ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Almoxarifado de restaurante: confira 5 dicas para manter seu estoque organizado

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Almoxarifado de restaurante: guia completo para armazenar alimentos

Manter a organização do seu almoxarifado de restaurante é uma regra essencial para poder ter um controle de estoque adequado.

Ao ter cada item catalogado, toda a cozinha consegue ter consciência do que está disponível para ser produzido.

Além disso, também diminui as chances de o cliente pedir algo que está em falta no seu restaurante, já que será possível:

  • Controlar a entrada e saída de mercadorias;
  • Entender quais são as demandas e os pedidos mais frequentes para cada dia da semana;
  • Determinar a capacidade produtiva dos cozinheiros.

A organização também permitirá que a sua gestão de restaurante seja mais efetiva, com dados financeiros atualizados diariamente. 

Por isso, preparamos este artigo com 5 dicas essenciais para você manter o seu almoxarifado de restaurante organizado. São elas: 

  • Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante;
  • Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras;
  • Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio;
  • Tenha um padrão de reposição;
  • Automatize o seu Sistema de Controle de Estoque.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, aproveite e baixe agora mesmo a planilha de controle de estoque que a Saipos preparou! Com ela, você entenderá qual a melhor periodicidade para comprar os produtos e o total de perdas de cada matéria-prima.

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar como está o andamento do seu restaurante. Aperte no banner abaixo e aproveite! 

Como funciona um almoxarifado de restaurante?

Pode-se afirmar que um almoxarifado de restaurante é um dos mais importantes locais da empresa. Ele consiste em ser o abrigo para a armazenagem de todo o tipo de ingredientes e produtos necessários para o funcionamento do estabelecimento, como:

Freezers e geladeiras:

Carnes, laticínios, produtos derivados do leite, preparos de pratos para o dia a dia. 

Prateleiras:

Arroz, conservas, massas, farinha, fermento, temperos e produtos não perecíveis.

Estufas

Temperos secos, ervas.

É sempre bom salientar que o cuidado com a estocagem da matéria prima para restaurante deve ser maior. Isso porque, geralmente, os alimentos são perecíveis e todo o sabor e tempero do chef é aplicado nesta etapa. 

A importância do almoxarifado de restaurante

O almoxarifado de restaurante deve ser extremamente bem cuidado e limpo. O profissional responsável pela área precisa ter zelo pelas movimentações e conhecimento de logística e de normas sanitárias.

A manipulação errada dos alimentos pode gerar diversos problemas, o principal deles é a contaminação cruzada, que ocorre quando existe o contágio direto de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de trabalho. 

A falta de atenção nesta área pode gerar multas e sanções com os órgãos responsáveis na sua região, bem como a contaminação de algum cliente.

Redução de custos com logística

Um outro detalhe muito importante é a redução de custos com despesas logísticas. Quando você possui uma estrutura que comporte o que é necessário, pode-se dispensar outras compras, e, por consequência, gastos com frete. 

A estimativa é que a economia seja de até 40% em algumas regiões do Brasil. Dessa forma, é possível ter mais liquidez nas suas vendas.

E, por falar em normas sanitárias, aproveite e baixe agora o e-book “Conservação de alimentos: saiba como fazer correto”. 

O material é gratuito! Basta apertar no banner abaixo e aproveitar.

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

5 dicas para manter seu estoque organizado

Até agora já entendemos como funciona e quais são os benefícios de ter o estoque do seu restaurante bem organizado e com todas as informações em dia.

Na teoria, a situação parece ser muito fácil e rápida de ser realizada. No entanto, esta pode ser uma dor de cabeça para muitos empresários que ainda não possuem prática.

Pensando nisso, separamos 5 dicas fundamentais para você manter o controle de estoque do seu negócio em pleno funcionamento

Dica 1:

Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante;

Dica 2:

Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras;

Dica 3:

Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio;

Dica 4:

Tenha um padrão de reposição;

Dica 5:

Automatize o seu Sistema de Controle de Estoque.

1. Faça um inventário total do que há no seu almoxarifado de restaurante

O inventário é sempre o início de qualquer processo relacionado ao controle de estoque de almoxarifado de restaurante

Por vezes, essa pode ser a parte mais chata e cansativa. No entanto, é uma das etapas fundamentais de todo o processo de catalogação dos seus insumos. 

É interessante que a pessoa responsável dedique um tempo especial para analisar tudo que está disposto nas prateleiras, geladeiras e gavetas. 

Nossa dica é utilizar uma ficha de preenchimento com 5 espaços para completar, com:

  • Nome do produto;
  • Data de fabricação;
  • Validade;
  • Nome e contato do fornecedor.

Caso você tenha uma plataforma automatizada de controle de estoque como a da Saipos, todo o processo será mais fácil e rápido, já que o software é capaz de organizar todas as informações sozinho. 

Ah, não se esqueça de cadastrar todos os produtos, mesmo os que estão em menores quantidades. 

2. Cadastre todos os produtos que entram e que saem das prateleiras

Para poder ter seu almoxarifado de restaurante organizado, a segunda dica importantíssima é você orientar todos os profissionais que têm acesso ao estoque a atualizarem o banco de informações diariamente.

Por exemplo: são necessários 20 kg de frango para o funcionamento noturno do restaurante. 

Portanto, é preciso dar baixa no produto no seu sistema de controle de estoque. Dessa forma, o empresário conseguirá visualizar a armazenagem em tempo real e programar futuras compras com fornecedores para restaurante.

Mas, além das vendas, também deve-se considerar o que foi descartado. Isso auxilia a mensurar a taxa de desperdício e na avaliação de medidas para diminuí-la.

3. Tenha uma ficha técnica de cada item do cardápio

Para quem não conhece, a ficha técnica restaurante é um documento que ajuda a quantificar todos os custos da sua cozinha. 

Com ela, é possível entender quais são os principais gastos com a produção de cada prato servido pelo restaurante, bem como as margens de lucro.

Além disso, se a opção do seu cardápio estiver cadastrada na ficha técnica, será possível mensurar quantos pedidos são realizados, em média, mensalmente.

Com essa informação em mãos, é possível prever qual a quantia de determinado produto que deve ser incluída na gestão de compras de um restaurante.

No geral, uma ficha técnica é formada por:

Descrição do produto

Valor do estoque atual em R$

Fornecedores

Unidade de consumo

Custo médio

Margem de lucro

Estoque mínimo

Ingredientes agregados

Rendimento

Estoque atual

Grupo

Quantidade média de pedidos

Com o Sistema de Gestão da Saipos é possível automatizar todo o processo de preenchimento das fichas, bem como o armazenamento em nuvem.

Chega de ficar carregando folhas de um lado para o outro! Com a opção de filtragem, você conseguirá selecionar os produtos e os valores especificamente dentro da plataforma. 

Ficou interessado? Aperte no banner abaixo e fale com um de nossos consultores e seja mais um parceiro do Sistema Saipos para gestão de restaurantes. 

4. Tenha um padrão de reposição;

Para ter um almoxarifado de restaurante funcionando no nível ideal é necessário dispor de capital de giro para as compras de reposição.

O ideal é que toda estrutura esteja sempre com os insumos presentes nas prateleiras. No entanto, você poderá utilizar dois tipos de reposição que são mais comuns em restaurantes:

Reposição Contínua: 

Nesta modalidade o restaurante mantém um número menor de produtos estocados e realiza as compras frequentemente.


Isso possibilita que os custos com estoque diminuam, mas dificulta a negociação com fornecedores.

Reposição Periódica:

Na reposição periódica o restaurante repõe suas mercadorias por meio de compras programadas, trabalhando com volumes maiores. Dessa maneira, os fornecedores conseguem oferecer preços menores. 


Porém, a maior quantidade de produtos exige um planejamento de estoque mais exigente.

5. Tenha um Sistema de Controle de Estoque para seu Restaurante

Nestas 5 dicas, deu para entender que não é tão simples ter um controle de estoque de almoxarifado de restaurante organizado, não é mesmo?

Embora seja possível fazer a gestão de forma manual, não dá para perder tempo com planilhas, listas e arquivos gigantescos! 

Afinal, o ramo da gastronomia tem uma  ampla concorrência, e estar atento aos movimentos do mercado é essencial para vender mais.

Portanto, você precisa investir em um Sistema para a gestão de estoque do seu restaurante como o da Saipos.

Com a nossa plataforma você pode programar dias para a contagem de inventário e fazer o levantamento estatístico sobre a movimentação dos produtos, além de gerar relatórios atualizados instantaneamente.

Por isso, se você não gosta de utilizar planilhas, o sistema é a melhor resposta, pois registra cada pedido de compra com seus fornecedores, sem necessidade de usar um documento para isso.

Sendo assim, a tecnologia oferece diversos recursos para que empreendedores e chefs tenham uma gestão de excelência, com todas as exigências que os consumidores demandam.

Além disso, você também conseguirá: 

  • Criar ficha técnica para os produtos do restaurante;
  • Captar dados do sistema de PDV;
  • Desenvolver um cardápio pensando nas compras dos ingredientes;
  • Manter um controle de estoque eficaz.

Bom demais, não é mesmo? Seja mais um parceiro do Sistema Saipos para Restaurantes e veja quais são os resultados que o seu estabelecimento poderá atingir.

Aperte no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora, mesmo!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Planilha de Controle de Estoque - Baixe grátis!