Todo mundo quer saber qual o melhor marketing para restaurante!

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Todo mundo quer saber qual o melhor marketing para restaurante!

É natural que isso aconteça, já que ninguém quer abrir um negócio para ficar no anonimato. Todo mundo quer aparecer! Não pense que marketing para restaurante só deve acontecer depois de anos de trabalho. Pelo contrário. Trabalhe nisso assim que possível.

Não é difícil saber qual é a melhor estratégia de marketing para restaurante, basta pesquisar um pouco e identificar o que melhor se encaixa com o restaurante. Confira!

Qual o melhor marketing para restaurante?

O melhor marketing para restaurante pode depender do  seu tipo de comércio e com o que você quer alcançar com isso.

Veja qual é o tipo de cliente que você quer atingir e qual meio melhor se encaixa com o seu restaurante.

Não adianta investir em diversos meios de marketing para restaurante se nem todos irão ajudar você. Confira agora algumas alternativas para ter a melhor estratégia de marketing para restaurante:

1. Reconheça seu público

O melhor marketing para restaurante é reconhecer o seu público. A partir disso você vai ter uma noção muito melhor do que fazer.

Saber identificar a sua clientela é o irá definir como o seu restaurante irá se portar na hora de fazer o marketing.

A partir disso, você saberá exatamente como fazer o melhor marketing para restaurante. Mas, para que a estratégia dê certo, é preciso definir alguns pontos.

Procure deixar em claro como é o seu restaurante, que tipo de comida é servida, o horário de funcionamento, a localização e todas as outras informações relevantes.

Com isso definido, o próximo passo de qual o melhor marketing para restaurante é fazer uma pesquisa para saber qual é o público que o seu negócio atrai e qual tipo você quer atrair.

Se você tem um restaurante japonês, por exemplo, localizado no centro da cidade, a sua estratégia promete muitos lucros, já que é o local certo para este tipo de negócio.

Mas se for o contrário, é bom rever o perfil que você quer atingir ou, se for preciso, remodele a estratégia do seu estabelecimento.

2. Redes Sociais

As redes sociais podem ajudar você a escolher qual o melhor marketing para restaurante.

Não tem como negar que o mundo circula em volta das redes sociais. Aproveite isso para divulgar o seu restaurante.

Mesmo que você não entenda muito sobre as redes sociais, é possível fazer um bom marketing para restaurante via Facebook, Instagram e até Twitter.

Não é preciso criar um perfil nestas três citadas. Você pode escolher a que melhor se encaixa como seu negócio e usar sempre que possível.

Veja agora algumas dicas para o seu restaurante usar e escolha o melhor marketing para restaurante.

Facebook

O Facebook é uma das opções mais populares entre o marketing para restaurante. Isso acontece devido a sua popularidade e facilidade de uso.

Mesmo para quem não entende muito bem de redes sociais, o Facebook acaba sendo prático devido a praticidade.

Com ele você pode criar uma página para o seu restaurante, promover eventos, divulgações sobre o seu restaurante com pouco esforço.

Sem contar que ainda pode interagir com os seguidores da sua página no Facebook, divulgando seu restaurante através de ações como:

  • Criando eventos e convidando os seus clientes pela página;
  • Criando promoções vinculadas ao Facebook;
  • Divulgando o seu cardápio;
  • Divulgando receitas;
  • Fazendo anúncios pagos no Facebook através do FacebookAds; etc;
  • Postando fotos do restaurante e de eventos.

Instagram

O Instagram tem sido um meio de divulgação em potencial, já que a cada dia atrai mais público.

Aproveite este crescimento para fazer o marketing para o seu restaurante.Sem dúvida este é um dos melhores meios.

Poste fotos do seu estabelecimento, dos pratos, promoções e, se possível, a produção  dele também. Clientes gostam de saber de tudo que está acontecendo.

Capriche na qualidade dos vídeos e das fotos. Também procure não abandonar as postagens. Crie uma rotina para que logo tenha resultados.

3. Tenha um bom site

Um site pode te ajudar muito a ter o melhor marketing para restaurante. Muita gente vai em busca do site para conhecer melhor um local antes de ir.

Não somente via computador, mas pelo celular, é aconselhável que você tenha uma boa estrutura de site, que permita uma navegação boa.

Garanta que o seu site tenha um boa funcionalidade em qualquer meio digital e que seja acessível em poucos cliques.

4. Tente aparecer no topo do Google

Uma das principais técnicas do marketing digital é o bom posicionamento do seu site, ou página, nas buscas do Google.

Este, disparado, é o melhor marketing para restaurante. É comprovado que as pessoas clicam sempre nos primeiros links da busca.

Este tipo de estratégia é chamada de técnica SEO e usa as palavras-chaves mais procuradas no Google para que o seu restaurante aparece logo na primeira parte das buscas.

5. Marketing de Indicação

O marketing de indicação é a boa e velha propagando boca a boca, quando um indica para o outro.

É uma das maneiras mais antigas de fazer o melhor marketing para restaurante e também uma é muito eficiente.

Mas, para que o marketing de indicação exista, você precisa prezar por um bom atendimento e comida de qualidade. Se o seu restaurante trabalhar com estas duas coisas lado a lado, o marketing de indicação vai acabar acontecendo de maneira natural.

Otimize seus resultados com a Saipos

Geralmente, um plano de marketing para restaurante nunca tem um fim. Ele é adaptado para cada “momento” em que o local está vivendo. 

Portanto, faça um cronograma colocando datas limites para cada ação que você deseja fazer. Com isso, compare e veja se houve resultados.

Uma boa dica é investir tempo em testes A/B das estratégias, que é um método de comparação de elementos aleatórios. 

Basicamente, você pega duas variantes,  A e B, com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação de determinada campanha ou produto.

Vale lembrar que todas as dicas acima podem funcionar para qualquer tipo de negócio, mas terão um resultado ainda melhor se o local estiver organizado. 

Se você não consertar os outros problemas, jamais terá sucesso no marketing. Para ajudar nisso e muito mais, conte com o sistema para restaurante da Saipos. 

Clique no banner abaixo e conheça um pouco mais dessa ferramenta capaz de fazer integrações, controlar pedidos e fazer a gestão financeira do negócio!