SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Tipos de hamburguer: em quais vale a pena investir?

Conheça os melhores tipos de hamburguer para o cardápio da sua hamburgueria

O segredo do sucesso de uma hamburgueria, sem dúvida, são os tipos de hamburguer que são vendidos no cardápio.

É cada vez mais comum encontrar estabelecimentos com várias opções de hambúrguer, desde as mais comuns, até as alternativas mais inovadoras, como o smash burger ou ainda os hambúrgueres artesanais e gourmets.

Outros tipos de hamburguer que têm conquistado cada vez mais espaço nas hamburguerias são aqueles feitos à base de plantas, para agradar o público vegano e vegetariano que tem crescido no país.

Para te ajudar a montar os tipos de hamburguer cardápio ideais para o seu negócio, a Saipos preparou este artigo com as opções mais inovadoras e lucrativas que podem ser encontradas nas hamburguerias. 

Neste texto, você vai conhecer mais sobre:

  • Hambúrguer tradicional;
  • Hambúrguer gourmet;
  • Hambúrguer tradicional;
  • Hambúrguer vegetariano;
  • Hambúrguer vegano;
  • Smash burger;
  • Hambúrguer slider;
  • Como precificar os tipos de hamburguer;
  • Quais são os tipos de hamburguer que valem a pena investir;
  • Como aumentar as vendas da sua hamburgueria.

Antes de continuar a leitura, conheça o melhor sistema para hamburguerias do mercado. Aperte no banner e descubra tudo o que a Saipos pode te oferecer com o melhor custo benefício do país!

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER

Quais são os tipos de hamburguer?

O tradicional sanduíche feito de pão, carne e queijo tem ganhado cada vez mais novas facetas, recheios e montagens diferentes. Aliás, esse hambúrguer mais simples tem sido menos pedido, se comparado às opções que mostraremos aqui. 

Explorar outras possibilidades de cardápio aumenta a atração de novos clientes e, consequentemente, crescem também as vendas da sua hamburgueria. E, se é lucro que você busca, investir em diferentes tipos de hamburguer é o caminho ideal!

A Saipos fez uma seleção de 7 tipos de hamburguer diferentes para o cardápio do seu negócio. Você vai conhecer as principais características de sabor de cada um e ter a ajuda que precisa para estruturar o menu da sua hamburgueria. Confira!

1. Hambúrguer tradicional

Esse é aquele hambúrguer de composição simples e que todo mundo consegue fazer em casa. A montagem tradicional e simples de pão, carne, queijo e salada é o que deu início a todas as inovações. 

Nesse caso, é comum que a carne do hambúrguer seja industrializada e o pão seja do tipo americano. A principal característica desse tipo de hambúrguer é ter um sabor quase neutro, além de ser uma opção mais barata.

Embora seja um sanduíche pequeno e simples, é fundamental que ele seja uma alternativa no cardápio da sua hamburgueria. 

Geralmente, são uma boa alternativa para aqueles clientes que ainda querem comer mais alguma coisa, mas não pretendem pedir outro hambúrguer mais recheado.

2. Hambúrguer gourmet

Com certeza, você já deve ter ouvido falar nos tipos de hamburguer gourmet. Esses hambúrgueres têm um modo de preparo diferenciado e contam com uma atenção especial aos insumos, que precisam ser de qualidade e ter procedência.

Geralmente, são feitos artesanalmente com um blend para hamburguer com um percentual de gordura para garantir a suculência. Mas também podem ser utilizadas carnes que passaram por algum tipo de processamento.

Além disso, os tipos de pães para hamburguer ideais para o hambúrguer gourmet são aqueles que remetem à alta gastronomia ou a um estilo mais rústico. Veja as opções:

  • Pão brioche;
  • Pão australiano;
  • Pão italiano.

Esse tipo de preparo é recomendado para hamburguerias com um público mais seleto e que esteja disposto a pagar um pouco mais por um produto de maior qualidade. 

A faixa de preço para hamburguer gourmet varia entre R$35,00 e R$45,00. A boa notícia é que cada vez mais os consumidores estão em busca desses sanduíches diferenciados.

3. Hambúrguer artesanal

Embora muitas pessoas não saibam, os tipos de hamburguer artesanal são diferentes dos gourmets. A confusão, geralmente, acontece porque ambos os sanduíches possuem uma qualidade acima do hambúrguer tradicional.

No entanto, o conceito do hambúrguer artesanal passa por toda a produção, do pão ao blend, sendo feita manualmente na hamburgueria. Diferente do hambúrguer gourmet, os artesanais não levam ingredientes industrializados e ultraprocessados.

Os tipos de carne para hamburguer mais usados, nesse caso, são os cortes de acém, peito de boi, fraldinha e maminha, que combinam sabor e a quantidade ideal de gordura, apenas para garantir a suculência do hambúrguer. 

E o preparo manual não se restringe apenas à carne, mas também aos acompanhamentos. Tanto as porções de batatas e anéis de cebola, quanto os molhos, devem ser feitos artesanalmente. 

Esse é um nicho que exige um pouco mais de capacitação da cozinha e até mesmo um investimento maior com os insumos, mas o retorno financeiro é muito recompensador. 

O sabor intenso e o tempero especial dos hambúrgueres artesanais conquistam cada vez mais o público!

4. Hambúrguer vegetariano

O número de pessoas que seguem uma alimentação vegetal só aumenta no Brasil e, é claro, o mercado de food service está se adaptando a esse comportamento alimentar. 

Sendo assim, ao montar o cardápio da sua hamburgueria, é fundamental que você invista em opções sem carne. Já existem no mercado algumas marcas especializadas em produzir hambúrgueres à base de vegetais.

O hambúrguer vegetariano não necessariamente precisa excluir todos os insumos de origem animal, como queijos e ovos, mas não pode ter nada de carne. Bacon, presunto e afins também são carne e, portanto, não fazem parte da montagem!

5. Hambúrguer vegano

Bem mais restrito que o vegetariano, o hambúrguer vegano não pode conter nada de origem animal. Os queijos feitos à base de leite animal podem ser substituídos por queijos à base de leite de castanha e até mesmo de batata.

O mercado já dispõe de alternativas de qualidade para uma alimentação estritamente vegetal. Mas, além dos ingredientes, é preciso entender que o veganismo é uma ideologia que abomina qualquer prática de exploração animal.

Sendo assim, talvez não faça tanto sentido incluir a opção vegana na sua hamburgueria, se ela não seguir a mesma linha de pensamento. Afinal, a carne bovina ainda é a grande estrela das hamburguerias tradicionais.

6. Smash burger

Esse é um tipo de hambúrguer “esmagado”. A carne do sanduíche é menor e mais fina que o blend para hambúrguer tradicional.

O modo de preparo do smash burger é o grande diferencial que tem feito a tendência se expandir no nicho de hamburgueria premium. A técnica consiste em prensar a carne na chapa até deixá-la bem fina e crocante.

Como o blend é menor que o convencional, cada sanduíche costuma acompanhar mais de uma fatia de carne. É uma opção que tem conquistado seu espaço no mercado, por causa do sabor marcado e da crocância característica.

7. Hambúrguer slider

Essa é uma tendência ainda pouco conhecida no Brasil, mas que já faz bastante sucesso nos Estados Unidos, onde o hambúrguer é um alimento muito consumido.

O hambúrguer slider é como se fosse um mini hambúrguer, de cerca de 5 centímetros de diâmetro e tem poucos ingredientes. Os insumos utilizados são pão, carne, cebola e queijo.

Além de poucos itens no recheio, o modo de preparo também diferencia o slider dos outros tipos de hambúrguer. A carne é colocada sobre uma camada generosa de cebola na chapa e cozida com o vapor do legume. 

A técnica dá um sabor inigualável ao blend, além de deixar a carne no ponto ideal para consumo.

Mas estruturar um menu vai além de definir os tipos de hamburguer que serão vendidos no seu negócio. Pensando nisso, a Saipos desenvolveu um material completo para te ajudar a montar um cardápio.

Aperte no banner e tenha acesso gratuito ao nosso conteúdo!

Como precificar os tipos de hamburguer?

Definir qual o preço de um produto nem sempre é a tarefa mais fácil da administração no mercado food service. As chances de cobrar uma quantia abaixo do mercado e acabar tendo prejuízos são grandes.

Mas o contrário também é possível. É bastante comum que algumas hamburguerias estabeleçam valores muito altos e que não condizem com os clientes que buscam. 

Para calcular um preço justo tanto para o cliente quanto para o seu negócio, é preciso levar em consideração alguns pontos indispensáveis. Confira na tabela abaixo:

Como calcular o preço do seu hambúrguer

Análise da concorrência

Entender a média de preços praticados pela concorrência te ajuda a nivelar o cardápio da sua hamburgueria.

Custo de mercadoria vendida (CMV)

Soma das despesas para produzir e armazenar cada produto fabricado e vendido na sua hamburgueria. Aqui, é importante ter um controle de tudo que é utilizado para a produção dos hambúrgueres, desde os insumos às embalagens. A ficha técnica é uma ferramenta que pode automatizar esse processo.

Custos fixos

São aqueles gastos que não sofrem nenhum tipo de variação sem aviso prévio. Custos com aluguel, salário de colaboradores e plano de internet são alguns exemplos mais comuns.

Custos variáveis

Como o próprio nome diz, são aqueles gastos que sofrem variações de acordo com a produção e o crescimento da empresa. Além dos tradicionais custos de manutenção, água, gás e energia elétrica, os restaurantes precisam levar em consideração também as taxas dos apps de entrega e das máquinas de cartão de crédito.

 

Com essas quatro informações principais sobre o fluxo financeiro do seu negócio, fica muito mais fácil estabelecer um preço assertivo para os tipos de hamburguer que agrade os clientes e garanta o lucro da sua empresa.

Quais são os tipos de hamburguer que valem a pena investir?

Com tantas opções, escolher quais serão os tipos de hamburguer que vão compor o cardápio da sua hamburgueria pode ser um desafio. Por isso, é importante que antes de tomar qualquer decisão, você faça uma boa pesquisa de mercado.

Entenda como a concorrência se comporta, quais são os hambúrgueres mais vendidos e quais desses tipos podem ser o diferencial do seu negócio. Também é importante entender o potencial de investimento neste momento.

Vender hambúrguer gourmet, por exemplo, pode te gerar um gasto de investimento e manutenção maior que uma hamburgueria tradicional. Mas, sem dúvidas, é também uma oportunidade de ter um ticket médio maior.

Dica da Saipos: Independente de qual seja o modelo de negócios da sua hamburgueria, investir em opções vegetarianas no cardápio será sempre uma boa pedida. Dessa forma, o seu estabelecimento vira referência de ponto de encontro entre grupos de amigos que querem comer algo diferente, mas têm a restrição com alimentos de origem animal.

 

Outra estratégia importante na hora de definir o menu da sua hamburgueria é a localização do estabelecimento. Isso porque o ambiente, tanto externo quanto interno, impacta diretamente na experiência do consumidor.

Supondo que você queira aderir ao hambúrguer gourmet com atendimento presencial, o ideal é que o seu negócio esteja em um lugar de fácil acesso, mas com pouca movimentação.

Agora, pensando em um delivery, melhor seria que a sua hamburgueria estivesse localizada em uma região de fácil circulação para outros pontos da cidade. 

Nesse caso, qualquer um dos tipos de hamburguer se adaptam bem à modalidade, basta ter uma atenção especial às embalagens que vão manter a integridade do alimento.

Aumente as vendas da sua hamburgueria com o sistema de gestão da Saipos!

Ter um sistema de gestão de vendas faz toda a diferença na administração da sua hamburgueria. A automatização te dá mais controle dos processos, além de fornecer insights valiosos para a inovação do seu negócio.

Para a fase de experimentação dos tipos de hamburguer, ter noção das opções mais pedidas, do número de vendas e até mesmo do lucro que cada sanduíche tem gerado seria incrível, não é mesmo?

Com a Saipos, você tem acesso a relatórios completos que vão te ajudar a definir o seu cardápio com muito mais assertividade. Mas o software não se limita aos testes.

Nosso sistema de gestão para hamburguerias vai te acompanhar no dia a dia e facilitar a sua administração, graças às ferramentas:

  • Fluxo de Caixa;
  • Ficha técnica;
  • Lista de compras;
  • Gestão de motoboys;
  • Organização de produtos;
  • Lista de itens vendidos;
  • Maior integração com aplicativos de delivery do mercado;
  • Monitor KDS.

Aperte no banner e solicite agora mesmo uma demonstração do software mais completo e com o melhor custo benefício do mercado!

Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o melhor sistema para hamburgueria do mercado!