Gestão de Controle de Estoque: Como implantar?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Como implantar uma gestão de controle de estoque no restaurante?

Você sabe como fazer a gestão de controle de estoque do seu restaurante? Se a resposta for não, é evidente que já tenha notado os malefícios de não ter esse processo organizado.

No dia a dia, a falta de produtos pode impactar no preparo de uma grande quantidade de pratos, fazendo com que muitos clientes não encontrem no cardápio aquilo que procuram.

Independentemente do seu modelo de atendimento, não dar atenção ao estoque pode causar prejuízos significativos ao seu orçamento, e impactar em toda a gestão do restaurante.

E a causa não é somente a falta de produtos que prejudicam a disponibilidade de pratos, mas também o volume de perdas e avarias, já que não se sabe quando cada ingrediente foi comprado, e sua data de validade.

Ok, você já sabe que precisa fazer a gestão de controle de estoque, mas como? Se ficou preocupado, saiba que isso pode ser mais simples do que parece, e a Saipos vai te mostrar o caminho certo.

Mas, antes de continuar lendo, aperte no banner e baixe grátis o e-book “Como tornar meu restaurante mais eficiente”. Ele foi feito pela Saipos e vai ajudar na administração assertiva do seu negócio!

 

Controle de estoque manual: vale a pena fazer?

Melhor do que não ter nenhum tipo de controle, com certeza é, mas não o método mais eficaz. Nós, da Saipos, sempre incentivamos donos de restaurantes a superarem a fase de gestão manual, e otimizarem os processos de forma automatizada. Mas, por quê?

É simples de explicar: você é dono de restaurante e sabe da quantidade de afazeres indispensáveis no dia a dia. Com tudo isso, já se esqueceu de algo considerado fundamental?

Com certeza sim, não é? E é ainda mais fácil deixar alguma tarefa passar em branco quando estão relacionadas a registros, porque anotar tudo no caderninho exige tempo.

Além de ser preciso fazer as anotações logo depois que as mercadorias entram e saem, para evitar esquecimentos.

A verdade é que utilizar o método do caderninho só pode ser eficiente quando o negócio está em fase inicial, o que não é o seu caso.

Mas, se ele não é eficiente o bastante, de que forma realizar a gestão de controle de estoque?

Gestão de controle de estoque usando planilhas

Utilizar planilhas para o controle de estoque é um passo melhor do que o antigo método do caderninho. Com planilhas, você já não precisa se preocupar em fazer cálculos e tem um registro mais prático e assertivo.

Sem dúvidas, existem alguns pontos que deixam a desejar no uso dessa ferramenta, principalmente porque ela continua sendo manual. Assim, todas as informações precisarão ser atualizadas frequentemente.

Além disso, é importante considerar a necessidade de ter uma pessoa específica para administrar a planilha, porque, se muitos colaboradores tiverem acesso, o risco de erro aumenta.

Quais dados devo colocar na planilha de controle de estoque?

Quanto mais detalhadas forem as informações da planilha, mais controle você terá sobre o estoque. No entanto, esbanjar no número de dados pode tornar o processo exaustivo, principalmente no início do uso dessa ferramenta.

Por isso, o melhor é priorizar o que é indispensável:

  • Código do produto;
  • Descrição do produto;
  • Unidade de medida;
  • Fornecedor;
  • Estoque mínimo;
  • Estoque inicial;
  • Estoque atual;
  • Status;
  • Data de venda;
  • Data de compra.

Para que a organização seja mais simples, é recomendado separar os dados em abas específicas: estoque atual, entradas/compras, saídas/vendas.

Mas se você não é expert em utilizar o Excel, e está preocupado sobre como criar a planilha do zero, fique tranquilo! A Saipos tem a melhor planilha de controle de estoque para restaurante.

E a parte boa é que ela é totalmente gratuita. Aperte no banner e baixe agora mesmo!

Onde encontrar as melhores planilhas sem nenhum custo?

Planilhas não são o método mais moderno de manter o controle administrativo de um restaurante, mas podem ajudar muito, dependendo do tamanho do negócio.

Além disso, elas podem ser utilizadas como complemento a outro modelo de gestão. Se você não sabe onde encontrar planilhas realmente gratuitas e com um conteúdo funcional, a Saipos pode ajudar!

Temos uma enorme variedade de planilhas de controle de estoque, controle de vendas, fluxo de caixa diário e mensal, custo de pratos e mais.

Aperte no banner e baixe a Planilha de controle de vendas, que também é fundamental para ser usada em conjunto com a sua gestão de controle de estoque.

Gestão de controle de estoque com uso de ficha técnica

Utilizar as fichas técnicas como ferramenta para controle de estoque é uma prática que amplia a visão sobre o que há, ou não, no seu armazenamento de produtos, e ainda facilita a contabilidade restaurante.

Isso tem uma razão, pois, mais do que as planilhas tradicionais, uma ficha técnica coleta dados mais específicos sobre cada item, e isso garante que nada vença, acabe ou fique parado no estoque por muito tempo. 

Existem dois modelos de ficha técnica que podem ser adotados pelo seu negócio: gerencial e operacional.

Ficha técnica gerencial 

A ficha técnica gerencial está mais ligada à parte financeira do seu restaurante, e considera questões bem específicas para o seu orçamento, auxiliando a calcular o preço por kilo ou por unidade de cada prato:

  • Valor unitário de cada produto;
  • Custo de produção;
  • Custos variáveis;
  • Despesas fixas;
  • Margem de lucro da empresa;
  • Média de consumo.

Ficha técnica operacional

A ficha técnica operacional funciona para padronizar os seus pratos, garantindo que tudo será feito sempre da mesma forma. Por isso, é necessário que estes dados estejam registrados:

  • Medidas dos produtos;
  • Modo de preparo;
  • Tempo de cocção;
  • Harmonizações;
  • Combinações de pratos;
  • Modo de servir.

Qual é a melhor forma de fazer a gestão de controle de estoque?

Primeiro, apresentamos as planilhas como uma possibilidade de melhoria na gestão do seu estoque, o que é verdade, quando comparamos essa ferramenta com as anotações em caderno.

No entanto, existe outro método que é infinitamente melhor, e oferece benefícios muito maiores: um sistema de gestão para restaurantes!

Um software de gestão tem não só a parte de controle de estoque como funcionalidade, mas muitas outras.

Assim, uma série de tarefas, que antes exigiam tempo e atenção, passam a ser automatizadas e sincronizadas com um sistema que gerencia toda a sua operação.

Dica de ouro: use a Saipos para fazer a gestão de controle de estoque!

Implantar uma gestão de controle de estoque realmente eficiente só é possível utilizando o Sistema da Saipos.

Com ele, você tem todos os detalhes sobre o que há disponível ou o que precisa ser comprado de forma automatizada, com auxílio da ficha técnica. 

Por meio da Saipos, você pode importar suas notas de entradas e saídas sem a necessidade de digitar cada informação sobre o que precisa repor no estoque.

Mais que isso, você ainda pode deixar de lado a necessidade de solicitar notas fiscais aos seus fornecedores. 

O sistema monitora todas as notas faturadas relacionadas ao seu negócio, e notifica a existência do arquivo, que pode ser importado automaticamente.

Portanto, se antes você levava mais de duas horas para dar entrada nas notas fiscais de todos os fornecedores, agora, levará no máximo 20 minutos.

Além disso, você organiza tudo de acordo com categorias, por exemplo: em carnes, você poderá preencher todos os itens que fazem parte desse segmento. 

Feito isso, é possível selecionar o botão “compor CMV”, para que todos os ingredientes entrem para o cálculo. 

Outra funcionalidade que promove ganho de tempo é a lista de compras. Com ela, você pode gerar uma lista com tudo que precisa ser adquirido, quantidades e fornecedores, e gerar um PDF que pode ser enviado diretamente para o vendedor.

Tenha uma gestão completa e facilitada com o Sistema Saipos!

Além de automatizar a sua gestão de controle de estoque, o sistema para restaurantes Saipos oferece benefícios em todas as etapas de processo do seu restaurante.

O ponto alto é a diminuição de erros, economia e praticidade na hora de documentar informações importantes para o seu negócio.

Mais que isso, analisar resultados também se torna uma tarefa simples com o software, já que ele gera relatórios diversos que darão embasamento para trilhar novas estratégias e definir metas para restaurante com assertividade.

Quer mais vantagens para se convencer de que a Saipos é o melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil?

São mais de 3 mil clientes que tiveram suas vendas e lucros aumentados, graças ao auxílio dessa ferramenta. Veja algumas das inúmeras funcionalidades

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Eu sei que você veio em busca de apenas uma forma de implantar uma gestão de controle de estoque mais moderna no seu restaurante, mas a Saipos oferece isso e muito mais, por um custo-benefício incrível!

Aperte no banner e surpreenda-se com o sistema que mais oferece soluções para donos de restaurante!