Planejamento financeiro para restaurante: veja como fazer o do seu negócio

Como fazer o planejamento financeiro de um restaurante?

Saber como fazer um planejamento financeiro para restaurante é essencial para empreendedores do ramo, principalmente em momentos de crise econômica, quando uma boa gestão financeira é imprescindível.  

É essa prática que vai permitir com que seu estabelecimento não só continue aberto durante os momentos de venda, mas também aumente a margem de lucro. No entanto, alguns passos devem ser seguidos para que esse planejamento funcione. 

Diversos fatores serão observados e estudados, como os possíveis gastos, a sazonalidade e a regionalidade referentes à seu restaurante, e, claro, seus objetivos financeiros.

Pensando nisso, preparamos este artigo, para te ajudar a manter a saúde financeira do seu restaurante em todos os momentos. 

Logo de início, baixe, gratuitamente, o nosso ebook 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise

É muito importante estar preparado para lidar com os momentos difíceis, e esse conteúdo vai servir como guia para você. 

Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo.

Qual a importância do planejamento financeiro para restaurante?

Antes de começarmos, é preciso explicar o que é planejamento financeiro para restaurante e qual sua importância.

E fique tranquilo, não é nenhum bicho de sete cabeças. Nada mais é do que, como diz o nome, planejar as finanças do seu restaurante

E qual a importância do planejamento financeiro? Caso você queira obter sucesso com seu negócio, essa é uma etapa central do processo que deve ser realizada.

Isso porque, com o plano financeiro, você vai saber exatamente o que entra e o que sai do seu restaurante. Além disso, será através dele que as análises para acontecimentos futuros serão feitas.

Dessa forma, você evita que fatores como período de baixa de venda atrapalhem a saúde financeira do seu restaurante. Afinal, você já vai ter se planejado para lidar com essas dificuldades.

Mas é preciso seguir alguns passos para ter um planejamento financeiro de qualidade e é sobre isso que vamos falar agora. Confira na lista abaixo:

  • Controle o fluxo de caixa;
  • Acompanhe os relatórios corretos;
  • Trace objetivos financeiros;
  • Saiba projetar cenários;
  • Conheça seu mercado;
  • Evite gastos desnecessários;
  • Saiba controlar seu estoque.

 Veja um pouco mais sobre cada um desses passos a serem seguidos para manter seu negócio gastronômico financeiramente saudável: 

1. Controle o fluxo de caixa 

É necessário que você controle o fluxo de caixa para fazer o plano financeiro do seu restaurante. Essa é uma tarefa bem simples, mas pode ser trabalhosa.

Para isso, você deve observar três fatores: recebimentos, pagamentos e previstos. Confira essa tabela que fizemos explicando o que é cada um desses fatores:

Recebimentos

Os recebimentos são todos os pagamentos imediatos, como vendas à vista e duplicatas

Pagamentos

Pagamentos são todos os gastos que você terá com seu restaurante

Previstos

Os previstos são os pagamentos e recebimentos que você sabe ou espera que vão acontecer

Você deve registrar todas essas transações, com as informações especificadas, como a forma de pagamento, para onde foi ou de onde saiu o dinheiro e, claro, o valor. Além disso, deve anotar quais custos são fixos e quais são variáveis

No entanto, essa tarefa, se for feita manualmente, pode ser bem cansativa e trabalhosa. Com isso, erros podem acontecer e isso seria terrível para seu restaurante.

Por isso, indicamos que você automatize o seu restaurante com um software de gestão, otimizando e agilizando o controle do fluxo de caixa.

Um sistema para restaurantes de qualidade, como o da Saipos, realiza essa tarefa de forma automática, minimizando os erros.

Para aprender tudo sobre fluxo de caixa, baixe, gratuitamente, nosso ebook “Aprenda Fluxo de Caixa de forma simples, ágil e inteligente!”.

Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo.

2. Acompanhe os relatórios corretos

É essencial para o seu planejamento financeiro que você saiba quais relatórios acompanhar. No entanto, é necessário que você tenha um sistema de gestão que apresente tais relatórios. 

O software da Saipos apresenta dois relatórios essenciais para a saúde financeira do seu restaurante: o fluxo de caixa (lembra da nossa primeira dica?) e o DRE.

Fluxo de caixa

Relatório referente às contas a pagar e a receber. Ou seja, todas as transações realizadas pelo seu restaurante aparecem neste relatório.

DRE

O relatório DRE é a Demonstração de Resultado do Exercício. Ele engloba todas as informações das receitas e das despesas do estabelecimento. É a partir dele que você sabe se está lucrando ou não.

Além disso, a Saipos também possui diversas planilhas de controle para gestão de restaurantes, como a de controle de custos

E o melhor, todas são gratuitas! Você pode acessá-las clicando aqui. 

3. Trace objetivos financeiros

Dentro do seu planejamento financeiro para restaurante, é importante que você trace objetivos financeiros

Ao trabalhar com metas, o caminho a seguir fica mais claro, uma vez que você sabe onde quer chegar com seu restaurante. Com isso, você prioriza o que fazer, evitando distrações e minimizando os erros.

Além disso, esses objetivos motivam seus funcionários a se empenharem mais. Afinal, é muito mais fácil trabalhar sabendo onde chegar. 

Portanto, é exatamente por isso que você deve traçar metas a curto, médio e longo prazo, onde uma leva a outra.

Curto prazo

Metas semanais ou mensais, para motivar sua equipe

Médio prazo

Metas anuais, visando cumprir os objetivos financeiros

Longo prazo

Metas sem uma data definida, mas visando o desenvolvimento macro do seu restaurante, como se tornar a melhor hamburgueria do seu estado.

Dessa forma, sua equipe sempre terá algo a cumprir. E toda vez que essa meta for batida, a sensação de dever cumprido vai aparecer.

Portanto, além de organizar a gestão financeira do seu restaurante, sabendo onde investir e onde evitar os gastos, os objetivos financeiros ainda melhoram a produtividade do seu restaurante.

4. Saiba projetar cenários

Para montar o seu plano financeiro é importante que você saiba como projetar possíveis cenários.

Imprevistos acontecem a todo tempo, e uma crise econômica, como a que estamos vivendo, pode aparecer de uma hora para a outra. Porém, quando isso acontecer, você precisa estar preparado.

Como fazer isso? É simples: projete possíveis cenários. Claro, é impossível prever o futuro, mas é possível imaginar. 

Com muito estudo e empenho, você consegue elaborar estratégias para ignorar a crise e as dificuldades e continuar com um bom controle financeiro no seu restaurante.

Para te ajudar, te oferecemos, gratuitamente, nosso ebook 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise.

Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo!

5. Conheça seu mercado

Entender o mercado em que você está inserido é essencial para traçar o planejamento financeiro para restaurante

Diversos fatores podem alterar as vendas no seu restaurante e você precisa saber todos. Como fazer isso? Estudando.

Primeiro, estude a sua região. Entenda quais pratos do seu ramo são mais populares e tem mais chance de venda. Por exemplo, em regiões praianas, a tendência é que pratos com peixes sejam mais queridos pelos clientes.

Após isso, estude a sazonalidade do seu negócio. Caso você seja dono de uma sorveteria, por exemplo, é normal que durante o inverno as suas vendas diminuam. Isso não significa que você precisa fechar.

Na verdade, você deve registrar no seu plano financeiro as informações que coletou em seu estudo e bolar estratégias que podem aumentar as vendas. Realizar promoções é uma opção, por exemplo.

Por fim, estude também a sua concorrência. Observe os acertos e tente adaptá-los ao seu restaurante. Não só isso, também veja o que erraram e evite repetir. Dessa forma, você estará sempre um passo à frente.

Portanto, reúna todas essas informações e registre no seu planejamento. Isso vai te ajudar a entender as movimentações em cada época do ano e seu restaurante estará sempre preparado

6. Evite gastos desnecessários

Evitar gastos desnecessários é importante para não atrapalhar o andamento do seu planejamento financeiro

Esses gastos estão presentes em diversas áreas do seu restaurante e muitas vezes você nem percebe. Porém, em um momento de crise, eles têm um impacto muito grande na saúde financeira do seu negócio. 

Portanto, ao fazer o plano financeiro, analise bem o seu restaurante e defina o que é necessário e o que não é. 

No entanto, cuidado para não economizar e prejudicar a qualidade do seu produto. É importante que haja um equilíbrio

7. Saiba controlar seu estoque

Saber como controlar seu estoque também é muito importante para poder cumprir a risca o seu planejamento financeiro empresarial.

A importância do controle do estoque vai além de apenas saber quais produtos você tem disponíveis. É através dele que você saberá quais produtos você vende mais e quais vende menos.

Durante uma crise, é essencial ter essa informação. Assim, você pode realizar uma redução no seu cardápio, mantendo os mais populares. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários com produtos que não vende. Lembra da dica anterior?

Com um sistema de gestão de qualidade, o controle de estoque é muito mais fácil de ser realizado. Afinal, ele te avisa quando os produtos estão perto de acabar, dando tempo de planejar sem sair no prejuízo. 

Além disso, também é possível calcular o CMV, que auxilia na definição dos pratos.

O cálculo do CMV é o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida e serve para encontrar o lucro bruto das operações de venda. 


Além disso, ajuda a controlar o estoque, identificando a quantidade de produtos que devem ser comprados.

Automatize seu restaurante com um sistema de gestão

Como você pode perceber durante o artigo, diversas funções necessárias para realizar o planejamento financeiro são trabalhosas e gastam tempo. Mesmo com o auxílio de um contador, esse trabalho ainda é grande. 

Por isso, é essencial que você automatize seu restaurante com um sistema de gestão de qualidade. Com isso, você agiliza e otimiza o seu trabalho. 

Nosso sistema cuida de diversos processos administrativos, então além de auxiliar na parte financeira, ainda economiza tempo. 

Por isso, não perca tempo e torne-se um parceiro Saipos! Confira mais funcionalidades do nosso software de gestão:

  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou.

Tenho plena certeza que você se interessou! Para saber mais, basta apertar no banner abaixo!

Conheça o sistema para restaurante da Saipos!