Entender quais são os pilares da gestão financeira é essencial para que seu restaurante obtenha o sucesso esperado. Além de entregar uma base sólida de conhecimenton sobre seu restaurante, esses pilare spoupam tempo e recursos para que sejam aproveitados em outras prioridades.
Com eles implementados, é possível gerir o seu negócio de maneira que as expectativas e os objetivos fiquem mais fáceis de serem alcançados. Afinal, é através dele que você saberá quais caminhos seguir. Importante que esse controle seja sempre facilitado e traduxido de forma simples e objetiva para que você sempre esteja no controle.
São três pilares: entender a realidade da empresa, planejamento de excelência e controle financeiro avançado.
O grande problema é que muitos empreendedores ignoram esses fatores, o que atrapalha muito a administração da empresa, cometendo erros básicos. Entendendo esses tópicos você consegue agilizar processos e sair na frente da concorrência!
Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre os pilares da gestão financeira. Confira os tópicos que serão abordados:
Como já destacado durante o texto, existem 3 pilares da gestão financeira: entender a realidade da empresa, planejamento de excelência e controle financeiro avançado. Claro, existem diversos outros fatores que precisam ser implementados para que a administração do negócio funcione.
Segundo relatório do Ifood, de 2024, 31% dos estabelecimentos são operados apenas pelo proprietário. Isso significa que há uma necessidade muito grande de ferramentas para facilitar o dia a dia do gestor.
A falta de visibilidade de dados, relatórios e documentos pode prejudicar sua gestão e interferir no resultado final da sua receita, da satisfação dos clientes e até mesmo da qualidade do seu produto.
No entanto, esses três são imprescindíveis, além de serem a base de todo o funcionamento da empresa. São eles:
O primeiro pilar da gestão financeira é entender qual é a realidade da sua empresa.
Se o seu objetivo é ter um restaurante de sucesso, gastar mais do que você pode pagar é inaceitável. Caso isso aconteça, dívidas enormes irão surgir, aumentando as chances de ser necessário declarar falência.
Portanto, é preciso entender qual é o orçamento disponível, além de quais são as melhores opções para o seu negócio.
Imagine que seu objetivo seja abrir um pequeno restaurante de bairro e que você tenha R$20 mil disponíveis para investir em equipamentos. Será que vale a pena gastar R$15 mil em um fogão de primeira linha?
Este pilar não se aplica somente à parte orçamentária, no entanto. Continuando o exemplo acima, suponha que você tem seu negócio estabelecido em São Paulo, a maior cidade do país.
O seu restaurante tem como objetivo atingir, inicialmente, apenas o público do bairro, correto? Então existe a necessidade de traçar uma estratégia de marketing com divulgação em um outdoor do outro lado do município?
Compreenda, essas práticas não são proibidas, mas podem ser prejudiciais se estiverem fora da realidade da sua empresa. Por isso, é extremamente importante entender o patamar em que o restaurante está estabelecido.
Isso vai além da área financeira. Engloba marketing, produção, localização e objetivos do negócio. O sucesso só vem depois de empenho, trabalho e esforço, e tudo isso leva tempo. Não adianta dar um passo maior do que a perna.
Portanto, ao entender a realidade da sua empresa, o planejamento para atingir o topo será estabelecido de maneira mais eficaz e o resultado será mais preciso. Isso nos leva ao próximo pilar.
A partir do momento que você entende a realidade da sua empresa, o planejamento financeiro é extremamente facilitado.
No entanto, continua sendo muito importante. É a partir dele que todas as diretrizes, objetivos e metas do seu restaurante serão traçadas.
Inicialmente, é preciso registrar onde a empresa está no momento do planejamento e onde pretende chegar, a curto, médio e longo prazo. A partir disso, deve-se traçar estratégias para atingir tal patamar.
É necessário observar todos e quaisquer fatores que possam afetar o desenvolvimento da empresa, como sazonalidade e regionalidade, por exemplo.
Além disso, no planejamento devem estar registrados todos os gastos atuais e futuros da empresa, para que não exista nenhum pagamento ou cobrança inesperada, que afete o fluxo das coisas.
No entanto, imprevistos acontecem e também vão acontecer com o seu restaurante. Por isso, devemos destacar que este documento não é imutável. Ou seja, ele pode e deve ser atualizado periodicamente, de acordo com as necessidades e os acontecimentos.
Caso ele seja feito da maneira correta, contendo todas as informações, a gestão do seu restaurante será extremamente otimizada. Afinal, você saberá exatamente como agir quando algo acontecer, além de estar direcionado para onde deseja levar o seu negócio.
Chegamos ao terceiro pilar da gestão financeira, que é realizar um controle financeiro avançado.
Essa tarefa é extremamente importante e tem como função garantir o máximo de lucro e o mínimo de prejuízo para o seu restaurante.
Para isso, é necessário estar atento a todos os movimentos que acontecem na caixa da empresa. Em outras palavras, é preciso controlar o fluxo de caixa.
Em fevereiro de 2024, 31% dos bares e restaurantes estavam operando com prejuízo, segundo a Abrasel. Por isso, evitando inserir-se nesses dados, é de extrema importância man ter-se com um controle financeiro adequado.
O que é fluxo de caixa? Fluxo de caixa é o controle de todo o dinheiro que entra e sai no caixa da empresa. Toda movimentação que acontece deve ser registrada e categorizada, para que a identificação dos gastos e recebimentos seja facilitada no futuro. |
Além disso, é preciso gerar relatórios de desempenho, nos quais é possível acompanhar como cada área do negócio está se desenvolvendo e como está rendendo financeiramente.
Existem diversos exemplos que são essenciais para a empresa, como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultado (DRE).
No entanto, vale destacar que este processo é trabalhoso e cansativo, pois muitos detalhes devem ser observados e é imprescindível que não haja erro algum.
Além de seguir os pilares da gestão financeira, existem outras maneiras de melhorar a administração dessa área do restaurante.
A melhor delas é contratar um software de gestão de qualidade. Ele será responsável por automatizar diversas áreas do seu negócio.
Além disso, um bom sistema, como o da Saipos, produz os melhores relatórios para a administração financeira da sua empresa.
E o melhor de tudo: no último tópico, destacamos a dificuldade de produzir esses números e como não é permitido erros. Por ser um software automatizado, a chance de falha humana é mínima.
Dessa forma, todos os processos ficam mais eficientes, otimizados, ágeis e precisos, contribuindo para a gestão do seu restaurante.
Com sistema de gestão SAIPOS |
Sem sistema SAIPOS |
Emissão simples de relatórios, dados e notas; |
Processo dificultado e burocrático; |
Controle ágil de fluxo de caixa; |
Dificuldade e atrasos no fluxo; |
PDV inteligente para poupar seu tempo; |
Falta de liberdade e perda de tempo precioso; |
É necessário observar todos e quaisquer fatores que possam afetar o desenvolvimento da empresa, como sazonalidade e regionalidade, por exemplo.
Além disso, no planejamento devem estar registrados todos os gastos atuais e futuros da empresa, para que não exista nenhum pagamento ou cobrança inesperada, que afete o fluxo das coisas.
Para ter um restaurante de sucesso, não basta apenas saber gerir a parte financeira do negócio. É preciso ter domínio completo de toda a administração.
A melhor forma de atingir o patamar mais alto do mercado é com uma boa gestão. Para isso, a alternativa ideal é se tornar um parceiro Saipos!
O nosso software de gestão, além de cuidar da parte financeira com excelência, ainda é responsável por automatizar várias outras áreas administrativas do seu negócio.
Com isso, toda a produtividade do restaurante aumenta, com uma administração otimizada, ágil e eficiente.
Confira algumas das funcionalidades do nosso software:
Tenho certeza que ficou interessado! Para saber mais, aperte no banner abaixo!
Tecnologia, visibilidade, inovação e planejamento.
Método de gestão financeira pessoal que divide gastos em porcentagens para prioridades, investimentos, lazer e estudos.
É utilizada em finanças para comparar alugar ou comprar um imóvel, onde o valor do aluguel é multiplicado por 200.
Gerenciamento, preparação, compreensão e avaliação.