Margem de contribuição restaurante: aprenda tudo para sua gestão!

Margem de contribuição restaurante: o que é, como calcular e muito mais!

A margem de contribuição restaurante é um dos indicadores mais importantes para o melhor controle da gestão financeira do seu negócio. 

Essa ferramenta vai te mostrar claramente a lucratividade da sua empresa e ajudar a tomar decisões mais assertivas para qualificar  resultados. 

Entenda melhor o que é e a como calcular esse índice para ter mais visibilidade das finanças e poder desenvolver estratégias que potencializam seu restaurante. 

Para auxiliar na gestão do seu negócio gastronômico, a Saipos escreveu um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto! 

Antes de ler nosso conteúdo, confira como tornar seu restaurante mais eficiente com algumas dicas da que preparamos para você. 

Clique agora no banner abaixo e baixe o material gratuitamente!

O que é margem de contribuição restaurante? 

A margem de contribuição restaurante representa a diferença entre a receita total e os custos variáveis associados à venda de produtos e serviços.

É um conceito simples: para manter o seu estabelecimento, você tem algumas despesas fixas, que não estão diretamente ligadas ao preparo do seu menu, mas elas precisam ser calculadas junto com as despesas totais. 

Calcular margem de contribuição para restaurante, possibilita o seu entendimento do impacto desses custos fixos, e também é utilizada para calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio. 

Importante: a margem de contribuição e a margem de lucro podem ser confundidas, mas elas não são a mesma coisa. A margem de contribuição é calculada como a diferença entre a receita total e os custos variáveis, já a margem de lucro incorpora todos os custos, incluindo despesas fixas como aluguel, salários e outros custos que não variam com a produção ou as vendas

Margem de contribuição unitária

Esse tipo de margem de contribuição pede que você olhe especificamente para cada um dos seus produtos ou serviços prestados.

Assim, ela determina que o cálculo seja feito a partir do faturamento do produto ou serviço reduzido dos custos e despesas variáveis do item em si.

O cálculo é um pouco diferente do de margem de contribuição total, ele vai ficar assim: 

Margem de contribuição unitária = faturamento unitário de cada produto/serviço – custos e despesas exclusivos a ele

Como calcular a margem de contribuição total do meu restaurante? 

Para começar a calcular a margem de contribuição para restaurante você precisa identificar qual a receita total e os custos variáveis do seu restaurante.

Antes de continuar vamos te explicar melhor alguns conceitos fundamentais. 

  • Receita total: a soma de todas as vendas realizadas. Por isso, para fazer o cálculo com 100% de certeza é necessário ter o registro de tudo o que foi vendido.
  • Custos variáveis: todos os custos de produção e comercialização dos seus produtos e serviços. Por exemplo: impostos, taxas de cartão, taxas de delivery e CMV. 

Para calcular a margem de contribuição para restaurante, some todos os custos variáveis e depois aplique na fórmula. Por exemplo: se a sua receita total for de R$ 40 mil e seus custos e despesas variáveis de R$ 20 mil, então:

MC = Receitas – Custos e Despesas Variáveis. 

MC = 40.000 – 20.000

MC = 20.000

 

Ou seja, o resultado  vai mostrar qual o valor será usado no pagamento de custos fixos.

 

exemplo de margem de contribuição restaurante

 

A margem de contribuição também é usada para calcular o ponto de equilíbrio. 

O que é o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio mostra quanto o restaurante precisa vender para que cubra todos os seus custos e despesas.

É o ponto em que as receitas se igualam aos gastos, não tendo ganhos nem desperdício. Ou seja, é o momento que você não perde nem ganha dinheiro, a partir dele o lucro está sendo gerado. 

Ele é importante na hora do planejamento e gestão financeira, pois ajuda a definir metas, compreender se o negócio está no caminho certo e a pensar em estratégias para alcançar um maior lucro.

O ponto de equilíbrio pode ser usado em várias ocasiões, como:

Avaliar riscos

te diz exatamente a quantidade mínima de vendas que precisa fazer para não ficar no vermelho.

Tomar decisões estratégicas

te dá uma base sólida para ajustar preços, desenvolver promoções e otimizar o mix de produtos.

Precificar corretamente

ajuda a achar preços que sejam atrativos para os clientes e que garantam a cobertura de todos os custos.

Controlar custos e despesas

ao acompanhá-lo ativamente você pode aplicar medidas para melhorar processos, negociar com fornecedores, reduzir desperdícios, etc

Planejar investimentos e expansão

entendendo as necessidades financeiras do seu restaurante, a avaliação da capacidade de absorver novos custos associados a expansões e melhorias operacionais, se torna melhor. 

Como calcular o ponto de equilíbrio?

O cálculo do ponto de equilíbrio é mais avançado e exige atenção a detalhes e um entendimento maior das finanças do restaurante

Uma dica legal é sempre contar com apoio de um contador, já que ele é um especialista e pode ter uma olhar mais alinhado ao processo. 

Com isso esclarecido, a fórmula para calcular o ponto de equilíbrio é a seguinte:

 

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de Contribuição

Qual é a margem de contribuição ideal para o meu restaurante?

Não existe um número exato de margem de contribuição para um restaurante ter sucesso, mas uma margem satisfatória deve ficar entre 10% a 15%. 

É necessário ter atenção ao cenário econômico do seu estabelecimento para que tenha sempre indicadores saudáveis, apesar dos gastos. 

Um restaurante de grande porte direcionado a um público específico, por exemplo, tende a ter uma taxa de lucro mais alta que um restaurante pequeno

Não adianta a sua taxa de lucro ser bem alta se o número de vendas é muito baixo e prejudica seu negócio.

A margem de contribuição não pode ser aleatória, ela tem que ser um equilíbrio entre o seu tipo de negócio e o que é cobrado no mercado.

O que pode prejudicar a margem de contribuição do seu restaurante?

Muitas partes do restaurante podem afetar sua margem de contribuição, levando a muitos custos e menos lucro. 

Antes de pensar em como construir uma margem melhor, primeiro vamos dar uma olhada no que pode estar te prejudicando.

Perdas e desperdícios

Ter um controle de estoque ruim, armazenamento inadequado, porções muito grandes, falta de antecipação da demanda e preparação excessiva são algumas coisas que aumentam as perdas e desperdícios em restaurantes. 

Veja 4 dicas de como evitar desperdícios no seu restaurante: 

  1. Tenha um cardápio com vários ingredientes em comum, itens utilizados em um ou dois pratos podem perder a validade devido à pouca utilização.
  2. Para não perder alimentos por armazenamento inadequado, você deve investir em equipamentos, como balcões refrigerados, refrigeradores comerciais, entre outros.
  3. Calcular a quantidade de pratos que serão necessários para o dia também vai ajudar muito a evitar o desperdício desnecessário. 
  4. Planeje as compras para evitar perda de alimentos, as verduras, frutas, temperos e produtos lácteos devem ser comprados aos poucos. Por isso, conheça o giro de cada produto e suas sazonalidades.

Impostos

Não há como fugir dessa responsabilidade, mas uma boa contabilidade pode reduzir a carga tributária e contribuir para aumentar seu rendimento.

Uma opção é realizar parcerias com fornecedores de alimentos, a fim de reduzir os impostos pagos por esses itens. 

Uma segunda estratégia é otimizar o cálculo de tributos de determinados produtos e serviços.

Precificação

Ter uma precificação errada pode prejudicar muito o seu restaurante, preços muito baixos podem tornar seu lucro muito pequeno, enquanto preços muito altos podem afastar os clientes.

Então é importante ter clareza de todos os custos envolvidos na produção, dos preços praticados pela concorrência e do perfil do seu público. Assim, é possível traçar estratégias de precificação corretas. 

Como posso construir uma boa margem de contribuição?

Existem algumas formas de construir uma boa margem de contribuição, algumas delas estão ligadas a gestão financeira e outras estão na atenção ao seu negócio. 

Vem com a gente que vamos te explicar um pouco mais sobre! 

Torne o controle de estoque mais eficiente

Um bom controle de estoque ajuda a reduzir erros e facilita a gestão de estoque como um todo, desde o planejamento de compras, passando pelo controle de entradas e saídas até otimização de receitas para melhor aproveitamento dos insumos.

Para te auxiliar, a Saipos tem uma planilha de controle de estoque que vai deixar tudo mais organizado para você! É só clicar no banner e usar de graça o material!  

Invista em um diferencial

Mostre que seu restaurante é diferente de todos os outros, e faça com que isso atraia cada vez mais público. 

Quando você entende a natureza do seu negócio, pode criar coisas novas e isso traz clientes fiéis e novos também. 

Destaque o que traz ganhos 

Os itens que trazem bom lucro precisam sempre ganhar destaque, às vezes, por causa disso os clientes acabam escolhendo aqueles que não são tão vantajosos para o seu restaurante

Invista na venda dos pratos que trazem um retorno financeiro maior, eles não precisam ser os que mais vendem, mas sua venda traz um retorno financeiro maior do que dos outros, o que faz a margem de contribuição aumentar.

Diminua as despesas fixas

As despesas fixas, são custos como aluguel, água, energia, folha de pagamento, etc. Esses são custos que não podem deixar de contabilizar. 

Se você der um jeito de diminuir um pouco esses custos, sua margem de contribuição vai se equilibrar muito melhor. 

Como calcular o preço dos meus pratos?

Falamos muito sobre como uma boa precificação pode te ajudar, então agora vamos te ensinar como calcular corretamente. 

O primeiro passo, é fazer a ficha técnica de Produção de cada prato, que é uma planilha com todas as informações relevantes de um produto. Como: 

  • Alimentos que estão no prato;
  • Quantidade de cada alimento;
  • Como eles são preparados;
  • Fotos ilustrativas para ajudar no empratamento;
  • Informações nutricionais.

Depois, é preciso ter uma ideia de quantos pratos devem ser vendidos durante o dia ou semana.

Com esses dados definidos, será fácil definir o custo de cada prato. 

Importante, sempre leve em consideração a quantidade mínima que deverá ser vendida para que seu negócio não fique no vermelho.

O ponto de equilíbrio também será usado nesse cálculo, porque vai mostrar quanto o restaurnte precisa lucrar. 

Investir em um sistema de gestão faz toda a diferença!

Investir no Sistema de Gestão para Restaurantes, como o da Saipos pode ser muito bom para a gestão financeira do seu restaurante

Isso porque o nosso software oferece diversas funcionalidades que permitem que você tenha um controle maior sobre as finanças do seu negócio e possa administrá-lo de forma mais simples, ágil e inteligente.

Com ele, é possível gerenciar receitas, despesas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, além de ter acesso a relatórios gerenciais que fornecem uma visão geral do desempenho do seu restaurante.

Tudo isso de forma automatizada, possibilitando que você economize tempo e evite erros de registros

Além disso, a Saipos te dá um controle maior sobre as despesas com impostos, já que o software calcula automaticamente os valores de impostos a serem pagos em cada transação realizada.

Mas os benefícios não acabam por aí. Confira outras funcionalidades do nosso sistema:

  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Clique no banner abaixo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita de todas essas funcionalidades com um de nossos consultores. 

Baixe planilha controle de vendas