SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Restaurante instagramavel: como adaptar o seu?

Restaurante instagramavel: como lucrar com essa nova tendência?

O restaurante instagramavel é uma nova tendência do mercado que vem sendo muito utilizada como estratégia de marketing para restaurantes, visto que a mesma contribui para a melhoria do alcance do seu negócio, através de publicações nas redes sociais. 

Ao longo deste conteúdo você vai aprender mais a fundo sobre o que é essa estratégia e como utilizá-la no seu restaurante, independente de estar começando agora ou já ter um negócio que está funcionando a mais tempo no mercado. 

Sendo assim, (ALERTA DE SPOILER!!) não é necessário criar um negócio do zero para aplicar, na prática, o conceito de restaurante instagramavel.

Afinal, essa estratégia pode ser colocada em prática até mesmo naqueles negócios que possuem um perfil mais tradicional e com decorações mais antigas. 

Neste artigo você vai conferir: 

  1. O que é restaurante instagramavel?
  2. Como tornar o seu restaurante instagramavel?
  3. Que tipo de decoração utilizar?
  4. Como um ambiente instagramável ajuda a atrair os clientes? 
  5. Como tornar a apresentação dos pratos mais atrativa?
  6. Como divulgar um restaurante instagramavel? 
  7. Conheça o melhor Sistema para restaurantes.

Mas antes de começar a leitura, faça o download do nosso e-book “5 Dicas para Divulgar Restaurante” e fique por dentro das estratégias que vão te ajudar a melhorar o alcance do seu negócio e atrair mais clientes. Para baixar, é só apertar no banner abaixo. É grátis!

1. O que é um restaurante instagramavel?

Antes de aprender como deixar o seu restaurante instagramavel é preciso entender, mais a fundo, o que é e como surgiu esse conceito. 

Um restaurante instagramável é um negócio planejado para ser fotografado, de modo que atraia a atenção das pessoas e proporcione ótimas imagens para serem compartilhadas nas redes sociais, principalmente no Instagram

A princípio, pode parecer meio confuso, mas não é difícil entender os motivos que levam essa estratégia a ser um sucesso no mercado. 

Afinal, no ramo alimentício como um todo, tem se tornado cada vez mais importante divulgar e chamar a atenção do público pelas redes sociais. Visto que é por lá que muitos clientes buscam referências e indicações de restaurantes. 

Dessa forma, é preciso não apenas estar presente nessas redes, mas também encontrar maneiras de postar um conteúdo visualmente atrativo

Para isso, se faz necessário criar um espaço instagramável em restaurante que permita colocar em prática todas essas estratégias e alcançar um número maior de pessoas.

2. Como tornar o seu restaurante instagramavel? 

Existem diversas maneiras de tornar um restaurante instagramavel. Você pode, por exemplo, melhorar a montagem e apresentação dos seus pratos, criar um espaço temático ou inovar nas decorações. 

O importante é abusar da criatividade e criar um ambiente que seja visualmente atrativo e desperte a atenção das pessoas. 

Mas tenha sempre em mente que o principal objetivo de um restaurante instagramável é fazer com que os próprios clientes sintam-se instigados a fotografar aquele ambiente, ou os pratos que são servidos ali.

Afinal, caso os consumidores fiquem atraídos pela decoração do seu restaurante, eles provavelmente irão divulgar aquelas fotografias para os amigos, marcando ou mencionando o seu negócio nas postagens.

E não precisamos nem falar o quanto isso é benéfico para o marketing do seu restaurante, né?

Dica da Saipos: Cuidado para não exagerar na decoração! O ambiente precisa chamar atenção, mas ao mesmo tempo ser agradável, afinal, ninguém quer comer em um local onde não se sinta à vontade, não é mesmo?

Além disso, você não precisa deixar todo o seu restaurante nesse estilo, é possível criar apenas um cômodo ou uma parede instagramável, que seja atrativa para fotos. 

3. Que tipo de decoração utilizar?

A decoração de um restaurante instagramavel precisa ser criativa, fugir do comum e chamar a atenção dos clientes. 

Para facilitar a sua vida, a Saipos separou  uma lista com os pontos mais importantes a serem considerados durante esse processo. Confira:

Invista em uma boa iluminação

É preciso lembrar que o principal objetivo de um restaurante instagramável é possibilitar e instigar os clientes a postarem imagens do seu negócio nas redes sociais. 

Portanto, é extremamente importante criar condições favoráveis para que essas fotos possam ser tiradas com a maior qualidade possível. Sendo a iluminação, a principal delas.

Um ambiente mal iluminado pode desvalorizar todo o trabalho que você teve com a decoração. Por isso, é importante que você sempre se atente a essa questão. 

Caso necessário, invista em iluminação artificial, leds, ou painéis de neon, para melhorar a iluminação do ambiente e criar efeito nas fotos. 

Crie ambientes temáticos para datas comemorativas

Você pode se aproveitar de datas especiais, como, por exemplo, o dia das mães e o dia dos namorados, para montar uma decoração relacionada àquela comemoração e deixar o seu restaurante mais instagramável.

Para te ajudar nesse processo, a Saipos montou uma tabela com dicas do que você pode fazer para criar um ambiente aconchegante e atrativo para fotografias em algumas dessas datas. 

Decorações temáticas para restaurante instagramavel

Dia dos namorados

Decore o restaurante com balões, flores e velas. A ideia é deixar o ambiente o mais romântico possível. 

Dia das mães/ dia dos pais

Aposte em uma decoração mais alegre, com balões, letreiros ou frases relacionadas a essa data comemorativa. 

E ofereça um espaço para que os clientes possam tirar uma bela foto em família. 

Dia das crianças

Invista em brinquedos, balões e fotos de desenhos ou personagens infantis. 

Você pode mudar a apresentação dos seus pratos para que eles fiquem mais atrativos para essas crianças. Além de oferecer pipocas, guloseimas, sorvete, entre outros. 

Natal

Monte uma bela árvore de natal e decore seu restaurante com pisca-pisca, caixa de presentes e demais elementos relacionados à essa data. 


Uma dica é priorizar as cores natalinas, como o vermelho e o dourado. 

Ano novo

Aposte em uma decoração mais alegre, com letreiros, balões, vaso de flores, taças e demais elementos que remetem à essa data. 

 

No entanto, você não precisa ficar dependente dessas datas para fazer uma boa decoração. Uma dica é criar uma parede instagramável para restaurante. Afinal, esse é um espaço onde você pode decorar com:

  • Grafite instagramavel para restaurante (com artes que representam o estilo do seu negócio);
  • Painel instagramavel para restaurante (pode conter ilustrações, nome ou logomarca do seu negócio).

4. Como um ambiente instagramável ajuda a atrair os clientes?

Para responder essa pergunta, imagine que você esteja procurando um local para comer com seus familiares e se depara com um stories do Instagram de um amigo seu, divulgando a decoração ou um prato bem apetitoso de algum restaurante. 

As chances de você se interessar por conhecer e consumir naquele local aumentam, não é mesmo?

Ao tornar o seu ambiente instagramável você contribui para que a situação mencionada anteriormente, passe a acontecer com mais frequência e atraia cada vez mais clientes, aumentando o alcance e faturamento do seu restaurante. 

Em outras palavras, ao utilizar essa técnica você está contribuindo para o aumento do marketing orgânico do seu restaurante, que acontece quando os próprios consumidores passam, de maneira espontânea, a divulgar e recomendar seus produtos e serviços.

Dessa forma, é possível atingir um bom público, principalmente nas redes sociais, sem a necessidade de investir em anúncios pagos. 

Mas não é só isso! Existem diversas vantagens em se abrir um restaurante instagramavel, confira:

  • Contribui para a fidelização dos clientes;
  • Ajuda a aumentar o faturamento do seu restaurante;
  • Aumenta o alcance e visibilidade do seu negócio;
  • Ajuda a atrair novos clientes;
  • É uma forma de se destacar frente à concorrência;
  • Melhora a experiência do cliente no seu restaurante.

5. Como tornar a apresentação dos pratos mais atrativa?

Aposto que você já ouviu falar por aí aquela famosa frase que diz “também se come com os olhos”, não é mesmo?

A apresentação de um prato é capaz de aguçar a curiosidade e o paladar dos clientes, antes mesmo de consumirem o alimento. 

Além disso, uma boa montagem contribui para que os consumidores sintam-se instigados a compartilhar uma foto daquele alimento nas redes sociais, ajudando a divulgar seu negócio e atrair mais pessoas. 

Portanto, é muito importante que você invista em estratégias para deixar os seus pratos cada vez mais atrativos. São elas:

  • Saber escolher louças que combinam e valorizam os alimentos;
  • Aprender técnicas de harmonização e decoração para deixar os pratos mais atrativos;
  • Certifique-se que a borda das louças estejam sempre limpas
  • Aposte na combinação de cores e contrastes.

Tão importante quanto montar um prato bonito e saboroso, é saber cobrar um preço justo, que agrade o cliente mas ainda te permita obter um bom lucro. Acesse a nossa planilha de custo de prato e organize a parte financeira do seu restaurante!

Para fazer o download, gratuitamente, é só apertar no banner abaixo. 

6. Como divulgar um restaurante instagramavel? 

Como você já sabe, o restaurante instagramavel incentiva os clientes a fazerem um marketing orgânico do seu negócio, o que acaba ajudando muito nas vendas e no alcance do mesmo. 

No entanto, você não precisa (e nem pode!) depender exclusivamente desse processo. Também é preciso investir em demais ideias de marketing para restaurante, como:

Afinal, é necessário que você sempre esteja interagindo e repostando as imagens que os clientes compartilham sobre o seu restaurante, para que eles se sintam valorizados e motivados a continuar fazendo esse tipo de divulgação. 

Além disso, você também pode investir em técnicas de food porn, para fazer um post de restaurante mais atrativo e gerar um maior engajamento nas suas redes sociais. 

Confira o nosso artigo completo sobre dicas para instagram de restaurante e saiba mais sobre o que fazer para se destacar nas redes sociais. 

7. Conheça o melhor Sistema para restaurantes

Não adianta apenas montar uma decoração e esperar que o seu restaurante prospere. Para ter sucesso e se destacar frente à grande concorrência no ramo alimentício, é necessário fazer uma boa gestão do seu negócio. 

Mas não se preocupe, o Sistema para Restaurante da Saipos foi idealizado para te ajudar nesse processo! Com o nosso software você consegue deixar a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente

Além disso, com o Sistema da Saipos você tem acesso a diversas funcionalidades capazes de otimizar e automatizar os processos do seu restaurante. São eles:

  • Integração com o maior número de aplicativos delivery do mercado, como iFood, Bigou, entre outros.
  • Acesso a um PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base, para que você possa conhecer aquelas pessoas mais fidelizadas com o seu negócio e monte ações de marketing para vender mais;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio.
  • Comanda eletrônica para tirar pedidos em smartphones ou tablets e enviá-los diretamente para a cozinha, qualificando o atendimento de mesa;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom ou da equipe inteira;
  • E muito mais!
Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Alexandre Leite - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porAlexandre Leite

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Saiba mais sobre Sistema para Restaurante