, Minas Gerais);
  9. Frank & Charles (São Paulo);
  10. Butcher's Market (São Paulo).

Com essa lista, podemos identificar como o Sul e o Sudeste têm um destaque maior no nicho de hamburguerias.

No entanto, isso também é um indicativo de que é possível se tornar um mestre hamburgueiro nas outras regiões do país. 

Adaptar as receitas com ingredientes típicos do Nordeste é um caminho muito promissor!

Quais são os equipamentos necessários para ser um mestre hamburgueiro?

O conhecimento é fundamental para ser um mestre hamburgueiro, mas, sem dúvidas, ter equipamentos específicos é indispensável para otimizar a rotina de produção.

Confira uma seleção de textos relacionados aos diferentes utensílios para hamburgueria:

 

Além dos utensílios básicos de uma cozinha, ter um sistema para hamburgueria aumenta as chances de você se tornar um mestre hamburgueiro reconhecido na região.

Afinal, a tecnologia surge como uma forma de automatizar e profissionalizar ainda mais a gestão do seu negócio.

Com o software da Saipos, que tem o melhor custo benefício do mercado, você tem à sua disposição as seguintes ferramentas:

  • Fluxo de Caixa;
  • Lista de compras;
  • Controle de estoque;
  • Gestão financeira;
  • Monitor KDS;
  • Relatórios de vendas;
  • Ficha técnica;
  • Organização de produtos;
  • Gestão de garçons e motoboys.

O melhor de tudo é que você pode ter acesso a uma demonstração gratuita dessa e de todas as nossas outras funcionalidades. 

Basta apertar no banner para conhecer nosso sistema e tirar suas dúvidas com um de nossos consultores!

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça os melhores cursos de hamburguer artesanal