Controle de fiado para restaurante: confira as principais formas

O que é controle de fiado?

O controle de fiado para restaurante é uma alternativa de pagamento que ainda causa receio a muitos empreendedores do ramo gastronômico. Afinal, a ideia de receber o dinheiro em outro dia passa a impressão de que a gestão financeira do restaurante será afetada.

No entanto, isso pode gerar impactos positivos ao seu estabelecimento, se o cenário avaliado for de longo prazo. Isso porque o pagamento fiado é uma forma de fidelizar os seus clientes.

Porém, deve ser feito com muito cuidado, pois em caso de erro, o prejuízo pode ser grande. Além disso, é recomendado que essa prática só seja realizada em pequenos restaurantes, pois depende da confiança entre o dono e o cliente.

Dessa forma, existem algumas maneiras que você pode realizar esse controle, sendo algumas mais tradicionais e algumas mais modernas

Pensando nisso, a Saipos produziu esse artigo explicando sobre as principais formas de controlar fiado em restaurantes.

No entanto, antes de começarmos com o conteúdo, confira o nosso ebook "Por que restaurantes quebram tanto?”. É gratuito e te ajuda a manter a saúde financeira do seu restaurante!

Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo!

Principais formas de controle de fiado

Antes de tudo, vale destacar que para poder fazer o controle de fiado para restaurante da maneira correta, é necessário que seja anotado o valor, o item e os dados da pessoa que realizou a compra, independente da forma que você registrará o fiado. 

Quanto às formas de controle, existem quatro principais, sendo elas as seguintes:

  • Caderneta de registro;
  • Pasta de nota fiscal; 
  • Planilha no Excel;
  • Sistema de controle de fiado.

1. Caderneta de registro

A primeira forma de controle de fiado é a caderneta de registro. É uma maneira muito mais tradicional de anotar os dados da compra, sendo feita de forma totalmente manual.

Por ser escrita, a chance de erro é alta, por diversos fatores. A página pode ser danificada ou as informações podem ser registradas erroneamente, por exemplo.

Além disso, há também a questão da legibilidade da letra. Imagine que o atendente registra uma refeição no valor de R$30, mas que no momento da cobrança, outra pessoa confunda o 3 com um 8. Teria um aumento de R$50.

Outro ponto negativo é a perda de tempo, afinal, toda compra tem que ser registrada manualmente. E não para por aí, uma vez que a cada vez que um pagamento é feito, o registro deve ser apagado, também de forma manual.

2. Pasta de nota fiscal

Outra forma de controle de fiado é manter uma pasta com a nota fiscal das compras. É uma opção um pouco mais avançada em relação à anterior.

Nesse caso, tudo que o cliente consumiu é registrado no seu sistema, gerando uma nota fiscal para cada um. 

Após a impressão do recibo, você pede ao consumidor para que assine manualmente. Nesse momento, ele pode conferir exatamente o valor. 

Essa forma evita erros manuais no momento do registro. No entanto, ainda há a possibilidade de danificação da nota.

3. Planilha no Excel

A terceira opção de controle de fiado é montar uma planilha no Excel

É uma evolução tecnológica da caderneta de fiado. Na planilha, é necessário criar uma coluna com nome, valor, prato, e os dados do cliente

A vantagem dessa maneira é que não há possibilidade de danificar, por ser virtual. Recomendamos também que ative a sincronização pela nuvem

Dessa forma, caso a planilha seja excluída sem querer, é possível recuperá-la.

O lado negativo dessa forma de controle é que também existem chances altas de erro humano. Afinal, apesar de não ter que escrever com caneta, o registro ainda é feito de forma manual.

4. Sistema de controle de fiado

A última forma é através de um sistema de gestão que faça o controle de fiado.

Existem alguns softwares no mercado que oferecem essa funcionalidade. É a maneira mais segura de realizar esse controle.

Afinal, por ser automatizado, não há chance de erro humano e nem de danificação. Basta registrar a compra diretamente no sistema, como faria com pagamento normal. A única diferença é selecionar o pagamento fiado.

Além disso, ainda otimiza seu tempo, já que todas as ações são feitas pelo próprio software.

Vantagens e desvantagens de cada forma

Durante as explicações de cada forma, apresentamos as vantagens e as desvantagens. No entanto, para você poder consultar sempre que tiver dúvida, montamos uma tabela com essas informações, de forma mais resumida. Confira abaixo:

Forma de controle

Vantagens

Desvantagens

Caderneta de registro

- É tradicional e mais conhecida pelos clientes

- Gratuito. 

- Grande chance de erro humano no momento do registro.

- Chance de danificação da página.

- Chance de erro humano no momento da cobrança.

- Trabalho completamente manual. 

Pasta de nota fiscal

- Trabalho manual bastante reduzido.

- Chance baixa de erro humano no momento do registro.

- Chance baixa de erro humano no momento da cobrança.

- Gratuito.

- Chance de danificação da nota.

Planilha no Excel

- Nenhuma chance de danificação da página.

- Chance baixa de erro humano no momento da cobrança. 

- Gratuito.

- Trabalho manual.

- Chance de erro humano no momento do registro. 

Sistema de controle de fiado

- Trabalho automatizado.

- Nenhuma chance de danificação da página.

- Nenhuma chance de erro humano no momento do registro.

- Nenhuma chance de erro humano no momento da cobrança. 

- É necessário pagar um valor para obter o software. 

Por que é importante manter o controle de fiado?

Manter o controle de fiado é muito importante para a gestão financeira do restaurante. Afinal, é um pagamento que será feito um tempo depois do consumo.

Se você não realizar esse registro, fica mais difícil de realizar o controle de custos e despesas. Isso porque não estaria entrando dinheiro em caixa, mas as despesas continuariam as mesmas.

Além disso, o controle também é importante para realizar a cobrança no futuro. Se deixar somente na memória, a chance de esquecer é grande. Dessa forma, o prejuízo seria alto também.

Por que oferecer fiado no meu restaurante?

Muitos empreendedores do ramo alimentício ainda tem um pé atrás com o pagamento fiado, mas a realidade é que se for organizado, pode ser muito bom para o restaurante.

Afinal, é algo que agrada os clientes, que podem se alimentar e pagar somente quando se organizarem financeiramente. Com isso, seu estabelecimento se torna uma referência, atraindo mais consumidores.

Além disso, é uma maneira de fidelizar os clientes que você já tem. Eles se sentirão seguros e confortáveis em fazer as refeições no seu restaurante, retornando mais vezes. 

Como evitar o “calote” e o prejuízo?

Apesar de ser vantajoso para o restaurante, ainda existe a chance de levar calote ou de ficar no prejuízo. No entanto, existem algumas estratégias para evitar isso. São elas:

  • Coloque prazo para pagamento;
  • Coloque um limite para o fiado;
  • Não ofereça para todos os clientes.

Coloque prazo para pagamento

Uma alternativa para evitar o prejuízo é colocar um prazo para o cliente realizar o pagamento. Após esse prazo, é possível adicionar uma taxa de juros, que deve ser calculada de modo que o restaurante não fique no prejuízo.

Essa taxa e a duração do prazo serão definidas por você, mas cuidado para não deixar muito longa e nem muito curta.

Coloque um limite para o fiado

Adicionar um limite para o fiado é outra boa maneira de evitar o prejuízo. 

Esse limite pode ser tanto no valor máximo quanto na quantidade de refeições que podem ficar acumuladas. Assim, como o prazo, esse limite será definido por você, sempre calculando para não ficar no prejuízo. 

Não ofereça para todos os clientes

A última alternativa é não oferecer o pagamento por fiado para todos os clientes

O ideal é que só possa pagar dessa maneira os consumidores que você confie, para evitar completamente o calote. 

Ao oferecer para todos, pode acontecer de uma pessoa ir ao seu restaurante pela primeira vez, escolher o fiado e nunca mais voltar. Portanto, é importante selecionar os clientes que podem pagar fiado. 

Automatize seu restaurante com o sistema de gestão da Saipos

Para manter um bom controle financeiro no restaurante, é importante que você contrate um sistema de gestão.

Com um gerenciador financeiro de qualidade, como o da Saipos, as tarefas administrativas são automatizadas e otimizadas. Dessa forma, você ganha tempo e qualidade na gestão.

O nosso software atua em diversas áreas de administração, diminuindo as chances de erros. Confira algumas das nossas funcionalidades:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!

Pagamento por fiado

Por que oferecer fiado no meu restaurante?

Muitos empreendedores do ramo alimentício ainda tem um pé atrás com o pagamento fiado, mas a realidade é que se for organizado, pode ser muito bom para o restaurante.

Afinal, é algo que agrada os clientes, que podem se alimentar e pagar somente quando se organizarem financeiramente. Com isso, seu estabelecimento se torna uma referência, atraindo mais consumidores.

Além disso, é uma maneira de fidelizar os clientes que você já tem. Eles se sentirão seguros e confortáveis em fazer as refeições no seu restaurante, retornando mais vezes. 

Como evitar o “calote” e o prejuízo?

Apesar de ser vantajoso para o restaurante, ainda existe a chance de levar calote ou de ficar no prejuízo. No entanto, existem algumas estratégias para evitar isso. São elas:

  • Coloque prazo para pagamento;
  • Coloque um limite para o fiado;
  • Não ofereça para todos os clientes.

Coloque prazo para pagamento

Uma alternativa para evitar o prejuízo é colocar um prazo para o cliente realizar o pagamento. Após esse prazo, é possível adicionar uma taxa de juros, que deve ser calculada de modo que o restaurante não fique no prejuízo.

Essa taxa e a duração do prazo serão definidas por você, mas cuidado para não deixar muito longa e nem muito curta.

Coloque um limite para o fiado

Adicionar um limite para o fiado é outra boa maneira de evitar o prejuízo. 

Esse limite pode ser tanto no valor máximo quanto na quantidade de refeições que podem ficar acumuladas. Assim, como o prazo, esse limite será definido por você, sempre calculando para não ficar no prejuízo. 

Não ofereça para todos os clientes

A última alternativa é não oferecer o pagamento por fiado para todos os clientes

O ideal é que só possa pagar dessa maneira os consumidores que você confie, para evitar completamente o calote. 

Ao oferecer para todos, pode acontecer de uma pessoa ir ao seu restaurante pela primeira vez, escolher o fiado e nunca mais voltar. Portanto, é importante selecionar os clientes que podem pagar fiado. 

Automatize seu restaurante com o sistema de gestão da Saipos

Para manter um bom controle financeiro no restaurante, é importante que você contrate um sistema de gestão.

Com um gerenciador financeiro de qualidade, como o da Saipos, as tarefas administrativas são automatizadas e otimizadas. Dessa forma, você ganha tempo e qualidade na gestão.

O nosso software atua em diversas áreas de administração, diminuindo as chances de erros. Confira algumas das nossas funcionalidades:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!

Acesse a planilha de Fluxo de Caixa Diário!