Lounge bar é um conceito relativamente recente de ambiente gastronômico. Por ser um modelo de estabelecimento moderno, carrega muitas dúvidas, principalmente, sobre como fazer uma gestão de qualidade.
Tais dúvidas surgem porque a experiência de um bar lounge envolve novos conceitos, novas funções e especificidades.
Além disso, em geral, os lounges atraem um público que tem maior poder aquisitivo. Esse ponto se mostra, ao mesmo tempo, como uma vantagem e um desafio.
Com essa segmentação de público, os potenciais de ganhos são maiores. Por outro lado, se você não souber como administrar um restaurante, todo o seu esforço pode cair por terra.
Fazer um bom controle de estoque está entre os mais importantes pontos de uma boa gestão de restaurante. Para te ajudar nessa missão, você pode contar com a ajuda da nossa Planilha de Controle de Estoque.
Com ela, você pode planejar seu negócio para não perder vendas e nem superlotar o seu estoque.
Você também terá a chance de:
Clique no banner abaixo e faça o download de forma gratuita:
Talvez você tenha se interessado pela possibilidade de gerenciar um lounge bar justamente pelos ganhos em potencial. Mas antes de partirmos para a prática, vamos ao conceito de lounge bar.
Como o próprio nome diz, esse conceito gastronômico reúne a experiência de um bar e lounge ao mesmo tempo. Por isso, essa é uma boa opção para um público mais seleto.
O lounge bar também se mostra como uma excelente pedida para quem gosta de um ambiente mais descolado, moderno, mas ainda assim tranquilo e reservado.
O conceito do lounge bar é mais forte do que o de um bar comum. Ainda assim, você deve se preocupar em como se diferenciar ainda mais nesse mercado.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 35% dos bares e restaurantes encerram suas atividades em dois anos.
Esse dado nos mostra ainda mais a importância de ter um bom planejamento, uma boa gestão de recursos e um bom diferencial.
Tendo isso em mente, estruture seu plano de negócio com base em tópicos como:
Tudo isso vai te ajudar a saber exatamente qual resultado você quer e pode alcançar.
A partir do momento que tiver esses pontos estruturados e documentados, é hora de botar a mão na massa.
Uma gestão de qualidade é determinante para o seu negócio decolar, estagnar ou cair de vez.
Por isso, antes de mais nada, o mais importante é contratar um bom sistema de controle de estoque e gestão de pedidos, como o da Saipos.
Com isso, você pode ter maior controle do que entra e sai no seu estoque. Esse controle também pode poupar tempo e recursos, entender melhor o comportamento dos seus clientes e identificar melhorias em diversos pontos.
Além disso, é bom que você tenha alguém para te ajudar na parte burocrática do lounge bar. Por exemplo, um bom contador pode te ajudar a legalizar a empresa na Junta Comercial e nas Secretarias da Receita Federal.
A parte burocrática é somente a ponta do iceberg e, para ter sucesso, você precisa implementar boas práticas para gestão de restaurante no seu lounge bar. Algumas delas são:
Ao cuidar desses pontos, você com certeza já vai conseguir um bom diferencial. Por outro lado, essas boas práticas não dependem só de você.
Por isso, você deverá se preocupar também com a organização da equipe. Então, tenha em mente que os principais cargos no restaurante são: Gerente; Garçom; Cozinheiro / chefe de cozinha; Auxiliar de cozinha; Bar/Copa e Faxineira.
Tendo esses profissionais, sua chance de se destacar e lucrar nesse mercado só aumenta.
O lucro de um lounge bar é resultado de uma série de fatores. Por isso, a sua primeira projeção nesse sentido deve ser calcular sua margem de lucro ideal.
Depois disso, você deve desenhar os passos que vão te fazer alcançar essa margem de lucro, por meio de um bom controle de custos e despesas.
Esse controle pode ser feito com o monitoramento dos números, criação de diagnósticos e avaliação dos resultados.
Depois que tiver tudo isso bem estruturado e já souber melhor como é o fluxo de entrada e saída do caixa, você pode otimizar suas despesas.
Isso pode ser feito por meio da economia de energia, reutilização de materiais, automatização de ações, entre outras coisas.
Um lounge bar não é feito só de uma boa gestão. Então, para se destacar na praça, você pode apostar em uma decoração temática, por exemplo.
O conforto na hora de comer e beber também são determinantes para o seu sucesso, mas um ambiente aconchegante e ‘instagramável’ também.
Então, na decoração de lounge bar, invista em:
E tudo mais que sua criatividade e seu espaço permitirem. Além de tornarem seu ambiente mais agradável, esses elementos dão mais identidade ao bar lounge e o tornam mais atrativo.
O combo perfeito de um lounge bar é drinks + petiscos gostosos. Esse combo torna toda a experiência muito mais agradável e facilita boas conversas no ambiente.
Para você se inspirar e se diferenciar ainda mais, aqui vai também uma tabela de comidas e bebidas para lounge bar:
COMIDAS |
BEBIDAS |
Bolinho de bacalhau |
Gin Tônica |
Bolinho de carne seca |
Negroni |
Bruschetta |
Caipirinha |
Provolone à milanesa |
Moscow Mule |
Croquete |
Mojito |
Tábua de carnes |
Margarita |
Batata-frita (com ou sem queijo e molhos) |
Piña Colada |
Claro que você pode usar também a base desses pratos para criar novos, com a sua identidade.
Uma boa base para potencializar seus resultados com um lounge bar é a contratação de um bom sistema para controle de estoque e gestão de pedidos.
Com uma rotina corrida, não existe mais a possibilidade de anotar tudo em papeizinhos. Para te ajudar com isso, você pode contar com o Sistema de Bar Saipos.
Além do controle de estoque e gestão de pedidos, outras vantagens do sistema são:
Para aproveitar isso tudo e decolar seu lounge bar, basta clicar no banner abaixo e conferir uma demonstração:
Jornalista, pós-graduanda em marketing pela ESPM, especialista em copywriting e apaixonada por todas as formas de comunicação.