Almoxarifado de restaurante: confira 5 dicas para manter seu estoque organizado

Almoxarifado de restaurante: guia completo para armazenar alimentos

Manter a organização do seu almoxarifado de restaurante é uma regra essencial para poder ter um controle de estoque adequado.

Ao ter cada item catalogado, toda a cozinha consegue ter consciência do que está disponível para ser produzido.

Além disso, também diminui as chances de o cliente pedir algo que está em falta no seu restaurante, já que será possível:

  • Controlar a entrada e saída de mercadorias;
  • Entender quais são as demandas e os pedidos mais frequentes para cada dia da semana;
  • Determinar a capacidade produtiva dos cozinheiros.

A organização também permitirá que a sua gestão de restaurante seja mais efetiva, com dados financeiros atualizados diariamente. 

Por isso, preparamos este artigo com 5 dicas essenciais para você manter o seu almoxarifado de restaurante organizado. São elas: 

  • Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante;
  • Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras;
  • Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio;
  • Tenha um padrão de reposição;
  • Automatize o seu Sistema de Controle de Estoque.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, aproveite e baixe agora mesmo a planilha de controle de estoque que a Saipos preparou! Com ela, você entenderá qual a melhor periodicidade para comprar os produtos e o total de perdas de cada matéria-prima.

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar como está o andamento do seu restaurante. Aperte no banner abaixo e aproveite! 

Baixe agora a planilha de controle de estoque para restaurante - Sistema para Restaurante Saipos

Como funciona um almoxarifado de restaurante?

Pode-se afirmar que um almoxarifado de restaurante é um dos mais importantes locais da empresa. Ele consiste em ser o abrigo para a armazenagem de todo o tipo de ingredientes e produtos necessários para o funcionamento do estabelecimento, como:

Freezers e geladeiras:

Carnes, laticínios, produtos derivados do leite, preparos de pratos para o dia a dia. 

Prateleiras:

Arroz, conservas, massas, farinha, fermento, temperos e produtos não perecíveis.

Estufas

Temperos secos, ervas.

É sempre bom salientar que o cuidado com a estocagem da matéria prima para restaurante deve ser maior. Isso porque, geralmente, os alimentos são perecíveis e todo o sabor e tempero do chef é aplicado nesta etapa. 

A importância do almoxarifado de restaurante

O almoxarifado de restaurante deve ser extremamente bem cuidado e limpo. O profissional responsável pela área precisa ter zelo pelas movimentações e conhecimento de logística e de normas sanitárias.

A manipulação errada dos alimentos pode gerar diversos problemas, o principal deles é a contaminação cruzada, que ocorre quando existe o contágio direto de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de trabalho. 

A falta de atenção nesta área pode gerar multas e sanções com os órgãos responsáveis na sua região, bem como a contaminação de algum cliente.

Redução de custos com logística

Um outro detalhe muito importante é a redução de custos com despesas logísticas. Quando você possui uma estrutura que comporte o que é necessário, pode-se dispensar outras compras, e, por consequência, gastos com frete. 

A estimativa é que a economia seja de até 40% em algumas regiões do Brasil. Dessa forma, é possível ter mais liquidez nas suas vendas.

E, por falar em normas sanitárias, aproveite e baixe agora o e-book “Conservação de alimentos: saiba como fazer correto”. 

O material é gratuito! Basta apertar no banner abaixo e aproveitar.

5 dicas para manter seu estoque organizado

Até agora já entendemos como funciona e quais são os benefícios de ter o estoque do seu restaurante bem organizado e com todas as informações em dia.

Na teoria, a situação parece ser muito fácil e rápida de ser realizada. No entanto, esta pode ser uma dor de cabeça para muitos empresários que ainda não possuem prática.

Pensando nisso, separamos 5 dicas fundamentais para você manter o controle de estoque do seu negócio em pleno funcionamento

Dica 1:

Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante;

Dica 2:

Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras;

Dica 3:

Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio;

Dica 4:

Tenha um padrão de reposição;

Dica 5:

Automatize o seu Sistema de Controle de Estoque.

1. Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante

O inventário é sempre o início de qualquer processo relacionado ao controle de estoque de almoxarifado de restaurante

Por vezes, essa pode ser a parte mais chata e cansativa. No entanto, é uma das etapas fundamentais de todo o processo de catalogação dos seus insumos. 

É interessante que a pessoa responsável dedique um tempo especial para analisar tudo que está disposto nas prateleiras, geladeiras e gavetas. 

Nossa dica é utilizar uma ficha de preenchimento com 5 espaços para completar, com:

  • Nome do produto;
  • Data de fabricação;
  • Validade;
  • Nome e contato do fornecedor.

Caso você tenha uma plataforma automatizada de controle de estoque como a da Saipos, todo o processo será mais fácil e rápido, já que o software é capaz de organizar todas as informações sozinho. 

Ah, não se esqueça de cadastrar todos os produtos, mesmo os que estão em menores quantidades. 

almoxarifado restaurante - saipos

2. Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras

Para poder ter seu almoxarifado de restaurante organizado, a segunda dica importantíssima é você orientar todos os profissionais que têm acesso ao estoque a atualizarem o banco de informações diariamente.

Por exemplo: são necessários 20 kg de frango para o funcionamento noturno do restaurante. 

Portanto, é preciso dar baixa no produto no seu sistema de controle de estoque. Dessa forma, o empresário conseguirá visualizar a armazenagem em tempo real e programar futuras compras com fornecedores para restaurante.

Mas, além das vendas, também deve-se considerar o que foi descartado. Isso auxilia a mensurar a taxa de desperdício e na avaliação de medidas para diminuí-la.

3. Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio

Para quem não conhece, a ficha técnica restaurante é um documento que ajuda a quantificar todos os custos da sua cozinha. 

Com ela, é possível entender quais são os principais gastos com a produção de cada prato servido pelo restaurante, bem como as margens de lucro.

Além disso, se a opção do seu cardápio estiver cadastrada na ficha técnica, será possível mensurar quantos pedidos são realizados, em média, mensalmente.

Com essa informação em mãos, é possível prever qual a quantia de determinado produto que deve ser incluída na gestão de compras de um restaurante.

No geral, uma ficha técnica é formada por:

Descrição do produto

Valor do estoque atual em R$

Fornecedores

Unidade de consumo

Custo médio

Margem de lucro

Estoque mínimo

Ingredientes agregados

Rendimento

Estoque atual

Grupo

Quantidade média de pedidos

Com o Sistema de Gestão da Saipos é possível automatizar todo o processo de preenchimento das fichas, bem como o armazenamento em nuvem.

Chega de ficar carregando folhas de um lado para o outro! Com a opção de filtragem, você conseguirá selecionar os produtos e os valores especificamente dentro da plataforma. 

Ficou interessado? Aperte no banner abaixo e fale com um de nossos consultores e seja mais um parceiro do Sistema Saipos para gestão de restaurantes. 

Saiba tudo sobre o software de gestão para restaurante da Saipos

4. Tenha um padrão de reposição;

Para ter um almoxarifado de restaurante funcionando no nível ideal é necessário dispor de capital de giro para as compras de reposição.

O ideal é que toda estrutura esteja sempre com os insumos presentes nas prateleiras. No entanto, você poderá utilizar dois tipos de reposição que são mais comuns em restaurantes:

Reposição Contínua: 

Nesta modalidade o restaurante mantém um número menor de produtos estocados e realiza as compras frequentemente.


Isso possibilita que os custos com estoque diminuam, mas dificulta a negociação com fornecedores.

Reposição Periódica:

Na reposição periódica o restaurante repõe suas mercadorias por meio de compras programadas, trabalhando com volumes maiores. Dessa maneira, os fornecedores conseguem oferecer preços menores. 


Porém, a maior quantidade de produtos exige um planejamento de estoque mais exigente.

5. Tenha um Sistema de Controle de Estoque para seu Restaurante

Nestas 5 dicas, deu para entender que não é tão simples ter um controle de estoque de almoxarifado de restaurante organizado, não é mesmo?

Embora seja possível fazer a gestão de forma manual, não dá para perder tempo com planilhas, listas e arquivos gigantescos! 

Afinal, o ramo da gastronomia tem uma  ampla concorrência, e estar atento aos movimentos do mercado é essencial para vender mais.

Portanto, você precisa investir em um Sistema para a gestão de estoque do seu restaurante como o da Saipos.

Com a nossa plataforma você pode programar dias para a contagem de inventário e fazer o levantamento estatístico sobre a movimentação dos produtos, além de gerar relatórios atualizados instantaneamente.

Por isso, se você não gosta de utilizar planilhas, o sistema é a melhor resposta, pois registra cada pedido de compra com seus fornecedores, sem necessidade de usar um documento para isso.

Sendo assim, a tecnologia oferece diversos recursos para que empreendedores e chefs tenham uma gestão de excelência, com todas as exigências que os consumidores demandam.

Além disso, você também conseguirá: 

  • Criar ficha técnica para os produtos do restaurante;
  • Captar dados do sistema de PDV;
  • Desenvolver um cardápio pensando nas compras dos ingredientes;
  • Manter um controle de estoque eficaz.

Bom demais, não é mesmo? Seja mais um parceiro do Sistema Saipos para Restaurantes e veja quais são os resultados que o seu estabelecimento poderá atingir.

Aperte no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora, mesmo!

Baixe a planilha de controle de estoque!