ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Container bar: as melhores dicas de gestão para o seu negócio

Saiba como fazer a gestão do seu container bar

Você é proprietário ou está pensando em abrir um container bar? Saiba que este é um modelo de negócio que caiu no gosto do público, além de ter diversas vantagens com relação a custos de instalação.

Assim como outros tipos de empreendimento, é preciso ter uma boa gestão para que a empresa tenha resultados satisfatórios e possa crescer. 

No caso de um container bar, uma administração eficaz deve se manter atenta à saúde financeira, a organização do estoque, além de garantir uma boa gestão de pessoas e divulgação. Tudo isso impacta na qualidade do atendimento e aumento de faturamento.

A seguir você vai aprender as melhores práticas de gestão para o seu bar feito de container, além de algumas ideias para este modelo de negócio. Trataremos do seguinte: 

  • Gestão de container bar: faça a organização financeira;
  • Controle seu estoque; 
  • Dicas para melhorar seu atendimento;
  • Melhore seu marketing e fature mais;
  • Saiba quanto custa um container 
  • Conheça o container lounge;
  • Franquia container: veja se vale a pena;
  • Utilize a tecnologia para modernizar seu container bar 

E para começar, que tal utilizar a nossa planilha de controle de estoque? Você pode fazer o download gratuito dela no banner abaixo. Clique e confira:

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

Gestão de container bar: faça a organização financeira

A gestão financeira de um container bar é primordial para garantir o sucesso do negócio. 

É preciso entender quanto a empresa está faturando e quais seus custos. Assim, o gestor poderá tomar decisões estratégicas para aumentar os lucros.

Fazer a organização financeira exigirá que você registre todas as entradas e saídas do seu caixa. Para isso, você pode utilizar a planilha de controle de fluxo de caixa da Saipos.

Também é necessário anotar as vendas feitas. Anote o produto vendido, forma de pagamento e ponto de venda (presencial ou delivery). Também é possível realizar esse trabalho com planilhas. 

Nossa dica para fazer a gestão financeira de um container bar é utilizar um sistema para bar. Esse programa de computador automatiza todo esse processo de fluxo de caixa e vendas

Quando o cliente faz o pedido e efetua o pagamento, a venda já é registrada no controle de vendas. Ao fechar o caixa, todos os valores são contabilizados no fluxo de caixa, tanto no diário quanto no mensal. Assim, é muito menos provável que ocorra erros.

Outra dica importante é acompanhar de perto os dados. Defina indicadores de desempenho e, assim, você poderá estipular metas. 

Por exemplo: você pode acompanhar o faturamento semanal e ter a meta de aumentar em 10% no próximo mês.

Observando as vendas e comportamento do público, você pode criar promoções que atraiam mais gente e ir medindo o desempenho por meio do indicador.Portanto, a organização financeira é essencial para que você consiga melhorar a gestão da sua empresa.

Controle seu estoque

Quando falamos em Container Bar, pode ser que você tenha um espaço reduzido para estoque. E isso, torna ainda mais importante o controle de estoque

Controle de estoque é o acompanhamento dos insumos disponíveis e indisponíveis, orientando as compras semanais. Para controlar, é preciso registrar as vendas feitas e dar baixa dos itens no estoque. 

Quando você adota uma gestão nessa área, suas compras ficam muito mais organizadas, evitando desperdícios. Veja algumas vantagens do controle do estoque:

  • Evitar desperdícios; 
  • Evitar que falte produtos durante o funcionamento do bar;
  • Aproveitar promoções de produtos, mas sem ocasionar em desperdícios; 
  • Combinar entregas semanais com fornecedores; 
  • Otimizar seu tempo com compras semanais e não diárias;
  • Negociar preços e prazos com fornecedores, com base na quantidade que comprará durante o mês. 

É possível fazer o controle de estoque com uma planilha como a que indicamos no início desse texto, ou por meio de um sistema para bar

A vantagem do sistema é que ele integra as vendas com o estoque, de forma que você não precisa fazer a baixa do estoque manualmente. Vai precisar apenas incluir os itens quando comprá-los. 

Dicas para melhorar seu atendimento

Não adianta ter uma boa organização financeira e de estoque, sem oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes. Aqui, estamos falando tanto de produtos, quanto de serviços. 

A dica para melhorar seu atendimento é definir padrões para seus funcionários seguirem. 

Ou seja, o gestor do container bar determina como deve ser feito cada produto do cardápio, forma de atendimento, tópicos para se atentar, entre outras atitudes relevantes para o bom atendimento

O responsável por definir esses padrões pode criar um manual de boas práticas, além de checklist, ambos entregues tanto aos funcionários antigos, quanto para os novos. Faça uma reunião para explicar tudo. 

Outra dica é realizar treinamentos de atualização de tempos em tempos. Nesses treinamentos você poderá relembrar os padrões definidos e criar novos. Aproveite para solicitar feedback e sugestões dos funcionários. 

Uma equipe bem treinada e integrada atenderá os clientes muito melhor e a empresa só se beneficia disso.

Para mais dicas sobre como melhorar o atendimento da sua empresa, clique no banner abaixo e leia o E-book: 11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante.

Melhore seu marketing e fature mais

O Container Bar já tem um apelo entre o público, pois curtir momentos de lazer em uma estrutura diferenciada chama a atenção. 

Mas, é preciso criar estratégias de marketing para que seu negócio não caia no esquecimento.

As redes sociais são uma ferramenta muito poderosa para divulgação de negócios locais. 

Crie um calendário de divulgação de conteúdos diariamente. Algumas dicas para a redes sociais de um bar:

  • Divulgue a programação da semana no feed e também nos stories; 
  • Divulgue seus produtos e serviços por meio de vídeos e carrosséis; 
  • Fique de olho nas músicas em alta e que tenham a ver com seu negócio, e crie vídeos curtos utilizando-as; 
  • Divulgue o preparo de um drink diferente; 
  • Faça sorteios, incentivando as pessoas a comentarem e compartilharem seu conteúdo; 
  • Mostre vídeos e fotos do seu container bar movimentado;
  • Tenha Destaque com seu cardápio, ou link para o site com essa informação;
  • Faça um Destaque que mostre o ambiente; 
  • Utilize artes, mas também utilize muitas fotos reais. 

Como organizar tudo isso? Você pode separar uma hora do seu dia, todos os dias, para agendar as postagens. E você pode estipular datas para cada conteúdo. 

Por exemplo:

Segunda

Programação da semana no feed, stories + fotos em carrossel de comidas e bebidas no feed e stories.

Terça

Programação do dia no feed e stories + reels do barman preparando um drink. 

Quarta

Programação do dia no feed e stories + fotos enviadas pelos clientes no feed e stories + programação da semana nos stories

Quinta

Programação do dia no feed e stories + imagem de depoimento de cliente elogiando o bar + caixinha de perguntas sobre uma lembrança feliz dos clientes no seu bar.

Sexta

Programação do dia no feed e stories + imagens do bar lotado no feed + stories de drinks e pratos bem apetitosos e chamando para o final de semana + programação do final de semana no feed e stories. 

Sábado

Programação do dia no feed e stories + reels com vários vídeos curtos do bar + stories de drinks e pratos bem apetitosos. 

Domingo 

Programação do dia no feed e stories + fotos de pessoas felizes no container bar + stories de drinks e pratos bem apetitosos.

 

Esse calendário pode ser repetido semanalmente, com algumas variações conforme a sua criatividade. 

Quer ajuda para criar os posts? Então faça o download do nosso material com 56 modelos de artes para redes sociais. É gratuito!

Saiba quanto custa um container 

O preço de um container varia de acordo com o tamanho, estado de conservação e empresa revendedora

No entanto, estruturar um container tende a ser mais barato do que fazer uma reforma em um imóvel tradicional.

Os containers costumam ter de 6 a 12 metros de comprimento. Ou seja, ele permite que você crie um mini-bar ou um estabelecimento completo. 

Para fazer um bar container será preciso investir na montagem da cozinha e equipamentos. Também é necessário um projeto arquitetônico que torne o espaço mais interessante. 

Além disso, o container precisará ficar posicionado em um terreno, que pode ser alugado ou comprado e é preciso levar esse custo em consideração. 

De qualquer forma, estruturar um bar container, em muitos casos, pode ser mais barato do que reformar um imóvel, por exemplo. Além da flexibilidade de poder projetar da forma que você desejar, sem ficar limitado às regras dos locatários. 

Conheça o container lounge

Você já ouviu falar de Container Lounge? O modelo de negócio gastronômico lounge tem se tornado uma tendência. Ele reúne os serviços de um bar, mas com um formato mais requintado e exclusivo. 

Esses locais costumam ter uma música ambiente e diferentes espaços para integração das pessoas, como balcão, sofás, bistrôs e mesas. 

A ideia do lounge é promover encontros, paqueras, reuniões entre amigos e até de negócios. 

Outro aspecto desse modelo é oferecer comidas mais sofisticadas, finger foods ou até pratos feitos por chefs numa bela apresentação. 

Drinks diferenciados também chamam a atenção, assim como cervejas artesanais e carta de vinhos. 

Franquia container: veja se vale a pena

E as franquias container, será que valem a pena? A vantagem do modelo de franquia é que o gestor poderá seguir a estratégia da franquia, tais como a marca, comunicação visual física e digital, marketing e gestão. 

Vale a pena investir numa franquia se você quer começar já com uma marca consolidada. No caso do container, provavelmente será mais barato estruturar esse negócio. A desvantagem são as taxas que os franqueados precisam pagar. 

Muitas marcas oferecem opção de franquia em container. Vale a pena pesquisar e entender se é mais vantajoso financeiramente para você. 

Utilize a tecnologia para modernizar seu container bar

A tecnologia é uma grande aliada para os gestores que buscam uma administração melhor de um container bar. Ela possibilita a automatização de processos, diminuindo trabalho e poupando tempo. 

Um sistema como o Sistema para Bar da Saipos integra uma série de funcionalidades em um só programa, ajudando a organizar o negócio. 

Veja algumas das funcionalidades:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque; 
  • Comanda eletrônica; 
  • Gestão de garçons;
  • Integração com apps de delivery;
  • Site próprio para delivery;
  • Emissão de relatórios contábeis; 
  • Emissão de cupom fiscal eletrônico.

O melhor é que tudo isso está em apenas uma tecnologia fácil e simples de implementar no seu dia a dia. 

Saiba mais clicando no banner abaixo e comece agora a melhorar a gestão do seu container bar.

O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O seu bar, pub ou cervejaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Sistema para Bar!