6 dicas para decoração de pizzaria: confira!

Como fazer a decoração de pizzaria?

A decoração de pizzaria é uma excelente técnica para atrair e fidelizar clientes ao seu estabelecimento. Caso seja realizada da maneira correta, a popularidade da loja certamente aumentará.

Existem diversos elementos que não podem faltar no momento de decorar o seu restaurante, que vão muito além de objetos propriamente decorativos. 

De acordo com o estudo Psicologia das Cores, até a cor escolhida pode influenciar na experiência do consumidor na sua pizzaria. Por exemplo, as cores amarelo e vermelho estimulam a fome das pessoas.

No entanto, não basta apenas o cliente sentir fome, ele também deve se sentir confortável e acolhido. Por isso, até pequenos detalhes como o tipo de cadeira ou mesa escolhidos fazem a diferença. 

Porém, muitos empreendedores do ramo ainda desconhecem a importância da decoração de pizzaria. Consequentemente, não sabem como realizar essa prática da maneira correta, perdendo clientes.

Pensando nisso, a Saipos montou esse artigo com 6 dicas de como decorar uma pizzaria! São elas: 

  1. Entenda o espaço e a localização da sua pizzaria;
  2. Utilize elementos essenciais como decoração;
  3. Saiba como utilizar as cores da maneira correta;
  4. Utilize a iluminação a seu favor;
  5. Escolha os enfeites decorativos corretos;
  6. Cuidado com o excesso.

Antes de começarmos o conteúdo, vale destacar que não adianta ter uma boa decoração caso não ofereça uma pizza de qualidade

Um dos passos para ter um bom produto, é saber qual o melhor forno para produzi-lo. Dessa forma, acesse nosso vídeo “Qual o melhor forno para pizzaria?”! 

Para acessar o conteúdo, basta apertar no vídeo abaixo!

Vídeo - Saipos

Os benefícios de uma decoração temática

Uma decoração temática vai muito além de apenas deixar o cliente confortável. Ela também tem um papel muito grande na fidelização do mesmo. 

Pense, uma família com pais e um filho buscam um local para jantar e acabam parando em sua pizzaria, tematizada em super heróis

Lá, você tem diversas miniaturas dos heróis, gibis para as crianças lerem, além de um salão bem espaçado, com uma iluminação confortável. Com isso, você agrada tanto o filho, quanto os pais.

Assim, você já conquistou mais três clientes, não somente por sua pizza ser boa, mas pelo espaço que você oferece. 

E claro, esse foi só um exemplo, mas existem diversas outras situações onde os consumidores podem encontrar o que desejam no seu estabelecimento. Para isso, é importante definir o seu público-alvo e saber como decorar. 

6 dicas de decoração de pizzaria

Nós separamos alguns elementos e táticas de decoração que não podem faltar na sua pizzaria. 

Confira nossas dicas e saiba como estruturar as melhores estratégias para o design do seu negócio de pizzas.

1. Entenda o espaço e a localização da sua pizzaria

Nossa primeira dica é entender o espaço e a localização da sua pizzaria

Um ambiente pequeno pede menos itens decorativos, para evitar uma poluição visual muito grande. Além disso, muitos objetos podem obstruir os caminhos do salão, causando desconforto aos clientes.

A prioridade, no momento da decoração, deve ser o bem estar dos consumidores. Dessa forma, garanta que as mesas estejam com um espaço adequado entre elas, sem que as pessoas esbarrem entre si no momento de se levantarem, por exemplo. 

Além do espaço, também é importante levar em conta a localização da pizzaria

Ambiente concorrido

Caso você esteja em um local com muitos restaurantes, como a praça de alimentação de um shopping, é importante que o layout do seu estabelecimento seja prático.

Por estar concorrendo com muita informação, a dica é evitar muitos detalhes, mantendo como foco a logo, o cardápio e os valores da sua pizzaria. 

Também é necessário evitar a concentração de clientes dentro da loja. Afinal, quem está se alimentando em uma praça de alimentação, na maioria das vezes, busca uma refeição mais rápida. Portanto, um ambiente lotado a afastaria.

Ambiente livre

Se sua pizzaria estiver localizada em um ambiente livre, como uma unidade na rua, a decoração deve ser feita de forma diferente.

Começando pelo exterior, não há tanta necessidade de expor o cardápio e os valores. Nesse caso, o ideal é anunciar as promoções e combos, para poder atrair os clientes para dentro da loja.

Essa é, inclusive, uma excelente maneira de fazer propaganda de pizzaria, uma vez que os consumidores se interessam pela oportunidade.

No interior, é possível utilizar mais itens decorativos, para poder manter os clientes entretidos e fazer com que fiquem no restaurante. Afinal, nessas unidades, a quantidade de consumidores que vão passar um tempo é maior.

2. Utilize elementos essenciais como decoração

Sobre os elementos utilizados na decoração, existem alguns que não podem faltar, como já dito no artigo. No entanto, não é necessário ir muito longe para encontrá-los. 

Diversos itens essenciais para a pizzaria podem também ser considerados decorativos, como os balcões, a parede, o piso e até mesmo o uniforme dos funcionários

Balcão

Para montar uma pizzaria, você precisa de um balcão de atendimento. Normalmente, lá é onde fica o caixa, e, em alguns casos, o local de recebimento dos pedidos. Portanto, é essencial para o funcionamento da loja.

Então porque não decorá-lo? Existem vários padrões que podem ser utilizados para enfeitar o balcão, como adesivos, pinturas e até mesmo pequenas lâmpadas de LED.

Basta usar a sua criatividade e, claro, combinar a decoração com o tema da sua pizzaria. Inclusive, esse é um ponto importante a se destacar.

É necessário que os itens do seu estabelecimento combinem com o estilo do local. Uma loja com tema rústico, deve ter objetos que remetem a isso. 

Paredes e piso

Não precisamos nem dizer que as paredes e o piso são essenciais para qualquer estabelecimento, não é?

Pois então, esses dois elementos também podem servir como ótimas decorações! Por mais que possa passar despercebido, eles contribuem bastante para o conforto do cliente

O piso pode ser ladrilhado, caso sua pizzaria tenha um tema retrô. Também pode ser adesivado em madeira, se o tema for um navio. Existem diversas opções a serem escolhidas, basta utilizar a criatividade.

Já as paredes podem ser decoradas com quadros e até plantas suspensas, para dar um ar mais ecológico ao estabelecimento. Também pode ser tijolada, caso seja um ambiente mais rústico

Outra excelente opção é contratar um artista para fazer uma obra na parede. No entanto, lembre-se sempre de combinar com o tema.

Uniforme dos funcionários

Não são todas as pizzarias que exigem que os funcionários utilizem uniformes. No entanto, isso também pode ser considerado uma forma de decoração, principalmente se a pizzaria for temática.

O design da roupa pode ser todo pensado para combinar com o tema da loja. Os funcionários de uma pizzaria inspirada em um desenho podem utilizar um uniforme baseado nas roupas dos personagens.

No entanto, vale destacar que os funcionários também precisam de conforto, e algumas caracterizações podem ser bem incômodas. Dessa forma, pense nisso ao definir o uniforme dos trabalhadores.

3. Saiba como utilizar as cores da maneira correta

Saber utilizar as cores é essencial para decoração de pizzaria.

Como dito na introdução, o estudo Psicologia das Cores, indica que as cores afetam alguns sentidos dos seres humanos. Por exemplo, as cores amarelo e vermelho estimulam a fome.

Além disso, algumas tonalidades podem diminuir o apetite do cliente, o que seria prejudicial para o seu estabelecimento.

Portanto, vale a pena aprofundar um pouco mais nesse estudo e descobrir o que cada cor estimula, antes de definir a decoração final da pizzaria.

O que é Psicologia das Cores?

Psicologia das Cores é um estudo voltado para entender os efeitos das cores nas sensações dos seres humanos, como mudanças de sentimentos, emoções e tomadas de decisões. 

4. Utilize a iluminação a seu favor

A iluminação é uma excelente opção de decoração.

Os lustres, abajures ou até mesmo as lâmpadas escolhidas podem mudar completamente a cara do ambiente, deixando-o mais refinado, mais simples, mais claro ou mais escuro. A escolha vai depender do tema da sua pizzaria.

Uma iluminação mais baixa e um pouco mais fraca traz aconchego aos clientes e é uma excelente pedida ao fazer a decoração de uma pizzaria rústica

Para um estabelecimento voltado às crianças, o ideal é deixar o ambiente bem iluminado, para que os pais possam observar seus filhos sem maiores problemas. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar e causar um cansaço visual aos clientes.

5. Escolha os enfeites decorativos corretos

Por enquanto, citamos, em sua maioria, objetos que já fazem parte da pizzaria. Agora, é hora de focarmos nos enfeites decorativos extras.

Existem diversos itens de decoração que com certeza deixarão o seu estabelecimento mais confortável e divertido e nós separamos alguns para te indicar, confira:

  • Mascote;
  • Objetos temáticos;
  • Quadros e pinturas.

Mascote

Caso sua pizzaria possua um mascote, é interessante que ele esteja presente no seu salão. Pode ser como uma pessoa fantasiada, como pelúcia ou até como uma estátua

Isso também ajuda a confirmar a identidade visual do seu estabelecimento. 

Objetos temáticos

Objetos temáticos também são uma excelente pedida na hora de decorar a pizzaria.

Existem diversas opções e que podem ser expostas de diferentes maneiras. Pode ser uma réplica de uma moto antiga, em pizzarias retrôs, bonequinhos de super-heróis, em um estabelecimento com esse tema. 

Separamos algumas boas opções de objetos para decoração na tabela abaixo, confira:

Tema

Objeto

Esportivo

  • Coleção de camisas de futebol;
  • Imagens de momentos marcantes do esporte na parede;
  • Figurinhas de álbuns coladas na parede.

Séries ou filmes

  • Pôsteres da obra;
  • Bonequinhos Funko Pop dos personagens;
  • Objetos presentes na obra.

Retrô

  • Réplicas de motos e de bombas de gasolina;
  • Letreiros retrô.

Super herói

  • Bonecos de super heróis;
  • Capas de gibis na parede;
  • Estátuas dos heróis

Quadros e pinturas

Pendurar quadros e pinturas na parede sempre é uma excelente pedida de decoração.

Como já citamos aqui, é importante destacar de novo que é necessário combinar com o tema do local. Uma pizzaria container deve possuir quadros e pinturas que remetem a isso.

Nós entendemos que esses itens podem ter um valor acima do normal. No entanto, é possível decorar uma pizzaria gastando pouco. Para saber como, basta clicar aqui

6. Cuidado com o excesso

Para finalizar as dicas, vale destacar que o excesso de decoração pode ser prejudicial à sua pizzaria. 

Muitos itens podem causar uma poluição visual, o que é incômodo para o cliente, que tende a não retornar. Portanto, tome cuidado e utilize só o que é essencial. 

Automatize a sua pizzaria com o sistema de gestão da Saipos

Agora você já sabe como realizar a decoração de pizzaria, porém, nada disso adianta caso você não saiba administrar a sua loja. 

Mas calma! Com o sistema para pizzaria da Saipos, isso será resolvido!

O nosso software automatiza seus processos e otimiza o seu tempo, além de ajudar a controlar o seu estoque e auxiliar na integração com o delivery! E não é só isso.

Confira  mais alguns benefícios do melhor sistema de gestão para pizzaria do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!

O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
A sua pizzaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o melhor tipo de forno para pizzaria!