ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Brewpub: conheça todas as peculiaridades desse modelo de negócio

O que é necessário para iniciar brewpub?

Investir em um brewpub é a aposta empresarial dos cervejeiros, mas você sabe o que é esse modelo de negócio?

Se você pensa em começar um negócio na área, o primeiro passo é entender sobre a legislação e investimentos iniciais.

Uma curiosidade: “brewpub” significa, em tradução livre, bar de produção. Assim fica bem mais fácil de entender a função e origem do nome, certo?

Apesar de a modalidade de negócio ser relativamente nova no Brasil, já é bastante popular como empreendimento na Europa.

Entretanto, o comércio de cervejas artesanais em terras brasileiras não para de crescer, então, o momento para investir no seu brewpub é ideal.

Aliás, outra ótima pedida para investir no seu brewpub é cuidar da divulgação!

Antes de mais nada, aproveita para baixar gratuitamente nosso eBook com 5 Dicas para Divulgar o seu Restaurante e Aumentar suas Vendas. Só clica no banner abaixo:

Como funciona um brewpub?

Em primeiro lugar, o brewpub se trata de um bar que vende cervejas artesanais de produção própria. Ou seja, uma fábrica cervejeira com um bar.

É claro que, para entrar de cabeça no negócio, você precisa entender a dinâmica por trás do empreendimento de um brewpub. 

Para isso, basta imaginar um local no qual é possível fabricar, comercializar e consumir cervejas.

Normalmente, as cervejas produzidas no local são servidas em barris. E não estamos falando de barris de chopp em restaurantes, apesar da possibilidade de incrementar o seu negócio servindo comidas e tira-gosto.

É ideal que a estrutura do seu brewpub seja devidamente dividida entre o local de fabricação e o outro para comercialização e consumo. 

Em outras palavras, é possível que o negócio seja sediado em um ambiente relativamente grande para comportar ambos ambientes.

Apesar disso, o brewpub é considerado um empreendimento pequeno, visto que não é desenvolvido para se tornar um grande exportador. 

Economicamente falando, inclusive, se trata de um negócio muito mais rentável e com um equilíbrio monetário mais atraente do que uma exportadora, por exemplo. 

Tudo vai depender do plano de negócio do brewpub, marketing e, claro, qualidade. Por falar em qualidade, vale lembrar que a regulamentação e atenção às normas sanitárias são indispensáveis.

Como regularizar um brewpub?

Do ponto de vista legal, cada estado brasileiro compõe uma série de regras a serem seguidas. Então, é possível que haja pequenas diferenças entre a legislação para abertura de um brewpub em Minas Gerais se comparado com Maranhão, por exemplo.

Tributariamente falando, é necessário emitir todos os documentos requeridos junto à prefeitura da sua cidade, sendo MEI ou outra modalidade de empresa.

Isso possibilita questões como aluguel do espaço, compra do material e da matéria prima e comercialização e fabricação da cerveja.

Além disso, vale ressaltar que, além de menor burocracia e maior economia, o que o difere uma cervejaria é que o brewpub produz a cerveja para ser consumida apenas no local. 

Assim, evita a logística da exportação e outras questões legais relacionadas ao transporte do material produzido.

Quanto custa abrir um brewpub?

Para calcular o valor inicial do investimento, é necessário listar os materiais necessários, como as máquinas e acessórios indispensáveis para o bar e para a fábrica.

Assim, separe os dois setores no papel para conseguir visualizar o que é necessário em ambos. 

Com todo o equipamento necessário em mente, é possível calcular uma média entre R$200.000 e R$300.000 em investimentos. Essa variação se deve pela flutuação dos preços, importação de produtos/equipamentos e metodologias que o seu brewpub vai usar.

Para a fábrica, por exemplo, o primeiro passo é definir a quantidade a ser produzida, o tempo necessário para a produção e demais eventualidades relacionadas.

Equipamentos necessários para a produção de cerveja em um brewpub:

  • Matéria-prima;
  • Panelas/caldeirões (1 para brassagem, 1 para fervura, 1 para água de lavagem dos grãos);
  • Conexão para panelas/caldeirões (contendo válvulas, mangueiras e afins);
  • Moedor de grãos (opcional para quem prefere moer o próprio grão);
  • Fogareiro;
  • Equipamento para a brassagem;
  • Equipamento para a fermentação;
  • Resfriador ou alguma maneira alternativa para resfriar o líquido;
  • Geladeira/freezer para armazenamento do produto final;
  • Equipamento para envase.

Além disso, claro, é preciso um equipamento/kit próprio para limpeza e sanitização de todos os equipamentos.

Em relação à área do bar, existem outras demandas que exigem atenção. É importante, por exemplo, que seja um ambiente confortável, agradável e separado da área de fabricação (por questões sanitárias).

Ademais, é estratégico relacionar a área com a quantidade de clientes que irá comportar. 

Se seu brewpub dispor de um local com área menor que 130m², existem limitações mais severas sobre o máximo de pessoas por vez. Isso definitivamente pode afetar suas vendas, então, fique atento.

Equipamentos necessários para o atendimento em um brewpub:

  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Copos;
  • Barril;
  • Computador (para registrar/computar vendas);
  • Armário/estantes;
  • Telefone/celular;
  • Itens de higiene (como guardanapos);
  • Itens de limpeza para o bar.

Todos os itens são indicados para compor a estrutura de comercialização e consumo do brewpub. 

Ou seja, são itens básicos e indispensáveis para atender os clientes. Lembrando que, caso opte por integrar opções de alimentação, é necessário ajustar alguns detalhes e adicionar:

  • Fogão;
  • Utensílios de cozinha;
  • Pratos, bandejas e tábuas;
  • Utensílios de mesa (garfo, faca, entre outros).

Opa, aproveita para conferir nossas dicas de como montar um bar!

Esse cálculo leva em consideração um investimento de equipamentos inteiramente novos, reserva para locação comercial e despesas iniciais. Ou seja, ainda há possibilidade de baratear ou encarecer.

E se você quer descobrir novas maneiras de baratear os custos relacionados ao bar, pode ser uma boa conhecer o container bar. Uma forma mais simples e econômica de desenvolver esse setor sem perder a qualidade e o conforto.

Menu para brewpub

Com a burocracia e o investimento de equipamentos analisados, é hora de colocar na ponta do lápis opções de menu para o seu empreendimento.

Quem ama, e já conhece o mundo das cervejas artesanais, sabe que as possibilidades são infinitas se tratando de sabor e tipos de cervejas.

É justamente pensando nisso que você pode experimentar e criar baseado em diferentes fatores. 

Muitos cervejeiros, por exemplo, investem em cervejas sazonais ou com toques exóticos (acredite se quiser, até cerveja com toques de bacon existe).

Contudo, o tradicional não sai de moda. Então vale apostar em sabores conhecidos, como IPA (India Pale Ale), Red Ale, Pale Ale, entre outros.

Um detalhe bacana para quem quiser incrementar refeições, petiscos e tira-gosto ao menu, é encontrar sabores complementares

Assim como no vinho, existem os tipos e os acompanhamentos indicados, cerveja artesanal também tem seu toque.

A dica aqui é investir em queijos, carnes, bolinhos assados ou fritos (como os de bacalhau ou até feijão). 

E um diferencial é você mesmo sugerir o melhor acompanhamento para cada tipo de cerveja produzida. Afinal, quem conhece sua cerveja melhor que você?

Controle de vendas para o seu brewpub!

Se você já trabalhou com vendas, sabe que se organizar é indispensável para gerir um negócio. 

No caso do brewpub, não é diferente! Ter um controle de vendas, por exemplo, é essencial para o seu empreendimento.

Calma que a Saipos não te deixa na mão! Clica no banner abaixo e acesse nosso modelo de planilha de controle de vendas de forma gratuita:

BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
Tenha total controle das vendas em seu restaurante com a planilha gratuita da Saipos.
BAIXAR AGORA

Independentemente da modalidade de bar que você pretende incrementar no seu brewpub, seja container, lounge ou até o minibar, é importante manter um controle de estoque. Para isso, disponibilizamos um controle de estoque do Sistema Saipos.

Clique no banner e saiba mais sobre esse serviço:

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

Gestão e automatização do seu brewpub

Quem avisa, amigo é! Em 2021, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) anunciou uma estimativa de que cerca de 40% dos bares e restaurantes fecharam desde 2020.

Isso ocorreu, principalmente, devido às questões envolvendo o lockdown. Todavia, sabe-se que os bares e restaurantes, em sua maioria, conseguiram se manter através de estratégias digitais e delivery.

Quem está por dentro do mercado e investe em um sistema digital de qualidade, consegue gerenciar o negócio mesmo com a crise.

Atualmente, com o retorno e reabertura dos bares presencialmente, repara-se que certas “tendências” permaneceram, não havendo previsão de retrocesso. Em outras palavras, muitos negócios aderiram à divulgação e controle através de plataformas digitais.

Além disso, também se mostrou eficaz investir em sistemas digitais para otimizar todo o processo do seu negócio. Opções como sites e delivery são indispensáveis no cenário atual.

Benefícios do Sistema para Bar da Saipos

Quer modernizar o seu brewpub e começar com o pé direito? De maneira intuitiva, rápida e fácil, é possível implementar o sistema para bares da Saipos no seu brewpub.

Nosso software é moderno e prático, com a melhor tecnologia do mercado. Além disso, confira os demais benefícios que o Sistema para Bar da Saipos oferece:

  • Controle de estoque (com Ficha Técnica);
  • Controle Financeiro;
  • Relatórios de produtividade;
  • PDV completo;
  • Integração com os principais apps de delivery do mercado; 
  • Entre muitos outros benefícios.

Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o Sistema Saipos e converse com um de nossos consultores.

O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O seu bar, pub ou cervejaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Marianna Ferry - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porMarianna Ferry

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Sistema para Bar!