Forno para Pizzaria a Lenha: Vale a pena usar?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Forno para pizzaria a lenha: Tudo o que você precisa saber

O forno para pizzaria a lenha é o queridinho de muitos, mas será que ele é mesmo insubstituível? Se você quer montar uma pizzaria, precisa saber mais sobre isso!

Embora os clientes ainda procurem bastante as pizzarias que assam suas pizzas nesse equipamento, cada vez mais, novos adeptos de outros tipos de fornos surgem.

Assim, se prova que não apenas os fornos para pizzaria a lenha assam boas pizzas.  Na verdade, esse é um grande mito, e nós vamos te explicar direitinho o porquê!

Mas antes de continuar lendo, aproveite e baixe grátis o infográfico que faz um comparativo entre todos os tipos de forno que você pode escolher, incluindo marcas e modelos. Aperte no banner e faça o download!

O forno para pizzaria a lenha faz pizzas mais saborosas?

Não necessariamente! Se você também pensava que isso era verdade, faz parte de um grande grupo de pessoas que acreditam nesse mito, e isso é muito comum.

Pizzas assadas a lenha podem ser defumadas com os vapores aromáticos que as madeiras liberam. De fato, a defumação deixa o alimento com um sabor especial.

Mas acontece que as pizzas feitas na maioria das pizzarias precisam de rapidez para serem preparadas, já que há uma grande demanda.

Portanto, o forno chega até altas temperaturas, e assa muito rapidamente as peças, em pouco tempo para permitir que elas sejam defumadas completamente.

Além disso, em sua maioria, a lenha utilizada para essa finalidade é o eucalipto de reflorestamento. Essa madeira não libera fumaças aromáticas tão intensas a ponto de interferirem no gosto da pizza. 

É, realmente o forno a lenha para pizzaria não é responsável por nenhuma mágica no sabor das pizzas, mas então...

Por que o forno a lenha para pizzaria faz tanto sucesso?

Forno a lenha é tradição. Esse é o principal motivo de tantas pessoas irem até pizzarias que oferecem essa peculiaridade. 

Geralmente, as mais tradicionais não abrem mão do equipamento, que é como uma marca para o estabelecimento.

Independente de ser mais saborosa ou não, os clientes sabem que assar uma pizza em forno a lenha dá mais trabalho. 

Isso também ajuda a encantar a clientela, que percebe o cuidado a mais com o alimento que vai consumir. Além disso, muitas pizzarias capricham no visual, tratando o forno como o astro do local. 

Todos reconhecem uma pizzaria que utiliza o forno a lenha por causa do cheirinho inconfundível que fica no ar.

São esses detalhes que fazem com que o cliente sinta o ambiente mais aconchegante e charmoso, e é essa sensação que conquista, não somente no sabor.

Bom, agora que você já sabe o que faz tantas pessoas serem amantes do forno para pizzaria a lenha, que tal descobrir o lado negativo de tudo isso?

Quais são as desvantagens do forno para pizzaria a lenha?

Apesar desse tipo de forno ter tanta fama, é preciso que você esteja ciente dos pontos negativos, se pensa em utilizar este equipamento no seu negócio.

Por isso, vamos te mostrar o lado não tão agradável de utilizá-lo. Para começar, vamos listar as principais desvantagens.

1. Sujeira

Sejamos sinceros, não há possibilidade alguma de manter o espaço da sua pizzaria completamente limpo tendo um forno a lenha.

A fuligem que o forno a lenha libera, assim como as churrasqueiras, acaba sujando bastante tudo a sua volta, e a limpeza não é muito simples.

Mas este é apenas um detalhe, já que o pior quando se diz respeito a limpeza, é a manutenção de um espaço para armazenar as lenhas.

Guardar a madeira corretamente não é nada fácil. Geralmente o cômodo escolhido para esta finalidade acaba atraindo muitos insetos e até mesmo roedores.

2. Espaço

Imagina quanta madeira um único forno queima em apenas um dia… Agora, pense só no tamanho do espaço que você vai precisar para guardar tudo isso.

A lenha já não é um produto muito barato, então, sempre vai valer mais a pena comprar em quantidades maiores.  

Pensando nisso, você precisa planejar onde vai armazenar tudo isso com segurança e higiene. É também necessário considerar que o carregamento da madeira até o forno é um serviço pesado.

Por isso,  esse espaço não pode estar muito distante. O forno para pizzaria a lenha ocupa bastante espaço e isso precisa ser pensado com clareza e atenção.

Muitas vezes, o estabelecimento valoriza bastante a sua presença, colocando-o em um local onde possa ser visto pelos clientes.

No entanto, esta não é uma obrigatoriedade, já que alguns locais optam por usar o forno a lenha depois de já ter algum tempo de casa utilizando outro equipamento.

3. Gasto com tempo

Se você procura economizar tempo, talvez o forno a lenha para pizzaria não seja uma opção tão boa assim.

Para começar, apenas o pré aquecimento do forno pode levar até 3 horas, alcançando uma temperatura aproximada de 550°C.

Mas o gasto com tempo não para por aí. Você não pode esquecer que alimentar o forno com a lenha, além de limpá-lo, exige bastante tempo.

No geral, cada pizza fica pronta em 1 ou 2 minutos, o que é considerado bem rápido. Mas sempre coloque na balança o tempo gasto com as outras tarefas para ver se vale a pena.

4. Alto custo

Quando se fala em custo, o forno a lenha para pizzaria com certeza não é o melhor forno para pizza.

Como já falamos, o custo com lenha não é baixo, além de não ser uma tarefa muito simples conseguir madeira de qualidade e de confiança.

O valor médio mensal gasto com lenha, gira em torno de R$800. Este preço é considerado alto, já que é somado com todo o trabalho necessário até que ela chegue ao forno realmente.

Além da lenha, dependendo do tamanho da sua pizzaria, pode ser necessário contratar outro funcionário. Isso porque o trabalho é pesado quando se opta por utilizar esse equipamento

Aumentar a produtividade é um questão que todas as pizzarias buscam, e para ajudar nisso, a Saipos preparou um e-book completo com dicas exclusivas para te ajudar nessa questão. Aperte no banner e receba todo o conteúdo grátis!

Forno para pizzaria a lenha: Vale a pena utilizar?

Depende da condição financeira do seu negócio e da proposta que você tem em mente. Se você souber vender a imagem do seu negócio focando no diferencial do forno a lenha, pode sim valer muito a pena.

Mas se você tem um Delivery de pizzas, o forno a lenha pode não ser a melhor opção, por conta dos gastos, espaço necessário, entre outros.

Então, talvez você sonhe em ter um forno a lenha para assar suas pizzas, mas precisa analisar se é mesmo o momento certo.

Portanto, se você está começando, investir nesse tipo de forno pode sair mais caro do que você realmente pode gastar.

Em um primeiro momento, talvez você não leve a sério, mas o fato de que utilizar um forno a lenha é muito prejudicial para o meio ambiente, e também para a saúde dos seus funcionários.

No entanto, muitas pizzarias abriram mão dos seus fornos para transformá-los em a gás. Assim, acabam economizando tempo, dinheiro, e trabalhando de maneira mais sustentável.

Então, se está pensando em abrir uma pizzaria, ou migrar para o forno a lenha, você já tem um caminho com muitos itens para analisar e ver se esta é mesmo a melhor opção.

Confira o vídeo que preparamos com as principais informações sobre o forno para pizzaria a lenha!

Vídeo - Saipos

Não abra mão de um sistema para pizzaria!

Um sistema para pizzaria com certeza não vai influenciar na escolha do seu forno, mas irá agilizar e potencializar muito o seu negócio.

Além dos equipamentos, é necessário pensar no seu cliente e no funcionamento do local. Você está conseguindo ter uma visão de como estão as coisas?

estoque está em dia? As entregas estão sendo feitas corretamente? É realmente difícil manter tudo isso alinhado.

Não adianta ter um plano de marketing para pizzaria se tarefas básicas do dia a dia não estiverem alinhadas, especialmente para quem está começando ou crescendo para abrir franquias de pizza.

Para sanar estes e diversos outros problemas, utilize o sistema para pizzaria da Saipos. Por meio do software você terá facilidade como:

  • Personalização do pedido
  • Relatórios de itens mais vendidos
  • Controle de Estoque (Ficha Técnica);
  • Controle Financeiro;
  • Integrações Monitor de pedidos KDS;
  • Central de pedidos; 
  • Impressão de Comandas.

A tecnologia chegou para ser aliada dos restaurantes. Aperte no banner abaixo para ter mais informações sobre o sistema para simples, ágil e inteligente do mercado!