Cervejaria Container: aprenda a investir nesse modelo de negócio

Cervejaria container vale a pena investir?

O bar estilo cervejaria container é um negócio que pode agregar bastante para você que já é especialista. Ele se torna um ponto de venda, com potencial para atrair mais clientes e fazer a sua empresa crescer. 

Se você não é cervejeiro, mas um amante deste líquido queridinho dos brasileiros, também é possível abrir uma cervejaria container oferecendo rótulos de outras cervejarias artesanais. 

Essa é uma tendência de modelo de negócio em que o fato de ser estruturado dentro de um container chama a atenção dos consumidores. Para o investidor a vantagem está no custo e praticidade. 

Mas, para investir nesse tipo de empresa é preciso conhecer um pouco do mercado e adotar algumas estratégias de gestão e marketing. É sobre isso que falaremos neste texto. 

Mas antes de começar, se quiser 3 dicas para abrir sua cervejaria container é só clicar no banner abaixo! 

Como investir em uma cervejaria container

Investir em um bar container é uma tendência crescente que combina inovação e rentabilidade no setor food-service. 

Com a popularidade que espaços alternativos vêm ganhando, esse modelo oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam diversificar seus negócios. 

Confira abaixo dicas essenciais para montar uma cervejaria container de sucesso, garantindo não apenas um ambiente atrativo, mas também bons lucros. 

  • Pesquise sobre o mercado 
  • Invista em um projeto arquitetônico
  • Escolha do local / ponto de venda

Confira abaixo nossas dicas de como investir em um bar container e lucrar!

Pesquise sobre o mercado 

Para investir em um bar e cervejaria container, você vai precisar, primeiramente, conhecer o mercado. Pesquise sobre cervejarias artesanais, o público que deseja atingir e se é viável financeiramente. 

Um planejamento estratégico pode ser o seu ponto de partida para investir em um novo negócio. Não negligencie essa pesquisa inicial. 

Uma boa ideia é fazer uma matriz swot para te mostrar como correr menos riscos e identificar novas oportunidades, veja o exemplo: 

matriz swot de bar

Invista em um projeto arquitetônico

Depois de decidir o tamanho, é preciso de um projeto arquitetônico adequado para container. Necessário considerar a boa disposição dos itens que você deseja incluir no layout do seu bar, além do conforto dos clientes.

A decoração de um bar é um ponto muito importante de se levar em consideração, já que ela faz parte da experiência total do consumidor. Já que o foco aqui são as cervejas, invista em belas torneiras para elas, além de um balcão confortável para os clientes que não querem sentar sozinhos em mesas. 

É possível ter mesas e cadeiras e mesas altas do tipo bistrôs, como um lounge bar, por exemplo. 

Faça um espaço com boa iluminação para fotografias, além de investir em decoração instagramável, ou seja, aqueles detalhes que as pessoas gostam de fotografar para colocar nas redes sociais. 

Escolha do local / ponto de venda

O local é outra questão que precisa ser muito bem analisada. Containers podem ser posicionados em praticamente qualquer terreno e esta é uma vantagem excelente. 

Mas, você precisa pensar bem sobre o local e alguns pontos devem ser considerados, como: 

  • Circulação de pessoas no local; 
  • Possibilidades de estacionamento para carros e motos;
  • Vizinhança segura; 
  • Região por onde circula o seu público-alvo.

Algumas cervejarias resolvem montar o bar container ao lado da fábrica, numa espécie de fábrica-bar. É uma alternativa interessante se você já tem um fluxo de pessoas que frequentava o local para comprar seus produtos, por exemplo. 

De qualquer forma, é preciso entender se as pessoas vão se deslocar até este local para consumir seu produto. 

Outras escolhas de locais podem ser se associando a outros estabelecimentos em um espaço destinado a empresas em containers, por exemplo. Ou ainda ocupar pátio de postos de combustíveis e estacionamento próximos a locais movimentados, como praças, bosques e baladas, por exemplo.

3 dicas para abrir sua cervejaria container

Você, muito provavelmente, conhece ou já ouviu falar sobre a cervejaria escocesa Brewdog. Ela não é apenas referência por seus rótulos, mas também pela gestão

Suas lições podem ser muito úteis para quem está ingressando no mercado cervejeiro, como você. Confira a seguir três dicas que estão no livro Business for punks: Break all the rules – The BrewDog Way.

1. Crie uma cultura em torno da cerveja artesanal;
2. Ofereça uma experiência única;
3. Entenda que o conceito de vendas mudou.

Vamos te explicar cada uma dessas dicas aqui embaixo!

1. Crie uma cultura em torno da cerveja artesanal 

A grande missão da Brewdog, além de produzir uma ótima cerveja, sempre foi criar uma comunidade de pessoas apaixonadas por cerveja artesanal. E ter essa visão fez com que a empresa se desenvolvesse e conquistasse o mundo. 

Muito mais do que oferecer cervejas, a BrewDog também se dedica a degustações, workshops e difusão de informações sobre cervejas, seu preparo e tendências. Eles contam com informativos impressos distribuídos para bares, presença no digital e até uma série de televisão. 

Como adaptar isso para a sua cervejaria container? 

Que tal promover um evento de degustação, em que as pessoas pagam um valor e aprendem sobre o preparo e características? Promova workshops com conhecidos da área cervejeira e utilize as mídias digitais para falar ainda mais sobre suas cervejas e também outras de rótulos parceiros. 

Ao falar sobre cerveja artesanal, o preparo e características, você pode atrair clientes para essa cultura. As pessoas gostam de saber histórias e o que há por trás de uma marca. 

2. Ofereça uma experiência única 

Atrelado ao tópico anterior, para criar uma cultura em torno da sua marca, é preciso pensar na experiência do cliente. Aqui, certifique-se de que seu produto é realmente bom e tem potencial para conquistar clientes. 

Então, não economize em buscar fazer uma cerveja realmente especial e que se destaque entre todas as outras. De nada adianta ter um belo container para cervejaria, se o produto não agradar os clientes. 

Também preocupe-se com a experiência completa do consumidor. Certifique-se que ele saiba o que está tomando, sugira harmonizações, rótulos para começar e finalizar a noite. E claro, sempre com simpatia e cordialidade. 

Pense também no que o seu cliente quer encontrar no estabelecimento. Talvez ele queira apenas tomar uma boa cerveja no happy hour com alguns amigos e uma música leve agrade. 

Ou seu público pode ser as pessoas mais velhas, apreciadores da bebida que querem comer algo também.

Tudo depende do seu foco e planejamento, mas não negligencie a ideia de que um negócio de cervejaria container precisa oferecer uma experiência. 

cervejaria container como abrir

3. Entenda que o conceito de vendas mudou 

James Watt, um dos fundadores da BrewDog é ainda mais categórico ao dizer para “esquecer as vendas”. Mas o que ele quer dizer com isso é que a ideia de vender, no Século XXI, mudou muito. 

Os consumidores, segundo ele, fogem de vendedores e todos os seus colaboradores precisam saber disso. Ofereça um produto porque ele é bom e não porque precisa vender. 

Quando o consumidor conhece o produto, ele decide se quer ou não consumir e esse vínculo é ainda mais forte. 

É fundamental que os responsáveis pelo negócio se relacionem com seus clientes e busquem entendê-los. Só assim é possível oferecer as melhores cervejas e experiências para os consumidores. 

5 ideias para a sua cervejaria container se destacar!

No competitivo mercado de bebidas artesanais, uma cervejaria container com novas ideias pode ser a chave para se destacar e atrair novos clientes. 

Confira, agora, algumas dicas práticas que ajudarão sua cervejaria container a brilhar e conquistar um lugar especial no coração dos amantes de cerveja.

  1. Invista em marketing;
  2. Varie a forma de consumo;
  3. Ofereça o delivery;
  4. Tenha rótulos parceiros;
  5. Atenção para a gestão do estabelecimento.

Vamos te explicar mais sobre cada uma dessas dicas aqui embaixo!

1. Invista em marketing 

O marketing é seu grande aliado na criação de uma empresa e de uma marca. E, muito mais do que divulgar nas redes sociais, é preciso criar um conceito e dar uma identidade para o seu negócio. 

Qual vai ser o seu tipo de comunicação? Como levar mais clientes para a sua cervejaria? O que seus clientes gostariam de saber?

Não transforme sua comunicação em uma simples divulgação de seus produtos e eventos. Busque criar um relacionamento com seus clientes, converse com ele, esteja aberto a sugestões, crie conversas.

Quer um exemplo? Abra uma caixinha de perguntas nas suas redes sociais e responda sobre assuntos diversos e não apenas sobre cervejas. As pessoas podem perguntar de tudo, desde melhor cerveja para harmonizar com determinada comida, até um filme que sua marca recomenda. 

Isso vai mostrar que há pessoas por trás da marca, personificar e criar relacionamentos. 

Outra ideia: falar de curiosidades de cervejas, como aquela que apareceu em certo filme, ou o estilo preferido de um cantor famoso que tem a ver com seu público, veja um exemplo de como se conectar com eles:

2. Varie a forma de consumo

Além de oferecer as cervejas em torneiras para consumo no local, você também pode ter a opção de levar para casa, growler ou garrafas específicas. 

O growler, inclusive, pode ser um produto vendido pela sua marca, personalizado. Imagine, por exemplo, uma ação com uma determinada cerveja vendida em um growler personalizado. 

Outra ideia é oferecer sua cerveja em latas. Esse formato é ainda mais interessante porque tem um prazo de validade maior e não precisa ser armazenado na geladeira, em um primeiro momento. 

Variar a forma de consumo é uma maneira de estar presente em outros momentos na vida do seu consumidor, além daquele em que ele vai até o seu estabelecimento. 

3. Ofereça o delivery 

O delivery para cervejaria container é muito interessante para atingir consumidores que, por algum motivo, resolveram não ir até o local. Você pode entregar a cerveja na cada da pessoa e, se possuir cozinha, até mesmo o petisco. 

Ou seja: seus clientes terão uma ótima cerveja em casa também. 

Para fazer um bom delivery neste caso, você precisa que seus entregadores sejam rápidos, e talvez necessite investir em armazenagem adequada para transportar as garrafas, quando for o caso. 

Também precisará de um site ou aplicativo que funcione muito bem para que seus clientes façam a compra sem problemas. 

Para aprender mais sobre delivery para cervejaria container, recomendamos o e-book a seguir, com dicas e passo a passo para você começar. Clique no banner abaixo:

4. Tenha rótulos parceiros 

Falamos bastante sobre a criação de uma marca, mas também é possível que você agregue rótulos parceiros na sua cervejaria. 

O importante aqui é não enxergar tais produtos como concorrentes ao seu produto, mas como opções para seus clientes. Uma boa ideia também é oferecer rótulos vencedores de prêmios ou tradicionais, pensando na construção da cultura cervejeira entre seu público. 

Além disso, ao incluir rótulos parceiros, você não só diversifica seu portfólio, mas também enriquece a experiência do cliente, permitindo que eles descubram novas variedades e sabores.

Isso pode criar um ambiente de troca e aprendizado, onde os amantes da cerveja se sintam incentivados a explorar diferentes estilos e histórias por trás de cada rótulo.

5. Atenção para a gestão do estabelecimento 

E nada adianta investir em uma bela estrutura se o negócio não funcionar de fato. Pesquise sobre administração de bares, entenda como você pode otimizar processos, quais detalhes ficar atento. 

É preciso que a parte financeira esteja organizada e que você saiba muito bem os custos e ganhos da empresa. Também faça controle de estoque e preste atenção aos seus equipamentos, principalmente aqueles que armazenam e refrigeram as cervejas. 

O seu atendimento é outro ponto crucial, pois seus atendentes e garçons precisam conhecer os produtos vendidos na casa. Não seria nada agradável chegar em uma cervejaria container e não ter ninguém que saiba explicar sobre as cervejas, certo?

Portanto, invista em treinamento sobre o produto para sua equipe e oriente para que ela incentive a experimentação. 

Finalizando, um sistema para bar é uma ferramenta e grande aliada de uma gestão eficaz para bares e restaurantes

O sistema reúne, em um só lugar, diversas funções, automatizando a coleta e análise de dados, desde entradas e saídas do caixa, até detalhes sobre vendas e organização de pedidos do bar. 

O sistema para bar da Saipos, por exemplo, ajuda a sua cervejaria container com serviços como:

Funcionalidade

Aplicação no dia a dia

Sistema 100% localizado na nuvem

Possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora.

Relatório DRE gerado de forma eficiente

O relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é essencial para avaliar a saúde financeira de um restaurante, e com nosso módulo, ele é gerado de maneira ágil e precisa.

Ficha técnica automatizada 

Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato.

Concentração dos pedidos em uma única tela

Tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha

Chance minimizada de erros em relatórios e cálculos financeiros

Com a automatização dos processos financeiros, a chance de erros é reduzida drasticamente. Isso traz maior segurança e precisão nas análises e cálculos financeiros, evitando problemas futuros.

 

Para conhecer mais sobre o sistema Saipos para cervejaria container, clique no banner abaixo e comece a modernizar o seu negócio.

Sistema para Bar!