ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Pizza Container: as melhores dicas de gestão para o seu negócio

Liandra Cordeiro - Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.
Escrito porLiandra Cordeiro

Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.

Pizza Container: saiba como administrar

O negócio de pizza container é uma tendência do ramo das pizzarias e chama a atenção de muitos empresários por sua proposta e possibilidades. 

Quando bem administrado, o modelo também atrai muitos clientes, tanto pela comida, quanto pela estrutura diferenciada. 

Gerir um empreendimento como uma pizzaria em container exige atenção. É preciso ter um bom controle de estoque, as finanças precisam estar organizadas, além de oferecer um atendimento ágil. 

As dicas a seguir ajudam você a administrar melhor e obter melhores rendimentos com seu negócio de pizza container: 

  1. Faça uma análise financeira 
  2. Organize o seu estoque 
  3. Conheça o público da sua pizzaria container 
  4. Invista em marketing para pizzaria 
  5. Analise o cardápio de pizza container 
  6. Promova melhorias e agilize o atendimento 
  7. Crie o delivery da pizza container 
  8. Automatize seus processos 

O ponto positivo dos negócios de pizza em container é que eles já chamam a atenção por sua estrutura. Afinal, trata-se do reaproveitamento dessas estruturas que são utilizadas em transporte marítimo. 

O material dos containers é de aço reforçado e resistente à oxidação. Esse ponto é interessante para ser analisado para quem quer abrir um negócio na praia. O container aguenta a maresia e a umidade do ambiente como nenhuma outra estrutura. 

Vamos às dicas de gestão? A seguir temos mais detalhes, mas você pode fazer o download da nossa planilha de controle de estoque e já adotar essa ferramenta de organização e administração no seu negócio. Clique no banner abaixo:

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

1. Faça uma análise financeira 

Como vão os números do seu negócio? A saúde financeira da sua empresa precisa estar em dia para você entender o que pode e o que não pode melhorar. Para isso, é preciso: 

  • Ter um bom controle de fluxo de caixa (entradas e saídas - diárias e mensais);
  • Registrar suas vendas (produtos e formas de pagamento); 
  • Separar as contas empresariais das contas pessoais; 
  • Determinar valores de pró-labore e de reinvestimentos; 
  • Criar uma reserva de emergência para o negócio;
  • Definir um objetivo financeiro para a pizzaria

É muito importante que a sua gestão seja baseada em números e em dados reais, e não em estimativas ou expectativas. 

Por isso, o primeiro passo para organizar as finanças da pizzaria é adotar ferramentas de gestão, podendo ser uma planilha no excel, ou então um software. 

Essa segunda opção é mais interessante para tornar seu dia a dia mais ágil, além de diminuir a probabilidade de anotar dados errados.

Outro ponto importante é o de definir algumas metas, objetivos e se proteger contra inconvenientes. 

Ou seja, defina um pro-labore para você e não retire mais que ele, pois o lucro da empresa pode ser reinvestido e servir como reserva de emergência. 

E por fim, tenha em mente qual o seu objetivo. Por exemplo: quanto você quer faturar até o final do ano? Metas assim ajudam a não se acomodar e planejar ações de melhoria contínua. 

Quer melhorar ainda mais a produtividade da sua pizzaria? Confira nosso e-book com 5 dicas que vão te ajudar ainda mais. Clique no banner abaixo para valer o download gratuito.

2. Organize o seu estoque 

Fazer o controle de estoque da sua pizzaria container pode ajudar você a economizar e aproveitar oportunidades de preço. 

Comprar itens demais significa correr o risco de ter itens desperdiçados e comprar de menos pode impedir que uma venda aconteça pela falta de matéria-prima. 

Além disso, quando falamos de negócios como o de pizza container, em alguns casos, o espaço de trabalho é reduzido. Se este for o seu caso, a organização é ainda mais importante, pois você precisa ter o suficiente para atender os clientes. 

Para organizar o estoque da pizzaria será necessário seguir esses passos:

 

Passo a passo para organização do estoque

Fazer a ficha técnica dos seus produtos

Calcule a quantidade que você precisa de cada ingrediente para preparar cada uma das pizzas do seu cardápio.

Estime a quantidade de ingrediente necessário por dia

Analise os dados de vendas para entender quantas e quais pizzas são vendidas em cada dia da semana. 

Anote tudo em uma planilha ou software de controle de estoque

Anote a quantidade que você precisa em cada dia da semana e determine as quantidades que precisam ser compradas.

Determine um mínimo e máximo para o estoque

Você não espera um produto acabar para comprar mais, mas também não pode comprar em excesso. Por isso, é preciso saber o mínimo e o máximo de cada matéria-prima que você deve manter no estoque. 

Crie rotinas de compras

Agora que está tudo organizado, você pode criar uma rotina de compras e até automatizar a entrega de certos itens semanalmente, evitando que você tenha que comprar tudo pessoalmente toda semana.

O mesmo sistema você pode adotar para o setor de bebidas, inclusive negociando com os fornecedores as quantidades que devem ser entregues toda semana para não faltar nada. 

Tudo isso economiza tempo e dinheiro!

Mas, fique atento: se você realizar alguma promoção ou divulgação, pode ser necessário aumentar a compra para atender a demanda. 

3.Conheça o público da sua pizzaria container 

Conhecer seu público é muito importante para entender as mudanças, apostas e melhorias que você pode promover no negócio. 

Ao apostar no negócio de pizza container é preciso entender que tipo de público será atraído para a proposta da sua empresa. 

Você tem essa informação? Se o seu negócio já está na ativa, é possível simplesmente observar os seus clientes. 

Para negócios novos, uma série de fatores podem influenciar no tipo de consumidor que será atraído. Alguns deles, são:

  • Localização;
  • Comunicação;
  • Tipos de pizza; 
  • Preço; 
  • Estrutura física (se há mesas, bistrôs ou espaço kids, por exemplo). 

Se você tem um público jovem, por exemplo, pode oferecer um ambiente com música, pizzas com preços mais atrativos, sabores específicos para esse público.

Mas se os seus clientes são, na maior parte, famílias, então é interessante ter pizzas mais tradicionais, oferecer um espaço e cardápio kids, refrigerantes de 2 litros, entre outras escolhas.

Também afetam as decisões de gestão. Um público jovem pode gostar de opções de pizzas individuais e não se importaria em buscar o pedido no balcão. Já as famílias precisam de pizzas grandes e garçons para servi-las.

Conheça seu público para ajudar na tomada de decisão estratégica para sua empresa.

4. Invista em marketing para pizzaria 

O marketing é mais uma importante atividade relacionada à gestão. Afinal, para manter o negócio aberto, é preciso atrair consumidores, fidelizá-los e criar estratégias para aumentar o faturamento e lucratividade. 

Não deixe de investir em marketing para pizzaria com atividades como divulgação em redes sociais, parcerias com influencer, itens promocionais, propaganda em mídias offline, entre outras ações. 

O modelo de pizza container chama a atenção pela estrutura, além de ser um elemento de identificação bem forte. Ou seja: todos podem se lembrar da sua pizzaria por ela estar dentro de um container. 

Outro argumento interessante é que o container é uma construção sustentável, tanto pelo reaproveitamento da estrutura, quanto pelo fato de uma obra desse tipo gerar bem menos resíduos. 

Você pode incluir a política ambiental no seu estabelecimento e usar como diferencial do seu negócio. 

Por fim, investir em marketing também está relacionado com o relacionamento com os clientes. Essa aproximação pode trazer informações importantes para a administração da pizzaria. 

5- Analise o cardápio de pizza container 

O cardápio da pizzaria precisa atender bem ao seu público, mas também pode apresentar alguns diferenciais. 

Algumas pizzas são tradicionais, mas você pode oferecer tais sabores com um toque especial a mais e chamar a atenção das pessoas por isso. 

Ter uma diferenciação é interessante para que a sua pizzaria container não concorra com todas as outras. 

Por exemplo: você pode oferecer pizzas em tamanho individual, ou pizza em pedaços. Outra ideia é oferecer versões vegetarianas, menos calóricas ou com ingredientes naturais.

Ao analisar o cardápio verifique também se há a necessidade de manter certos sabores. 

Alguns preparos exigem estoque de certos produtos mais difíceis de armazenar ou que tem prazo de validade muito curto, por exemplo. Analise se vale a pena essa logística.

6. Promova melhorias e agilize o atendimento 

Uma boa gestão está sempre buscando melhorar seus processos e oferecer uma experiência cada vez melhor para os clientes. 

Para isso, é importante analisar os pontos fracos e fortes da pizzaria e sempre se questionar se há formas melhores de executar as suas atividades. 

Você pode adotar algumas medidas para agilizar o seu atendimento, ao mesmo tempo que melhora outros aspectos da sua administração. Veja:

 

Utilize sistema de gestão de processos

Algumas vezes o atendimento demora porque falta um sistema eficiente de recebimento de pedidos na cozinha. Considere utilizar um sistema que automatize as comandas o envio dos pedidos.

Faça treinamentos periódicos

O treinamento geralmente acontece na contratação ou na abertura da pizzaria. Mas, é importante que você retome certos aprendizados de tempos em tempos, para que colaboradores mais antigos continuem com o bom atendimento, nos padrões estabelecidos. 

Crie manuais

Os manuais deixam claro quais as responsabilidades de cada pessoa em cada setor, padronizando e orientando como executar cada atividade. Isso torna a gestão mais organizada, pois tudo o que precisa ser feito está especificado. 

Faça checklists

Já os checklists ajudam os colaboradores a lembrar de fazer todas as atividades no dia a dia, evitando que algo fique sem fazer ou que seja feito da maneira errada. Você pode ter checklist de abertura da pizzaria e de fechamento. 

 

7. Crie o delivery da pizza container 

Como vai o delivery da sua pizzaria? Se você não está servindo nessa modalidade, é hora de começar. Trabalhar com entregas pode aumentar seu faturamento substancialmente, conquistando um público diferente.

Para implantar o pizza container delivery você pode utilizar os próprios aplicativos, mas precisará que eles sejam integrados com o seu sistema de gestão. Isso facilitará o controle dos pedidos que são para entrega e aqueles que são para consumo no local. 

O sistema da Saipos para pizzaria, por exemplo, oferece essa integração, tornando tudo mais organizado e automático no seu dia a dia. 

Mas além disso, a Saipos também oferece um sistema para delivery, em que você pode ter um site próprio e fazer a gestão de motoboys. E tudo isso integrado com o sistema de gestão da sua pizzaria. 

Para auxiliar os empreendedores a escolherem a melhor plataforma para o seu negócio, a Saipos desenvolveu uma ferramenta que realiza a comparação dos principais apps de delivery do mercado. Clique no banner abaixo e simule!

COMPARADOR APPS DELIVERY
COMPARADOR APPS DELIVERY
Saiba todas as taxas e escolha o melhor aplicativo de entregas para seu restaurante!
ACESSAR COMPARADOR

8. Automatize seus processos

Para garantir mais produtividade e agilidade na sua pizzaria, a automatização de processos é fundamental. 

Dessa forma, certas atividades são feitas automaticamente com a ajuda de programas computacionais e você não precisa se preocupar. 

O sistema da Saipos é uma excelente ferramenta para automatizar uma série de processos. 

Embora as planilhas possam ser úteis, elas exigem que você preencha as informações corretamente e são mais suscetíveis a erros. 

No caso do software, a utilização é mais prática e integrada com várias outras atividades

O garçom consegue coletar o pedido e ele é enviado direto para a cozinha. Depois, quando o cliente pagar, você consegue adicionar a forma de pagamento e o valor já vai para os relatórios de fluxo de caixa e controle de vendas do dia. 

Além disso, o sistema Saipos tem integração com delivery e um controle de estoque com checklist. 

Tudo isso facilitará muito o seu dia a dia. Você não vai precisar preencher várias planilhas e terá muitas informações úteis para a gestão estratégica da pizzaria. 

Quer saber mais sobre como automatizar seus processos? Clique no banner abaixo e conheça todos os detalhes do Sistema para pizzaria da Saipos.

O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
A sua pizzaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Sistema para Pizzaria