Nomes de pizzaria: como escolher?

Quais os melhores nomes de pizzaria?

Os nomes de pizzaria são uma excelente maneira de divulgação e marketing para o estabelecimento do ramo. 

Por conta deles, os clientes criam uma memória em relação ao local, às vezes até mesmo antes de visitar a loja, por ter visto em uma propaganda

No entanto, vale destacar que o processo de escolha também é importante, para poder combinar com a temática da pizzaria. Além disso, deve ser um nome prático e chamativo, para que seja fácil para os clientes lembrarem.

Existem algumas estratégias no momento de definir o nome, que apresentaremos aqui nesse artigo, mas você também pode escolher nomes pré-definidos. Montamos uma lista com ideias de nome para pizzaria, confira:

Tema

Nomes

Tradicional

  • Mundo da Pizza;
  • Arte da Pizza;
  • Rei da Pizza.

Retro

  • Das Antigas Pizzaria;
  • Pizzaria Nostalgia;
  • Retrô Pizzaria.

Italiana

  • Pizzeria D’Italia;
  • Pizzaria Bella Pizza;
  • Napoli’s Pizzeria. 

Norte-americana

  • Yankees Pizzaria;
  • Mr. Pizza;
  • Pizza Hot.

Super-herói

  • Super Pizza;
  • Pizzaria Vingadora.

Neste artigo também veremos algumas dicas e informações importantes no momento da escolha de nomes para pizzaria. São elas:

Antes de começarmos com o conteúdo, é hora de você melhorar a produção do seu negócio! Para isso, baixe gratuitamente o nosso ebook com 5 dicas para aumentar a produtividade da sua pizzaria!

Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo!

Qual a importância de um nome bom?

Os nomes de pizzaria no Brasil tem uma grande importância na validação da identidade do estabelecimento. 

Um bom nome pode ficar na mente do cliente por vários motivos: pode ser engraçado, pode combinar com o slogan e pode ser “chiclete”. Com isso, o consumidor sempre pensará no seu negócio quando estiver com vontade de comer pizza.

Caso a nomenclatura do seu negócio não seja boa, sendo muito grande ou com uma sonoridade difícil, as chances dos clientes não memorizarem é alta. Portanto, você perde na fidelização e também na divulgação “boca a boca”.

Dessa forma, escolher um nome interessante é essencial para a divulgação da sua pizzaria. É um processo que precisa de estudo, cuidado e dedicação. Afinal, não é uma tarefa fácil alterar o nome no futuro.

5 dicas de como escolher bons nomes de pizzaria

Para escolher bons nomes de pizzaria é necessário seguir algumas dicas, que nós da Saipos preparamos para você, confira:

  • Entenda o seu o público-alvo:
  • Combine com o tema da sua pizzaria;
  • Não escolha um nome muito longo;
  • Busque combinar o nome com o slogan;
  • Não descarte ideias!

1. Entenda o seu público-alvo

A primeira dica para escolher nomes de pizzaria é entender o seu público-alvo

É preciso saber se a maioria é homem, mulher, criança, adulto, idoso. Para cada um desses, existe um nome melhor a se escolher.

Por exemplo, para um público mais velho, é ideal que seja um nome mais fácil de ler e de escrever, além de não ser uma boa opção palavras em inglês.

O ideal é que isso já tenha sido definido no momento da criação do plano de negócio da pizzaria

2. Combine com o tema da sua pizzaria

A segunda dica é combinar o nome com o tema da sua pizzaria.

Para cada tema, existem diversas possibilidades de nome e que podem ser utilizadas na sua pizzaria. 

É importante que esse nome, no entanto, não remeta somente ao tema, mas que tenha também, de alguma maneira, relação com pizza. Caso contrário, pode ficar muito genérico, prejudicando a identidade do seu estabelecimento.

Por exemplo, caso você venda pizza no cone, o nome não deve ser somente referente ao cone, como “The Best Cone”. Um exemplo melhor e mais indicado seria “Pizza no trânsito”. 

Apesar de não ser uma referência direta ao cone, remete à pizza e também a um ambiente onde esse objeto é encontrado.

3. Não escolha um nome muito longo

A terceira dica é não escolher um nome muito longo.

Um nome extenso demais é difícil de decorar. Consequentemente, não fica tão preso na cabeça do cliente, o que diminui as chances do mesmo divulgar a sua pizzaria.

Além disso, nomes longos prejudicam no momento de montar a decoração da pizzaria, uma vez que acabam ocupando muito espaço. 

4. Busque combinar o nome com o slogan

A quarta dica é combinar o nome com um possível slogan.

O slogan é uma excelente maneira de fixar a imagem da sua pizzaria na cabeça do cliente, e ter um nome que combina aumenta ainda mais as chances de divulgação.

No Brasil, essa tática já é antiga e sempre foi muito efetiva. É comum ver nas redes sociais os slogans de marcas famosas, que a maior parte das pessoas conhece. 

Portanto, ao criar um nome que combine com um slogan criativo, a sua pizzaria tem mais chances de ficar conhecida. 

Isso também influencia em outros detalhes, além dos clientes, como fazer propaganda de pizzaria, por exemplo.

5. Não descarte ideias!

A nossa quinta e última dica é não descartar ideias!

Toda ideia é bem vinda no momento de escolha. Por mais que ela não vá ser usada, pode servir de exemplo e inspiração para outras. 

Como dissemos, é melhor evitar nomes longos, mas caso apareça um, mantenha na mesa e pense o que pode variar dele. 

Quais cuidados ter ao escolher o nome?

Para escolher nomes de pizzaria é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas futuros. Como já foi dito no início do artigo, não é fácil alterar o nome depois de escolhido.

Confira se não tem outra com o mesmo nome

O primeiro cuidado que se tem que ter é pesquisar os nomes das pizzarias da região, a fim de evitar que ele se repita.

Isso é necessário por dois motivos principais: oprimeiro é que pode causar confusão entre os clientes, além de perda de credibilidade e grande chance de sujar o nome do seu negócio por erros no outro estabelecimento.

O segundo é um problema um pouco maior. Caso a outra pizzaria seja uma marca registrada e você, sem saber, repete a nomenclatura, estará cometendo um crime, de acordo com o Artigo 189 da Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial).

Para descobrir se o nome que você quer utilizar já está registrado, basta buscar no site do INPI. 

Cuidados com a sonoridade e a escrita

Outro cuidado muito importante é com a sonoridade e com a escrita do nome escolhido

Alguns nomes criativos de pizzaria podem não ter um bom som na hora de pronunciá-los, remetendo a outras palavras impróprias ou sendo até mesmo difíceis de entender.

Isso acaba prejudicando na divulgação por parte do cliente, que muitas vezes vai deixar de indicar sua pizzaria por não conseguir dizer o nome.

Além disso, vale a pena destacar que nomes que não são em português também podem ser prejudiciais. Nem todos os consumidores conseguem falar outras línguas, o que levaria ao mesmo problema de sonoridade.

Quanto à escrita, também é necessário cuidado. Na tentativa de criar nomes de pizzaria engraçados, os empreendedores do ramo às vezes fazem trocadilhos ou colocam letras extras nas palavras. Isso também pode confundir os clientes.

Vale lembrar que essas alternativas não são proibidas, é possível fazê-las de maneira divertida e efetiva. 

Como registrar o nome da minha pizzaria?

É possível registrar o nome da sua pizzaria, a transformando em uma marca registrada. Assim, mais ninguém poderá utilizar a nomenclatura escolhida. 

Para fazer isso, você deve, primeiramente, verificar se o nome escolhido é passível de registro. Em caso positivo, a próxima etapa é pagar a taxa necessária e aguardar os próximos passos do registro.

Feito isso, sua marca estará registrada como Propriedade Individual. Nesse momento, outras marcas e empresas podem tentar impedir o registro, caso sintam que esse ato as prejudicará. Mas, claro, para isso é necessário passar por um processo judicial.

Vale destacar que o registro do nome não é obrigatório, mas é interessante. Afinal, caso você não o faça, outra pessoa pode fazer, impedindo sua pizzaria de continuar com a nomenclatura escolhida.  

Automatize a sua pizzaria com o sistema de gestão da Saipos

Agora você já sabe como escolher o melhor nome para a sua loja, porém, nada disso adianta se você não souber fazer a gestão da pizzaria

Mas calma! Com o sistema para pizzaria da Saipos, isso será resolvido!

O nosso software automatiza seus processos e otimiza o seu tempo, além de ajudar a controlar o seu estoque e auxiliar na integração com o delivery! E não é só isso.

Confira  mais alguns benefícios do melhor sistema de gestão para pizzaria do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!

O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
A sua pizzaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Saiba se nome da sua pizzaria já é marca registrada