Blend para hamburguer: conheça os segredos para fazer

Como montar um blend de hamburguer perfeito?

Quer aprender a fazer um blend para hamburguer delicioso? Então, este é o texto para você, principalmente se for um dono de hamburgueria ou estiver querendo abrir uma! Vem conosco!

O hambúrguer é um dos alimentos favoritos dos brasileiros, seja estilo fast food ou artesanal. Durante a pandemia, considerando 2020 e 2021, a segunda comida mais vendida por delivery foi essa delícia!

Em 2020, representou 61% da intenção de consumo, de acordo com pesquisa realizada pela Qualibest.

Dessa forma, a concorrência no quesito hamburgueria é bem grande. Porém, com o blend ideal, sua loja certamente terá sucesso! E olha, mesmo com a alta no preço da carne, tem excelentes opções de blend barato, viu?!

Mas, afinal, o que é um blend, exatamente? Vamos te ajudar com as seguintes questões:

Mas, afinal, o que é um blend, exatamente? Antes de sabermos o que é esse tipo de hambúrguer, nós temos uma planilha gratuita para calcular o preço dos seus pratos! Para fazer o download, clique no botão abaixo!

O que é um blend para hamburguer?

Um blend para hamburguer é nada mais que a mistura entre cortes diferentes de carne. Ao combinar corretamente, o resultado obtido é um hambúrguer extremamente saboroso!

Existem diversas combinações possíveis, cada uma com sua característica. Pensando nisso, montamos esta tabela elencando os melhores blends para hamburguer!

Carnes

Porcentagem de cada

Peito de boi e acém

50% peito e 50% acém

Costela de boi e acém

70% costela e 30% acém

Fraldinha e maminha

60% fraldinha e 40% maminha

Peito de boi, acém e fraldinha

50% peito, 25% acém e 25% fraldinha

Fraldinha e costela de boi

80% fraldinha e 20% costela

 

Agora que você já sabe quais as quantidades certas para fazer o blend de carnes perfeito, que tal aprender mais sobre as peculiaridades de cada tipo de corte? 

Segue abaixo a explicação de cada uma delas e porque usá-las.

Corte da carne 

Características 

Fraldinha 

Apesar de ser classificada como uma carne de segunda, a fraldinha é muito usada nos blends devido ao seu ótimo custo benefício. Por ser da parte traseira do boi, é naturalmente macia, trazendo uma textura agradável ao hambúrguer. 

Peito bovino 

O peito bovino é um dos melhores cortes para blend de carne para a preparação do hambúrguer, pois é considerado um corte econômico, porém de qualidade. A carne do peito bovino pode ser o ingrediente principal, uma vez que é uma carne gordurosa mas pode ter a gordura separada para a mistura.

Miolo de acém 

Outra opção de corte muito popular devido ao seu sabor marcante. Além disso, a parte central do acém também se harmoniza perfeitamente com diferentes tipos de carne, resultando em uma combinação equilibrada no mix de sabores.

Coxão duro 

Por se tratar de um corte próximo à picanha, apresenta diversas semelhanças com essa carne mais nobre. No entanto, é mais acessível, proporcionando um excelente custo-benefício para a elaboração do blend do hambúrguer.

 

Claro que além dessas, existem outros possíveis tipos de carne para se fazer um blend, mas com essas opções você já tem um hambúrguer perfeito para seus clientes! 

Como fazer o blend perfeito?

Agora que você já conhece algumas opções de blend para hamburguer, é hora de aprender a preparar. 

Afinal esse é o passo principal para que seu hambúrguer fique perfeito desde a hora do preparo até a hora que chega no cliente! 

Confira o passo a passo abaixo:

Preparando a carne para o blend

O primeiro passo é separar e limpar a carne, retirando a gordura. Imagine que você vai preparar cinco hambúrgueres de 200g utilizando o blend de fraldinha e maminha. Assim, você precisaria de 600g de fraldinha e 400g de maminha, correto? Errado!

É errado porque não é indicado moer poucas quantidades de carne. O ideal é fazer a moagem com, no mínimo, 1,5k. A explicação para isso é que a força utilizada pelo moedor altera a consistência do hambúrguer.

Assim, o ideal para esses cinco hambúrgueres é moer 900g da fraldinha e 600g de maminha. Além disso, adicione também a gordura do boi. Vale destacar que a melhor gordura para o blend é a da costela, mas não é a única indicada.

É importante que o blend contenha entre 20 e 25% de gordura. Ela é extremamente importante tanto para o sabor quanto para a liga do hambúrguer. No nosso exemplo, você adicionaria entre 300 e 375 g de gordura de boi.

Ela é adicionada de forma separada, pois dessa forma é mais fácil de controlar a quantidade.

Moendo a carne para o blend

Separadas as carnes, é hora de moer. Utilizando um moedor industrial, insira os cortes e a gordura juntos. Isso é indicado, pois a carne moída já sairá misturada. Após moer uma vez, realize a moagem mais uma vez, para ficar mais harmonizado.

Agora é o momento de montar o disco. Você pode utilizar tanto um modelador de hambúrguer quanto as próprias mãos. Vale destacar que é importante considerar onde os hambúrgueres serão preparados.

Falando nisso, aproveite e baixe gratuitamente o nosso Ebook sobre conservação de alimentos!

Assando a carne

Caso vá utilizar uma chapa ou queira fazer o blend numa churrasqueira para defumar seu hamburguer, em que você tem controle maior do ponto do centro da carne, você pode formar discos mais grossos. Porém, os feitos em frigideiras devem ser mais finos, para evitar que o centro fique cru.

Agora é só colocar o disco na chapa, temperar com sal e está pronto o seu hambúrguer!

Antes de irmos ao próximo tópico, vai uma dica da Saipos: pincele seu hambúrguer com azeite ou manteiga antes de colocar na chapa! Isso vai evitar que a carne fique grudada.

Opção de blend barato

Lembra que dissemos que tem como montar um blend delicioso e barato? Então, vamos falar agora de uma excelente opção, misturando peito de boi, fraldinha e acém!

Entendemos que hoje há pouquíssimos cortes que podemos considerar baratos. Porém, o custo-benefício desse blend é sensacional.

A fraldinha é muito utilizada em blends para hambúrguer e é bem macia. Além dela, temos o peito de boi, que é barato e de muita qualidade! É também uma carne um pouco mais gordurosa, então dá para utilizar a gordura de forma separada, evitando um gasto a mais.

Por fim, o acém é outra opção já conhecida por ser mais em conta. Assim, ao juntar as três, temos um hambúrguer saboroso, de qualidade e barato! E repare, utilizando apenas carnes consideradas de segunda!

 

Blend para hamburguer

Blend de frango

Além desse blend utilizando carne de boi e carne de porco, indicamos também um utilizando frango! Os cortes que você vai precisar são sobrecoxa, já desossada, e peito de frango.

O modo de preparo desse blend para hambúrguer é idêntico ao do bovino e combina muito com o pão ideal, exceto a adição de gordura, que vem direto da sobrecoxa. Sobre as quantidades, indicamos 60% de sobrecoxa e 40% de peito.

A diferença entre os dois vem na hora da montagem do disco. Aqui, você vai precisar adicionar farinha de rosca, que vai ser responsável pela liga. Cerca de 10% em relação à quantidade de carne é o ideal.

Disco pronto, agora é só colocar na chapa. Fique atento ao ponto do hambúrguer: os de frango são sempre servidos bem passados, mas não podem estar secos, ok?

Acompanhamentos para hambúrguer

Agora que você já sabe quais blends de carne você deve utilizar no seu hambúrguer, vamos falar um pouco sobre os acompanhamentos! Quem não gosta de um combo de hambúrguer, não é?

Nossas indicações aqui vão fugir um pouco da tradicional batata frita, mas serão igualmente deliciosas!

Caso você esteja com pressa, temos um vídeo perfeito para você, clique no botão vermelho e veja o que vender na sua hamburgueria além do hambúrguer! Dá o Play.

1. Batata rústica

A batata rústica combina muito com um hambúrguer! Pode ser feita de duas maneiras: frita ou assada.

A versão frita pode ser temperada com sal, páprica e pimenta-do-reino. Tome bastante cuidado para não ficar muito oleosa! Não queremos que o acompanhamento se torne enjoativo, o que atrapalha até na hora de comer o próprio hambúrguer.

Já a versão assada é temperada com sal, páprica e alecrim. Feita dessa maneira, fica mais suave e com menos chance de ficar enjoativa, porém leva um pouco mais de tempo.

Hamburguer com batata rústica

2. Onion rings

A cebola, assim como a batata, combina muito com hambúrguer, tanto crua, no sanduíche, como frita, servida como acompanhamento. E é dessa segunda opção que falaremos agora.

A onion ring, ou anel de cebola, é servida empanada e frita e tem um sabor único! O cuidado que deve tomar é o mesmo da batata rústica frita: não deixe muito oleosa. A dica para isso não acontecer é fritar poucos anéis ao mesmo tempo.

Falando em dica, toma mais uma: dá para colocar esses anéis dentro do sanduíche! Fica muito crocante e saboroso.

Hamburguer com onion rings

Agilize sua hamburgueria com um sistema de gestão

Bom, agora você já tem opções de blend para hambúrguer, já sabe quais acompanhamentos oferecer. Porém, nada disso adianta se sua hamburgueria não tiver uma boa administração.

Uma das alternativas para conseguir isso é utilizar algumas planilhas de gestão. Pensando nisso, a Saipos indicou 6 planilhas para facilitar a administração da sua hamburgueria.

Além disso, também é extremamente importante um sistema para a sua hamburgueria.

Com um bom sistema você pode fazer lançamentos de pedidos, criar combos, controlar o estoque através de fichas técnicas. E temos uma ótima notícia para você! O sistema de hamburgueria da Saipos oferece tudo isso!

Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!

Sistema para hamburgueria