Tempero para churrasco: saiba quais utilizar

Tempero para churrasco: saiba como potencializar o sabor das suas carnes!

O tempero para churrasco é fundamental para o sucesso de qualquer churrascaria. Afinal, ele é o responsável por potencializar o sabor das carnes. 

Portanto, não adianta trabalhar com as carnes mais nobres do mercado, se você não souber escolher as especiarias corretas. 

Além disso, utilizar esses condimentos nas proporções adequadas e pensar em maneiras de inovar para criar um sabor único, são fatores essenciais para quem quer saber como preparar um churrasco saboroso que atrai a clientela. 

Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre tempero para churrasco. Confira:

Mas antes de iniciar a leitura, aperte no banner e baixe a nossa planilha de custo de prato, para descobrir como calcular o preço médio dos produtos que você comercializa na sua churrascaria. É grátis!

Quais são os temperos mais utilizados no mercado?

Existem diversos temperos para carnes de churrasco com os quais você pode trabalhar. Alguns deles, são utilizados de forma recorrente nas churrascarias e outros podem ser modificados para criar um “tempero especial da casa”.

O mais importante é entender que cada um desses condimentos harmoniza melhor com determinado tipo de carne ou não são recomendados para alguns cortes. 

Portanto, para que você consiga entregar um churrasco de qualidade para os seus clientes, é essencial estar por dentro de quais são as melhores combinações. 

Mas não se preocupe! A Saipos criou uma tabela completa com dicas sobre o que se coloca no churrasco para temperar cada tipo de carne. Confira: 

Tipo de corte

Tempero recomendado

Carnes bovinas

Sal grosso;

Sal de parrilla;

Tomillo;

Pimenta do reino. 

Carnes suínas

Alecrim;

Sal;

Limão;

Pimenta do reino.

Carnes de frango

Mostarda e mel; 

Pimenta do reino;

Curry; 

Páprica apimentada. 

 

Algumas churrascarias utilizam o processo de defumação para o preparo das carnes. Nesses casos, recomendamos a utilização do dry rub, um tempero feito a partir da combinação de toques de acidez, dulçor e picância. 

Outro tipo de tempero, muito utilizado nas steakhouses e que pode dar um sabor especial às suas carnes é a manteiga de alho.

O condimento é feito com meio tablete de manteiga, alho, salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal. 

Dica da Saipos: tão importante quanto saber qual tempero combina com carne, é conhecer os melhores tipos de molho para utilizar no seu churrasco. Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto: 

Qual a maneira correta de utilizar os temperos para churrasco?

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores que atuam neste ramo, é sobre como temperar carne para churrasco.

O primeiro passo para responder essa pergunta, é entender que cada tempero exige um processo de preparação distinto. 

Alguns devem ser colocados com os cortes ainda crus, enquanto outros devem ficar marinando por um tempo. 

Existem ainda alguns condimentos que devem ser utilizados somente após a preparação da carne ter sido finalizada.

O sal grosso, por exemplo, pode ser utilizado tanto para temperar carnes ainda cruas, quanto após a finalização do preparo dos cortes. Já o chimichurri, deve ser usado apenas quando as proteínas já estiverem assadas. 

Para facilitar essa relação, montamos uma tabela sobre como utilizar os principais tipos de temperos para churrasco. Confira.  

Temperos para utilizar com a carne ainda crua

Temperos para marinada

Temperos para utilizar com a carne já assada

Sal grosso

Shoyu

Sal grosso

Sal de parrilla

Limão

Sal de Parrilla

Sal rosa

Curry

Chimichurri

Como fazer tempero gaúcho?

O tempero gaúcho é feito com condimento preparado sabor galinha, salsa, glutamato monossódico, alho em flocos, orégano e cebola desidratada frita. 

Onde utilizar o tempero gaúcho?

Além de ser uma ótima opção para temperar as carnes e poder ser utilizado em diversos tipos de churrasco, esse condimento é capaz de realçar o sabor de alguns acompanhamentos, por exemplo, saladas e farofas. 

Como é feito o tempero Edu Guedes?

O tempero Edu Guedes é um condimento feito com cebola, cenoura e cebolinha desidratadas, alho em pó, pimentão, cúrcuma moída, manjericão, salsa em flocos e aroma idêntico ao natural de costela.

Onde usar o tempero de Edu Guedes?

Além de ser utilizada para temperar as carnes, essa especiaria combina muito bem com molhos, caldos, peixes e arroz. 

Devo utilizar a marinada para temperar as carnes?

A marinada é uma técnica de tempero para churrasco muito utilizada, principalmente para cortes maiores e mais gordurosos. 

Esse tipo de preparo consiste em deixar a proteína imersa em um líquido com um mix de temperos por um determinado tempo, o que contribui para que a peça fique mais macia, suculenta e saborosa. 

Portanto, a resposta para a pergunta exposta no subtítulo é SIM. Você deve utilizar a marinada para temperar as carnes que oferece na sua churrascaria.

No entanto, é preciso considerar que alguns tipos de carne combinam melhor com outras opções de temperos. A picanha e o contra filé, por exemplo, harmonizam melhor com o sal grosso ou sal de parrilla. 

Dica da Saipos: também é possível utilizar uma marinada seca para temperar as carnes. Essa técnica consiste na mistura de ervas, condimentos e especiarias que são colocadas na superfície das proteínas, até formar uma leve crosta. 

 

Caso você trabalhe com cortes mais duros, recomendamos utilizar um pouco de bicarbonato de sódio nas marinadas. Essa é uma boa maneira de amaciar a carne através do tempero. 

Como temperar coração para churrasco?

Existem diversas maneiras de temperar o coração para o churrasco, sendo as marinadas líquidas as mais utilizadas. 

Para se diferenciar da concorrência, recomendamos que você crie o seu próprio tempero. A dica é utilizar ingredientes como sal, alho, cebola, pimenta, ervas, salsa, limão e laranja.

Também é possível utilizar a cerveja junto a esses condimentos, para dar um sabor ainda mais especial.

Caso necessário, você pode comprar os corações já temperados diretamente de algum fornecedor de sua confiança.

Como temperar frango para churrasco?

O frango é um corte muito requisitado pelos clientes, portanto é necessário criar um tempero especial, capaz de atrair a clientela. 

A dica é apostar em ingredientes como mostarda e mel, páprica apimentada, curry e pimenta do reino. 

Além disso, é possível rechear o frango com demais ingredientes e especiarias para potencializar ainda mais o sabor da proteína. 

Essa é uma técnica muito utilizada por empreendedores que trabalham com churrasco gourmet. 

É possível vender a carne já temperada?

Caso você trabalhe com a venda de kit churrascos por delivery ou take away, saiba que é possível vender carnes já temperadas e facilitar o preparo por parte dos clientes.

No entanto, é preciso conseguir uma autorização da vigilância sanitária para comercializar esse tipo de produto de forma legalizada e evitar problemas futuros. 

Isso também vale para os demais produtos que você fornece na sua churrascaria. Afinal, é preciso muito cuidado quanto aos processos de manipulação e conservação desses alimentos, a fim de evitar contaminações e avaliações negativas. 

Para te ajudar nesse processo, a Saipos criou um e-book completo sobre conservação de alimentos. Clique no banner abaixo e acesse agora mesmo! É grátis! 

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

Como temperar churrasco vegano e vegetariano?

O churrasco vegano e vegetariano vem sendo cada vez mais requisitado pelos clientes. Portanto, é essencial que você saiba utilizar os temperos corretos para potencializar o sabor dos alimentos e surpreender os clientes. 

Alho, orégano, shoyu, azeite de oliva e tomilho são ótimas opções para temperar espetinhos de legumes, carne de soja ou saladas. 

Além disso, não se esqueça de oferecer opções especiais para aqueles clientes que possuem intolerância a glúten, lactose ou outras restrições alimentares. 

Dessa forma, você consegue se diferenciar da concorrência e satisfazer um número maior de clientes. 

Para deixar esse processo ainda mais simples, a Saipos preparou um vídeo completo com dicas que vão te ajudar a lucrar mais com a sua churrascaria. Aperte o play e confira!

Vídeo - Saipos

Como um Sistema para Churrascarias pode potencializar suas vendas?

Não adianta criar o melhor tempero para churrasco do mercado, se você não souber como administrar corretamente o seu negócio.

Afinal, o sucesso de uma churrascaria depende de uma série de fatores que vão muito além da harmonização desses condimentos com as carnes. 

É preciso gerir toda a sua equipe, realizar controle de estoque, negociar com fornecedores e ainda ter tempo para lidar com as demais demandas do dia a dia.

No entanto, lidar com todos esses processos de forma manual pode ser uma tarefa muito complicada. 

Pensando nisso, a Saipos desenvolveu o Sistema para churrascarias com o melhor custo-benefício do mercado. 

Com ele, você consegue automatizar os processos dentro do seu estabelecimento e deixar toda a gestão mais simples, ágil e inteligente

Além disso, o software da Saipos te dá acesso a diversas outras funcionalidades, como: 

  • Integração com o maior número de aplicativos delivery do mercado;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Controle de estoque e vendas;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio.
  • Comanda eletrônica para tirar pedidos em smartphones ou tablets e enviá-los diretamente para a cozinha, qualificando o atendimento de mesa;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom.

Para ter uma demonstração gratuita dessas e todas as funcionalidades do melhor sistema para churrascarias do Brasil, clique no banner abaixo e converse com um de nossos consultores. 

UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
Automatize a gestão da sua Churrascaria com a Saipos e tenha todos os benefícios do melhor software para o mercado food service.
QUERO CONHECER
Alexandre Leite - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porAlexandre Leite

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Melhores molhos para churrasco